Como identificar os sintomas da icterícia

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Como identificar os sintomas da icterícia - Conhecimento
Como identificar os sintomas da icterícia - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Observe a pele quanto a sinais de icterícia Procure outros sinais de icteríciaVerifique a icterícia em animais de estimação

A icterícia é uma condição causada pelo aumento da circulação de bilirrubina no sangue, que geralmente dá uma tez amarela à pele ou à parte branca dos olhos. A bilirrubina é um pigmento amarelo normalmente encontrado nos glóbulos vermelhos quando a hemoglobina é usada (ou seja, ela traz oxigênio para o corpo através do sangue). Seu fígado ajuda o corpo a se livrar da bilirrubina através das fezes e da urina. Os recém-nascidos podem desenvolver icterícia dentro de dois a quatro dias após o nascimento, quando o fígado entra em funcionamento e bebês prematuros podem desenvolvê-la várias semanas depois. Adultos e animais de estimação também podem desenvolver icterícia devido a disfunção hepática ou aumento da quebra celular. Você pode obter uma cura mais rápida reconhecendo rapidamente os sintomas da icterícia.


estágios

Método 1 de 3: Observe a pele quanto a sinais de icterícia



  1. Observe a descoloração amarela da pele e dos olhos. Se você tiver icterícia, notará uma descoloração amarela da parte branca dos olhos e da pele. Essa tez amarela pode começar no rosto antes de se espalhar gradualmente para outras partes do corpo.
    • Leve um espelho para uma sala bem iluminada e com muita luz natural. Sempre use luz natural sempre que possível, pois lâmpadas e abajures podem manchar a luz.
    • Aplique delicadamente pressão na testa ou no nariz. Observe a cor da pele ao liberar a pressão. Se você perceber um tom de amarelo ao soltar o dedo, poderá ter icterícia.
    • Para verificar se um bebê tem icterícia, pressione suavemente a testa ou o nariz por um segundo e solte. A pele saudável ficará mais brilhante por alguns segundos antes de retornar ao normal, enquanto a pele que sofre de icterícia terá um tom levemente amarelo.
    • Você também pode observar as gengivas do bebê na boca, as solas dos pés ou as palmas das mãos para verificar se há icterícia.
    • A icterícia no bebê progride da cabeça aos pés.
    • Se você tem uma pele mais escura ou não tem certeza se está olhando para um tom amarelo, olhe para o branco dos seus olhos. Se eles tiverem um tom amarelo, você pode ter icterícia.



  2. Observe um aumento na coceira. A icterícia pode causar coceira intensa na pele devido ao acúmulo de toxinas nos vasos sanguíneos durante a decomposição da bílis à qual a bilirrubina se liga no fígado.
    • O prurido pode estar relacionado a uma oclusão subjacente do ducto biliar ou cirrose. Os ductos biliares trazem a bile do fígado para a vesícula biliar e podem ser bloqueados por pedras. A cirrose é um distúrbio que ocorre quando o fígado está tão danificado que o tecido normal do fígado saudável é substituído por um tecido cicatrizado causado por hepatite, alcoolismo e outros distúrbios hepáticos.


  3. Observe a presença de vasos sanguíneos da teia de aranha sob a pele. Chamada de angiomas estelares, sua pele pode desenvolver essas pequenas marcas porque o processo subjacente que causa icterícia também provavelmente aumentará o fluxo sanguíneo para os vasos sanguíneos. Isso os torna mais visíveis na superfície da pele.
    • Os angiomas estelares não são o resultado direto da icterícia, mas aparecem ao mesmo tempo.
    • Esses vasos sanguíneos ficam brancos quando você os pressiona e aparecem com mais freqüência na parte superior do corpo, incluindo o tronco, braços, mãos, pescoço e rosto.



  4. Verifique se há hemorragias sob a pele. Pequenos pontos vermelhos ou roxos podem aparecer sob a pele, indicando sangramento. Isso acontece porque os danos no fígado causam a formação de coágulos sanguíneos, porque o fígado normalmente produz substâncias que ajudam a coagular o sangue. Aumentar a eficiência da decomposição de glóbulos vermelhos e da criação de sangue no corpo também pode tornar as hemorragias mais frequentes.


  5. Observe a presença de hemorragias e hematomas mais frequentes. Se você tem icterícia, pode notar que costuma ter hematomas com mais frequência do que o habitual. Você também pode perceber que, se você se cortar, o sangue leva mais tempo para coagular.
    • Esse sintoma também está relacionado a danos no fígado que não podem mais produzir as substâncias que ajudam o sangue a coagular.

Método 2 Procure outros sinais de icterícia



  1. Observe a cor do seu banco. Suas fezes podem mudar de cor e ficar muito pálidas se você tiver icterícia. Essa alteração ocorre porque, quando você tem icterícia, pode haver uma oclusão de canais, o que causa uma diminuição da bilirrubina nas fezes, sendo a maior parte delas rejeitada pela urina.
    • A maior parte da bilirrubina é geralmente excretada pela urina.
    • Se a mordida for grave, seus movimentos intestinais podem até ser cinzentos.
    • Suas fezes podem conter sangue ou ficar preto se você tiver hemorragias causadas por doença hepática.


