Como fazer uma análise técnica

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 24 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer uma análise técnica - Conhecimento
Como fazer uma análise técnica - Conhecimento

Contente

O é um wiki, o que significa que muitos artigos são escritos por vários autores. Para criar este artigo, autores voluntários participaram de edição e aprimoramento.

A análise técnica tem suas origens nas teorias da análise do mercado de ações de Charles Henry Dow, fundador do "Wall Street Journal" e cofundador da publicação e informações financeiras da empresa "Dow Jones & Company". A análise técnica visa antecipar mudanças nos preços das ações, preços das commodities e outros ativos negociáveis, levando em consideração o desempenho e os preços passados ​​desses ativos. Essa técnica aplica a lei da oferta e demanda para estabelecer regras operacionais do mercado de ações e identificar tendências para explorá-las.


estágios



  1. Familiarize-se com as teorias da Dow que deram origem à análise técnica. Três dessas teorias estão relacionadas ao investimento e formam a ponta de lança da análise técnica e as regras aplicadas por especialistas para analisar os mercados financeiros. A seguir, é apresentada uma descrição dessas teorias e suas interpretações por analistas técnicos.
    • As flutuações do mercado levam tudo em consideração. Os analistas técnicos acreditam que a mudança no preço e no desempenho de um título no mercado de ações incorpora todas as informações disponíveis sobre esse título. Como resultado, o preço reflete com precisão o valor do título em questão. Frequentemente, mudanças repentinas no preço de uma ação ocorrem antes do anúncio de notícias importantes sobre a empresa emissora. A análise técnica não trata da relação lucro / lucro, patrimônio líquido, retorno sobre patrimônio líquido e outros fatores considerados pelos analistas de fundamentos.
    • O estudo dos gráficos do mercado de ações revela as tendências seguidas pelos cursos. Analistas técnicos admitem que as mudanças de preços às vezes são imprevisíveis, mas há períodos em que esses preços seguem uma tendência identificável. Quando uma tendência é destacada, torna-se possível alavancá-la para ganhar dinheiro, comprando quando os preços estão caindo e vendendo quando o mercado está subindo ou vendendo a descoberto quando o mercado está em baixa. Ao jogar no período coberto pela análise de mercado, é possível identificar tendências de curto e longo prazo.
    • A história se repete. As pessoas não mudam seus motivos da noite para o dia. Portanto, os comerciantes reagirão da mesma maneira em situações semelhantes às que encontraram anteriormente. Por esse motivo, os analistas técnicos aproveitam a repetição de situações do mercado com base no conhecimento das reações dos participantes do mercado de ações. Nessa perspectiva, a análise técnica difere da teoria da eficiência do mercado, que não leva em consideração o impacto do fator humano no mercado.



  2. Procure resultados imediatos. Diferentemente da análise fundamental, que examina balanços e outros dados financeiros por longos períodos, a análise técnica considera apenas períodos que não excedam um mês ou mesmo intervalos de tempo muito curtos, da ordem de alguns minutos. Essa técnica é adequada para pessoas que desejam ganhar dinheiro negociando títulos e não para investidores de longo prazo.


