Como fazer um bom discurso

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 18 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um bom discurso
Vídeo: Como fazer um bom discurso

Contente

Neste artigo: Escolhendo o que dizerReduzindo seu discursoRegistrando seu discurso11 Referências

Escrever um bom discurso pode parecer entediante. É possível que você encontre dificuldades para encontrar as palavras certas para se expressar no dia anterior à sua formatura, aposentadoria ou qualquer outro evento. Faça uma avaliação precisa de suas experiências, agradeça a todas as pessoas que você conheceu e faça desejos para o futuro, mantendo a graça e o charme. Essa é uma tarefa difícil, mas se você considerar seriamente a pergunta, terá o discurso perfeito.


estágios

Parte 1 Escolhendo o que dizer



  1. Faça um resumo de sua experiência. Pense em toda a experiência adquirida durante a sua estadia no local em que você está prestes a sair.Pode ser uma empresa em que você trabalhou, uma escola em que estudou, um local em que trabalhou como voluntário ou um local em que viveu por muito tempo. Tente pensar em tudo o que você fez quando estivesse lá e como contaria suas experiências do começo ao fim.
    • Escreva uma história sobre quanto tempo você passou lá. Isso não deve necessariamente ser apropriado no contexto de um discurso. Simplesmente escreva os elementos que permitirão que você se lembre de tudo o que fez e identifique o que mais o impressionou.
    • Você pode começar com: "Quando cheguei ao trabalho aqui, deixei a universidade e nunca havia morado sozinho antes. Eu era tão tímida que não conseguia fazer nenhum amigo em 9 meses. Então, um ano depois, tive essa promoção que me permitiu criar laços estreitos dentro do meu novo serviço ".
    • Não há nenhum problema em escrever algumas coisas difíceis para você, porque você sempre tem a opção de editá-las ou excluí-las posteriormente. Você pode colocar algo como: "Dói-me quando você precisa se mudar para um novo escritório". Ao mudar seu discurso, você pode fazer uma anedota engraçada ou dizer: "Mesmo quando tivemos que nos mudar para nossas novas instalações, não pude deixar de notar o quanto meus colegas estavam tão animados por tanto tempo. delicado ".



  2. Insira anedotas interessantes. Depois de escrever seu e, tente se lembrar de algumas das histórias que aprendeu durante a sua estadia lá. Uma anedota pode ser engraçada ou comovente, mas deve vir na forma de uma história curta e precisa que ajuda a retratar a vida cotidiana enquanto expressa seus pensamentos ou sentimentos de uma maneira geral.
    • Pode-se começar uma anedota com estas palavras: "Eu sempre lembrarei do meu terceiro dia de aula. Jean e eu tivemos que sentar um ao lado do outro no ônibus, mas no terceiro dia, minha avó me seguiu no ônibus e disse que precisava conversar com Jean ... "
    • As anedotas podem ser ótimas maneiras de expressar sua gratidão a uma pessoa em particular ou ilustrar algo que você ama no local como um todo. Por exemplo, você pode encerrar a declaração acima dizendo: "... e, é claro, desde então, não nos abandonamos" ou "... foi assim que eu sabia que essa comunidade escolar seria finalmente um lugar que Eu gostaria e onde me sentiria em casa.



  3. Evoque uma pergunta importante ou delicada. Você precisa garantir que seu discurso de adeus seja alegre o suficiente, mas também reserve um tempo para pensar em tudo o que passou durante todo esse tempo e nas diferentes coisas que sentirá falta. Pensar um pouco e compartilhar seus sentimentos a respeito será muito apreciado.
    • Pense nas coisas pelas quais você é grato ou nos eventos que fizeram de você o que você é. Enfatize um fato como "quando John tomou minha defesa do primeiro ano" ou "quando o líder apresentou minha proposta ao conselho, me fez perceber que minha voz importava".
    • Considere também por que você está triste por sair. Você poderia dizer: "Eu sei que é muito raro encontrar um grupo de pessoas que se preocupem tanto", ou "Eu aprendi muito com cada pessoa aqui, lamento ter que seguir em frente sem esse mundo lindo.


  4. Deseje-lhes os seus melhores desejos. É bem possível que algumas pessoas decidam ficar, mesmo que você diga seu discurso favorito. Para aqueles, lembre-se de enviar seus melhores desejos. Seja sincero, mesmo que você ainda possa fazer algumas piadas engraçadas, mas nada muito travesso.
    • Tente enviar seus cumprimentos a todo o grupo, dizendo: "Tenho certeza de que no próximo ano você finalmente chegará à final sem mim na equipe".
    • Você também pode estender seus melhores desejos às pessoas individualmente, dizendo, por exemplo: "Jeanne, espero que você possa se tornar vice-presidente facilmente, sei que você será excelente nessa posição. Richard, desejo a você sucesso no gerenciamento do departamento de suavização ".
    • Você também pode expressar as esperanças e desejos que alimenta para si mesmo, por exemplo: "Não sei o que o futuro reserva para mim, mas espero sinceramente conhecer e colaborar com pessoas tão gentis e generosas quanto você".

