Como multiplicar bambus

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como multiplicar BAMBU gigante por ESQUEJES
Vídeo: Como multiplicar BAMBU gigante por ESQUEJES

Contente

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes tipos de rizomas sobre a cultura de rizomas.

O bambu é uma planta que fornece madeira utilizada na fabricação de móveis e pisos. Em seu jardim, ela pode servir como uma grande planta ornamental ou fazer uma cerca para protegê-lo de olhares indiscretos. Se você já tem um bambu, pode multiplicá-lo facilmente a partir de um corte, cultivando um rizoma do sistema radicular da planta ou mergulhando um estaca na água.


estágios

Método 1 de 3: Cultive um bambu a partir de um corte



  1. Selecione e esterilize uma ferramenta adequada para cortar bambu. Esta ferramenta dependerá da espessura e resistência da planta escolhida. Se estiver bem, basta ter uma faca afiada. Por outro lado, se o bambu for grosso, é melhor usar uma serra manual. De qualquer forma, primeiro você precisará esterilizar a ferramenta com um desinfetante doméstico, como álcool desnaturado ou um branqueador diluído.
    • Se você usar alvejante, dilua-o com água na proporção de 1 parte para 32 partes de água. Por exemplo, se você tomar 1 colher de sopa. para s. (15 ml) de água sanitária, você precisará de cerca de 0,5 l de água.



  2. Corte as peças de caule de 25 cm a 45 °. Cada dois deve ter pelo menos 3 ou 4 nós. Estes são os círculos que cercam o caule. O diâmetro da planta deve ser de pelo menos 3 cm, se você quiser cultivar suas mudas.


  3. Aplique um hormônio de estacas. Você terá que fazer isso em uma extremidade do corte. Isso ajudará as raízes a crescerem mais rápido quando você as plantar. Mergulhe a extremidade no hormônio e agite-o para remover o excesso de produto. Esse hormônio está disponível como um pó em centros de jardinagem.


  4. Coloque um pequeno pedaço de cera macia de 3 mm. A postura deve estar na borda da extremidade exposta. Tome cera de soja ou cera de abelha. Isso impedirá que a haste se quebre ou seque. Certifique-se de deixar o orifício central livre.



  5. Enterre um nó em uma panela cheia de terra para vasos. Um vaso pequeno fará o truque para cada planta. Empurre o bambu no solo para enterrar completamente um nó. Aperte o solo firmemente ao redor do bambu para remover as bolsas de ar.


  6. Polvilhe. O solo de envasamento deve ser saturado com água sem ser enlameado. Empurre o dedo indicador no solo para verificar se há umidade.


  7. Encha o meio do caule com água. Assim, a planta terá um suplemento durante o crescimento das raízes no solo. Verifique o nível da água a cada 2 dias e adicione-o regularmente para manter o interior do caule cheio durante o período de crescimento.


  8. Coloque as panelas em um local adequado. O local deve estar quente e sem luz solar direta. Você também precisará regá-los diariamente. Geralmente, durante o crescimento, as plantas de bambu devem ser mantidas à sombra. No entanto, um pouco de luz durante o dia não os machucaria. Verifique diariamente se o solo está úmido, mas evite água parada, pois pode apodrecer as raízes.
    • Para ajudar a haste a ficar úmida, cubra-a com um saco plástico, mas não é necessário para o crescimento.


  9. Transplante o bambu após 4 meses. Após 3 a 4 semanas, você observará o crescimento das plantas em uma altura notável e a aparência das folhas nos nós. Após 4 meses na panela, você pode transplantar a planta no solo.
    • Use uma pá ou manta para afrouxar o solo e facilitar a remoção. Coloque a haste em um buraco um pouco mais largo que o sistema radicular. Substitua o solo para cobrir a parte enterrada da planta e regue-a completamente.

Método 2 Mergulhando as mudas na água



  1. Corte um corte de 25 cm em um bambu jovem. Isso deve conter 2 nós e 2 colmos, no mínimo, ou seja, as partes entre os nós. Corte a haste em um ângulo de 45 ° com uma faca afiada.
    • Antes de cortar, esterilize a faca com um desinfetante doméstico, como álcool desnaturado ou alvejante diluído.


  2. Mergulhe o nó inferior em uma panela cheia de água. Coloque-o em um local bem iluminado. O nó deve ser completamente coberto para fornecer a maior área para o crescimento radicular. Coloque a panela em um local onde a temperatura ultrapasse 13 ° C. O local também deve ser exposto à luz solar indireta por 6 horas.
    • Sempre que possível, use um frasco transparente para monitorar o crescimento das raízes mais facilmente.


  3. Troque a água a cada 2 dias. Se estagnar, perderá rapidamente o oxigênio, especialmente se você cultivar bambu. A troca de água permite que a planta obtenha os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.


  4. Transplante a planta assim que as raízes tiverem 5 cm de comprimento. Vai demorar várias semanas para ver a aparência das raízes. Assim que atingirem 5 cm de comprimento, você pode transplantar a planta em outro vaso ou em seu jardim. Assim, ele será capaz de continuar seu crescimento. Você terá que empurrá-lo no chão a uma profundidade de 3 cm.

Método 3 de 3: Cultive um bambu a partir de rizomas



  1. Corte um rizoma com 2 ou 3 botões. Para fazer isso, use uma faca afiada de jardineiro. Remova cuidadosamente o solo das raízes da planta. Pegue uma porção do rizoma com 2 ou 3 botões ou um ponto a partir do qual o caule começa. Você pode precisar podar as hastes para pegar o rizoma e usar uma faca para cortar.
    • Não tome rizoma irregular ou cor escura. Essas são pistas que revelam doenças ou contaminação por parasitas. Além disso, esses rizomas não dão boas plantas.
    • Escolha apenas os rizomas pertencentes a um maciço vigoroso, caso contrário você colocará em perigo o seu bambu.


  2. Coloque o rizoma horizontalmente em uma panela. Os botões serão direcionados para cima. Primeiro coloque uma camada de terra para vasos no fundo da panela. Coloque a extremidade onde o caule está crescendo. Se você deixar uma extremidade da haste presa ao rizoma, mantenha-a ao ar livre.


  3. Coloque o rizoma em vaso e cubra-o com 10 cm de terra para vasos. Enterre-o para que ele possa crescer e crescer. Aperte firmemente o solo para que ele entre em contato com o rizoma.


  4. Molhe a terra com um regador. Você deve umedecê-lo, mas sem transformá-lo em lama. Evite também água estagnada na superfície. Empurre o dedo no solo para vasos até atingir a 2 falange para verificar o nível de umidade.
    • Verifique a umidade diariamente com o dedo. Se o solo estiver seco, regue-o para umedecê-lo e não encharcá-lo.
    • Uma grande quantidade de água causará podridão do rizoma. Portanto, não a molhe demais.


  5. Mantenha as panelas na sombra por 4 a 6 semanas. Isso é para mantê-los longe da luz solar direta, aos pés de uma parede sombria ou sob uma árvore grande. Estes são os melhores lugares. Levará de 4 a 6 semanas para os brotos de bambu emergirem do solo e se desenvolverem.
    • Esta maneira de cultivar bambus permite um transplante quando a temperatura noturna excede 13 ° C.