Como curar um hematoma

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 4 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como tirar hematomas do corpo? - O que fazer e como tratar Contusão
Vídeo: Como tirar hematomas do corpo? - O que fazer e como tratar Contusão

Contente

Neste artigo: Trate-se de um hematomaConsulte um médico14 Referências

Um hematoma é um depósito de sangue que escapou de um vaso sanguíneo ou veia danificada. Ao contrário de outros tipos de hematomas, os hematomas geralmente são acompanhados de inchaço significativo. A gravidade dessa condição é muito mais dependente de sua localização na pele, e alguns hematomas podem exigir intervenção médica ou levar algum tempo para cicatrizar. Essa condição pode aparecer na cabeça ou perto dos órgãos internos e você deve ser examinado imediatamente por um médico. Não trate esses casos de hematoma em casa. No entanto, se eles aparecerem sob a pele (chamados hematomas subcutâneos), você poderá tratá-los em casa depois de consultar um profissional de saúde.


estágios

Método 1 de 3: Trate você mesmo um hematoma



  1. Pratique a técnica RGCE (repouso, cubos de gelo, compressão e elevação). Você pode usar essas etapas diferentes para tratar o hematoma nos braços e pernas e deve fazê-lo regularmente para obter melhores resultados.
    • Para facilitar sua cura, tente praticar esse método assim que um hematoma aparecer.


  2. Deixe a parte afetada descansar. Não deixe de descansar a área afetada nas primeiras 24, 48 e 72 horas após o aparecimento do blues. Isso evitará mais sangramentos e facilitará a cura e a recuperação.
    • Alguns médicos recomendam descansar membros inferiores, como a perna, por pelo menos 48 horas. A duração do período de descanso também depende da extensão do hematoma.



  3. Aplique frio a cada 20 minutos nas primeiras 48 horas. Aplique uma bolsa de gelo ou faça uma massagem no membro afetado. Isso ajudará a reduzir a dor e o inchaço.
    • Para realizar a massagem no gelo, congele um copo cheio de água. Segure o copo e cubra a área afetada com uma toalha de papel ou pano e coloque no gelo.
    • Nunca aplique gelo ou um bloco de gelo diretamente sobre a pele, pois isso pode aumentar o risco de queimadura térmica ou congelamento.
    • Após as primeiras 48 horas, você pode usar uma fonte de calor, como uma almofada de aquecimento ou um pano muito quente, para permitir a reabsorção do sangue preso sob a pele. Faça isso duas ou três vezes ao dia.


  4. Aperte todos os lados do membro afetado para reduzir o inchaço. Use uma cinta de compressão ou bandagem elástica no hematoma até o inchaço diminuir. Esses materiais podem ser adquiridos em uma loja ou farmácia local.
    • Você deve deixar o curativo de compressão por pelo menos dois a sete dias. Coloque-o bem e não aperte demais para impedir a circulação sanguínea no membro afetado.
    • Um aperto excessivo da bandagem de compressão pode não apenas interromper a circulação, mas também provocar uma dor latejante na área afetada ou causar uma alteração na cor da pele que pode se tornar mais arroxeada ou esbranquiçada.



  5. Levante a área afetada. Isso ajudará a reduzir a dor e o inchaço. Eleve a área afetada acima do nível do coração com uma cadeira ou uma pilha de travesseiros.


  6. Tome medicamentos sem receita ou anti-inflamatórios. Isso ajudará a reduzir o inchaço e a dor durante o processo de cicatrização.
    • O ibuprofeno (Advil, Motrin) é um analgésico muito eficaz, mas também um anti-inflamatório. Siga a dose recomendada na embalagem e não tome mais do que dois comprimidos de cada vez. Repita esta dosagem em intervalos de quatro a seis horas.
    • Naproxeno de sódio (Aleve) é outro anti-inflamatório que você pode tomar a cada 12 horas quando necessário para aliviar a dor e a inflamação.
    • O acetaminofeno (Tylenol) é um excelente comprimido analgésico que pode ser usado para minimizar qualquer desconforto ou dor.
    • Se você tiver distúrbios hemorrágicos, evite tomar anti-inflamatórios não esteróides, incluindo aspirina, pois esses produtos podem interferir nas plaquetas sanguíneas e prolongar o tempo de sangramento.


  7. Aguarde alguns meses para ver o hematoma desaparecer. Se você tem um hematoma no braço, perna ou mão, deve ser cuidadoso com o tratamento em casa e ser paciente, porque o sangue preso está tentando ser reabsorvido em seu corpo. Depois de alguns meses, o blues deve desaparecer por conta própria e a dor deve diminuir.

Método 2 Consulte um médico



  1. Vá para o hospital mais próximo se você tiver um hematoma craniano ou órgãos internos. Qualquer lesão que apareça em uma área que não seja o braço ou a perna deve ser examinada imediatamente por um profissional, pois pode ser um hematoma interno.
    • A hemorragia subdural aguda ou peridural próxima ao cérebro pode se desenvolver em minutos ou horas. Ambos os tipos de hemorragia ocorrem no cérebro, ocorrem durante o trauma e requerem exame imediato. Se não forem tratados rapidamente, pode levar a graves danos cerebrais ou até a morte. Hemorragias sub-durais são frequentemente acompanhadas por dores de cabeça violentas que parecem trovoadas.
    • Você também pode desenvolver hemorragia subdural crônica. Esse tipo de sangramento pode demorar vários dias ou semanas e você pode não notar nenhum sintoma antes que o hematoma apareça. É por isso que você precisa ser examinado por um médico para descartar complicações graves.


  2. Vá ao centro médico mais próximo se a pele estiver arranhada no hematoma. Se a pele estiver arranhada no hematoma, você corre o risco de uma infecção na pele. O seu médico precisará examinar sua condição e decidir se é melhor drenar o sangue do hematoma ou não.
    • Se novos blues aparecerem aleatoriamente na sua pele, isso pode indicar outra patologia. O seu médico deve examiná-los para determinar o que pode causar esse início repentino.


  3. Consulte o seu médico se seus sintomas não melhorarem após duas semanas. Se sua condição não melhorar apesar do tratamento em casa após duas semanas, consulte seu médico. O inchaço e a dor devem diminuir após duas semanas de bons cuidados em casa. O seu médico examinará sua condição para verificar se você tem outras condições que podem retardar o processo de cicatrização.