Como não ter medo da escuridão

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como não ter medo da escuridão - Conhecimento
Como não ter medo da escuridão - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparando-se para dormir, Adaptando seu ponto de vista Ajude uma criança a superar o medo da escuridão10 Referências

Ter medo do escuro pode transformar o que deveria ser a parte mais relaxada e regeneradora da sua vida em um pesadelo. O medo da escuridão não afeta apenas crianças pequenas. Muitos adultos sofrem também. Você não deve ter vergonha do seu medo, não importa a sua idade. Apenas ajuste seu ponto de vista e verifique se seu quarto parece seguro e convidativo, mesmo quando as luzes estão apagadas.


estágios

Método 1 de 3: Prepare-se para dormir



  1. Acalme-se antes de ir para a cama. Uma maneira de ajudar a superar seu medo da escuridão é garantir que você tenha tempo suficiente para relaxar antes de ir para a cama. Você deve desligar todos os dispositivos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir, não beber bebidas com cafeína após o almoço e fazer algo agradável e relaxante, se você quiser ler um pouco ou ouvir música. macio. Colocar-se no melhor estado de espírito possível pode ajudar a aliviar a ansiedade que você sente quando as luzes se apagam.
    • Tente dez minutos de meditação. Apenas sente-se e concentre-se em suas inspirações e expirações enquanto relaxa cada parte do seu corpo, uma após a outra. Concentre-se no seu corpo e na sua respiração e bane todos os pensamentos ansiosos da sua mente.
    • Encontre um ritual que combina com você. Pode ser tomar um chá de camomila, ouvir música clássica ou encostar-se ao seu gato.
    • Evite fazer qualquer coisa que possa fazer você se sentir ansioso e com medo, como assistir o jornal da noite na TV ou um programa violento. Você também deve evitar qualquer coisa que possa sobrecarregá-lo e aumentar ainda mais sua preocupação noturna, como um dever de última hora ou uma discussão séria.



  2. Gradualmente afaste-se da luz. Você não precisa apagar todas as luzes de uma só vez para superar o medo da escuridão. Você deve primeiro saber que dormir na escuridão lhe dá um sono mais profundo e repousante do que se você dormir com a luz. Use-o como motivação para encorajá-lo a dormir no escuro. Você pode começar diminuindo um pouco a luz ou apagando a luz quando acordar no meio da noite, se dormir com a luz acesa porque está com medo. Isso pode ajudá-lo a se acostumar gradualmente a dormir no escuro.
    • Você pode definir uma meta, como decidir dormir apenas com uma luz noturna ou apenas com a luz do corredor iluminado.


  3. Enfrente seus medos. Quando você for dormir, pergunte a si mesmo o que realmente assusta você. Você deve se levantar e verificar o que assusta, se você acha que há alguém em seu armário, debaixo da cama ou até mesmo escondido sob sua cadeira. Prove que não há absolutamente nada para ver e nada a temer. Você se orgulhará de enfrentar seus medos se o fizer e poderá dormir em paz.
    • Diga a si mesmo que quanto mais cedo você verificar, mais rápido se sentirá melhor se acordar no meio da noite com esse medo. Não passe a noite se preocupando com suas incertezas.



  4. Deixe em uma pequena fonte de luz. Não tenha vergonha de usar uma luz noturna ou uma luz suave em um canto do seu quarto. Você não deve ter a impressão de ficar sem ele completamente para parar de ter medo, se isso realmente pode diminuir seus medos e aliviá-los. Além disso, ter uma luz acesa no corredor ou em uma sala próxima pode ajudá-lo a se locomover com mais facilidade se você acordar e precisar ir ao banheiro.
    • Muitas pessoas dormem com um pouco de luz e você não deve pensar que é incapaz de superar o medo da escuridão antes de poder dormir no escuro.


  5. Faça o seu quarto mais acolhedor. Outra maneira de lidar com seus medos é garantir que seu quarto seja um lugar confortável e acolhedor para dormir. Mantenha-o arrumado e limpo, para que você não precise se preocupar em ficar embaixo de uma pilha de roupas ou em um armário bagunçado. Conte com a introdução de cores quentes e brilhantes em seu quarto, para que produza uma energia mais pacífica e otimista. Não sobrecarregue sua sala de móveis ou bijuterias a ponto de ter a impressão de sufocar. É mais provável que você se sinta seguro em seu quarto se tiver o trabalho de criar uma atmosfera mais positiva.
    • Pendure nas imagens da parede que fazem você se sentir seguro e tranqüilizado. Imagens escuras, misteriosas e até ameaçadoras podem aumentar seus medos sem que você perceba.
    • Tornar o seu quarto mais acolhedor também pode fazer com que você queira passar mais tempo. O objetivo é se sentir seguro e satisfeito e não assustado.


