Como escalar árvores

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como escalar árvores - Conhecimento
Como escalar árvores - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Precauções de segurançaGrimper sem equipamentoGrimper com equipamento15 Referências

A grande variedade de árvores e suas formas naturais fazem de cada árvore um desafio único. Embora a maioria das pessoas pense que escalar árvores é um hobby para crianças, muitas vezes pode ser difícil e perigoso. Aproveite o tempo para encontrar uma árvore saudável com raízes fortes e você pode aproveitar essa atividade sem medo. Se você subir em árvores regularmente, poderá comprar um equipamento básico e cordas para enfrentar árvores mais altas.


estágios

Parte 1 Precauções de segurança



  1. Use roupas que combinem com você. Suas roupas devem estar soltas o suficiente para permitir que você se mova corretamente, mas não muito, para não ficar preso nos galhos. Remova as jóias e os acessórios que você usa, especialmente em volta do pescoço, pois eles podem ficar presos nos galhos enquanto você sobe na árvore.
    • Se possível, use sapatos flexíveis para aumentar sua aderência. Se os sapatos tiverem solas duras ou pouca aderência, seria mais fácil subir descalço.


  2. Observe a árvore, afastando-se um pouco. Encontre uma árvore com galhos largos que possam suportar seu peso, com pelo menos 15 cm de diâmetro. Antes de começar a subir na árvore, volte para inspecionar a árvore inteira.Evite árvores com os seguintes sinais de perigo.
    • Uma forma estranha ou um tronco retorcido. As árvores inclinadas representam um risco adicional, mas geralmente são seguras.
    • Rachaduras largas.
    • Áreas amplas onde a casca está deprimida ou ausente.
    • Uma coroa dividida é um sinal de decomposição em coníferas. Para outras árvores, você não deve correr muito risco, mas evite chegar ao topo.



  3. Verifique ao nível do solo. Aproxime-se da árvore e inspecione a parte inferior do tronco e dentro de um raio de um metro ao redor. Aqui estão os sinais que indicam que a árvore está danificada ou morta e que você não deve escalá-la.
    • Você vê cogumelos crescendo na árvore ou em sua base.
    • Você observa muitos galhos mortos no chão (é normal ver alguns galhos mortos no fundo do tronco, mas se eles caírem de uma altura mais alta, a árvore tem um problema mais sério).
    • Há um buraco grande ou vários pequenos na base da árvore.
    • Você vê raízes danificadas ou parte do solo levantado ou rachado perto do tronco (indicando que a árvore está arrancando).


  4. Preste atenção às condições climáticas. Mesmo que a árvore seja sólida, o clima pode tornar essa atividade perigosa. Evite subir em árvores nas seguintes situações.
    • Nunca suba em árvores durante uma tempestade ou com ventos fortes.
    • A umidade pode tornar a árvore escorregadia e pode ser muito perigosa de escalar.
    • Temperaturas baixas podem quebrar a madeira. Suba lentamente à árvore e verifique cada ramo antes de usar.



  5. Informe-se sobre os riscos na área da árvore. Você deve avançar para uma etapa final que permita garantir sua segurança. Esses fatores podem ser difíceis de enxergar do chão, por isso é preciso ter cuidado ao subir na árvore.
    • Nunca suba em uma árvore a até 3 metros de uma linha de alta tensão.
    • Não suba colocando-se sob galhos pesados ​​que se quebraram ou travaram. Profissionais chamam esses ramos de "fabricantes de viúvas" por um motivo específico.
    • Observe a árvore e seus arredores para identificar a presença de abelhas ou vespas, bem como os ninhos de grandes pássaros ou mamíferos. Evite árvores com animais.

Parte 2 Suba sem equipamento



  1. Comece a subir. Se você conseguir alcançar o galho mais baixo, pegue-o com uma mão e passe o braço em volta do tronco. Coloque o pé em um nó sólido ou agarre as laterais do tronco com suas coxas e panturrilhas. Se a ramificação for muito alta para ser capturada, tente uma dessas técnicas avançadas.
    • Se você precisar pular para pegar o galho, faça-o ao lado do tronco. Veja o próximo passo para obter dicas sobre como entrar no ramo.
    • Se você tem força nas pernas, pode subir em árvores usando um galho baixo mais alto. Suba com velocidade moderada no tronco. Coloque o metatarso do pé dominante na árvore e empurre contra a árvore enquanto pula com o outro pé. Jogue os braços para cima para agarrar o galho ou use um dos braços para agarrar o tronco e o outro para agarrar o galho.


