Como gerenciar vampiros psicológicos

Posted on
Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como gerenciar vampiros psicológicos - Conhecimento
Como gerenciar vampiros psicológicos - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Identifique um vampiro psicológico elimine o trabalho de vampiros psicológicos no eu 14 Referências

Os vampiros psicológicos também conhecidos como vampiros de energia são pessoas emocionalmente imaturas que esvaziam as pessoas em torno de sua energia e as privam de seu tempo. Geralmente são pessoas egocêntricas que não têm empatia. As relações que se formam geralmente são destinadas apenas a ajudá-los. Você pode gerenciar vampiros psicológicos, sabendo como identificá-los, estabelecendo limites firmes com essas pessoas e trabalhando com sua própria auto-estima e seu próprio valor.


estágios

Parte 1 Identifique um vampiro psicológico

  1. Familiarize-se com os diferentes tipos de vampiros psicológicos. Existem todas as formas. Os relacionamentos que esvaziam sua energia podem se manifestar sob muitos tipos de personalidade. Saiba como reconhecer as diferentes formas que um vampiro psicológico pode assumir.
    • Os narcisistas de vampiros psicológicos têm uma idéia muito alta de sua importância e seus direitos. Eles tendem a não ter empatia e ficam distantes ou com frio se você não faz as coisas do jeito que elas querem. Eles não parecem sentir amor incondicional.
    • Os vampiros vítimas tendem a ver o mundo através de suas próprias angústias. Eles acreditam que todos estão contra eles e são responsáveis ​​por seu infortúnio. Eles tendem a drenar sua energia constantemente reclamando dos problemas deles, enquanto recusam soluções que você pode sugerir.
    • Os vampiros controladores precisam controlar e manipular suas ações. Eles frequentemente invalidam suas emoções para dominá-lo ou menosprezá-lo.
    • Os vampiros psicológicos faladores desviam as conversas compartilhando constantemente seus próprios sentimentos e experiências, sem dar a você a oportunidade de contribuir. Eles também podem invadir seus limites físicos ficando tão perto de você que você sente a respiração deles na sua pele.
    • Os vampiros psíquicos psicológicos esvaziam sua energia exagerando pequenas coisas. O atraso em uma reunião sinaliza o fim do mundo e eles falam de pequenas coisas de uma maneira que exagera sua importância, para melhor ou para pior.



  2. Avalie seus relacionamentos. Reserve um minuto para avaliar seu relacionamento com um potencial vampiro psicológico. Pergunte a si mesmo se você se sente vazio por essa pessoa e se o relacionamento é mutuamente benéfico.
    • Você não é o tipo de pessoa que tem um senso de empatia desenvolvida? Os vampiros psicológicos costumam tirar proveito de pessoas que têm uma alta capacidade emocional porque precisam de mais tempo para obter o suficiente. Você é uma daquelas pessoas que costumam ser acusadas de serem boas demais? Você costuma se encontrar em relacionamentos unidirecionais?
    • Se o relacionamento parece drenar sua energia, pergunte-se se é benéfico para ambas as partes. Os vampiros psicológicos crescem em amizades e relacionamentos de mão única. Pense na última vez em que você estava emocionalmente angustiado. Essa pessoa já esteve lá para você? Ela fez esforços para ouvi-lo ou retornou a situação para falar sobre isso?



  3. Conecte-se com seus próprios sentimentos. Se você conhecer um vampiro psicológico, ele criará efeitos colaterais físicos e emocionais. Você pode ter um relacionamento com um vampiro psicológico se tiver os seguintes sintomas:
    • pálpebras pesadas ou desejo de dormir mais alto
    • um mau humor
    • o desejo de comer carboidratos e confortar alimentos
    • um sentimento de ansiedade, depressão ou negatividade
    • você costuma se sentir deprimido

Parte 2 Eliminando vampiros psicológicos



  1. Estabeleça limites firmes. O primeiro passo para gerenciar um vampiro psicológico é estabelecer limites firmes. Se o vampiro psicológico perceber que você tem limites, ele irá embora e procurará outras vítimas.
    • Explique claramente a essa pessoa o que você pode fazer e o que não pode fazer. Diga a eles, com palavras claras, o tempo, o espaço e a energia que você pode gastar razoavelmente em seu relacionamento. Tente dizer a ele: "Estou muito feliz em discutir seus problemas com você, mas se você se recusar a ouvir as soluções que lhe proponho ou me deixar ajudá-lo a melhorar, eu vou me retirar".
    • Tente estabelecer limites por conta própria, especialmente se você estiver enfrentando um vampiro psicológico narcisista. Tente lembrar que você não deve se apaixonar ou ter um relacionamento muito grande com alguém que tem esse tipo de capacidade emocional. Eles não podem te amar em troca.
    • A linguagem corporal também pode ajudá-lo. Se um vampiro psicológico tentar ir além dos seus limites, cruze os braços e pare de olhar nos olhos. Isso tende a significar "recua, não estou com esse humor hoje".


