Como conduzir um estudo de viabilidade

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 23 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Estudo de viabilidade, como fazer e por quê?
Vídeo: Estudo de viabilidade, como fazer e por quê?

Contente

Neste artigo: Saiba como realizar um estudo de viabilidadeIniciar um estudo e uma análise de mercadoFazer análises técnicas e organizacionaisAnálise financeira de processosEncontrar um estudo de viabilidade28 Referências

Você tem uma idéia inovadora e revolucionária de colocar um produto no mercado? Seus congestionamentos à base de maçã podem ser tão populares com sua família e amigos que você pensa em torná-lo um negócio. Você pode criar uma cooperativa de babá, mas não sabe se a quantidade de solicitações em seu círculo é suficiente para garantir seu sucesso. Ou, você está trabalhando em um governo municipal em que foi solicitado que supervisionasse a construção de um novo parque, mas não sabe por onde começar e como fazê-lo. De qualquer forma, você ganhará com estudos de viabilidade. Simplificando, o estudo de viabilidade é um processo no qual você testa a viabilidade de um projeto: nesse estágio, você se pergunta se o projeto é lucrativo. Embora algumas das perguntas a serem respondidas dependam da natureza do projeto ou da ideia, outras são fundamentais e se aplicam a qualquer estudo de viabilidade.


estágios

Parte 1 Sabendo até que ponto realizar um estudo de viabilidade



  1. Faça as investigações preliminares. Pode parecer estranho ter que realizar estudos de viabilidade para garantir a viabilidade de um estudo de viabilidade. Além disso, o fato de realizar algumas pequenas pesquisas permitirá que você saiba se seria apropriado realizar investigações mais aprofundadas e relacionadas ao projeto em sua totalidade. Você aprenderá mais nas etapas a seguir.


  2. Pense em fazer uma escolha. A realização de um estudo de viabilidade completo e eficaz leva tempo e requer o consumo de uma grande quantidade de recursos financeiros. Você economizará tempo e dinheiro investindo apenas em projetos ou idéias que pareçam lucrativos.
    • Se você gostaria de fazer jam, por exemplo, identifique cuidadosamente outras medidas alternativas que pode tomar nesta aventura antes de decidir iniciar um estudo de viabilidade. Por exemplo, basta vender suas maçãs ao mercado.



  3. Comece avaliando a possível demanda pelo produto que você deseja vender. Seus entes queridos e amigos podem receber ótimas críticas sobre os doces que você costuma preparar e oferecer como presente, mas isso pode ser uma desvantagem, pois os consumidores não estão dispostos a gastar muito dinheiro regularmente. para um produto orgânico caseiro.
    • Antes de tomar a decisão de realizar um estudo de viabilidade abrangente e completo, você deve determinar razoavelmente que a necessidade ou demanda existe para o seu projeto. Se existir, você pode prosseguir para um estudo mais detalhado do projeto. Caso contrário, você terá que desistir e pensar em outro projeto.
    • Se você deseja vender seus produtos localmente, visite as mercearias e examine cuidadosamente as mercadorias. Se eles vendem produtos caseiros ou geléias orgânicas a preços ridículos ou até não têm nenhum em sua faixa, isso significa que o produto não é solicitado pela população. Da mesma forma, se pouquíssimos vendedores no mercado dos agricultores vendem geléia, isso pode ser devido ao fato de o produto realmente não interessar aos compradores.
    • Se você deseja vender produtos on-line, pode fazer pouca pesquisa sobre as palavras-chave do seu produto e prestar muita atenção aos primeiros resultados. Se parece que muitas pessoas estão obtendo bons números de vendas com a venda do produto, seria possível que haja uma quantidade significativa de demanda por seu produto. Você decidirá mais tarde se precisar confirmar.