  2. Entre no topo da primeira filial. Agora você inseriu o ramo a partir de baixo. Dependendo da altura do galho e do número de disparos perto de você, você poderá se erguer apenas puxando os braços. Aqui estão várias técnicas que podem ajudá-lo a obter árvores mais difíceis.
    • Para içar: iça-se apoiando o bíceps e os antebraços no galho. Balance até os cotovelos se encontrarem no galho ou até o tronco estar alto o suficiente para içar a parte superior do corpo. Balance as pernas para montar o galho.
    • Balançar as pernas: pegue o galho com as duas mãos. Balance uma perna sobre o galho. Envolva os braços em volta do galho para que seus bíceps fiquem no topo. Balance a perna livre para trás pressionando o bíceps até o topo do membro.
    • Se você não conseguir pegar nenhum galho, tente a técnica do coqueiro até chegar ao galho mais baixo.


  3. Continue com grandes galhos vivos. Depois de ficar em um galho grande, procure um caminho seguro para o próximo. Segure os galhos o mais próximo possível do tronco. Se o ramo for inferior a 8 cm, não use para apoiar mais de um membro. Quando você colocar o pé em um galho pequeno desse tipo, coloque-o perpendicular ao galho onde está fixado no tronco.
    • Evite galhos quebrados ou galhos mortos. Madeira morta pode quebrar sem aviso prévio.
    • Se a casca sair quando você a puxa, a árvore pode estar fraca e morrendo. Retorne ao chão.


  4. Siga a regra dos três pontos. Ao subir em uma árvore sem cordas, três dos seus quatro membros devem ser colocados em algum lugar permanentemente. Cada um desses membros deve ser suportado por diferentes pontos na árvore. Se você colocar dois pés no mesmo galho, use apenas um ponto de suporte. Se você se sentar ou se deitar, isso não conta como ponto de apoio, pois essa posição não ajudará você a retê-lo se seus outros pontos de apoio falharem.
    • As técnicas discutidas acima para alcançar o galho mais baixo não são seguras para outros galhos da árvore. Somente um alpinista experiente deve tentar escalar uma árvore sem capturas.


  5. Mantenha seu corpo próximo ao tronco. Mantenha-se na posição vertical, mantendo os quadris diretamente sob os ombros, quando possível. Aperte a árvore nos braços o mais próximo possível para aumentar sua estabilidade. Se o tronco for muito pequeno, você pode melhorar a aderência e diminuir a descida em caso de queda, envolvendo os braços ou as pernas ao redor do tronco.


  6. Preste atenção aos galhos entrelaçados fracos. Esses são pontos em que dois galhos cresceram tão próximos um do outro que o espaço entre esses dois galhos é preenchido com decoração. A casca encontrada não existe madeira maciça e esses galhos geralmente são mais fracos do que são.


  7. Atire antes de engordar. As aparências costumam ser enganosas no que diz respeito à força dos galhos. Não coloque seu peso em um galho que você não testou.
    • Se uma parte da árvore cai em pedaços pequenos, significa que a árvore está podre. As árvores apodrecem de dentro para fora, e é por isso que a árvore pode ser muito danificada, mesmo que a casca pareça sólida. Volte ao chão imediatamente.


  8. Identifique a altura máxima que você pode subir. Ao subir sem cordas, você deve sempre parar antes que o tronco tenha menos de 10 cm de diâmetro. Você deve parar muito antes de notar galhos fracos ou o vento subir.


  9. Desça devagar e com cuidado. Continue prestando atenção mesmo quando sair. Tente seguir o mesmo caminho como se você se sentisse seguro.
    • Galhos mortos e outros perigos são mais difíceis de ver quando você desce. Verifique suas capturas cuidadosamente durante a descida.

Parte 3 Escalando com equipamento



  1. Obtenha o equipamento certo. Se você escalar árvores para praticar esportes ou porque é seu trabalho (por exemplo, se você trabalha no Escritório Nacional de Florestas), precisará de equipamento adequado para garantir sua segurança. Aqui está o que você precisa.
    • Jogando corda é uma corda fina de cor clara que você joga sobre o galho. É anexado a um peso que permite pesá-lo.
    • Uma corda estática : este tipo de corda não possui a mesma elasticidade que a corda dinâmico usado na escalada.
    • Um arnês e um capacete : você pode usar um capacete de escalada. No entanto, o chicote deve ser projetado especificamente para escalar árvores. Um cinto de escalada cortará a circulação sanguínea nas pernas.
    • Uma corda de Prusik : ajuda você a andar. Ele é preso à sua corda de escalada e ao seu arnês por um mosquetão. Caso contrário, você também pode usar um ascendente.
    • Um protetor de ramo, também conhecido como protetor de câmbio. Ajuda a proteger os galhos do atrito, o que ajuda sua corda a durar mais tempo. Os protetores de metal que parecem tubos são mais práticos do que os de couro.