Parte 2 Escrevendo seu discurso



  1. Faça um plano. Depois de lançar idéias, é hora de estruturar o discurso para que ele seja harmonioso e fluido. A melhor maneira de fazer isso seria fazer um plano. Esse plano consiste em organizar o conteúdo para que ocorra em uma ordem lógica, para que o leitor ou o ouvinte possa segui-lo facilmente.
    • Você pode apresentar um plano tão detalhado quanto desejar.
    • Ele deve ser estruturado para conter a introdução, o corpo do e e uma pequena conclusão.
    • Você não deve colocar todo o discurso nele. Você apenas precisa listar os grandes pontos e resumir cada seção.


  2. Quebre o gelo dizendo algo muito bom. Quando um discurso começa com uma piada ou humor, imediatamente desperta a atenção do público. Especialmente durante um discurso de despedida, o público pode pensar que está ouvindo algo desagradável ou desagradável. Mesmo que a ocasião seja um pouco solene, comece seu discurso dizendo algo muito bom. Isso ajudará a definir o tom e incentivar as pessoas a ouvir o que você está dizendo.
    • Você pode quebrar o gelo brincando, cantando slogans ou cantando músicas que todos os presentes poderiam conhecer e apreciar.
    • Se qualquer uma das anedotas que você escreveu for particularmente engraçada ou cativante, você também poderá fazer uma boa introdução.
    • Às vezes, uma citação ou um motivador podem ser úteis para a introdução, embora seja melhor reservar isso para o final.


  3. Escreva o corpo de e. O corpo do e é a parte do seu discurso onde você pode contar suas histórias e recapitular o que experimentou, se necessário. Você pode falar sobre pessoas específicas e algumas de suas experiências, mas também sobre como você se sente sobre essas pessoas e o lugar que está saindo.
    • Ao falar globalmente ou resumir, não se esqueça: "desejo pela palavra". Isso significa que geralmente é melhor ser preciso e fornecer detalhes ou exemplos do que generalizar.
    • Para ilustrar isso, por exemplo: "Durante meu primeiro dia de trabalho, notei que metade da equipe do escritório ainda trabalhava meia hora após o fechamento dos escritórios para garantir que os relatórios estivessem corretos. fatos "em vez de dizer:" todos aqui sempre redobram esforços no trabalho ".


  4. Termine com uma citação ou uma palavra final. As pessoas provavelmente se lembrarão de como você terminou seu discurso muito depois de terminar. Então, você precisa saber se você quer acabar brincando ou falando sério. Mesmo que seu discurso tenha um caráter muito solene, acabar com uma piada pode ser uma boa maneira de fechar as coisas. Também poderia ser uma ótima maneira de relaxar a atmosfera.
    • Dependendo do tema, você pode pesquisar on-line por algumas citações muito interessantes. Existem alguns para quase todas as ocasiões.
    • Se você é particularmente inteligente, pode concluir colocando uma pequena palavra do final que é um pouco semelhante a uma piada ou anedota que você disse no início de seu discurso.
    • Por exemplo, se você iniciou seu discurso dizendo: "Nunca esquecerei meu primeiro dia aqui. Eu pensei que ficaria arruinado quando saí pela porta e notei que estava vinte minutos atrasado ", você poderia terminar o discurso dizendo:" Bem! Eu acho que só faço isso desde então. Veja, deixe-me saber que cinco anos se passaram desde então e ainda estou vinte minutos atrasado. "

Parte 3 Dizendo seu discurso



  1. Tente ler seu discurso por si mesmo. Escrever um discurso é apenas parte de sua apresentação. Você também deve praticar a pronunciação em voz alta. Porque, muitas vezes, é difícil expressar as coisas tão facilmente quanto escrevê-las.
    • Revise cada parte que parecer confusa ou difícil de entender. Ao praticar a fala, lembre-se de anotar ou editar qualquer coisa que considere útil.
    • Hora de recitar.
    • Discurso na frente de um espelho para ver se você pode procurar em outro lugar de tempos em tempos, sem se afastar do que escreveu.
    • Você também pode praticar na frente de um amigo e pedir sua opinião.


  2. Faça o discurso curto. Você pode ter muito a dizer, dependendo de quanto tempo você passa lá e quanta importância você atribui a ele. No entanto, este não é o momento de entrar em detalhes. Não esqueça que as pessoas provavelmente terão que voltar ao trabalho ou ir para outras ocupações. Se você fizer o que é certo, poderá fazer um discurso eloquente e convincente em pouco tempo.
    • Geralmente, um bom discurso dura cerca de cinco minutos. Isso pode ser feito em dez minutos, sob certas circunstâncias. Os discursos que duram mais devem ser reservados para situações muito específicas, como a demissão de um chefe de estado.


  3. Fale com confiança. Há muitos que ficam nervosos quando precisam sair em público ou na frente de muitas pessoas. Existem várias dicas que você pode usar para lidar com o estresse, se necessário. Lembre-se de praticar várias vezes antes de ir a um grupo.
    • Saiba que você pode dar errado. Prepare-se para que não o surpreenda. Não se culpe se isso acontecer. Fique ciente disso e continue seu discurso. Você pode até tirar sarro de si mesmo para relaxar a atmosfera na platéia.
    • Concentre-se nas pessoas que parecem estar interessadas em seu discurso. Se eles acenarem com a cabeça, sorrirem ou tiverem os olhos fixos em você, foque-os. A energia que eles emitem o ajudará a obter seguro.