  4. Avalie a competição. Pode haver uma alta taxa de demanda para o seu produto. No entanto, você também deve ter uma idéia da concorrência que enfrentará no mercado.
    • Por exemplo, mesmo que sua cidade possua um mercado de agricultores ativo, no qual existem dez fornecedores que vendem geléias caseiras e produtos congelados, você precisa saber se será capaz de competir ou oferecer a seus clientes (consumidores) um produto inovador e atraente.
    • Da mesma forma, se você deseja fazer uma venda on-line, precisa ter uma idéia do preço pelo qual seus concorrentes estão vendendo o mesmo produto no mercado ou se existe uma marca líder que domina o mercado. Você será capaz de ser competitivo? Comece a pensar em maneiras pelas quais você pode esperar um nicho especial.


  5. Avalie os desafios. Antes de iniciar o processo de conclusão do seu estudo de viabilidade, você deve garantir que não haja obstáculos intransponíveis.
    • Por exemplo, se você tem um animal de estimação entrando em sua casa o tempo todo, não poderá produzir alimentos para venda em casa. Você terá que produzir seus congestionamentos em outra estrutura.
    • Se você não conseguir atender a esses requisitos, obter o capital necessário ou envolver o produto adequadamente, pode ser uma boa ideia colocar essa ideia em segundo plano no momento.


  6. Saiba se você precisa usar os serviços de um consultor especialista. Se suas investigações iniciais forem satisfatórias e permitir que você conclua que o projeto pode ser rentável, seria melhor usar os serviços de um consultor para gerenciar e conduzir o estudo de viabilidade. Dependendo da natureza do projeto, talvez você também precise solicitar relatórios de profissionais como engenheiros (por exemplo, se você quiser investigar a viabilidade de um projeto com base em obras públicas).
    • Procure com cuidado o tipo de consultor que você precisa e suas taxas de consultoria. Você precisará economizar o suficiente para cobrir os custos da consultoria ou, se esses custos forem muito altos nesse estágio, desistir do estudo.
    • O relatório final do projeto deve ser o mais objetivo possível, portanto chame a atenção de todos que você pedir, para o fato de que você precisa de um resultado o mais confiável possível e, principalmente, de que não deseja que eles necessariamente diga o que você quer ouvir, mas sim o que é.


  7. Faça uma programação. A realização de um estudo de viabilidade pode ser um processo demorado e demorado. Se sua primeira análise provar que você tem um projeto bom e muito lucrativo, mas precisa fazer alguns estudos detalhados, verifique se o trabalho é realizado em tempo hábil.
    • Deseja que seu relatório chegue às mãos de potenciais investidores, seu chefe ou o conselho da cidade em uma determinada data? Em caso afirmativo, trabalhe para trás a partir da data de vencimento, definindo prazos rigorosos para a conclusão da fase individual do estudo.

Parte 2 Inicie um estudo e uma análise de mercado



  1. Aprenda sobre o mercado. Depois de garantir a viabilidade do seu projeto, você deve aprender o máximo possível sobre como o mercado atual funciona em relação ao seu produto ou serviço, se ele mudar e como você pode se adaptar facilmente a ele. Depois de ter feito suas primeiras investigações no mercado, você deve aprofundá-las agora.
    • Se você deseja vender seus atolamentos, deve se reunir e discutir com vendedores e comerciantes sobre suas fontes de suprimento e a rotatividade que eles fazem. Por exemplo, verifique se os vendedores no mercado dos agricultores estão dispostos a contar sobre a experiência deles. Eles estão vendendo uma atividade casual em tempo integral ou apenas um negócio paralelo?
    • Você pode segmentar várias lojas locais que estariam dispostas a vender produtos fabricados localmente. Você precisa saber quanto é a melhor venda ou se o volume de vendas de um determinado tipo de produto diminui ao longo de um período de um ano. Por exemplo, eles experimentam um aumento dramático nas vendas durante os feriados e uma queda em janeiro? Você deve garantir a evolução e consistência de suas vendas.


  2. Use as informações do Observatório de Compras Públicas (OEAP). Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre a demanda por seus produtos ou serviços analisando os resultados do censo econômico periódico do governo francês.
    • Os empresários são frequentemente questionados sobre suas vendas, o número de funcionários, as despesas feitas e os tipos de produtos.
    • Você pode pesquisar os resultados do mais recente censo econômico online e personalizar sua pesquisa para aprender o máximo possível sobre sua área de atividade, seu mercado e sua comunidade em particular.


