Como cultivar videiras a partir de sementes

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como plantar uva  ( videira ) através de sementes
Vídeo: Como plantar uva ( videira ) através de sementes

Contente

Neste artigo: Escolha as sementesPrepare as sementesTransplante as videiras para fora

Você já quis cultivar suas próprias uvas? As videiras são decorativas e úteis, e estão entre as mais antigas plantas cultivadas. As videiras geralmente são propagadas por cortes ou transplantes; no entanto, se você é determinado (e é difícil!) E paciente (leva tempo), você pode cultivar videiras a partir de sementes.


estágios

Parte 1 Escolhendo as sementes

  1. Escolha a variedade certa. Existem milhares de variedades de uvas no mundo. Para garantir o sucesso do seu negócio, você deve escolher a variedade que funcionará melhor para você. Pesquise variedades de uvas com o seguinte em mente.
    • Suas razões para o cultivo de uvas Você quer comer as frutas, fazer geléia, fazer vinho ou simplesmente adicionar a beleza das videiras ao seu jardim. Pergunte sobre as variedades que atendem ao objetivo que você está procurando.
    • Condições climáticas. Diferentes castas são mais adequadas a determinadas áreas geográficas e condições climáticas. Aprenda sobre as variedades de uvas que crescem bem em suas latitudes.
    • Variantes naturais da mesma família de uvas. Existem diferenças genéticas entre uvas do mesmo tipo, portanto o resultado que você pode obter pode não ser exatamente o que você espera. Tenha uma mente aberta e esteja pronto para experimentar.



  2. Pegue as sementes de uva. Depois de identificar a variedade de uvas que deseja cultivar, é necessário obter as sementes. Você pode obtê-los das uvas que compra, comprando-as em um viveiro ou por outro jardineiro.


  3. Verifique se suas sementes são viáveis. Examine as sementes para ter certeza de que estão corretas e em boas condições. Esprema delicadamente uma semente entre dois dedos. Uma semente em boas condições é firme ao toque.
    • Veja a cor das sementes. Em uma semente de uva saudável, você poderá ver um endosperma cinza claro ou branco sob o revestimento da semente.
    • Coloque-os na água. Sementes saudáveis ​​e viáveis ​​fluirão para a água. Jogue fora qualquer semente que flutue.

Parte 2 Preparando as sementes




  1. Prepare as sementes. Pegue as sementes viáveis ​​e lave-as bem para remover qualquer polpa ou outra. Mergulhe por 24 horas em um pouco de água destilada.


  2. Lamine suas sementes. Muitas sementes precisam de um período de frio e umidade para iniciar a germinação. Na natureza, isso ocorre quando as sementes permanecem no solo durante o inverno. Você pode reproduzir essas condições por estratificação. Para sementes de uva, o melhor momento para iniciar a estratificação é em dezembro.
    • Prepare uma cama para suas sementes. Encha um saco ou um recipiente hermético com um substrato macio, como papel úmido ou areia, vermiculita ou turfa que você umedeceu. A turfa é a melhor solução para as sementes de uva, devido às suas propriedades antifúngicas que ajudarão a eliminar o mofo que pode danificar as sementes.
    • Coloque as sementes na cama. Cubra-os com um centímetro e meio do suporte usado.
    • Coloque as sementes na geladeira. A temperatura ideal para laminação é entre 1 e 3 ° C, e é por isso que a geladeira é um bom local para guardar suas sementes. Deixe-os lá por dois ou três meses. Não os deixe congelar.


  3. Plante suas sementes. No início dos empates, retire as sementes da geladeira e plante-as em vasos cheios de terra de boa qualidade. Plante as sementes individualmente em vasos pequenos ou em vasos maiores, espaçados 4 cm.
    • Certifique-se de que suas sementes fiquem quentes. Para o que pode germinar corretamente, as sementes precisam de temperaturas durante o dia de 20 ° C e durante a noite de 15 ºC. Use uma estufa ou tapetes de aquecimento para manter suas sementes na temperatura perfeita.
    • Mantenha o solo em vaso úmido, mas não molhado. Umedeça a superfície com um spray de água quando ela começar a parecer seca.
    • Verifique o crescimento. As sementes de uva geralmente levam de 2 a 8 semanas para germinar.


