Como cultivar erva-doce

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Erva-Doce Como Plantar e Cultivar em Casa
Vídeo: Erva-Doce Como Plantar e Cultivar em Casa

Contente

Neste artigo: Plantar erva-doceRecolher sua erva-doceReferências

Cultivar erva-doce é uma boa maneira de ter um vegetal aromático à mão para poder saborear todas as suas receitas. Seu aroma poderoso, semelhante a um pouco de alcaçuz, pode sacar com muitos pratos. O funcho é muito baixo em calorias, é rico em vitamina C e tem sido usado no tratamento de distúrbios digestivos há centenas de anos. Suas hastes pequenas e delicadas também são muito bonitas, o que permite que você embeleze seu jardim sem esforço! Leia este artigo para aprender como cultivar erva-doce.


estágios

Parte 1 Plantando erva-doce



  1. Escolha uma variedade de erva-doce. O tipo de erva-doce que você escolhe depende de qual parte da erva-doce você deseja usar. A lâmpada, os caules ou as sementes.
    • O doce de erva-doce de Florença é interessante por sua lâmpada que pode ser consumida crua, grelhada, assada. Também é possível consumir grandes caules que se projetam da lâmpada, que se assemelham ao aipo.
    • O funcho de grama comum não produz uma lâmpada. É interessante por suas delicadas folhas pequenas, que são usadas como ervas aromáticas. O capim-funcho também produz pequenas sementes com sabor semelhante ao alcaçuz (como o resto da planta) e usado como condimento.



  2. Plante sua erva-doce ao ar livre. O método para plantar os dois tipos de erva-doce é o mesmo. As sementes devem ser plantadas no solo no final do inverno ou no início da tarde, após a última geada.
    • Plante as sementes de erva-doce em um solo fértil e bem drenado. Se necessário, gire o solo um pouco antes de plantar e adicione um pouco de composto para melhorar a drenagem.
    • Plante as sementes espaçadas cerca de 25 cm e cubra-as com um pouco de solo, com cerca de dois centímetros de profundidade. É melhor plantar mais algumas sementes do que você precisa.
    • Erva-doce para plantas longe de laneth e coentro: essas plantas tendem a cruzar a polinização, o que reduz a produção de sementes e afeta o sabor.


  3. Se você plantar sua erva-doce em ambientes fechados, poderá fazê-lo em vasos pequenos cerca de 4 semanas antes da última geada e depois plantá-los no chão.
    • Quando as sementes brotarem e um caule pequeno de cerca de 5 cm crescer, você poderá plantá-las.
    • Você também pode mantê-los em vasos. A erva-doce é uma planta de raízes profundas, precisará de uma panela com cerca de 40 cm de profundidade, preenchida com solo leve com um pouco de cascalho para drenagem.
    • Se você plantar mais de uma planta de erva-doce em um vaso desse tamanho, não haverá espaço suficiente para que as plantas cresçam adequadamente para formar um bom bulbo, mas você ainda poderá desfrutar das folhas e sementes.



  4. Saiba como cuidar de erva-doce. A erva-doce cresce bem quando está ao sol ou em uma área não muito escura e deve ser regada regularmente para que a terra permaneça molhada. Não larry demais para não apodrecer as raízes. Você não precisa fertilizar o solo durante a estação de crescimento.
    • Quando a lâmpada começar a se formar na base do caule, cubra-a com a terra ao seu redor. Isso o protege do sol e das pragas e evita que fique verde. Isso é chamado de "clareamento" porque a lâmpada não fica mais exposta à luz e permanece branca e macia (o que é necessário se você precisar comer a lâmpada mais tarde).
    • O funcho geralmente não é afetado por pragas ou doenças, mas se você observar pulgões ou insetos nas folhas, use um inseticida natural para se livrar deles.

Parte 2 Colhendo sua erva-doce



  1. Recolha as folhas da erva-doce. Você pode começar a fazer isso quando a planta tiver crescido bem e estiver quase terminando de crescer.
    • Não pegue folhas demais ao mesmo tempo para evitar danificar a planta.
    • As folhas de erva-doce podem ser usadas para dar um aroma de anis aos seus pratos mediterrâneos, saladas, sopas e outros pratos ...


  2. Recolha a lâmpada. A erva-doce doce de Florença pode ser colhida assim que atingir o tamanho de uma bola de tênis, geralmente no final do verão ou no início do outono.
    • Para colhê-lo, corte o funcho sob a lâmpada, próximo ao chão. Use-o imediatamente ou guarde na geladeira por alguns dias
    • As lâmpadas de erva-doce sobreviverão a uma ou duas geadas; você não é absolutamente obrigado a colhê-las assim que a temperatura baixar. No entanto, você não deve deixar as lâmpadas ficarem muito grandes ou elas serão amargas.


  3. Colete as sementes de erva-doce. As sementes de erva-doce podem ser colhidas assim que amadurecem e as flores da planta ficam marrons.
    • As sementes são muito voláteis, a melhor maneira de colhê-las e, portanto, coloque uma cesta ou tigela grande embaixo da planta e agite-a suavemente para quebrá-las. Você também pode embrulhar as cabeças da planta em um saco de papel, cortar o caule e coletar as sementes mais tarde.
    • Deixe as sementes secarem completamente e guarde-as em um local fresco e seco, em um recipiente hermético. Eles podem ser mantidos por até seis meses.


  4. Deixe sua erva-doce crescer como uma planta perene. Ele reaparecerá na próxima vez.
    • Fertilize sempre o seu funcho com um fertilizante comum ou alimente o solo com composto caseiro.
    • Em áreas frias (onde as temperaturas do inverno caem abaixo de -15 ° C), o funcho deve ser tratado como uma planta anual e deve ser replantado a cada vez.