  3. Faça pesquisas diretamente com as pessoas. A melhor maneira de obter boas informações sobre as necessidades do público-alvo ou os consumidores em potencial é entrevistá-los diretamente e fazer perguntas específicas.
    • Por exemplo, verifique se os clientes nos mercados dos agricultores estão dispostos a participar de suas consultas ou a serem entrevistados sobre seus hábitos de compra, bem como suas preferências. Você pode fazer isso em troca de uma amostra do seu produto.


  4. Lidere o estudo de mercado de várias maneiras. Em vez de entrevistar todas as pessoas diretamente, você pode simplesmente selecionar e conhecer as pessoas que provavelmente comprarão seus produtos ou para as quais seu projeto será benéfico, enviando-lhes questionários para serem preenchidos por correio. Se o fizer, certifique-se de anexar um envelope com a taxa de postagem pré-paga para que eles possam responder a você.
    • Dependendo do seu público, você pode obter melhores resultados fazendo suas pesquisas por telefone ou por. Você também pode entrar em contato com pessoas através de redes sociais como o Facebook e para uma pesquisa on-line.


  5. Planeje sua investigação cuidadosamente. Certifique-se (não importa qual método você escolher) considerar seriamente seu cliente em potencial, as necessidades das pessoas e seus desejos. Reserve um tempo para escrever as perguntas detalhadas e específicas necessárias para sua investigação.
    • Por exemplo, se você quiser vender seus doces, não deixe de mencionar para quem as pessoas compram o produto em sua casa (por exemplo, para crianças?).Pergunte sobre o seu aroma favorito e se eles também gostariam de experimentar novos sabores e quanto estarão dispostos a gastar para atrair.
    • Descubra também o que os atrai na marca que eles usam atualmente. É a cor, a consistência, a própria empresa que a cria, etc.?


  6. Analise as demandas da concorrência no mercado. Também é importante que você saiba quanto seus concorrentes principais compartilham e há quanto tempo eles estão nessa posição. Isso permitirá que você conheça sua capacidade de conquistar uma parcela significativa do mercado.
    • Por exemplo, se você descobrir que uma empresa local é líder no mercado de produção de compotas e se os resultados de suas entrevistas e pesquisas comprovarem que os consumidores são muito leais a essa marca, você deve abandonar este projeto e pensar em sua próxima idéia. .
    • Se você não tiver feito isso, use as informações do censo econômico mais recente.


  7. Identifique sua participação potencial no mercado. Depois de entender como seus concorrentes estão se adaptando ao mercado, você também saberá como se adaptar a ele. Você terá que apresentar os resultados do seu estudo de viabilidade com números e porcentagens tão precisos quanto possível e saber como se adaptar e evoluir no mercado ao longo do tempo.
    • Por exemplo, você é capaz de servir os 10% daqueles que querem comprar doces orgânicos? Quanto se encaixa em termos da quantidade de atolamento a ser produzido?

Parte 3 Executando análises técnicas e organizacionais



  1. Pense na localização do seu local de trabalho. Parte do seu estudo de viabilidade deve ser dedicada ao estudo da localização da empresa de votação.
    • Por exemplo, você precisará de um escritório para servir como sede para as várias operações ou projetos de sua empresa ou poderá se estabelecer em terras com propriedades específicas, por exemplo, se planeja relaxar seu pomar para o seu negócio
    • Certifique-se de ter acesso ao espaço e equipamento necessários e procure acordos de aluguel e todas as aprovações necessárias.


  2. Decida sobre a estrutura da sua empresa ou equipe. Se você não está sozinho na pilotagem do projeto, deve decidir que tipo de ajuda espera dos outros (voluntário ou pago). Você deve pensar seriamente nas seguintes perguntas.
    • Quais são as necessidades da sua equipe? Que qualificações você precisa para sua equipe? Existem pessoas qualificadas para contratar ou recrutar como voluntário? Como você acha que os requisitos de pessoal podem mudar durante a evolução da empresa ou do projeto?
    • Você precisará de um conselho de administração? Quais devem ser as suas qualificações? Quem estará nesta posição?