  3. Examine os gráficos para identificar as tendências do curso. Analistas técnicos estudam tabelas e gráficos de preços de ações para identificar tendências gerais. Em seus esforços, eles negligenciam as flutuações de um título específico. As tendências são classificadas por tipo e duração.
    • Os três tipos de tendências incluem a tendência ascendente em que os máximos e mínimos dos preços registrados são maiores que os máximos e mínimos das sessões anteriores, a tendência descendente em que esses máximos e mínimos são menores que os anteriores e a tendência estacionária (horizontal), onde máximos e mínimos variam muito pouco dos anteriores. Linhas de tendência são desenhadas para conectar os máximos ou mínimos para facilitar a leitura do gráfico. Essas linhas tornam possível detectar o comportamento de um título e identificar sua evolução.
    • Dependendo da duração de sua fase, as tendências são grandes se durarem mais de um ano, são intermediárias se durarem entre 1 e 3 meses ou a curto prazo se a duração não exceder um mês. Tendências intermediárias são compostas por um conjunto de tendências de curto prazo. As principais tendências incluem um conjunto de tendências intermediárias e de curto prazo, que podem não ser consistentes com as tendências maiores das quais fazem parte. Por exemplo, uma correção técnica que dura um mês após um aumento ininterrupto nos preços por um ano. O mercado altista representa a tendência principal e a correção técnica forma uma tendência intermediária dentro dessa tendência principal.
    • Os especialistas em análise técnica usam 4 tipos diferentes de gráficos. Eles usam gráficos para representar os preços no fechamento dos pregões por um determinado período de tempo, histogramas e números de velas para relatar o andamento de uma sessão de troca, bem como as diferenças entre os períodos, se houver troca e figuras gráficas. refletir mudanças significativas de preço durante um determinado período.
    • Os analistas técnicos desenvolveram um jargão para designar as figuras que aparecem nos gráficos que analisam. Uma figura que se parece com uma cabeça entre dois ombros ou Ombro ombro cabeça, indica uma reversão de tendência. Uma figura em forma de xícara com uma alça revela uma recuperação após uma queda nos preços de curto prazo causada por uma correção técnica. Um fundo arredondado ou em forma de disco indica estagnação a longo prazo, como resultado da queda dos preços antes de uma recuperação. Uma figura de dois picos ou o topo duplo ou em duas cavidades ou o oco duplo, representa duas falhas para exceder um preço alto ou baixo, que será seguido por uma reversão da tendência. Da mesma forma, uma figura com três vértices ou três vales reflete três falhas que precedem uma reversão da tendência. Outras figuras incluem triângulos, bandeiras e galhardetes.



  4. Familiarize-se com os conceitos de apoio e resistência. Um suporte representa o preço mais baixo alcançado por um título antes de um aumento como resultado de uma melhoria na demanda. A resistência é o preço mais alto que um título atinge antes de uma venda das ações pelos proprietários levar a um declínio no preço. Esses níveis flutuam. Em um gráfico que contém linhas de tendência, a linha inferior é a linha de suporte (o preço mais baixo de um título) e a linha superior é a linha de resistência (o preço limite). Essas linhas servem para confirmar uma tendência e identificar os pontos de reversão dessa tendência.
    • As pessoas gostam de pensar em números redondos, por exemplo, 10, 20, 25, 50, 100, 500, 1000, de modo que os preços mais baixos e mais altos sejam frequentemente números redondos.
    • O preço de uma ação pode cair abaixo da linha de suporte ou subir além da linha de resistência. Nesses casos, uma linha de resistência pode se transformar em uma nova linha de suporte e vice-versa. Para que tal situação ocorra, o preço deve variar de maneira significativa e sustentada, no entanto essas situações são relativamente frequentes no curto prazo.
    • Em geral, quando o preço de uma ação está próximo da linha de suporte ou da linha de resistência, os analistas técnicos aconselham a evitar a compra quando o preço estiver próximo à linha de suporte, devido à instabilidade dos preços, mas essa regra não é aplicada em todos os casos. os casos. Por exemplo, quem vende a descoberto adota o preço mais baixo para suas transações.


  5. Preste atenção ao volume de transações. Este volume pode confirmar uma tendência ou, pelo contrário, indicar uma reversão de tendência. Se o volume de transações aumentar significativamente com o aumento do preço, a tendência provavelmente será confirmada. Mas, se o volume do comércio aumentar levemente quando o preço variar, a tendência provavelmente será revertida.


