Como regenerar gengivas

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 13 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Retração Gengival - Causas, Sintomas e Tratamento - Como Tratar a Gengiva Retraída
Vídeo: Retração Gengival - Causas, Sintomas e Tratamento - Como Tratar a Gengiva Retraída

Contente

Este artigo: Obtendo um tratamento odontológicoMelhorando a saúde de suas gengivasTrando mudanças no estilo de vida de alguém20 Referências

Se você desenvolver uma retração gengival, saiba que isso provavelmente se deve a uma doença periodontal que é uma condição dentária causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes. Se esta doença atingir um estágio avançado, isso pode levar à retração da gengiva e à exposição das raízes do dente. Para remediar essa perda de gengiva, é necessário que você receba atendimento odontológico para melhorar sua saúde e adotar um modo de vida saudável, permitindo que você a alcance.


estágios

Método 1 de 3: Faça um tratamento odontológico



  1. Procure alguns sinais. Em outras palavras, você deve identificar os sinais que mostram que suas gengivas estão em más condições. Cuidar de suas gengivas é prestar atenção aos sinais que indicam a presença de um problema. Você será capaz de deduzir que está sofrendo uma recessão gengival se tiver:
    • um mau hálito incontrolável;
    • gengivas vermelhas;
    • gengivas inchadas
    • gengivas sensíveis;
    • gengivas sangrando;
    • dificuldade em mastigar alimentos
    • dentes soltos;
    • dentes sensíveis;
    • uma gengiva recuada.



  2. Faça uma limpeza dentária frequente. Ao fazer isso, você reduzirá bastante o risco de desenvolver retração gengival. Isso removerá a placa bacteriana e o tártaro, que é a causa da doença periodontal.
    • O dentista é capaz de identificar os sinais de uma recessão gengival antes mesmo de perceber que você o possui, se estiver acostumado a receber limpezas dentárias frequentes.
    • A maioria dos planos de seguro cobrirá o custo da limpeza a cada 6 meses. Se você não tiver seguro, terá que pagar pelo compromisso do seu bolso. No entanto, lembre-se de que esse tipo de tratamento preventivo economizará muito dinheiro a longo prazo.
    • Se você acha que suas gengivas estão retraindo, marque uma consulta com o dentista o mais rápido possível. Ele pode avaliar o estado das gengivas, limpar os dentes e recomendar o tratamento que você precisará.



  3. Faça uma limpeza especializada se suas gengivas estiverem retraídas. Esse processo ainda é conhecido como descamação e aplainamento radicular e remove a placa e o tártaro localizados abaixo das gengivas. Alisar a superfície da raiz ajudará as gengivas a retornarem ao seu lugar.
    • Alisar a superfície do dente impedirá que as bactérias adiram facilmente a ela no futuro.


  4. Tome antibióticos para tratar infecções nas gengivas. Se você tiver uma infecção na área subgengival (abaixo da linha da gengiva) e isso levar à recessão, o médico prescreverá antibióticos e outros tipos de tratamento. Antibióticos devem ser capazes de eliminar a infecção e permitir que você cure.
    • Ele pode prescrever um antibiótico oral ou antibiótico para uso tópico que você deve aplicar diretamente na área a ser tratada.


  5. Agende uma cirurgia gengival. Se suas gengivas se contraíram tanto ou onde você desenvolve perda óssea e bolsas periodontais, você precisará de uma cirurgia para curar. O dentista fará enxertos de pele de dentro da boca e os utilizará para tratar as áreas afetadas.
    • Esta cirurgia pode ser realizada por dentistas ou outros especialistas chamados periodontistas. No entanto, seria aconselhável ir a um periodontista se você tiver que passar por tal intervenção. O periodontista é um dentista especializado no tratamento de doenças gengivais.
    • Após a operação, o dentista dará instruções para ajudá-lo a se recuperar. Em geral, eles incluem não escovar ou usar fio dental até que a área esteja curada. Você precisará usar um enxaguatório bucal especial várias vezes ao dia.


  6. Fale com o dentista. Discuta com ele a possibilidade de usar cirurgia de regeneração óssea. Se suas gengivas estão realmente retraídas e os ossos expostos, isso pode causar perda óssea. Nesse caso, você terá que passar por esta operação. Durante a operação, o dentista colocará os materiais de preenchimento ósseo na área afetada pela perda óssea, que o restaurará.
    • Para regenerar o osso, o dentista pode colocar uma malha protetora na área onde houve perda óssea, permitindo que o osso volte a crescer. O médico também pode introduzir fragmentos ósseos sintéticos ou doados para os repelir.
    • O médico pode fazer radiografias dentárias para informar se a retração gengival é a causa da perda óssea que você está desenvolvendo.
    • Ele fornecerá instruções detalhadas sobre como você pode se cuidar melhor após a operação. Isso inclui tomar antibióticos e analgésicos regulares, comer alimentos macios até que a festa se cure e mantê-los limpos e intactos.

