Como fazer um sinal da cruz

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 22 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como devemos fazer o sinal da cruz?
Vídeo: Como devemos fazer o sinal da cruz?

Contente

Neste artigo: Seguindo a tradição latinaSeguindo a tradição oriental13 Referências

Fazer o sinal da cruz é uma prática comum entre os cristãos, especialmente nas igrejas ortodoxas orientais, nas igrejas católica romana, luterana e anglicana (episcopal). Este sinal é usado para iniciar e terminar orações e cerimônias, bem como ocasionalmente isoladamente, para pedir a Deus que nos abençoe. Muitos cristãos também estão acostumados a assinar a si mesmos quando ouvem o nome da Santíssima Trindade.


estágios

Parte 1 Siga a tradição latina



  1. Siga a tradição das igrejas de rito latino e protestante. Este método é mais comum na Igreja Católica Latina, bem como nos ritos protestantes que reconhecem o sinal da cruz, incluindo as igrejas Anglicana e Luterana.


  2. Levante sua mão direita. Muitos fiéis fazem o sinal da cruz com a mão aberta e os dedos os lembram as 5 feridas de Cristo. Outros levantam o indicador e o dedo médio para simbolizar a natureza divina e humana de Cristo. Frequentemente, o polegar é flexionado para tocar o dedo anelar e o sinal é executado com dois dedos.
    • Existem também outras maneiras de segurar sua mão. Não existe um requisito específico sobre como você vai segurar sua mão, mas a maioria dos líderes o encorajará a seguir a tradição de sua congregação, a menos que outra maneira de fazer as coisas lhe traga mais benefícios espirituais.



  3. Toque sua testa com as pontas dos dedos da mão direita. O sinal da cruz é usado em diferentes cones, tanto em particular quanto na igreja. No início do culto ou quando alguém se abençoa fora da igreja, o sinal é geralmente acompanhado por uma invocação da Santíssima Trindade. Comece dizendo "em nome do Pai ..."
    • Ou em latim: em nomear Patris ...


  4. Toque no centro do seu peito. Leve a mão ao esterno. Diga "e o filho. Algumas pessoas colocam a mão esquerda no peito enquanto fazem o sinal da cruz e depois tocam a mão direita um pouco acima dela.
    • Em latim: ... e Filii ...


  5. Toque na frente do seu ombro esquerdo. Diga "e Saint -..."
    • Ou em latim: ... e Spiritus ...



  6. Toque seu ombro direito no mesmo nível. Diga "... Espírito".
    • Ou em latim: ... Sancti.


  7. Diga "amém". Você pode então juntar as duas mãos.
    • Em muitos países latinos, é comum desenhar uma pequena cruz com o polegar (veja abaixo) e beijá-lo antes de dizer amém. Nas Filipinas, esse gesto evoluiu e hoje em dia os fiéis se contentam em tocar o queixo com os polegares.


  8. Aprenda a fazer a pequena cruz. Para abençoar a si mesmos, alguns dos primeiros cristãos traçaram uma cruz com o polegar e o indicador e tocaram a testa com os mesmos dedos. Hoje, os católicos romanos fazem esse sinal com os mesmos dedos, antes de ler o evangelho na missa. Desenhe uma pequena cruz na testa, nos lábios e no peito.
    • Essa bênção pode ser interpretada de diferentes maneiras. Um dos mais comuns é abordar o evangelho com a mente aberta, espalhá-lo com a boca e mantê-lo em seu coração.


  9. Assine quando você entra em uma igreja. Se você é de rito latino, a tradição é que alguém se assina quando entra em uma igreja. Mergulhe os dedos na piscina de água benta e faça o sinal da cruz. Você pode fazer a grande ou a pequena cruz.
    • Muitos católicos também estão acostumados a assinar a si mesmos quando passam na igreja e depois da comunhão.

Parte 2 Seguindo a tradição oriental



  1. Segure a ponta do polegar, indicador e dedo médio juntos. Nas igrejas ortodoxas orientais e bizantinas, a maioria das pessoas se assina com três dedos. Esses três dedos representam os três elementos da Santíssima Trindade, reunidos em Deus. Coloque os dois dedos restantes na palma da sua mão, representando as duas naturezas de Jesus (totalmente humanas e totalmente divinas). Esta prática antiga remonta aos anos 400.


  2. Traga a mão da testa para o topo da barriga. Comece trazendo a mão para a testa e depois desça para o plexo solar. Algumas pessoas colocam a mão no peito, especialmente na tradição latina, mas outras temem que ela faça uma cruz invertida, com um pequeno ramo mais baixo. A cruz invertida é tradicionalmente um símbolo de humildade, mas às vezes tem sido usada por alguns grupos anticristãos.
    • Às vezes você pode colocar sua mão no chão. Às vezes, esse gesto é usado durante a Quaresma ou em momentos de dificuldade.


  3. Assine da direita para a esquerda. Ao contrário da cruz latina, a cruz oriental começa no ombro direito e termina no esquerdo. Essa tradição é multi-secular e já foi compartilhada pela Igreja Latina.


  4. Recite uma bênção. Você pode fazer isso de várias maneiras diferentes, aqui estão dois exemplos. / Indique quando mover sua mão.
    • Senhor / Jesus Cristo / Filho de Deus / tende piedade de nós.
    • Minha esperança é o Pai / Meu refúgio é o Filho / Minha proteção é o Espírito Santo / Santíssima Trindade, Glória a você.