  3. Determine os tipos de materiais necessários. Este é o passo que você precisará listar e pesquisar cuidadosamente todos os materiais necessários em cada etapa do seu projeto.
    • De que matéria-prima você precisará? De onde eles devem vir? Por exemplo, você gostaria de cultivar todas as frutas de que precisa? Ou você vai comprar a granel de outro agricultor, especialmente entre os mortos? Quanto açúcar e pectina você precisa regularmente? Você será responsável por entregar os produtos aos seus atacadistas ou eles serão entregues em sua casa?
    • Se você estiver produzindo algo com a intenção de vender, também pense no material necessário para a embalagem e entrega de seus produtos. Além disso, não esqueça de incluir também material de escritório.


  4. Determine o custo dos materiais. Ao iniciar estudos orçamentários detalhados na próxima fase do seu estudo de viabilidade, anote os custos dos materiais necessários e verifique a disponibilidade.
    • Considere a possibilidade de fazer uma comparação de preços das matérias-primas necessárias de uma loja para outra ou se você será solicitado a comprar de um único atacadista.


  5. Selecione toda a tecnologia que você precisará. Você também deve pensar na possibilidade de usar novas tecnologias, pesquisar sua disponibilidade e analisar sua capacidade de aprender.
    • Por exemplo, mesmo se você não planeja abrir sua própria loja, mas deseja vender seus produtos on-line, precisará de um bom computador, uma boa webcam e talvez um software para gerenciar informações sobre seus produtos. seus pedidos, cobrança ou pagamentos.

Parte 4 Conduza a análise financeira



  1. Defina seu capital inicial. A parte mais importante do seu estudo de viabilidade é a conclusão do orçamento detalhado, que deve incluir os custos que você terá para gerenciar sua empresa ou projeto.
    • Por exemplo, que equipamento você precisará comprar ou alugar? Você precisará de espaço ou construção específica? Você vai precisar de equipamentos ou máquinas especiais? Determine exatamente quanto custará para comprar todos esses materiais.
    • Os custos iniciais são aqueles que você precisará enfrentar para iniciar a atividade, mas que não serão despesas regulares a serem feitas após a decolagem do projeto ou da empresa.


  2. Estime seu custo de operação. São todas as despesas regulares que você faz durante o dia para as necessidades da sua empresa. Isso inclui aluguel, materiais e salários pelos quais você reportará regularmente.


  3. Avalie suas previsões de receita. Compare as informações da sua pesquisa inicial com o preço atual dos produtos no mercado para determinar o preço dos seus serviços ou produtos. Inspirado não apenas pela porcentagem do mercado que você avaliou e que pode conquistar, mas também pelo custo de produção e pelo preço de venda que você definiu, você determinará o lucro projetado.
    • Você também deve incluir informações sobre como suas fontes de receita estão mudando ao longo do tempo. Para poder calcular, comece listando seus custos fixos (os valores fixos que você deve desembolsar regularmente em relação a aluguéis, salários, suprimentos e outros). Você pode calcular previsões conservadoras e audaciosas sobre a evolução de seus lucros.
    • O modelo conservador é baseado em um aumento razoável e um possível aumento em seus custos fixos, enquanto o modelo agressivo é muito mais otimista. Quanto você espera crescer se a demanda por seus produtos aumentar constantemente e seus custos operacionais forem relativamente estáveis?


  4. Avalie o resultado que você pode fazer em outros projetos. Você pode não pensar em vender bens e serviços, mas faz estudos de viabilidade para ver a viabilidade do projeto de obras públicas. Nesse caso, você não precisará se preocupar com receita financeira. Mas você deve avaliar o interesse geral do projeto e o bem que ele poderia fazer à comunidade.
    • Quantas pessoas se beneficiarão com seus serviços? E de que maneira? Você deve usar as informações de suas pesquisas para responder a essas perguntas.
    • Se, por exemplo, você estiver estudando a construção de um novo parque, primeiro será necessário perguntar aos moradores com que frequência eles visitam o parque, por que eles estão visitando e se pensam que poderão visitar o parque com mais regularidade se o parque for reconstruído ou se novo parque especial foi instalado. Você usará essas informações para avaliar o impacto que esse projeto terá a longo prazo na cidade.


