Como magnetizar o metal

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO IMANTAR CUALQUIER METAL - HACER UN IMAN
Vídeo: COMO IMANTAR CUALQUIER METAL - HACER UN IMAN

Contente

Neste artigo: Esfregue o metal com um ímã forte Deslize o metal com um marteloFaça um eletroímã13 Referências

O magnetismo ocorre quando as partículas positivas e negativas de um objeto são alinhadas de uma maneira específica, o que cria uma repulsa ou atração em comparação com as partículas vizinhas. Desde que o metal tenha um pouco de ferro, você pode magnetizá-lo usando outro metal magnético ou eletroímã. Embora seja necessário usar um ímã poderoso para magnetizar outro metal, o produto do magnetismo provavelmente não será muito poderoso: ele será usado apenas para pegar um clipe de papel ou um parafuso. A força do ímã depende do seu teor de ferro.


estágios

Método 1 de 3: Esfregue o metal com um ímã forte



  1. Reúna os materiais necessários. Para magnetizar um metal com esse método, basta um ímã forte e um pedaço de metal contendo ferro. Você não poderá magnetizar metais que não contêm ferro.
    • Você pode comprar um imã poderoso, como o neodímio, na Internet.


  2. Identifique o Polo Norte do ímã. Todos os ímãs têm dois pólos, norte e sul. O primeiro representa o lado negativo, enquanto o segundo é o lado positivo. Alguns ímãs têm etiquetas que indicam os pólos.
    • Se o ímã não estiver rotulado, você poderá usar um modelo de ponteiro magnético. É um ímã no qual os pólos estão marcados. Coloque o ponteiro perto do ímã e veja o lado que gruda. Os lados opostos se atraem e, por esse motivo, se o ímã adere ao Polo Sul do ímã de identificação, significa que é o Polo Norte.



  3. Esfregue o Pólo Norte do meio do metal no final. Passe o ímã pressionando-o firmemente ao longo do pedaço de metal. Esse atrito alinhará os átomos de ferro em uma direção. Esfregar o metal várias vezes dará aos átomos mais oportunidades para se alinharem.
    • Bata novamente no lado negativo pelo menos 10 vezes. Dez golpes são suficientes para começar. Você pode fazer mais ou menos fotos, desde que o metal funcione como um ímã, de acordo com suas preferências.


  4. Teste o magnetismo. Bata no metal contra uma pilha de clipes de papel ou tente colá-lo na geladeira. Se os clipes se agarrarem ou permanecerem na geladeira, significa que o metal foi suficientemente magnetizado.Caso contrário, continue esfregando o ímã na mesma direção ao longo do metal.
    • Se você planeja magnetizar uma chave de fenda, coloque-a ao lado de um parafuso para ver se é necessário.



  5. Continue esfregando o ímã contra o objeto para aumentar o magnetismo. Sempre esfregue na mesma direção. Após dez massagens, verifique o magnetismo novamente. Repita o procedimento até que o ímã seja forte o suficiente para levantar os clipes de papel. Se você esfregar na direção oposta ao Pólo Norte, desmagnetizará o metal.
    • Se o metal ainda não retém magnetismo, significa que provavelmente não contém muito ferro. Use esse método novamente com um metal com alto teor de ferro.

Método 2 de 3: Bata no metal com um martelo



  1. Reúna os materiais necessários. Para magnetizar um metal usando um martelo, você precisará de uma bússola, um martelo e um pedaço de metal contendo ferro. Você pode comprar esses itens em uma loja de ferragens local.
    • É improvável que uma liga metálica que não contenha ferro seja magnética. Com este método, você não pode magnetizar ouro puro, prata, cobre, etc.


  2. Identifique o norte com a bússola. Esta ferramenta é eficaz por causa dos pólos magnéticos da Terra. Há uma pequena agulha magnética dentro da bússola que sempre aponta para o norte por causa dos pólos. Coloque a ferramenta sobre uma mesa e deixe a agulha mover até parar. A direção em que será apontado é o norte.


  3. Coloque o pedaço de metal voltado para o norte. Coloque-o em uma mesa e oriente-o na mesma direção que a agulha da bússola (norte). O pedaço de metal deve ser colocado na direção norte, para que os átomos de ferro se alinhem ao pólo magnético da Terra.
    • Prenda o pedaço de metal à mesa com fita ou um sistema de fixação (como um torno ou grampo).


  4. Bata na ponta do metal com o martelo. Bata na extremidade inferior (a extremidade apontando para o sul) do metal com o martelo, certificando-se de que ele é mantido no lugar. Bater no metal permite que os átomos de ferro se movam e se alinhem na direção do campo magnético da Terra.
    • Bata na ponta algumas vezes para aumentar o magnetismo do metal.


  5. Teste o magnetismo do metal. Coloque-o em alguns clipes de papel e veja se eles aderem a ele. Se isso acontecer, significa que o metal foi magnetizado. Caso contrário, pressione-o várias vezes.
    • Se você acha que esse método não funciona, é possível que a quantidade de ferro presente no pedaço de metal seja muito pequena. Tente isso com outra peça que contenha mais ferro.

Método 3 de 3: Criando um eletroímã



  1. Reúna os materiais necessários. Para criar um eletroímã, você precisará de um fio de cobre isolado, um pedaço de metal contendo ferro, uma bateria de 12 volts (ou outra fonte de energia CC), um descascador de fios ou um cortador e uma fita isolante.
    • O fio de cobre isolado deve ser fino o suficiente para envolver facilmente o metal e longo o suficiente para enrolar várias vezes.
    • Verifique se o metal não está magnetizado antes de começar.
    • Você também pode usar uma fonte de energia CA, embora isso não seja recomendado devido à sua alta tensão e ao potencial de eletrocussão.


  2. Enrole o fio isolado ao redor do pedaço de metal. Pegue o fio deixando um pedaço de 2,5 cm e enrole-o algumas vezes. Quanto mais o envolver, mais forte será o ímã. Deixe um pedaço do outro lado da linha.
    • Nesse ponto, você deve ter dois fios pendurados nas duas extremidades do metal, o fio sendo bem enrolado em torno dele.


  3. Tira as extremidades do fio de cobre. Remova pelo menos 6 mm a 1,5 cm de ambos os lados usando um descascador de fios. Você deve expor o cobre para que ele possa entrar em contato com a fonte de energia e fornecer eletricidade ao sistema.
    • Certifique-se de cortar o fio enquanto o tira.


  4. Conecte os fios à bateria. Pegue uma ponta nua do fio e enrole-o no terminal negativo da bateria. Use uma fita isolante e prenda-a no lugar, certificando-se de que a parte metálica do fio esteja tocando o terminal. Para o outro fio, enrole-o e prenda-o ao redor do terminal positivo da bateria.
    • O fio que está conectado a um determinado terminal não importa, desde que ambos estejam firmemente conectados aos terminais separadamente.


  5. Teste o magnetismo. Quando a bateria está conectada corretamente, ela fornece uma corrente elétrica que alinha os átomos de ferro criando pólos magnéticos. Isso torna o metal magnetizado. Toque nos clipes de papel com o metal para ver se ele pode levá-los.
    • Alguns metais permanecem magnetizados quando a bateria é removida, enquanto outros, como ferro macio, exigem corrente elétrica.