Como manter a calma

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como manter a calma em dois minutos | Oi Seiiti Arata 95
Vídeo: Como manter a calma em dois minutos | Oi Seiiti Arata 95

Contente

Neste artigo: Controlando seus pensamentos e emoçõesRestando positivo e calmoResponda pacientemente e com afirmação8 Referências

Às vezes a vida pode ser cansativa e às vezes você tem a impressão de que certos dias são apenas uma sucessão de problemas. Quando você tem que lidar com uma situação estressante, pode ser difícil manter a calma. Da próxima vez que você quiser parar de se conter, reserve um momento para se acalmar antes de reagir, para mudar seus pensamentos sobre a situação e para responder pacientemente.


estágios

Parte 1 Controlando seus pensamentos e emoções



  1. Não leve para o lado pessoal. Em muitas situações estressantes, você pode ficar tentado a ver ataques pessoais quando não houver nenhum. Por exemplo, no seu local de trabalho, um de seus colegas pode tomar uma decisão com a qual você não concorda ou que pode lhe parecer inapropriado. No entanto, você não deve considerá-lo uma afronta pessoal, mas uma decisão de trabalho.
    • Saiba que todos têm suas próprias idéias e que essas idéias às vezes se opõem às suas. Um ponto de vista diferente não deve ser encarado como um insulto.
    • Não deixe que as decisões dos outros manipulem ou controlem suas emoções quando não houver nada pessoal.



  2. Pense nas suas crises passadas. Analise todas as vezes que você reagiu por causa do acesso emocional. Pergunte a si mesmo se esses acessos ajudaram a melhorar uma situação que já estava indo mal. Na maioria das vezes, você perceberá que a resposta é não.
    • Pense no que acontece durante seus ataques emocionais. Leve em conta a regra, não as exceções. Uma ou duas vezes, é possível que a situação tenha melhorado depois que você ficou chateado. No entanto, como regra geral, se você expressar acesso emocional, vai complicar a situação.


  3. Evite as suposições. Quando alguém fica com raiva, fica mais fácil supor que as pessoas envolvidas no problema estão agindo da pior maneira possível, mesmo antes de receber a confirmação desse comportamento. No entanto, os comportamentos e motivações que você pode ser tentado a assumir muitas vezes estão errados e você fica com raiva de coisas que não existem.
    • Da mesma forma, quando algo está errado, você pode facilmente assumir que as coisas continuarão a piorar. Ao fazer esse tipo de suposição, você criará uma profecia auto-realizável. Você criará ainda mais problemas apenas porque espera que sejam.
    • Por exemplo, se você acabou de ter uma separação complicada, pode pensar que todos os seus amigos em comum se voltarão contra você depois de ouvir a versão do seu ex. Esse pânico pode fazer com que você se distancie dos outros e, sem querer, causará o problema que temia.



  4. Identifique a verdadeira fonte de sua frustração. Pergunte a si mesmo por que ficou com raiva. Uma certa situação pode ter atuado como um gatilho, mas isso pode não ter resolvido o problema. É apenas identificando o problema real que você pode esperar resolver a situação.
    • Por exemplo, seu estresse poderia ter sido causado por uma tarefa de última hora dada a você por seu professor ou líder. No entanto, o dever em si pode não ser a fonte do seu estresse. Você pode estar pessoalmente frustrado porque a tarefa afetará o tempo que você deseja gastar com seu parceiro ou profissionalmente porque seu professor ou líder está forçando você a executar tarefas injustas dessa maneira.
    • Cuide do problema para evitar outros no futuro. Se essas tarefas de última hora o frustrarem, discuta-o com seu chefe para avisá-lo mais cedo.
    • Lembre-se, você também pode dizer não. Você não deve ter o hábito de dizer não frequentemente ao seu chefe se ele for o problema, mas você pode fazê-lo de vez em quando, especialmente se você já tiver planejado outra coisa.


  5. Ligue para um amigo. Se você mantiver o estresse e a frustração por dentro, geralmente manterá um alto grau de ansiedade e será quase impossível manter a calma. Você pode conversar com um amigo, membro da família ou colega em quem confia para expressar suas frustrações.


  6. Mantenha um diário ou escreva uma carta. Muitas pessoas acham útil colocar suas frustrações em uma lista, um poema ou uma história. Aproveite o tempo para se afastar da situação e escrever as emoções que sente. Se você está com raiva por causa de alguém, você pode escrever uma carta para ele que não enviará a ele. Use esse mecanismo para se expressar.
    • Guarde a carta ou nota em algum lugar e considere destruí-la quando se sentir melhor.