Método 2 de 3: Melhore a saúde das gengivas



  1. Escove os dentes com mais cuidado. Se você fizer isso vigorosamente, com o tempo, suas gengivas poderão se retrair. Se você escova suavemente com uma escova de cerdas macias, elas se recuperam.
    • Existem escovas elétricas que avisam se você as usar com muita força. Se você está acostumado a escovar assim, seria sensato comprar um.


  2. Escove os dentes 2 vezes ao dia. A falta de atendimento odontológico básico pode ser a causa do seu problema de retração gengival. Se você não está acostumado a escovar duas vezes por dia, deve começar. Isso minimizará o acúmulo de bactérias e resíduos alimentares nas gengivas, o que permitirá que elas voltem a crescer.
    • Tente usar uma pasta de dente com flúor.
    • Se você realmente deseja manter os dentes limpos, terá que começar a escová-los após cada refeição.


  3. Tente usar fio dental uma vez por dia. Se você fizer isso diariamente, poderá eliminar resíduos, bactérias e placas entre os dentes. Isso permitirá que as gengivas permaneçam saudáveis.
    • Além disso, existem palitos ou escovas interdentais que o médico pode recomendar para limpar o espaço entre os dentes.


  4. Use um protetor de dente. Se você range os dentes, a pressão que você gera pode levar à recessão gengival. Ao usar um protetor de dente, você pode reduzir essa pressão e permitir a regeneração das gengivas.
    • Você será capaz de deduzir que se encolhe, se tiver dores na mandíbula ou no rosto, dentes lascados ou achatados, dor de dente e dores de cabeça sem motivo aparente.
    • Muitas pessoas optam por usar esses acessórios à noite porque é nessas horas que eles podem se encolher acidentalmente.


  5. Estimular a produção de saliva. Se você sofre de xerostomia (boca seca), saiba que também pode aumentar o risco de desenvolver uma retração gengival. Você pode aumentar a produção de saliva tomando goma de mascar sem açúcar. Além disso, você poderá consultar um médico para obter mais informações sobre medicamentos projetados para essa finalidade.
    • A saliva protege suas gengivas contra bactérias e acúmulo de placas. Portanto, se você produz menos, isso pode afetar a saúde de suas gengivas.

Método 3 de 3: Faça mudanças no estilo de vida



  1. Parar de fumar. Esse hábito pode promover a adesão de uma grande quantidade de placas nos dentes. Isso pode, portanto, causar retração das gengivas. Você pode eliminar esse problema se planejar planejar sair e implementá-lo.
    • Existem muitas maneiras de parar de fumar. Ao desenvolver o plano, lembre-se de que a maioria das pessoas se sai melhor depois de participar de um programa de abandono e de usar estratégias para ajudá-los a parar de fumar.


  2. Remova seus piercings se eles esfregarem suas gengivas. Se você o teve ao nível do lábio ou da língua, é provável que ele seja esfregado com as gengivas. Com o tempo, esse atrito pode causar a retração. Para reduzir esse risco e permitir que as gengivas se recuperem bem, você deve remover todos os seus piercings que os esfregam.
    • Mesmo se você não quiser removê-los permanentemente, faça pelo menos o máximo possível. Por exemplo, você pode tirá-lo por algumas horas por dia ou antes de ir para a cama. Isso reduzirá o risco de danificar suas gengivas.


  3. Obtenha tratamento profissional para problemas de saúde. De fato, alguns problemas de saúde podem causar recessão gengival. Isso inclui diabetes não tratado, que pode promover aumento da glicose na saliva, o que pode aumentar o risco de periodontite e gengivite.
    • Também existem casos em que o tratamento de certas doenças pode afetar a saúde das gengivas. Por exemplo, se você estiver recebendo tratamento para câncer, AIDS ou HIV, saiba que suas gengivas podem ser afetadas.
    • Converse com o médico sobre a maneira mais eficaz de controlar essas doenças e o efeito que seu tratamento pode ter nas gengivas.


  4. Considere outros fatores contribuintes. Alguns fatores podem fazer com que as gengivas se retraiam, o que você não pode evitar ou eliminar. No entanto, você pode conhecê-los e saber que deve prestar atenção especial aos cuidados com os dentes se os apresentar. Aqui estão algumas das razões pelas quais você precisa cuidar melhor dos dentes:
    • histórico familiar de problemas gengivais;
    • velhice;
    • gravidez;
    • puberdade;
    • menopausa.