  4. Repita suas mudas. Quando suas mudas atingirem 8 cm, transplante-as em vasos maiores. Para plantas saudáveis, mantenha as mudas em ambientes fechados até atingirem uma altura de 30 cm, ter uma boa rede de raízes e ter pelo menos 5 ou 6 folhas.

Parte 3 Transplantando as videiras ao ar livre



  1. Plante suas videiras no chão. Para crescer bem, as videiras precisam de uma quantidade exata de sol, boa drenagem e uma forma de apoio.
    • Escolha o lugar certo. As videiras precisam de 7 a 8 horas de sol por dia para obter melhores resultados.
    • O espaço planta 2,5 m para ajudar a crescer, porque eles precisam de espaço.


  2. Prepare a terra. As videiras precisam de um solo bem drenado. Se você tiver solo argiloso ou pouca drenagem, adicione composto decomposto, areia ou outras adições para aumentar a drenagem. Caso contrário, use uma cama elevada com um bom barro de areia misturado com composto.
    • Verifique o pH do solo antes de plantar as vinhas. O pH de alguns solos é mais adequado para certos tipos de videiras do que outros. Nativos como pH 5,5 a 6, enquanto os híbridos crescem melhor no solo com um pH de 6 a 6,5 ​​e a vinifera (vitis vinifera) cresce melhor quando o pH está entre 6,5 e 7. Se necessário, ajuste o pH do solo antes de plantar suas videiras.
    • Se seu objetivo é fazer vinho, saiba que o sabor será afetado pela composição mineral do solo. Alguns solos são argilosos, outros arenosos, siltosos ou argilosos.


  3. Use um fertilizante. Adicione um pouco de fertilizante do tipo 10-10-10 ao pé das videiras duas semanas após o plantio. Faça isso apenas uma vez por ano, o mais tardar.


  4. Use racks corretos para suas videiras. As videiras precisam de uma treliça ou mandril como suporte. No primeiro ano, quando suas plantas ainda são pequenas, as estacas serão suficientes para ajudá-las a crescer e mantê-las acima do solo. Ao crescer, você precisará instalar uma treliça ou arbor. Prenda a parte superior da filmagem ao cabo e deixe-o empurrar ao longo do cabo.


  5. Cuide bem de suas plantas e esteja pronto para esperar. As videiras podem levar até três anos para produzir frutas. Enquanto isso, manutenção adequada e bom suporte são essenciais para obter frutas de qualidade.
    • O primeiro ano. Veja as fotos. Escolha os três brotos mais vigorosos e deixe crescer. Corte os outros. Esses três brotos restantes crescerão ainda melhor.
    • O segundo ano. Use um fertilizante adequado. Remova os botões de flores quando começarem a aparecer, a videira perderá energia se você deixar que ela produza frutos nesta fase. Corte os brotos ou brotos que aparecerem abaixo dos três brotos que você escolheu no ano passado. Corte a videira ordenadamente. Una frouxamente brotos longos ao longo da haste ou treliça.
    • Terceiro ano. Continue fertilizando e remova os brotos e brotos que crescem nos três primeiros. Durante este ano, você pode deixar algumas flores produzirem pequenos cachos de frutas.
    • O quarto ano e o seguinte. Continue fertilizando e esculpindo. Neste ano e no seguinte, você pode deixar todas as flores produzirem frutas, se desejar.
    • Ao prosseguir com a colheita, lembre-se de que as uvas crescerão em videiras com um ano de idade (o que levou o ano anterior).
conselho



  • Não espere que as sementes que você selecionou produzam o tipo de fruta que você escolheu. O resultado pode surpreendê-lo!
  • As sementes de uva podem ser mantidas em estratificação por um longo tempo (até anos), porque as sementes permanecem inativas nessas condições.
  • Se você não tiver certeza de como se apegar ao suporte ou podar suas videiras, converse com um horticultor ou enfermeiro para obter ajuda.
  • Se suas sementes não germinarem em sua primeira tentativa, coloque-as novamente em estratificação e tente a próxima temporada.