Como tocar blues em 12 compassos

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 16 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
🔥Como tocar BLUES - Harmonia, Ritmo e solo - Aula de violão COMPLETA - Blues 12 compassos
Vídeo: 🔥Como tocar BLUES - Harmonia, Ritmo e solo - Aula de violão COMPLETA - Blues 12 compassos

Contente

Neste artigo: Aprenda a progressão do blues em 12 compassos (riffs e solos).

O blues de 12 barras é uma das progressões harmônicas mais usadas em muitas partes do mundo. A maioria dos músicos sabe tocar blues em 12 bares, o que lhes permite tocar faça um boi (toque sem repetir) com outras pessoas a qualquer momento, sabendo onde elas estão na peça e para onde estão indo.

Mesmo que não seja absolutamente necessário, seria bom você ter algumas noções básicas de música.


estágios

Parte 1 Aprenda a progressão do blues em 12 etapas

  1. Concentre-se em um tom. Para começar e se familiarizar com a progressão, toque sempre no mesmo tom. O blues em 12 barras é uma estrutura harmônica única. Depois de dominá-lo bem em um tom, você pode transpor mais facilmente para outros. Ao tocar violão, o mais sábio (e o mais simples) é começar com o tom do MI. Você mudará para os outros tons mais tarde. O blues em 12 compassos é composto por 3 acordes. O primeiro grau (I), o quarto (IV) e o quinto grau (V). Ao jogar em MI, você usará o Contrato de IM, o Contrato de LA e o Contrato de SI.
    • Os algarismos romanos podem ser desconcertantes, na verdade correspondem a certas notas da escala maior. O I é a primeira nota do intervalo, a quarta IV e a quinta V ... quinta, você adivinhou, bravo! A quarta nota da faixa MI é uma o e o quinto é um se.
    • Antes de continuar, você deve se familiarizar com as escalas do seu violão.



  2. Pegue um metrônomo. Se o cachorro é o melhor amigo do homem, o metrônomo é o melhor amigo do músico. Defina-o para um compasso 4/4 (4 compassos por compasso) e uma velocidade razoável. O blues em 12 compassos é tocado em 4 tempos. Devemos contar 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4 ... Ouça uma música conhecida e conte os tempos, você verá que a maioria das músicas é escrita com medidas de 4 tempos.
    • O metrônomo é um acessório muito importante na vida de um músico, porque permite que ele acompanhe o andamento regularmente e se acostume a ficar capaz.
    • O espaço que contém os tempos (4 tempos, mas também 3 tempos, 2 tempos ...) é chamado de um (ou mais) medida.
    • Para iniciantes, você deve definir a velocidade do metrônomo para 60 bpm (bpm = batimentos por minuto).



  3. Jogue o contrato de MI. Toque o primeiro acorde da progressão durante 4 compassos (4 vezes 4 compassos desde que você jogou em 4/4, existem 4 compassos em cada barra). Ao tocar no MI, você tocará o acorde do MI por 4 compassos (16 batidas).
    • Quando estiver confortável, você pode trazer ainda mais cores bluesy para a música tocando 7 acordes. O acordo secretará o MI7 (ou E7 em notação internacional).


  4. Jogue o seguinte contrato. Depois de tocar o acorde MI por 4 compassos, agora toque o acorde LA por 2 compassos (8 batidas). Você pode fazer isso por tachado. Você não conhece os acordes cruzados? Confira este artigo do . Em seguida, retorne ao contrato de MI para 2 medições.


  5. Jogue o quinto grau. Depois de tocar o acorde de barras do MI 2, toque o acorde SI (V), mas apenas um compasso (4 batidas). Seu blues começa a tomar forma e você se aproxima do final do ciclo!


  6. Continuar. Não, não acabou, mas quase ... Após o acorde SI, toque o acorde LA (IV) durante um compasso (4 batidas) e, em seguida, acorde um MI e mova o acorde SI. Bravo! Você acabou de tocar blues em 12 bares. A progressão é assim: MI - MI - MI - MI - LA - LA - MI - MI - SI - LA - MI - SI. Repita a mesma coisa desde o início.


  7. Não pare! Uma vez concluído o ciclo, você começa do início, em um loop, sem parar ... Pode levar horas! Exercite-se sem parar entre o último acorde SI e o primeiro acorde MI do próximo ciclo. Você deve ser fluido e não interromper o andamento. Quanto mais você treina, mais natural e fácil se torna. Lembre-se de acordes para tocar e repetir o ciclo até que você possa produzi-lo sem nem pensar. Lembre-se: o blues em 12 compassos é composto por 3 acordes, 1º grau (I), 4º (IV) e 5º (V).
    • Se, por exemplo, você tocar blues em LA, tocará acordes de LA, RE e MI.


  8. Coloque um pouco sentimento. Na música moderna, os ritmos são geralmente binário, em 4 tempos. Cada tempo pode ser dividido em 2: 1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 ... Quando você toca blues, você se aproxima de um ritmo chamado embaralhar. Esse ritmo é ternário. Isso significa que cada vez que é dividido em 3, a maneira de jogar é seriamente afetada e produz uma sensação distinta. Contagem: 1 e 2 e e 3 e 4 e e 1 e 2 ... você jogará no 1 e no 2 e então o 2º e o 2º e então o 3º e o 2º e então os 4 ...
    • Para ver o efeito, ouça gravações antigas de Muddy Waters ou B.B. King. Você ouve como a música gira ?