  7. Observe a situação de um ponto de vista objetivo. Pergunte a si mesmo como um estranho poderia ver o problema atual ou como você o veria se acontecesse com alguém que não seja você. Seja honesto e use suas conclusões para ajudar a orientar suas reações.
    • Por exemplo, se você sentir raiva porque alguém fez de você um rabo de peixe, use uma abordagem impessoal. Essa pessoa pode ser velha ou ter recebido más notícias. Não pense que ela fez isso apenas para incomodá-lo.
    • Pergunte-se também como alguém que você admira lidaria com esse tipo de situação. Ao encontrar um modelo que você possa seguir, poderá moderar suas reações e se tornar a pessoa que deseja ser.

Parte 2 Mantenha-se positivo e calmo



  1. Respire fundo algumas vezes. Inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca. Isso aumentará o nível de oxigênio em seu corpo, o que o acalmará para não responder de forma agressiva ou inadequada.
    • Quando você entra em pânico, sua respiração se torna automaticamente mais superficial e rápida. Ao desacelerar intencionalmente sua respiração e inspirar mais profundamente, você reverte a resposta de pânico.


  2. Exercício. O estresse físico pode aumentar o estresse da situação, o que fará com que você reaja exageradamente à situação em questão. Esqueça o estresse da situação e concentre-se no estresse físico fazendo alguns minutos de exercício físico. Reserve um momento para se exercitar em seu escritório, se estiver no trabalho.
    • Você também pode dar um passeio.
    • Se houver uma academia no trabalho ou perto de você, considere se inscrever para uma assinatura durante o intervalo do almoço ou antes de ir para o trabalho. É uma ótima maneira de aliviar o estresse regularmente durante a semana.


  3. Faça alguns alongamentos. Se você tiver apenas alguns minutos, alivie sua dor o máximo possível, levantando-se, alongando-se lentamente e andando pela mesa ou pela sala. Estique os músculos doloridos com falta de atividade e alivie aqueles que fizeram muito trabalho.


  4. Coma alguma coisa. Se você se sentir desidratado ou tonto, beba um pouco de água e mordisque alguma coisa.Se você estiver perto do horário do almoço, saia do seu escritório para comer fora. Você pode ir sozinho se quiser passar um tempo sozinho para pensar ou pode ir com os amigos para relaxar.
    • Tente comer alimentos saudáveis ​​que melhorem seu humor e lhe dê mais energia. Junk food vai fazer você se sentir mais letárgico.
    • Evite doces, pois eles podem exacerbar sua tensão ou capacidade de resposta.


  5. Faça uma pausa. Às vezes, a melhor coisa a fazer durante uma situação caótica é simplesmente se afastar dela. Gaste tempo fazendo algo que você gosta de esquecer sobre o problema que você tem. Isso pode mudar seu humor e ajudá-lo mais tarde a resolver o problema com mais calma.
    • Por exemplo, se você está estressado por causa de um colega que o insultou, peça para ele pedir desculpas e ir ao banheiro ou ao seu escritório para acalmá-lo.
    • Mesmo uma pequena pausa é melhor do que nenhuma pausa. Se você só pode ir embora por cinco minutos, faça-o. Se você pode demorar mais, demore mais.
    • Você pode desconectar completamente. Fique longe do computador, mude o telefone e vá a algum lugar para fazer algo não relacionado ao mundo digital. A tecnologia é uma coisa incrível, mas mantém as pessoas tão conectadas que pode ser difícil escapar, a menos que você a deixe de lado por um tempo.
    • Se você não conseguir, também pode tentar gastar alguns minutos em um site ou em uma atividade digital que o faça feliz. Tente, por exemplo, um aplicativo de coloração, que pode relaxar você.


  6. Trabalhe em algo mais produtivo. Você pode aumentar seu estresse gastando muito tempo em atividades improdutivas. Se você ainda não se sentir calmo após um breve intervalo, pode passar mais tempo fazendo algo que não está relacionado ao seu estresse, enquanto permanece produtivo.
    • Funciona melhor se você encontrar algo que deseja fazer há muito tempo e sempre adiou. Limpe seus arquivos. Guarde seu quarto ou escritório. Termine um livro que você começou.