  2. Afaste-se se sentir controlado. Os vampiros psicológicos gostam de controlar os outros. Se você sente que seu tempo e espaço são controlados por outra pessoa, afaste-se desse relacionamento.
    • Se um vampiro psicológico tentar controlar você ou oferecer conselhos que você não deseja, pare-o imediatamente e diga-lhe firmemente que você não precisa do conselho dele. Por exemplo, tente "Agradeço seus conselhos, mas tenho que resolver esse problema sozinho".
    • As pessoas frequentemente internalizam críticas feitas por vampiros psicológicos. Você vai acabar com críticos internos tão severos quanto os do vampiro psicológico. Trabalhe para silenciar a voz interior que lhe diz que você é incapaz de tomar decisões. Se você começar a menosprezar a si mesmo, faça uma pausa e diga a si mesmo que esses pensamentos são negativos e inúteis.


  3. Afaste-se dos vampiros psicológicos. Após um certo ponto, você deve se distanciar do relacionamento ou, pelo menos, relaxar o link. Se um vampiro psicológico continua a exceder seus limites e exige muito do seu tempo e energia emocional, você deve manter distância. Não atenda suas chamadas e limite o tempo que você passa com essa pessoa.


  4. Pratique respirar profundamente. Pode ser estressante e cansativo lidar com um vampiro psicológico. Técnicas de respiração profunda podem ajudá-lo a relaxar, recuperar a compostura e reenergizar.
    • Durante o dia, coloque as mãos no fundo da barriga e inspire. Inspire para que a mão no estômago suba à medida que o diafragma incha. Mantenha a respiração contando até três e expire.
    • A respiração profunda pode fazer parte de uma prática de mediação. Isso retarda seus pensamentos e traz oxigênio para o seu cérebro. Isso aumenta sua energia, que foi diminuída por causa do vampiro psicológico.

Parte 3 Trabalhando em si mesmo



  1. Consulte um terapeuta. Muitas pessoas que se relacionam com vampiros psicológicos geralmente têm problemas subjacentes de auto-estima. Um terapeuta qualificado pode ajudá-lo se você tiver problemas com suas emoções, sentimentos e interações com os outros. Você pode encontrar um terapeuta pedindo ao seu médico para aconselhá-lo, perguntando se o seu parceiro apoia tais taxas ou solicitando uma consulta gratuita na sua universidade, se você é um estudante.


  2. Aprenda a se conhecer. Muitas vezes, você se torna um alvo fácil para os vampiros psicológicos porque não se conhece. Você manterá os vampiros psicológicos longe de você, passando algum tempo aprendendo a conhecer suas necessidades e desejos.
    • Um jornal pode ajudá-lo a conhecê-lo melhor. Escreva seus pensamentos e sentimentos todos os dias. Escolha uma hora do dia, por exemplo, de manhã ou antes de dormir, para registrar suas emoções.
    • Passe algum tempo sozinho. Faça um esforço consciente para passar um tempo sozinho. Você será forçado a levar em consideração e levar em conta suas emoções se optar por passar várias noites da semana sozinho.
    • Pergunte a si mesmo se você está tentando agradar a todos. Se você não pode dizer não ou tem medo de decepcionar os outros, é um chamado aos vampiros psicológicos. Tente se afastar das pessoas que pedem demais para reduzir a influência dos vampiros psicológicos em você.


  3. Participe de atividades que aumentem seu nível de energia. Você manterá os vampiros psicológicos afastados, tendo muita energia e tendo certeza de si mesmo. Faça atividades que aumentem sua energia e sua auto-estima. Você pode tentar algumas das seguintes atividades:
    • exercícios físicos regulares
    • esportes coletivos
    • ioga
    • Pilates
    • karatê ou outros esportes de combate
    • natação
    • o caiaque
    • esportes ao ar livre
conselho



  • Discuta com a outra pessoa que você acha que é um vampiro psicológico. Mesmo se você precisar prestar atenção às fofocas, os vampiros psicológicos tendem a ter relacionamentos de mão única com a maioria das pessoas. Se você perceber que outras pessoas têm o mesmo tipo de problemas, entenderá melhor que o problema não vem de você.