Como crescer uma castanha

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
👉 GERMINAR SEMENTE DA CASTANHA PORTUGUESA EM 5 DIAS! 🌱 VEJA O PROCESSO COMPLETO AQUI🌱🌳
Vídeo: 👉 GERMINAR SEMENTE DA CASTANHA PORTUGUESA EM 5 DIAS! 🌱 VEJA O PROCESSO COMPLETO AQUI🌱🌳

Contente

Neste artigo: Noções básicasComece a crescer a partir de uma sementeComece a crescer a partir de uma planta jovemComo cuidar da sua árvoreRolando castanhas6 Referências

Os castanheiros podem se adaptar a muitos climas e ser cultivados a partir de sementes ou plantas jovens. Para obter melhores resultados, escolha uma variedade resistente à castanha, adaptada ao clima da sua região.


estágios

Parte 1 O básico



  1. Escolha um lugar ensolarado. Os castanheiros apreciam a luz direta. Para obter melhores resultados, escolha um local que leve de seis a oito horas por dia durante a estação de crescimento.
    • Se possível, você também pode plantar sua castanha em uma leve inclinação. Dessa maneira, o solo será bem drenado e você evitará que as raízes fiquem encharcadas. Nunca plante uma castanha numa ladeira.


  2. Preste atenção à qualidade do solo. O solo deve ser levemente ácido e bem drenado.
    • Os castanheiros gostam particularmente de solos argilosos ou arenosos profundos. Seixos ou cascalho não são um problema.
    • Evite solos argilosos pesados. Para sobreviver em um solo argiloso, uma castanha deve necessariamente ser plantada no topo de uma ladeira.
    • O pH deve estar idealmente entre 4,5 e 6,5. Evite solos ricos em cal, porque o pH geralmente é muito alcalino para o cultivo de castanhas.



  3. Economize espaço na sua árvore. Reserve 12 metros de espaço livre em toda a sua árvore para permitir que ela cresça adequadamente.
    • Se você deseja obter suas primeiras colheitas mais cedo, pode plantar várias castanhas espaçando-as a apenas 6 metros, para que elas polinizem mais rapidamente.


  4. Plante pelo menos duas árvores. Uma única castanha isolada nunca produzirá castanhas. Para que sua árvore cresça, outra castanha deve estar a 60 metros.
    • Plante duas variedades diferentes de castanha para incentivar a polinização cruzada.
    • Informe-se no bairro. Se um de seus vizinhos próximos tem uma castanha no jardim, pode ser o suficiente para polinizar a sua.

Parte 2 Começando a colheita a partir de uma semente




  1. Atualize as sementes. Coloque as sementes em um saco plástico com musgo esfagno, musgo úmido ou serragem. Feche a bolsa e coloque-a na geladeira por vários meses.
    • As sementes de castanha são simplesmente castanhas não tratadas.
    • Para germinar adequadamente, as sementes de castanha devem ser resfriadas por um certo tempo. Ao colocá-las na geladeira, as condições naturais de germinação são recriadas, protegendo as sementes da geada e dos animais que podem colocá-las em perigo na natureza.
    • Coloque as castanhas na gaveta mais nítida para evitar que congelem acidentalmente.
    • As castanhas devem ser refrigeradas por vários meses, desde a colheita até o plantio.


  2. Plante sua castanha ao ar livre nos emps. Quando o tempo começar a esquentar, plante as sementes resfriadas diretamente no chão.
    • O melhor período de plantio é no início da estação, idealmente em meados de março. As sementes podem ser plantadas assim que o solo estiver solto o suficiente e aquecido para ser trabalhado


  3. Você também pode plantar suas sementes em ambientes fechados no início do ano, se desejar. As castanhas geralmente começam a produzir raízes durante a primeira quinzena de fevereiro. Se você quiser cultivar sua castanha com um pouco de antecedência, plante as sementes para abrigar assim que elas começarem a brotar.
    • Faça alguns furos na parte inferior de um tijolo de papelão de 2 litros para permitir que a água escorra. Corte também a parte superior do tijolo.
    • Encha o tijolo com terra de envasamento. Idealmente, o solo para vasos deve conter uma grande proporção de fibras vegetais. As misturas que contêm casca compostada são particularmente adequadas.
    • Depois de plantar as sementes, coloque o tijolo de papelão em um local ensolarado perto de uma janela. Regue quando o solo parecer seco. Você deve obter uma planta jovem resistente após dois a três meses.
    • As sementes que você germina no interior devem ser tratadas da mesma maneira que as mudas no mercado. Veja a seção sobre cultivo de castanha a partir de mudas sobre este tópico.