  7. Mude para uma atitude de gratidão. Você pode melhorar seu humor pensando em momentos que o enchem de gratidão. O mais importante é se concentrar na fonte de sua gratidão, não na sua responsabilidade pela sua falta de gratidão por outras dificuldades.
    • Identifique os elementos da sua vida que o fazem feliz, por exemplo, pessoas, seus animais de estimação, sua casa etc. Pense em todas essas fontes de felicidade por alguns minutos. Você pode ver uma foto de sua família ou amigos.


  8. Pense nas possibilidades. Em vez de pensar em todas as consequências negativas que surgem após uma situação ruim, pense nas consequências positivas que podem surgir. Veja suas dificuldades atuais como oportunidades.
    • Por exemplo, se você acabou de perder o emprego, sua primeira reação pode ser o medo do futuro. Agora pode ser um bom momento para pensar no que estava errado no trabalho e dizer que você não precisa mais lidar com isso.
    • Se você perdeu o emprego, também é um bom momento para pensar nas diferentes portas que se abrem para você agora que seu trabalho não o impede mais.


  9. Pense na sua perspectiva sobre esse incidente no futuro. As coisas que ameaçam sua paz interior geralmente duram pouco. Quando você considera esse ponto de vista, será mais fácil não estragar sua energia para se preocupar com seus problemas.
    • Se você tiver problemas para se imaginar daqui a cinco ou dez anos, pense na sua situação há cinco ou dez anos. Leve em consideração as fontes de estresse que estavam afetando você no momento. Em geral, você verá que coisas que pareciam grandes problemas na época não são tão importantes agora.

Parte 3 Responda pacientemente e com afirmação



  1. Seja diplomático e respeitoso Se você tem algum problema com alguém em sua vida pessoal ou profissional que está causando estresse, você precisa lidar com essa pessoa. Compartilhe com ela suas frustrações sem culpar ninguém. Mantenha sua voz em um tom normal e neutro e mostre respeito.
    • Por exemplo, você pode dizer: "Não gostei muito de como você me interrompeu durante a reunião. Sinto que você faz isso com frequência e me sinto frustrado porque não tenho a oportunidade de compartilhar minhas idéias com você ".


  2. Controle suas expressões faciais e linguagem corporal. Mesmo se você tiver o coração na mão, se quiser se refrescar, precisará controlar o rosto e a linguagem corporal. Você pode mostrar que é agressivo ou zangado apenas por suas expressões e pela maneira como se posiciona. Em vez disso, tente demonstrar gestos positivos abertos.
    • Não cruze os braços e não faça uma careta.
    • Em vez disso, sente-se com as mãos nos joelhos ou nas laterais. Mantenha uma expressão facial neutra, sem franzir a testa e sem sorrir.


  3. Centralize seus argumentos em três pontos principais. Não é necessário bombardear a pessoa que o irritou com todas as suas queixas. Em vez disso, tente se concentrar nos pontos principais que explicam sua raiva. Se você a sobrecarregar, ela estará menos inclinada a responder positivamente e se colocará na defensiva.
    • Por exemplo, se você sentir raiva de seu parceiro depois de uma briga, poderá dizer: "Gostaria que pudéssemos conversar sobre nossa discussão. Fiquei muito envergonhado por você me interromper enquanto falava, por tentar me acusar e por me insultar durante as discussões. Não acho saudável e gostaria que continuássemos de uma maneira mais construtiva ".


  4. Vá em frente. Quando estiver calmo e refletir sobre como se sente, continue e siga em frente. Isso pode significar que você está tentando corrigir o problema ou está se afastando completamente do problema.
    • Ao fazer isso, concentre-se apenas nas coisas que você pode controlar, como sua agenda, ações e interações. Não se concentre nas coisas que "gostaria" de acontecer.
    • Encontre soluções práticas. Peça uma prorrogação do prazo. Peça conselhos a um profissional se você tiver problemas para gerenciar um relacionamento ou dependência difícil.


  5. Evite problemas futuros. Você não pode evitar todos os problemas da vida. Tanto quanto possível, tente viver uma vida calma, sem drama. Você vai se sentir mais feliz e menos estressado. Faça o que puder para evitar dramas!
    • Por exemplo, se você ficar chateado com outros motoristas a caminho do trabalho, tente sair mais cedo para ter mais tempo para trabalhar. Não deixe o aborrecimento estragar o seu dia!
    • Você também pode evitar conflitos com seus colegas de trabalho. Se você costuma discutir com um colega que o interrompe regularmente durante as reuniões, você pode conversar com ele em particular e pedir que ele evite fazê-lo no futuro. Você também pode conversar com seu supervisor para ajudá-lo a resolver o problema.