  5. Identifique suas fontes de financiamento. Você deve saber como cobrir todas essas cobranças por meio desta operação. Resuma todas as suas fontes de financiamento e renda.
    • Por exemplo, você tem alguma economia que poderia retirar? Você precisaria de investidores? Se sim, você já os identificou? Você precisa recorrer a um empréstimo no banco? O projeto foi pré-aprovado?


  6. Aperte os números. A última etapa no aspecto financeiro do seu projeto é realizar uma análise de rentabilidade.
    • Subtraia todas as despesas listadas de sua receita para verificar se você conseguirá cobrir os custos de inicialização e operação e obter lucro. Você saberá se o lucro será alto o suficiente ou não.
    • Embora o objetivo do projeto não seja obter lucro financeiro, você deve, no entanto, restringir os números, considerando o tempo e o esforço necessários para alcançá-lo. Muitas pessoas serão beneficiadas a longo prazo com os benefícios do projeto para torná-lo interessante e lucrativo?

Parte 5 Finalize um estudo de viabilidade



  1. Compile todas as informações. Depois de concluir todas as etapas do estudo, você deve agora organizar seus resultados.
    • Agrupe informações de suas pesquisas, evidências obtidas pelos membros da sua equipe ou pelo consultor que você contratou, orçamento estimado etc.


  2. Primeiro, dê uma olhada nas suas previsões financeiras. O maior problema na maioria dos casos com a implementação de um projeto está relacionado ao financiamento. Analise com seriedade e honestidade quanto será sua margem de lucro esperada após a empresa ser estabelecida e determine a possibilidade de que essa margem seja satisfatória e segura.
    • Você tem uma almofada financeira alta o suficiente para lidar com crises inevitáveis? Por exemplo, mesmo que você consiga comprar novos equipamentos de cozinha para a produção de seus congestionamentos, é provável que em algum momento você os conserte. Da mesma forma, você sabe se sua empresa sobreviverá ao ano mais escuro das safras?
    • Se sua capacidade financeira for muito limitada mesmo antes de considerá-las imprevisíveis (embora muitas vezes inevitáveis), você provavelmente deverá adiar a realização.


  3. Compare a estimativa de seu lucro com suas necessidades financeiras pessoais. Se você está pensando em experimentar os frutos do seu novo negócio, faça um esboço do seu orçamento pessoal.
    • Depois de estimar o lucro que você pode obter com esse negócio, verifique se ele pode cobrir suas despesas pessoais.
    • Além disso, você deve considerar custos inesperados, como pagar pelos custos de reparo do carro ou pelas despesas médicas.


  4. Pense no custo humano do seu projeto. Mesmo que a quantia pareça adequada, você precisa pensar em quanto tempo levará, em quanto esforço e concentração será necessário implantar na implementação deste projeto. Você está pronto, assim como sua família e membros da equipe, para enfrentar o desafio?


  5. Analise seus resultados. Considerando todos os riscos e benefícios potenciais, você acha que este projeto é promissor o suficiente para você?
    • Pode ser que você tenha acabado de receber a tarefa de organizar os estudos e que a decisão de implementar o projeto venha de outra pessoa. No entanto, você deve fazer sua própria análise com base nos seus resultados, para poder incluir suas descobertas no relatório.


  6. Escreva e distribua o relatório. Um estudo é inútil se não estiver nas mãos necessárias. Você deve finalizar este relatório de viabilidade simplesmente por sua causa, para saber se sua ideia era viável ou não.
    • Seja qual for o caso, você precisa organizar a apresentação de seus resultados adequadamente para sua própria referência futura, para que seus doadores também desejem saber sobre isso.
    • Se você foi solicitado a fazer este estudo por outra pessoa, sua empresa ou seu governo municipal, verifique se esse relatório chega à pessoa certa no momento certo.
    • Se é sua responsabilidade relatar os resultados de sua pesquisa, apresente-os adequadamente, enquanto prepara um prospecto ou uma projeção visual para que todo o público possa acompanhar com atenção e interesse as várias etapas do seu estudo e ver como você chegaram à sua conclusão.