  6. Use médias móveis para suavizar as flutuações de preço. Uma média móvel é um preço médio calculado durante um determinado período, por exemplo, nos últimos 10 dias. Essas médias atenuam as curvas de dente de serra que correspondem aos máximos e mínimos e facilitam a identificação da tendência geral. As reversões de tendência são mais fáceis de identificar, comparando os preços com as médias móveis correspondentes ou as médias de longo ou curto prazo próximas às interseções das duas curvas. Essas médias podem ser calculadas de várias maneiras.
    • A média móvel simples é calculada somando os preços sucessivos de um título em um determinado período de tempo e dividindo essa soma pelo número de preços considerado. Se você adotar um longo período, esse número será alto e as flutuações da curva serão reduzidas.
    • A média móvel ponderada é obtida multiplicando cada preço pela sua posição no gráfico, antes de somar todos os preços e dividir essa soma pelo número de preços considerados. Se o intervalo de tempo for 5 dias, o primeiro preço será multiplicado por 1, o segundo por 2, o terceiro por 3, o quarto por 4 e o quinto preço por 5.
    • A média móvel exponencial é calculada da mesma forma que a média ponderada, exceto que os coeficientes afetam apenas os preços mais recentes usados ​​no cálculo dessa média. Assim, essa média é mais sensível a informações recentes que a anterior.


  7. Use indicadores e osciladores para confirmar as tendências do curso. Um indicador é calculado usando uma fórmula matemática que usa os movimentos de preço de um título por um período de tempo. Permite destacar fatores que permitem decidir se um título deve ou não ser comprado. As médias móveis descritas acima estão entre os indicadores. Alguns indicadores podem ter qualquer valor, enquanto outros só podem assumir valores de 0 a 100. Essa é a família de osciladores.
    • Os principais indicadores são indicadores de tendência e indicadores de controle. Os indicadores de tendência informam sobre flutuações de preços. Eles são muito úteis, especialmente quando a tendência é estacionária, porque permitem antecipar as reversões da tendência. Indicadores indicadores são relevantes durante períodos de alta ou baixa.
    • Os indicadores de tendência incluem o índice do índice direcional médio (ADM) e o indicador Aroon. O LADX usa indicadores direcionais positivos e negativos para descrever a força de uma tendência de alta ou de baixa, usando uma escala de 0 a 100. Nesta escala, valores abaixo de 20 significam que a tendência é fraca e aqueles que são superior a 40 representam uma forte tendência. O indicador Aroon permite observar períodos entre preços máximos e mínimos e usar esses dados para refletir a natureza e a força de uma tendência em andamento ou de uma nova tendência.
    • O indicador convergência média convergência divergência (MACD) é considerado o melhor indicador de volume. Representa a diferença entre duas médias móveis exponenciais, uma no curto prazo e outra no longo prazo. Essa diferença é materializada em relação a uma linha central que corresponde à legalidade das duas médias. Um valor positivo para esse indicador é uma média móvel de curto prazo acima da média de longo prazo, que coincide com um mercado em alta. Um valor indicador negativo significa que a média de curto prazo está abaixo da média de longo prazo e o mercado está em baixa. Quando o indicador é plotado em um gráfico e suas linhas cruzam a linha central, indica que as linhas que representam as médias móveis que o compõem se cruzam. Os especialistas usam outro indicador de volume, lOBV (on-balance volume-OBV), que representa o volume total de transações em um determinado período. Este indicador é expresso como um número positivo se os preços estiverem subindo e um número negativo se estiverem baixos. Diferentemente do MACD, o valor absoluto do indicador é menos importante que seu sinal positivo ou negativo.
    • O indicador e o estocástico do RSI (índice de força relativa-RSI) permitem observar a frequência da troca de uma segurança. O RSI varia entre 0 e 100. Um valor maior que 70 indica que o ativo avaliado é comprado com frequência e um valor menor que 30 significa que o ativo em questão é vendido com freqüência. O RSI é normalmente usado por períodos de 14 dias, mas esse indicador pode ser usado por períodos mais curtos e, nesse caso, é instável. O estocástico também é expresso por um número de 0 a 100, mas indica vendas frequentes se for maior que 80 e compras significativas, se seu valor estiver abaixo de 20.