Como espalhar uma planta

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 27 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Espalhando borracha - By Grassforte
Vídeo: Espalhando borracha - By Grassforte

Contente

Neste artigo: Escolhendo uma planta

O plantio de mudas, também conhecido como propagação, é uma técnica usada pelos jardineiros para cultivar novas plantas a partir de plantas velhas e saudáveis. Essa é uma ótima idéia para aumentar o número de plantas que você tem ou levar consigo os favoritos do seu jardim quando você se move. Para receber mudas como parte da propagação das plantas, você deve escolher uma planta mãe, remover cuidadosamente as mudas e plantá-las adequadamente.


estágios

Parte 1 Escolhendo uma planta



  1. Estude seu jardim para identificar possíveis plantas-mãe. Comece a procurar plantas que tenham muitos brotos novos nos EMPs ou no início do verão. Você precisará retirar mudas dessas plantas, pois terá a opção de escolher entre diferentes caules.
    • Em geral, é mais fácil espalhar um novo crescimento do que o antigo, porque possui mais células em crescimento que se reproduzem rapidamente.


  2. Vá a um berçário se você não tem um jardim. Se você planeja começar com um jardim e não possui plantas-mãe, vá ao viveiro local e pergunte ao gerente se você pode ter algumas mudas grandes. Na maioria dos casos, eles permitem fazer isso se você tomar uma pequena quantia.
    • Se seus vizinhos, parentes ou amigos cultivam os tipos de plantas que você deseja propagar, você também pode pedir mudas.
    • Tenha cuidado ao transportar estacas. Coloque-os em um saco plástico com algumas gotas de água ou envolva-os em uma toalha de papel úmida. Em seguida, coloque o saco em uma caixa para evitar colidir ou esmagar os nós.



  3. Escolha uma placa-mãe da qual você pode cortar. A planta deve ser grande e saudável para evitar a morte se você cortar uma pequena quantidade. Também deve estar livre de pragas e não deve florescer quando você remove as estacas.
    • É melhor colher as mudas de manhã cedo, quando as plantas estiverem cheias de água. Isso facilitará o corte e as plantas terão mais probabilidade de reter água quando você as propagar.

Parte 2 Propagar



  1. Escolha uma haste saudável com novo crescimento. Ao escolher, você deve procurar um crescimento jovem e verde, porque será mais provável que se enraíze ao plantá-lo. Selecione uma parte de uma haste que tenha algumas folhas.
    • Você precisará identificar os nós, que são os pontos de fixação de uma folha no caule.



  2. Selecione cerca de 5 ou 10 centímetros da haste. Certifique-se de que seja longo o suficiente para que você possa plantá-lo profundamente no solo para que possa criar raízes. Deve ter alguns grupos de folhas ao longo do caule.


  3. Corte sob um nó com uma tesoura afiada e esterilizada. Depois de medir a haste, corte-a com um nó. Parecerá um broto no caule, onde a folha está conectada ao resto da planta. Verifique se o nó permanece nas estacas.
    • Evite manusear o corte pela haste ou nó, segurando-o com cuidado por uma das folhas inferiores.
    • Você pode esterilizar a tesoura limpando-a com álcool. Isso evita a contaminação das células no nó.


  4. Retire as folhas inferiores da planta. Faça isso deixando um ou dois pares para cima. Enquanto a nova planta precisará de folhas para fornecer energia através da fotossíntese, muitos outros competirão com os esforços da planta para criar novas raízes. As folhas inferiores tocarão o chão e provavelmente causarão podridão por decomposição. Você será capaz de removê-los.


  5. Coloque as estacas em um saco plástico contendo gotas de água. Isso impedirá que desbotem enquanto você trabalha. Isso é especialmente importante para as mudas que você tirou ao ar livre, porque o sol pode rapidamente fazer com que elas percam água quando cortadas da planta mãe.

Parte 3 Mantendo estacas



  1. Encha com terra de envasamento um recipiente que permita escorrer. Em geral, o solo de turfa, perlita e vermiculita fornece melhores resultados para vasos de plantas, pois proporciona melhor drenagem. Se o seu receptáculo não tiver orifícios de drenagem, você pode perfurar três ou quatro na parte inferior.
    • Você também pode encontrar terra de envasamento especificamente para mudas na maioria das lojas que vendem itens de melhoramento da casa.


  2. Molhe o solo antes de plantar as mudas. Isso garantirá que eles tenham água disponível quando estiverem em vasos. Regue até que o solo esteja úmido, mas não molhado.


  3. Use um lápis ou palito de dente para fazer buracos no chão. Fazer furos antes de plantar um corte impedirá que ele se dobre ou quebre quando você o coloca no chão.
    • Você também pode usar uma agulha de tricô ou o dedo se não tiver um lápis ou palito de dente.


  4. Insira as estacas nos respectivos orifícios. Verifique se as folhas não estão enterradas e se a planta é estável o suficiente para ficar em pé. É melhor plantar logo abaixo, onde duas folhas se estendem em direções opostas.
    • Você tem a opção de plantar várias mudas em uma panela, mas tome cuidado para não sobrecarregá-la. Para um recipiente médio com cerca de 20 cm de diâmetro, cinco ou seis mudas serão suficientes e terão espaço suficiente para crescer.


  5. Cubra a panela com um saco plástico para conservar a umidade. Coloque o recipiente que contém as estacas em um saco plástico transparente e prenda com um elástico. Coloque-o longe de uma janela exposta à luz solar direta, para que a umidade fique presa na bolsa e as plantas o usem para a fotossíntese.
    • Certifique-se de fazer pequenos orifícios ou deixar parte da bolsa aberta para permitir a circulação de ar.


  6. Regue e observe as mudas. Certifique-se de que o solo da panela esteja sempre úmido, mas não encharcado. Não deixe o solo seco. Verifique regularmente o fundo do recipiente para ver se há raízes.
    • Se um deles começar a parecer prejudicial, remova-o da panela.


  7. Transplante as mudas em vasos individuais. Faça isso quando vir raízes. Verifique uma vez por semana os orifícios de drenagem na parte inferior do recipiente para ver se existem raízes. Assim que as estacas crescerem rapidamente ou as raízes aparecerem no fundo do recipiente, você poderá cavar e transplantar cada estaca em outro vaso.
    • Ao transplantar, tenha cuidado ao levantar a planta em vaso e preservar o maior número possível de raízes. Adicione mais terra de envasamento ao novo recipiente e coloque-o em um local ensolarado. Transplante novamente quando as raízes enchem este vaso.