Parte 2 Tocando Riffs e Solos



  1. Jogue o fundamental. Para começar, toque a nota que corresponde a cada acorde do ciclo de blues. Você pode transformar a peça tocando coisas diferentes das dos acordes básicos que acabamos de ver. No início, será mais fácil fazer isso, começando com a execução do fundamental (1ª nota do contrato) do contrato em que você está. Se você concorda com o MI, vai jogar uma mi. Se você está em um acordo em Los Angeles, vai jogar um o... Isso servirá de base para você improvisar mais livremente.
    • Agora, explicaremos como fazer um riff no tom do MI, que é um ótimo exemplo do que você pode fazer em um blues padrão. Se você sentir, é claro que pode tocar outras notas e improvisar para o conteúdo do seu coração!


  2. Jogue o contrato de MI. Você começará o ciclo de blues aqui da mesma maneira que fez antes. Inicie seu metrônomo (não, não através da janela!) E conte no modo ternário. 1 e 2 e e ... enquanto toca o acorde do MI.


  3. Use seu dedo anelar. Coloque o anel para baixo 2 caixas para baixo (na corda mais grossa, mi grave) produzir uma F # e jogue o contrato duas vezes rapidamente. Toque estes 2 acordes na 2ª batida quando contar 2 e o segundo e na medida ternária. Cuidado para segurar o indicador na corda, para que você possa retornar rapidamente ao acorde MI original depois de tocar o F # com o anel. Você usará uma nota alternativa na metade da medida.


  4. Continuar. Alterne dessa maneira durante as primeiras 4 medições de IM que iniciam o ciclo de blues de 12 compassos. Você alternará MI e MI com F # para cada medição. Portanto, você deve obter um resultado parecido com este: MI e MI F # e F # MI e MI F # e F # MI ... (sem jogar em e).
    • Ao fazer isso, você não deve alterar o número de batidas ou o número de etapas que você normalmente executa para pedalar.


  5. Vá para o acordo de LA. Quando as 4 medições de IM estiverem concluídas, continue com as 2 medições de LA. Ao tocar o acorde de LA, você usará o dedo anelar e o indicador da mesma maneira que tocou o acorde do MI.


  6. Alterne seus dedos. Quando você estiver no acorde de LA, use o dedo anelar como antes, desta vez produzindo um se. Conte da mesma maneira que para o contrato de LA, em nível ternário, mas desta vez, não esqueça que você ficará apenas 2 barras (8 batidas) no contrato de LA.


  7. Volte para o MI. Continue da mesma maneira, respeitando a duração do ciclo original de 12 medições de blues. Você se lembra? Mi - MI - MI - MI - LA - LA - MI - MI - SI - LA - MI - SI.


  8. Continue o ciclo. Depois de voltar ao contrato de MI após o acordo de LA, você agora passará para o contrato de SI. Está tudo bem? Você segue? Respire calmamente ... Você pode obter um acorde SI movendo o dedo anelar uma corda para cima e 2 caixas para baixo. Proceda da mesma maneira que o movimento feito anteriormente.
    • Se possível, use o dedo do meio para acessar a quarta caixa. Isso facilitará a sua continuação.


  9. Use lauriculaire (dedo mínimo). Coloque lauriculaire no sexto quadrado do acorde se. Quando você estava no MI e LA, você moveu um dedo 2 espaços. Para tocar o acorde SI, use dois dedos, você poderá obter o efeito desejado, mas precisará mover o dedo mindinho para que ele atinja a 6ª caixa.


  10. Faça isso durante as últimas 3 medições. Agora, você não tocará o F # alternativa, mas toque os acordes alternativos de LA e SI. Você irá para o IM, reproduzindo o que fez no início e, em seguida, o contrato de LA e, finalmente, o contrato final de IS. Esta suíte alternativa permite reproduzir o ciclo de 12 etapas substituindo acordes básicos.Você deve sempre usar a 1ª nota (fundamental), pois está em harmonia com a melodia e a estrutura do blues.


  11. Use a técnica de mudo de palma. Agora que o blues em 12 etapas não tem mais segredos para você, você pode ir além, incorporando a técnica do mudo de palma, escalas pentatônicas e variando o ritmo na 2ª parte de cada medida para oferecer um estilo de jogo único. Para silenciar a palma da mão, você deve sufocar o som das cordas cortando suavemente a mão direita (se você for destro) nas cordas enquanto estiver tocando. Isso acentua a coloração bluesy da peça, tornando-a mais suave e percussiva. Ao tocar blues, é claro que você deve usar a faixa de blues, que é uma escala pentatônica menor. Você fará solos incríveis. Isso foi adicionado a embaralhar que você expressa enquanto toca no ternário, torna a peça mais comovente e tocante. Agora você tem em suas mãos (ou dedos) as armas essenciais para tocar o blues. Perseverar, você vai chegar lá!



  • Uma guitarra (ou outro instrumento)
  • Um metrônomo (opcional)
  • Um músico para acompanhá-lo (opcional)