Como cultivar mirtilos

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Plantar BlueBerry ou Mirtilo (Guia Completo)
Vídeo: Como Plantar BlueBerry ou Mirtilo (Guia Completo)

Contente

Neste artigo: Escolhendo uma variedade de mirtilosCrie as condições corretas de cultivoPlaneje os mirtilosTraga os mirtilos14 Referências

Se você costuma comprar mirtilos no supermercado, pode cultivá-lo você mesmo. Dependendo do seu clima, você pode cultivar facilmente uma das três principais variedades. As murtas resistem à maioria das pragas e doenças e podem produzir frutos a cada verão por 20 anos. Além de ser muito rico em antioxidantes, os mirtilos são deliciosos e bonitos no jardim. Para cultivá-las, escolha uma variedade, prepare um local no jardim e mantenha as plantas adequadamente quando elas começarem a crescer.


estágios

Parte 1 Escolha uma variedade de mirtilos

  1. Cultive amoras. Os arbustos (vaccineium corymbosum) são recomendados para climas amenos. Eles crescem bem em zonas de resistência de 4 a 7. Esta é a variedade cultivada mais comum. Arbustos com 1,8 a 2,5 m de altura produzem bagas grandes e escuras.
    • Espace os arbustos em 2 m.
    • É aconselhável comer frutas frescas ou fazer sobremesas.


  2. Cultive mirtilos comuns. Murtas (vaccineium myrtillus) são resistentes ao frio. Pequenos arbustos de 20 a 60 cm de altura crescem naturalmente em muitas partes da Europa.
    • Arbustos do espaço 60 cm.
    • Mirtilos são pequenos e doces. Eles são recomendados para bolos, como muffins ou panquecas.



  3. Cultive mirtilos de olhos de coelho. o vaccinium ashei suporta o calor melhor do que outras variedades. Cresce bem nas zonas de resistência 7-9 e pode suportar o calor e a seca. Em geral, os frutos são menores que os das variedades de arbustos e amadurecem mais tarde.
    • Espaço os arbustos 4,5 m.
    • Se você não tem muito espaço para plantar mirtilos, escolha uma variedade corymbosum ou myrtillus.


  4. Faça uma boa polinização. Os mirtilos têm órgãos masculinos e femininos na mesma flor, mas não podem auto-polinizar. Se você quiser ter certeza de que suas plantas serão polinizadas, plante várias variedades diferentes, espaçadas a 30 m. Dessa maneira, as abelhas podem se mover entre diferentes arbustos e polinizá-las.

Parte 2 Criando as condições corretas de cultivo




  1. Faça uma plataforma elevada. Coloque-o em pleno sol. Arbustos frutíferos precisam de luz solar máxima, especialmente quando as bagas começam a crescer. Faça uma cama levantada para plantar os mirtilos. Esses arbustos crescem bem em canteiros com cerca de 1 m de largura e 20 a 30 cm de altura. Você pode construir uma plataforma elevada com duas tábuas de cedro de 2,5 x 20 cm. A madeira de cedro é ideal para uma horta porque não apodrece com o tempo.
    • Prepare o canteiro de flores em uma área elevada do jardim. Evite áreas submersas e áreas onde a água tende a se acumular e inundar o jardim.


  2. Use turfa. Incorpore a turfa no solo para melhorar a drenagem, pois esse material é absorvente e pode conter de 10 a 20 vezes o seu peso seco em água. Prepare uma parcela com cerca de 80 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade. Remova pelo menos metade do solo e misture com uma quantidade igual de turfa. Incorpore esta mistura ao solo da trama que você está preparando.
    • Saiba que às vezes a turfa pode prejudicar o meio ambiente e custa muito caro. O mercado de turfa tem vários impactos ambientais, incluindo os efeitos de combustível necessários para cavar valas de drenagem, extrair e secar turfa, modelá-la e transportá-la por grandes distâncias.


  3. Teste o pH do solo. A maioria das frutas cresce bem em solo levemente ácido, com um pH de 5,5 a 6,5. Mirtilos como um solo ainda mais ácido, com um pH de 4,09 a 5.
    • Você poderá comprar um kit de teste de pH em um centro de jardinagem.
    • Se o pH estiver acima de 5, adicione composto ou solo ácido ao solo para aumentar sua acidez.
    • Se o pH estiver acima de 4,5, adicione enxofre aos pellets no solo para diminuir o pH para 4,09.
    • Depois de fazer as alterações necessárias no solo, teste o pH novamente.

Parte 3 Plante os mirtilos



  1. Use plantas maduras. Plante arbustos com 2 a 3 anos para começar a produzir bagas rapidamente. Se você plantar mirtilos mais jovens, levará vários anos até que eles produzam frutas.
    • Plante os mirrillier no início dos emps. As bagas amadurecem no final do verão.