  4. Coloque a semente em um buraco raso. Cavar um buraco com cerca de 2,5 cm de profundidade. Coloque a castanha neste buraco e encha o buraco com terra de envasamento, sem embalá-lo.
    • Como as castanhas provavelmente terão brotado quando você as plantar, verifique se as sementes estão bem plantadas.
    • Se as castanhas ainda não tiverem brotado, coloque-as no buraco com a parte plana voltada para baixo.


  5. Proteja as sementes dos animais. Depois de plantar as castanhas ao ar livre, cubra a área de plantio com uma cerca ou cesto. Isso deve ser suficiente para proteger as castanhas da maioria dos roedores.
    • A parte superior do cesto ou cerca deve estar a cerca de 5 a 10 cm do chão, para que as mudas tenham tempo de se desenvolver adequadamente antes que você precise remover a proteção.
    • Não há necessidade de proteger as castanhas que você planta dentro de casa.

Parte 3 Comece a crescer a partir de uma planta jovem



  1. Cavar um buraco grande o suficiente. O furo deve ser grande o suficiente para instalar as raízes implantadas sem dobrá-las.
    • O buraco deve ter pelo menos o dobro da largura do feixe de raízes da planta jovem que você deseja plantar.
    • Recomenda-se espalhar o solo ao redor do buraco de plantio com uma pá, pá ou grelinette antes de colocar o feixe de raízes.


  2. Retire a embalagem antiga da castanha. Remova cuidadosamente o pacote de raízes da panela de plástico e procure o revestimento de castanha germinada que deve estar em contato com as raízes. Remova-o quebrando-o ou girando-o suavemente, tomando cuidado para não danificar as raízes.
    • Muitos animais podem ser atraídos pelo cheiro que emite esse envelope. Ao removê-lo, sua planta jovem será menos alvo de potenciais predadores.


  3. Coloque o pacote de raiz no buraco, centralizando-o bem. Em seguida, encha o buraco com terra ou vaso do seu jardim, para que a planta jovem seja bem mantida no chão.
    • Cultive o solo ao redor da planta jovem para mantê-la no lugar.
    • Regue a planta jovem após a lavagem plantada. A água é usada para compactar a terra da plantação e eliminar quaisquer bolsas de ar que possam permanecer.


  4. Proteja a planta jovem. Proteja a planta jovem dos roedores usando uma malha de arame de malha fina (6 mm).
    • Enterre o fio de galinha de 5 a 10 cm de profundidade ao redor da planta jovem e deixe-o estender cerca de 50 cm.
    • Se o seu jardim for visitado por veados, é melhor fornecer uma cerca de 120 a 150 cm de altura.

Parte 4 Cuidando da sua árvore



  1. Regue-o regularmente. Por um mês ou dois, sua castanha precisará de 4 l. água por semana.
    • Mesmo depois de um mês ou dois, sua castanha deve continuar recebendo 2,5 cm de água por semana, e isso durante a primeira estação de crescimento. A partir do momento em que a árvore começa a perder suas folhas no outono, não é mais necessário fazer um larício.


  2. Erva daninha no pé da sua castanha. Remova todas as ervas dentro de 60 cm da sua planta jovem. Quando a sua árvore crescer, você terá que remover a grama ao redor do tronco até o final de seus galhos.
    • A melhor maneira de fazer isso é fazer uma cobertura do solo ao redor da castanha, o que também terá o benefício de manter o solo úmido.
    • Se você decidir usar um herbicida, proteja bem o tronco da castanha antes de aplicar o produto.


