Como fazer uma lâmpada de lava com ingredientes domésticos

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer uma lâmpada de lava com ingredientes domésticos - Conhecimento
Como fazer uma lâmpada de lava com ingredientes domésticos - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Fazendo uma lâmpada de lava temporáriaFazendo uma lâmpada de lava permanenteReferências

Você já foi hipnotizado por uma lâmpada de lava? Você lava-o com as mãos, lava-o levemente e observa o líquido vibrar e se separar em diferentes formas e cores. Então você olhou para o preço e lavou a louça. Salve sua carteira e faça uma lâmpada de lava com ingredientes domésticos.


estágios

Método 1 de 2: Faça uma lâmpada de lava temporária



  1. Lave uma garrafa grande de água ou refrigerante. Qualquer contêiner que fechar bem fará o trabalho, mas você provavelmente tem uma garrafa que fica em algum lugar. Tente encontrar um que possa conter pelo menos 50 cl para apreciar o show mais claramente.
    • Este método é seguro para crianças e mais rápido e fácil do que fazer uma lâmpada de lava permanente. As crianças pequenas podem pedir que um adulto se misture para elas.


  2. Adicione óleo, água e corante alimentar ao frasco. Encha 3/4 com óleo vegetal e adicione água e cerca de 10 gotas de corante alimentar (ou o suficiente para que a solução fique relativamente escura).



  3. Adicione sal ou um comprimido de Alka-Seltzer com água. Se você usar saleiro, polvilhe por cinco segundos. Para uma lâmpada de lava mais brilhante e mais emocionante, compre um tablet Alka-Seltzer, quebre em pedaços pequenos e mergulhe na água.
    • Qualquer outro tablet "efervescente" funcionará. É freqüentemente encontrado na forma de vitamina C na farmácia.


  4. Enrosque a tampa e agite a garrafa (opcional). As gotículas coloridas de água se moverão no óleo para se unir, formando maiores fluxos de lava. Esse é pelo menos o nome que os cientistas dão a eles.
    • Adicione mais sal ou comprimido efervescente assim que as peças vazadas parem de se mover.



  5. Coloque uma lanterna ou um projetor poderoso embaixo da garrafa. Iluminará as bolhas para o efeito máximo. No entanto, não deixe sua garrafa em uma superfície quente! O plástico derreterá e você terá óleo em toda parte.


  6. Entenda o que está acontecendo O óleo e a água nunca se misturam: eles se contentam em formar vazamentos que você vê deslizando um em direção ao outro. Adicione o último ingrediente precipita as coisas. É por isso que:
    • o sal mergulha no fundo da garrafa, causando um fluxo de lava com ele. Uma vez dissolvido na água, o óleo sobe e flutua na superfície;
    • o tablete espumante reage à água e produz pequenas bolhas de dióxido de carbono. Essas bolhas estão ligadas ao fluxo colorido de água e flutuam. Quando as bolhas estouram, a cor volta ao fundo da garrafa.

Método 2 de 2: Faça uma lâmpada de lava permanente



  1. Não faça esta lâmpada na presença de um adulto. O álcool e o óleo usados ​​para esta lâmpada são inflamáveis ​​e devem ser manuseados com cuidado quando aquecidos para mover a lava. As crianças devem mostrar essas instruções a um adulto e pedir ajuda sem tentar fazê-lo sozinhas.
    • As lâmpadas de lava disponíveis comercialmente usam uma mistura de ceras derretidas. A versão caseira não parece exatamente a mesma, mas após alguns ajustes, sua "lava" deve subir e descer de uma maneira semelhante.


  2. Pegue um recipiente de vidro. Você pode usar qualquer recipiente de vidro transparente que possa fechar e agitar com segurança. O vidro suporta melhor o calor do que o plástico, sendo uma boa opção para uma lâmpada de lava.


  3. Despeje em um copo pequeno de óleo mineral ou óleo de bebê. Será a "lava" que sobe e desce na sua lâmpada. Não importa quanto você usa, tanto quanto você pode adicionar mais tarde.
    • Começar com óleo vegetal em sua primeira tentativa é uma boa idéia, mas você pode misturar tinta a óleo com ela se quiser colorir a "lava". Esteja ciente de que a tinta a óleo pode sair mais tarde, cedendo na parte superior do recipiente.


  4. Misture álcool isopropílico 70 ° e álcool 90 °. Ambos os tipos de álcool são vendidos em farmácias. Depois de misturá-los, o líquido terá quase a mesma densidade que o óleo mineral. Aqui está como.
    • Misture 6 partes de álcool a 90 ° e 13 partes de álcool isopropílico a 70 °. Você pode obter uma estimativa preenchendo um pequeno frasco de álcool a 90 ° uma vez e depois álcool a 70 ° duas vezes e adicionando um pouco de álcool a 70 °.
    • Despeje esta mistura em um recipiente e aguarde o líquido assentar. O óleo deve fluir, mas também deve subir levemente em direção ao centro. Se parecer plana, você pode adicionar mais álcool a 70 °, mas não precisa ser perfeito no momento.


  5. Coloque o recipiente em um objeto sólido e oco. Aparafuse a tampa no recipiente antes de movê-lo. Coloque-o em uma superfície estável que não tema o calor, como um grande vaso de flores. Ele deve ser profundo o suficiente para acomodar uma pequena lâmpada.


  6. Adicione a fonte de calor. Quando o óleo e o álcool tiverem quase a mesma densidade, basta adicionar calor sob a lâmpada. O calor faz com que os materiais se espalhem, mas faz com que o óleo assente um pouco mais rápido que o álcool que dura. Quando esse for o caso, o óleo flutuará, mergulhará e voltará a subir. Aqui está como.
    • Escolha uma lâmpada incandescente com cuidado. Para um recipiente máximo de 350 ml, use uma lâmpada de 15 watts. Recipientes maiores podem suportar uma lâmpada de 30 a 40 watts, mas nunca sobrecarregam para superaquecer ou estourar o vidro.
    • Coloque a lâmpada em uma pequena lâmpada direcional sob o recipiente, cabeça erguida.
    • Para controle máximo da luz e do calor, instale um redutor na lâmpada.


  7. Deixe a lâmpada aquecer. Algumas lâmpadas de lava precisam de algumas horas para aquecer o suficiente para começar a flutuar, mas essa versão caseira geralmente começa a se mover mais rápido. Enrole as mãos em um pano e toque o recipiente a cada 15 minutos. Deve estar bastante quente, mas não queimando. Se estiver muito quente, desligue a lâmpada imediatamente e substitua a lâmpada por uma mais fraca.
    • Tente girar a lâmpada suavemente de tempos em tempos, pois ela esquenta com pano ou luvas para tocá-la.
    • Não deixe a lâmpada acesa quando sair da sala e desligue-a por algumas horas após esfriar.


  8. Repare se necessário. Se o óleo permanecer preso por várias horas na parte inferior do recipiente, desligue a lâmpada e deixe esfriar completamente antes de tocá-lo. Uma vez em temperatura ambiente, desaparafuse o recipiente prestando atenção e tente os seguintes ajustes.
    • Misture algumas colheres de sal para aumentar a densidade da mistura.
    • Agite suavemente a lâmpada de lava para separar o óleo em pequenas bolhas. Não exagere, caso contrário você vai acabar com lama ao invés de lava.
    • Se o óleo se dividir em pequenas bolas, misture uma colher cheia de aguarrás ou diluente. Estes são produtos químicos perigosos, portanto, não tente usá-los se crianças ou animais de estimação tiverem acesso à lâmpada.