  2. Retire as plantas dos vasos. Golpeie a parte externa de cada vaso com a base da palma da mão enquanto relaxa as raízes. Inverta a panela ao lado e bata no fundo para fazer o arbusto sair. Segure a planta com a mão.
    • Não pegue o arbusto pelo caule, pois você pode arrancar as raízes e danificar a planta.


  3. Cavar buracos. Faça um pequeno furo para cada planta. Não deve ser muito profundo. O topo da massa radicular deve estar de 2 a 5 cm acima da superfície do solo (para mirtilos com cerca de 2 anos, serão necessários orifícios com cerca de 50 cm de profundidade e 45 cm de largura). Você pode cavar com uma valetadeira pequena e simples.
    • Espace os orifícios de 80 a 180 cm. Se você os aproximar, terá linhas ininterruptas. Se você os espaçar mais, terá arbustos individuais.


  4. Plante os mirtilos. Cubra as raízes expostas com cerca de 1 cm de solo batendo suavemente. Em seguida, coloque uma camada de cobertura de 5 a 10 cm para reter a umidade do solo, impedir o crescimento de ervas daninhas e enriquecer o solo.
    • Casca, serragem e grama cortada são bons materiais para a cobertura dos mirantes. Aplique cobertura morta a cada 2 anos.
    • Regue o solo completamente após o plantio dos arbustos.


  5. Semeie sementes. Se você não quiser comprar arbustos, pode semear sementes de mirtilo. Semeie-os em uma bandeja plana de 7 ou 8 cm de profundidade, cheia de esfagno úmido e finamente moído. Cubra a bandeja com uma folha de jornal, mantenha-a em uma sala com temperatura de 15 a 20 ° C e verifique se o esfagno permanece úmido.
    • As sementes devem germinar após um mês. Coloque as mudas em pleno sol e continue a crescer no musgo de turfa até que estejam entre 5 e 8 cm de altura. Você pode transplantá-los para um vaso maior ou no chão.
    • Regue bem as mudas e mantenha-as ao sol. Após 2 a 3 semanas, aplique fertilizante líquido diluído para que fique metade da concentração da concentração recomendada.

Parte 4 Mantendo os mirtilos



  1. Regue as plantas. Dê-lhes 5 a 8 cm de água por semana. Cuidado para não regá-los demais, pois você pode afogar os arbustos.


  2. Corte no inverno. Podar os mirtilos a cada inverno. No primeiro ano, corte todas as flores para que as plantas se tornem mais resistentes antes de começar a produzir frutos. A poda também ajuda a remover o excesso de caules e os que não produzem frutos, para que as partes produtivas possam se tornar mais robustas.
    • Todos os anos após o primeiro, remova os galhos inferiores dos arbustos cortando-os em ângulo no nó em que se juntam ao caule principal. Remova também galhos mortos e partes amarelas ou coloração irregular.
    • Podar os mirtilos comuns cortando as hastes rente ao solo, mas não podar todo o arbusto, pois os galhos cortados não produzirão frutos no ano seguinte. Para obter mirtilos todos os anos, corte apenas metade da planta todos os anos.
    • Ao podar as plantas, remova entre um terço e metade dos galhos lenhosos. Se necessário, você pode aliviar ainda mais as hastes.

    A elevação controla o crescimento e causa o desenvolvimento de brotos laterais. Com o tempo, a planta se torna mais densa e mais estável.



    Fertilize as plantas. Se crescerem menos de 30 cm por ano (ou menos de 10 cm para mirtilo comum), tente usar um fertilizante natural para aumentar sua produtividade. Se possível, use fertilizante orgânico para evitar danificar as raízes e introduzir nitrogênio nas frutas.
    • Farinhas de farinha, como farelo de soja ou farinha de alfafa, são bons fertilizantes orgânicos. Use entre um litro de vidro e dois copos de fertilizante, dependendo do tamanho dos arbustos.
    • Farinha de sangue e farelo de algodão também são bons fertilizantes.
    • Fertilize as plantas uma vez no início e depois no final para obter melhores resultados. Sempre os regue bem após fertilizá-los.


  3. Observe a acidez do solo. Teste seu pH a cada 2 anos. Se for maior que 5, você pode tornar o solo mais ácido incorporando composto ou solo ácido. Se for maior que 4,5, você poderá reduzir o pH aplicando enxofre nos pellets.


  4. Colha os mirtilos. A colheita ocorre entre o final de junho e o início de agosto. Algumas variedades, incluindo variedades ashei, demore um pouco mais para amadurecer completamente. O período da colheita mudará ligeiramente de ano para ano, dependendo das condições climáticas.
conselho



  • Se você tiver frutas maduras demais, congele-as ou faça geléia, pois elas não demoram muito tempo depois de serem colhidas.
  • Cubra os mirtilos com um filé contra os pássaros no início do verão para impedir que todas as frutas sejam comidas.