  2. Observe a frequência e a cor da sua urina. A bilirrubina também é normalmente excretada pela urina, no entanto, em quantidades menores do que nas fezes. Quando você tem icterícia, sua urina fica mais escura devido à alta concentração de bilirrubina que ela contém.
    • Você também pode notar que urina menos cada vez que vai ao banheiro. Certifique-se de registrar com que frequência você usa o banheiro, a quantidade de urina produzida e a cor dessa urina para informar o seu médico.
    • Podem ocorrer alterações na urina antes das alterações na pele, portanto, não se esqueça de informar o médico assim que houver alterações na cor da sua urina.
    • A lurina dos recém-nascidos deve ser clara. Se o seu bebê tiver icterícia, você pode esperar ver uma urina amarela escura.


  3. Palpe seu abdômen para ver se está inchado. Se você tem icterícia, seu fígado e baço podem inchar, o que inchará seu abdômen. Além disso, doenças hepáticas podem causar retenção de líquidos no abdômen.
    • Um inchaço do labdomen geralmente é um sinal tardio de uma doença que causa icterícia e não é causada por icterícia em si mesma.
    • Você também pode sentir dor abdominal, pois a doença subjacente pode causar infecção ou inflamação do fígado.


  4. Observe a presença de tornozelos, pés ou pernas inchados. A doença que causa icterícia também pode inchar seus tornozelos, pés e pernas.
    • O fígado ajuda a excretar a bilirrubina na urina e, quando não está funcionando adequadamente ou quando há pressão excessiva no fluxo sanguíneo para o fígado, os líquidos se acumulam em diferentes partes do corpo, causando inchaço.


  5. Verifique sua temperatura para ver se está com febre. A icterícia pode causar febre de 38 ° C ou mais.
    • A febre pode ser o resultado de uma infecção subjacente (por exemplo, hepatite) ou oclusão do ducto biliar.


  6. Siga o comportamento do bebê. Seu bebê pode ter outros sintomas, como choro agudo e penetrante, incapacidade de se confortar, recusa em sal, sonolência ou dificuldade em acordar.
    • Se você sair do hospital com seu bebê menos de 72 horas após o parto, marque uma consulta de acompanhamento com seu médico dentro de dois dias para verificar se seu bebê está com icterícia.
    • A icterícia grave em bebês deixados sem tratamento pode levar a danos cerebrais irreparáveis.


  7. Faça um teste de bilirrubina para icterícia. A maneira mais precisa de saber se você ou seu bebê tem icterícia é fazer um exame de sangue para verificar a bilirrubina. Se esse nível for alto, seu médico poderá realizar outros testes para determinar a causa da icterícia, para encontrar complicações ou para ver como o fígado funciona.
    • Os bebês também podem fazer um teste chamado medição transcutânea da bilirrubina. Uma sonda especial é colocada contra a pele do bebê e mede o reflexo de uma luz especial para ver qual parte da luz é absorvida e qual parte é refletida. Isso permite que o médico calcule a quantidade de bilirrubina presente.


  8. Observe outros sinais de doença hepática grave. Alguns desses sintomas incluem perda de peso, náusea, vômito e sangue no vômito.

Método 3 Verifique se há icterícia no seu animal de estimação



  1. Assista a pele do seu gato ou cachorro. Embora possa ser mais difícil ver em algumas raças, todos os cães e gatos podem ter pele amarela por causa da icterícia.
    • Verifique as gengivas, a parte branca dos olhos, a base das orelhas, as narinas, as mulheres labiais e os órgãos genitais, pois a icterícia será mais facilmente observável nessas áreas.
    • Se você acha que seu animal tem icterícia, leve-o imediatamente ao veterinário. Se ele tem icterícia, ele sofre de uma doença subjacente, como hepatite ou um problema no fígado, que requer tratamento veterinário, caso contrário a doença pode ser fatal.


  2. Observe sua urina e excrementos. Como nos seres humanos, a urina do seu animal de estimação pode ser mais escura devido ao aumento nos níveis de bilirrubina que ele contém. Ao contrário dos humanos, seus excrementos podem ser mais escuros ou ter um tom laranja.
    • Seu animal de estimação pode urinar com mais frequência do que o habitual.


  3. Cuidado com os hábitos alimentares do seu animal de estimação. Os animais que sofrem de icterícia podem sentir muita sede, mas não têm apetite e sofrem de perda de peso enquanto apresentam inchaço no abdômen. Estes são sintomas que coincidem com a icterícia e indicam uma causa subjacente.


  4. Observe o comportamento do animal. Como nos seres humanos, seu companheiro pode se sentir letárgico e com problemas para respirar, também por causa da doença subjacente.