Como fazer uma massagem profunda

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 20 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Técnicas Miofasciais: Superficiais e Profundas | Bwizer
Vídeo: Técnicas Miofasciais: Superficiais e Profundas | Bwizer

Contente

Neste artigo: Fazer com que a pessoa relaxeAlongar a pressão nas costasMover os braços e as pernas Tomar as precauções necessárias21 Referências

Para uma massagem profunda, você pressionará os músculos da pessoa para massagear, com as mãos, braços e peso corporal. Comece certificando-se de que a pessoa esteja relaxada. Você pode usar essas técnicas de massagem nas costas, braços e pernas da pessoa, mas, em qualquer caso, certifique-se de respeitar algumas regras de segurança.


estágios

Parte 1 Faça a pessoa relaxar



  1. Cubra a pessoa corretamente. Para uma massagem profunda, a pessoa geralmente não está completamente vestida e muitas pessoas não ficam completamente confortáveis ​​quando estão totalmente nuas. Para isso, você precisará cobrir as áreas do corpo em que não está trabalhando no momento, para ajudar a pessoa a se sentir mais confortável.
    • Você geralmente terá que começar deitado de bruços na mesa de massagem.


  2. Aplique um óleo de massagem. Pegue um pouco de óleo em suas mãos. Para uma massagem desse tipo, você não precisará de muito óleo. Faça grandes gestos nas costas da pessoa, para distribuir o óleo. O calor gerado por seus movimentos também ajudará a liquefazer o óleo.
    • Antes de começar, pergunte à pessoa se ela é alérgica a certos óleos.



  3. Deslize suas mãos. Coloque as mãos suavemente na pele da pessoa. Você não começará a trabalhar tecidos profundos diretamente ou a pessoa ficará tensa. Os movimentos fluidos ajudarão a aquecer os músculos da pessoa e a relaxar, para que ele possa passar para os tecidos mais profundos.
    • Você esfregará com a mão a área em que fará a massagem profunda. Por enquanto, você será suavemente lento, apenas o suficiente para a pessoa sentir o movimento.


  4. Massageie enquanto mantém os dedos firmes. Use sua mão inteira, dedos juntos. Ao abrir os dedos, você pode beliscar os músculos da pessoa, o que pode ser doloroso. Imagine esculpir argila durante esta etapa e ao realizar uma massagem profunda nos tecidos.

Parte 2 Pressão nas costas




  1. Use a palma da sua mão. Ao executar os primeiros passos, você sentirá os músculos da pessoa começarem a esquentar. Você pode usar a palma da mão e o peso do corpo para pressionar os movimentos. Mova sua mão sobre o músculo que corre ao longo da coluna, todo o caminho pelas costas. Exercite a pressão, fazendo movimentos lentos e constantes.
    • Não pressione a coluna vertebral ou outros ossos.


  2. Massageie com as pontas dos dedos. Quando os músculos estiverem um pouco mais quentes, comece a trabalhar com as pontas dos dedos. Você pode fazer pequenos movimentos laterais ou um leve movimento oscilante ao longo dos músculos, mantendo os dedos tensos. Mova as mãos da parte inferior das costas para os ombros.


  3. Use seu antebraço. Começando no nível de um ombro, coloque o antebraço na parte central das costas. Faça pressão sobre o peso do seu corpo, mova o braço sobre o músculo localizado ao longo da coluna, do lado de fora. Seu antebraço terá que deslizar de cima para baixo, em movimentos fluidos.


  4. Trabalhe de lado. Quando o seu antebraço atingir a parte inferior das costas, vire-o para um lado, para que fique logo acima das nádegas da pessoa. Traga o braço para cima nas costas da pessoa, ao longo da parte externa das costas e no ombro. Com a mão abaixada, mova o braço do ombro ao peito ao concluir o movimento.

Parte 3 Massageie os braços e as pernas



  1. Massageie a perna com o antebraço. Comece na parte de trás da perna, logo acima do tornozelo. Com o antebraço, exerça pressão. Seu antebraço deve ser colocado sobre a perna e você usará o peso do seu corpo para exercer pressão. Remonte na panturrilha e na coxa e mantenha o braço imóvel, logo abaixo das nádegas. Passe o braço em um movimento fluido ao redor do quadril.


  2. Massageie a panturrilha com os polegares. Coloque as mãos em cada lado da panturrilha, polegares no meio do membro, um atrás do outro. Enquanto exerce pressão, mova os polegares para cima da panturrilha, mantendo-se na ranhura no centro.
    • A parte de trás da panturrilha é na verdade composta por apenas um músculo, o músculo gastrocnêmio, que no entanto se separa em dois. Portanto, há um sulco no centro, que seus polegares terão que seguir.
    • Você também pode trabalhar com os nós dos dedos.


  3. Massageie o braço com a base da palma da sua mão. Começando no nível do cotovelo, a pessoa deitada de costas, volte para o ombro, trabalhando com a base da palma da sua mão. Aperte com o peso do seu corpo.
    • Você também pode trabalhar com os nós dos dedos, em pequenos movimentos circulares.


  4. Massageie os antebraços com os dedos. Com o polegar de um lado do membro e os outros dedos do outro lado, pressione os dois lados do antebraço. Mova sua mão ao longo do membro, até o cotovelo.
    • Você também pode usar os dois polegares na parte superior do antebraço. Coloque os polegares em uma linha e não uma ao lado da outra. Enquanto exerce pressão, enrole os polegares para o centro do antebraço.


  5. Massageie as mãos com os polegares. Coloque os dois polegares, um ao lado do outro, na parte interna do pulso. Mova-os juntos lentamente, no pulso e ao longo das linhas da mão. Preste atenção especial às áreas musculares, incluindo a parte inferior do polegar.

Parte 4 Tome as precauções necessárias



  1. Não se apóie na coluna. Ao fazer uma massagem profunda, principalmente nas costas, você precisará ter muito cuidado com as áreas que está massageando. Pressionar com muita força a coluna vertebral pode machucar a pessoa ou até machucá-la. Você deve evitar massagear esta área com muita força.


  2. Evite outras áreas vulneráveis. Se você massagear todo o corpo, evite lavar o pescoço, o abdômen e a parte interna dos braços. Essas áreas são frágeis e é melhor não massageá-las.


  3. Pergunte sobre o estado de saúde da pessoa. Antes de iniciar a massagem, peça à pessoa que o informe sobre possíveis problemas de saúde. Uma massagem profunda, como a maioria das massagens, pode causar alguns problemas se a pessoa que está sendo massageada sofre de certas doenças. Problemas relacionados a sangramentos, fraturas, osteoporose (grave) e trombose venosa profunda são, por exemplo, problemas de saúde incompatíveis com uma massagem.


  4. Massageie em direção ao coração. Ao realizar uma massagem profunda nos membros do corpo, exerça pressão enquanto avança em direção ao coração. Isso significa que você vai subir a perna, em vez de trabalhar da parte superior da perna até o tornozelo.
    • Ao exercer uma pressão profunda em direção ao coração, você ajudará o sangue a fluir nessa direção.
    • Uma massagem profunda nos tecidos pode ajudar a baixar a pressão sanguínea.


  5. Preste atenção nas reações da pessoa. Uma massagem profunda nos tecidos não deve ser excessivamente dolorosa. Uma leve dor será normal, mas se você perceber que a pessoa contrai os músculos ou enrola os dedos dos pés, é que você pressiona demais. Você terá que ajustar a pressão e trabalhar mais devagar. Você também poderá perguntar à pessoa se você a machucou.