  3. Faça uma contribuição de fertilizante no segundo ano. Você pode adicionar fertilizantes todos os anos a partir do segundo ano após o plantio no solo.
    • Não use fertilizante ao plantar a planta jovem. Você incentivaria a produção de folhas enquanto, nesse momento, a árvore precisa concentrar seus esforços na produção de raízes.
    • Use um fertilizante padrão composto de nitrogênio, ácido fosfórico e potássio a 10% cada. O rótulo geralmente indica "10-10-10 fertilizantes. "


  4. Dê uma forma à sua árvore. Durante os primeiros dois ou três anos da sua castanha, você deve incentivar a forma da sua árvore em torno de um tronco central.
    • Escolha um ramo robusto, central e reto. Ele formará o tronco central.
    • Espalhe, dobre ou corte todos os galhos que competem com o seu galho central.
    • Os ramos principais que crescem ao redor do tronco central devem ser espaçados 30 cm e espiralados ao redor do tronco.
    • Quando a árvore atingir um tamanho substancial, corte os galhos inferiores para cortar a grama por baixo.
    • Quando o galho que forma o tronco central atinge entre 180 e 240 cm de altura, corte-o no mesmo tamanho dos galhos laterais. Dessa forma, sua castanha engrossará, em vez de continuar a ganhar altura.


  5. Cuidado com a tinta castanha. Esta é a única doença que pode realmente afetar sua castanha, mas não a leva de ânimo leve.
    • A tinta castanha é uma infecção fúngica que ataca principalmente rachaduras ou feridas no tronco. Se o câncer atinge toda a periferia da árvore, ele morre. Ele deve então ser baleado. Se você deseja plantar outra castanha, altere o local.
    • A tinta castanha é quase impossível de erradicar quando uma árvore é alcançada, mesmo com um fungicida potente. A prevenção continua sendo a melhor solução. Plante variedades de castanha resistentes à tinta e certifique-se de que as raízes não fiquem no solo úmido por longos períodos.


  6. Também proteja sua árvore contra pragas de insetos. Existem diferentes pragas que podem atacar sua árvore. O mais comum, no entanto, são os cynips da castanha, também chamados de castanha calcídea.
    • Cynips adultos depositam ovos em brotos de castanha durante o período vegetativo. Às vezes, as plantas infestadas não produzem frutos e apenas folhas raras. Com o tempo, a árvore pode produzir até 80% menos frutos e, em alguns casos, até morrer.
    • Queime plantas infestadas imediatamente assim que a praga for identificada.
    • Não importe plantas de castanheiro de áreas contaminadas com galhas de castanheiro.
    • É possível usar a vespa Torymus sinensis para combater biologicamente as galhas da castanha.

Parte 5 Colheita de castanhas



  1. Seja paciente. Os castanheiros não produzem frutos durante os primeiros anos. Se pelo menos um outro castanheiro existir por perto e sua árvore permanecer saudável durante esses anos, acabará produzindo frutos.
    • As castanhas chinesas geralmente produzem frutas depois de cinco anos.
    • As castanhas americanas geralmente produzem frutas depois de oito anos.


  2. Colete as castanhas quando elas caírem. As castanhas geralmente amadurecem no início de outubro e caem dos insetos à medida que o tempo começa a esfriar.
    • Em geral, basta pegar as castanhas caídas no chão.
    • Se alguns animais comem as castanhas antes que você tenha tempo de buscá-las, você também pode cortar os insetos antes que as castanhas caiam. Colete os insetos ainda fechados durante a primeira quinzena de outubro e mantenha-os no porão. Colete as castanhas assim que os insetos começarem a se abrir naturalmente.
    • Use luvas grossas de borracha para lidar com insetos, porque são muito picantes.


  3. Mantenha as castanhas na geladeira ou no freezer. Se você quiser manter as castanhas para cozinhar, mantenha-as na geladeira com a pele por um mês. Castanhas congeladas ficam por cerca de seis meses no freezer.
    • As castanhas são ricas em amido e, portanto, não são tão boas quanto as nozes ou avelãs.
    • Depois de cozinhar as castanhas, você pode mantê-las por três a quatro dias na geladeira. As castanhas cozidas colocadas em um recipiente hermético no congelador podem ser mantidas por até nove meses.


  4. Mantenha os frutos que você deseja usar como sementes. Se você quiser manter a fruta como semente e não como alimento, deixe secar ao ar por vários dias antes de colocá-la na geladeira.
    • Em seguida, coloque as castanhas em um saco plástico contendo musgo esfagno, espuma ou serragem levemente úmida.Feche bem a bolsa e coloque-a na geladeira.