  2. Escolha uma árvore sólida. Você jogará sua corda em uma árvore que deve ter pelo menos 15 cm de diâmetro. Uma árvore mais fina do que poderia quebrar. Quanto maior, mais seguro você é. Aqui estão alguns detalhes que você precisa considerar.
    • Verifique se a árvore está saudável. Se a árvore estiver velha ou morrendo, não tente escalá-la.
    • O larbre deve estar longe de perigos como linhas de força, animais e ninhos.
    • Certifique-se de que a árvore possa apoiar seu grupo. Uma árvore que se espalha por toda a largura como uma madeira dura é mais adequada para grupos. Em geral, apenas uma ou duas pessoas podem subir em uma conífera.
    • Você tem permissão para subir na árvore? Você não gostaria de ter problemas escalando uma árvore que pertence a alguém.
    • Por fim, observe o local em geral. É fácil voltar? Você terá uma boa visão quando chegar ao topo? Que tipo de animal vive perto desta árvore?


  3. Depois de escolher sua árvore, observe-a cuidadosamente. Não é porque a árvore é grande, sólida e no lugar certo que você pode escalá-la. Existem quatro partes da árvore que você deve examinar.
    • Wide Langle: Muitas vezes, é mais fácil ver uma árvore à distância. Dessa forma, é mais fácil ver se a árvore está inclinada ou se seus galhos não são seguros, além de poder notar uma linha de alta tensão que está oculta na folhagem.
    • Solo: Também é importante ver onde você vai colocar os pés. Você não deve escolher uma árvore com muitos nós em sua base, que tenha um ninho de vespas, cujas raízes apodreçam ou sejam cercadas por veados.
    • O tronco: uma ausência de deterioração no tronco pode indicar que a árvore está apodrecendo ou foi danificada recentemente, o que pode torná-la mais fraca. Assim como em árvores com dois ou três troncos, examine onde os galhos começam a partir de sua base. Este ponto deve ser sólido.
    • A parte superior: é normal encontrar galhos mortos na parte inferior da árvore, porque eles não receberam sol o suficiente. No entanto, a presença de galhos mortos no topo indica que a árvore está morrendo. Você deve evitar árvores que tenham muitos galhos mortos, principalmente se estiverem perto do topo.


  4. Instale os cabos de extensão. Nas etapas a seguir, você aprenderá a técnica de cordas duplas, mais segura e fácil para iniciantes. Este método é usado principalmente para carvalhos, choupos, bordos e pinheiros, ou seja, para árvores que atingem mais de 30 metros de altura.
    • Jogue a corda no galho sólido que você escolheu. Você pode fazer isso amarrando a corda de arremesso a um peso ou puxando-a com uma tipóia especial.
    • Coloque o protetor de galho na corda.
    • Anexe a corda estática à corda de arremesso. Puxe a outra extremidade da corda para trazê-la para o galho. O protetor de ramificação deve estar na ramificação.


  5. Prenda os dois lados da corda. Faça uma série de nós nas extremidades da corda com um nó de Blake no nó principal. O nó de Blake deve estar solto quando você remover o peso da corda e segurá-lo no lugar quando parar de se mover.
    • Amarre um nó duplo de pescador no mosquetão.
    • atenção Se você não é treinado para fazer esse tipo de nó, não é hora de experimentá-lo pela primeira vez. Peça a um alpinista confirmado que faça isso por você.


  6. Coloque o cinto, o capacete e prenda-o ao sistema de cordas. Verifique se o arnês está bem preso e apertado. Quando o arnês estiver no lugar, conecte-se ao sistema de cabos com nós sólidos.


  7. Adicione ajuda para seus pés. Se você tiver força suficiente na parte superior do corpo, poderá subir na árvore apenas ajudando-o com os braços. A maioria dos escaladores também usa uma corda Prusik ou um auxílio para os pés. A corda Prusik está presa à corda principal e permite uma melhor aderência aos seus pés. Ao subir, deslize a corda de Prusik para mais alto.


  8. Suba no galho. Como regra geral, você escalará a corda usando a árvore para guiá-lo ou apoiá-lo de tempos em tempos. Quando se sentir cansado, simplesmente descanse os pés no tronco e continue quando se sentir melhor.


  9. Suba mais alto (opcional). Se você não se sentir pronto para cair e quiser um pequeno desafio, pode se proteger no galho para se preparar para subir mais alto. Para fazer isso, você precisará reinstalar as cordas nos galhos superiores. Esta etapa não é recomendada para escaladores iniciantes.


  10. Comece a descer. Este é o passo mais simples: basta pegar o nó principal (nó de Blake) e puxá-lo suavemente. Não vá rápido demais! Uma descida segura é uma descida suave.
    • Muitos alpinistas experientes geralmente colocam nós de segurança em suas cordas para evitar descer muito rápido. Lembre-se, no entanto, que se você soltar a corda, irá parar. O nó de Blake impede você de cair.


  11. Aprenda a técnica da corda sozinho. Quando tiver mais experiência, você pode tentar esta técnica. Não é difícil entender o que é: em vez de pegar os dois lados da corda, você sobe de um lado enquanto fixa o outro lado no galho ou na base da árvore. Você precisará de um dispositivo de subida e descida para mover a lateral da corda.
    • É mais fácil usar as pernas dessa maneira, o que torna essa técnica menos cansativa.