Como misturar pastéis com óleo

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Como misturar pastéis com óleo - Conhecimento
Como misturar pastéis com óleo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Misture as cores no palete ou no rack Tente outras técnicasUtilize ferramentas diferentes18 Referências

Pastéis de óleo são hastes gordurosas formadas por uma espessa mistura de pigmentos e óleo mineral. Sua composição os torna muito versáteis e lhes dá uma aparência que não pode ser confundida com mais nada. Os artistas podem aplicar, manipular e misturar pastéis de várias maneiras para obter diferentes efeitos, tons e cores.


estágios

Método 1 Misture as cores na paleta ou na mídia



  1. Misture as cores antecipadamente. Você pode misturar os pastéis de óleo na sua paleta antes de aplicá-los na tela. Esse método permite obter uma única cor sólida, o que o torna útil se você estiver tentando criar um tom específico ou se não quiser arriscar misturar as cores erradas na tela.
    • Pegue pequenos pedaços de pastel que você deseja misturar com uma faca de paleta e coloque-os em uma paleta.
    • Use a ferramenta para esmagar os pedaços e misture até obter uma mistura arrojada, grossa e uniforme.
    • Depois de obter o tom desejado, aplique o produto na tela usando a paleta.
    • Você pode usar os dedos em vez da faca.



  2. Degrade os pastéis. Aplique um pastel arrojado de uma cor diretamente na tela. Aplique uma segunda cor ao lado da primeira. Use a ferramenta de sua escolha para esfregar as bordas que se tocam até que se misturem e você não consiga distinguir claramente entre os dois tons.
    • Este método permite executar um gradiente regular.
    • A qualidade espessa e oleosa dos pastéis de óleo ajuda a degradá-los dessa maneira.


  3. Sobreposição de cores. Você pode misturar a gordura dos pastéis na tela, sobrepondo-os. Este método é útil para misturar pigmentos em grandes áreas, em vez de pequenas áreas em que o método de codificação acima seria mais prático. Dá nuances muito ricas. Aplique uma camada grossa de pastel oleoso na tela e aplique uma camada de outra cor sobre ela. Adicione mais camadas e misture-as esfregando até obter o tom desejado.
    • Tente misturar camadas finas. Em vez de sobrepor camadas espessas, aplique camadas finas na tela com o mínimo de pressão possível.

Método 2 Tente outras técnicas




  1. Faça rabiscos. Esse método possibilita trazer urre e valores diferentes para uma obra (o valor é a qualidade mais ou menos escura da cor). Para usar essa técnica, escolha pastéis em negrito de pelo menos duas cores diferentes. Comece a desenhar um rabisco de uma cor na tela que cobre a área desejada. Repita o processo com as outras cores que você escolheu, sobrepondo-as em vários pontos aleatórios. Continue criando camadas de rabiscos de cores diferentes até obter o efeito e os tons desejados.


  2. Faça escotilhas. Ao usar essa técnica, os artistas desenham uma série de pequenas linhas paralelas que se cruzam de duas maneiras diferentes para obter misturas de cores.
    • Marque a área que deseja colorir com linhas claras.
    • Escolha pastéis de óleo de duas cores (de preferência uma clara e uma escura).
    • Determine as duas direções nas quais você desenhará as hachuras. Atribua uma cor a cada direção.
    • Desenhe uma série de linhas paralelas de uma cor indo em uma direção.
    • Pegue a segunda cor e desenhe uma série de linhas paralelas que cruzam as anteriores em uma direção diferente.
    • Continue desenhando esses recursos na área delimitada até obter o efeito desejado.


  3. Experimente o sgraffito. Este método consiste em sobrepor várias camadas de pastéis gordurosos e gravar padrões finos nas camadas superiores.
    • Sobreponha várias camadas de cores diferentes na tela. A última camada geralmente possui a cor mais escura.
    • Escolha um objeto pontiagudo, como um clipe de papel esticado, pente ou estilete de madeira.
    • Use a ferramenta pontiaguda para raspar as camadas de tons pastéis ousados ​​e gravar padrões finos.

Método 3 de 3: Usando ferramentas diferentes



  1. Use os dedos. Essas são ferramentas muito eficazes para desfocar os tons pastéis. Eles não são tão precisos quanto outros itens, mas são ótimos para fazer gradientes em grandes áreas de um trabalho. Além disso, é mais rápido usar os dedos do que pegar uma ferramenta. Ao usar esse método, lembre-se de lavar as mãos com freqüência para remover pigmentos da pele e evitar misturar as cores erradas.
    • Você pode usar luvas de látex ou berços para manter as mãos limpas com mais facilidade e evitar que materiais abrasivos em tons pastéis ou na tela danifiquem a pele dos dedos.
    • Mantenha lenços umedecidos à mão para que você possa limpar suas mãos facilmente.
    • Pode ser difícil remover áreas menores que a ponta de um dedo com esse método.


  2. Compre acessórios pastel. Use pincéis ou borrachas de borracha. Você pode encontrar ferramentas feitas especificamente para trabalhar com pastéis de óleo. Os pincéis de pastel têm uma extremidade com cerdas e podem ter vários tamanhos e formas.Os tocos de borracha (ou "modeladores de cores") também têm diferentes formas e tamanhos e têm uma ponta de borracha plana ou pontiaguda. As versões planas são perfeitas para misturar grandes faixas de cores, enquanto as ferramentas afiadas são ideais para degradar peças pequenas.
    • Você pode até comprar uma ferramenta de função dupla com uma escova em uma ponta e uma ponta de borracha na outra.


  3. Tente tocos de papel. São rolos de papel muito apertados que terminam em um ponto. Essas ferramentas baratas, tipo caneta, são perfeitas para desenhar detalhes finos e delinear linhas nítidas. Quando o final de uma mancha estiver sujo, remova a camada superior de papel para obter uma nova ponta limpa.
    • Você pode encontrar três formatos: pequeno, médio e grande.


  4. Use um couro de camurça. Esta é uma peça de couro macia e versátil, muito versátil. Você pode arrastar uma capa de camurça inteira na tela para desbotar e degradar grandes faixas de cores ou enrolar parte do couro em volta do dedo e usá-lo para desbotar os tons pastéis em áreas menores.
    • Para limpar um couro de camurça, você pode lavá-lo à mão ou em uma máquina de lavar.


  5. Pegue uma goma de pão. Este é um tipo de goma maleável. Além de apagar itens como um apagador normal, esse item é ótimo para degradar e desfocar pastéis oleosos. Você pode dobrá-lo e modelá-lo para obter vários formatos para atender às suas necessidades específicas.


  6. Improvisar ferramentas. Em vez de comprar acessórios de arte tradicional, você pode usar objetos simples que você tem em casa para misturar pastéis. Nem sempre são perfeitas, mas em alguns casos podem substituir ferramentas especializadas com bastante eficiência. Tente objetos como:
    • cotonetes de algodão
    • bolas de algodão
    • trapos
    • papel absorvente