  6. Aprenda a dormir sozinho. Se você tem medo da escuridão, pode querer dormir com seus pais, com um irmão ou irmã, ou mesmo com seu cachorro. Você deve, no entanto, aprender a ver sua cama como um lugar seguro, onde pode ficar sozinho, se realmente quiser superar esse medo. Tente passar metade da noite com um ente querido e outro com você mesmo para se acostumar gradualmente, se estiver acostumado a dormir com outra pessoa.
    • Seu cão ou gato pode ser uma excelente fonte de conforto e um animal pode ajudá-lo a reduzir seus medos se você dormir com ele. Dito isto, você não deve deixar o animal dormir indefinidamente em sua cama. Dormir no quarto ao pé da cama deve ser suficiente.

Método 2 de 2: Adapte seu ponto de vista



  1. Mude sua ideia de escuridão. Uma das razões pelas quais você pode ter medo do escuro é que tem a impressão de que a escuridão é malévola, horrível, perversamente misteriosa, caótica ou qualquer outra coisa negativa. Você deve tentar formar associações positivas com o preto, se quiser aceitar a escuridão. Você pode pensar nisso como algo calmante, refrescante ou até reconfortante como um cobertor grosso de veludo. Tente mudar sua percepção da escuridão e você poderá aceitá-la rapidamente.
    • Anote tudo o que você associa à escuridão. Pode parecer bobagem, mas você deve bloquear o que escreveu ou rasgar o pedaço de papel. Você deve notar associações mais positivas. Você também pode dizer em voz alta, se o fato de notar isso parecer um pouco cansado.


  2. Pense na sua cama como um lugar seguro. As pessoas que têm medo da escuridão geralmente ficam assustadas com a cama porque pensam nela como um lugar que as torna vulneráveis ​​e fáceis de machucar. Você deve pensar em sua cama como uma fonte de conforto e proteção, se quiser mudar seu ponto de vista sobre a escuridão. Veja-o como um lugar onde você mal pode esperar para se render e não como algo que teme. Use cobertores aconchegantes e passe algum tempo relaxando na cama, fazendo coisas que fazem você querer dormir à noite.
    • Passe mais tempo lendo e se sentindo em casa na sua cama. Isso ajudará você a se sentir mais satisfeito por estar lá à noite.


  3. Não tenha vergonha de seus medos. Muitos adultos admitiram ter medo da escuridão. Qualquer que seja a sua idade, não há razão para se envergonhar dos seus medos. Todo mundo tem medo de algo e você deve se orgulhar, admitindo-o e tomando medidas para combatê-lo. De fato, um estudo mostrou que quase 40% dos adultos admitiram ter uma forma de medo da escuridão.
    • Quanto mais aberto você estiver a seus sentimentos, mais cedo você se livrará deles.


  4. Converse com outras pessoas. Falar abertamente sobre seu medo com os outros pode fazer você se sentir apoiado e confortado quando tenta superá-lo. Falar sobre isso também pode levar você a ver que outras pessoas compartilham o seu problema e você pode até colher algumas dicas no processo. Além disso, abrir-se sobre o medo da escuridão pode oferecer algum alívio, em vez de manter seus sentimentos para si mesmo.
    • Seus entes queridos irão apoiá-lo sobre seu medo e você não precisa ter medo de ser julgado se essas pessoas forem verdadeiras amigas.


  5. Obtenha ajuda se precisar. Na realidade, nem sempre é possível combater completamente um medo, embora você possa tomar medidas para torná-lo mais suportável. É hora de procurar ajuda de um especialista para lhe dar suas ansiedades e a extensão de suas conseqüências, se você tiver a impressão de que seu medo da escuridão é muito debilitante, o que impede você de dormir bem e o que torna sua vida insuportável.
    • Você pode falar sobre seu medo com seu médico e ver com ele se é realmente incapacitante. Ele pode recomendar que você tome um medicamento ou o que você tem de melhor a fazer. Você também pode conhecer a raiz de qualquer angústia profunda na raiz do seu medo.

Método 3 de 3: Ajude uma criança a superar o medo das trevas



  1. Não valide esse medo. Você deve mostrar ao seu filho que não há monstro debaixo da cama ou pessoas assustadoras em seu armário, se quiser ajudá-lo a superar o medo do escuro. Não transforme seu medo em brincadeira, oferecendo para verificar se não há monstro no armário! Diga-lhe claramente que é impossível encontrar um monstro em um armário. Isso pode ajudar seu filho a ver que seu medo é irracional.
    • Seu filho pensará que é possível que um monstro ou um indivíduo mal acabe em uma noite escura, se você confirmar o medo dele. Você pode pensar que isso pode ajudar a criança a curto prazo, mas apenas realmente confirma seus medos.
    • Você nem sempre estará lá para checar debaixo da cama do seu filho. Você deveria dizer a ele que nunca há razão para verificar nada.


  2. Certifique-se de dar à criança hábitos de sono calmantes. Seu filho deve ter o hábito de dormir em um ambiente descontraído e relaxante. Faça-o ler antes de olmo e evite lhe dar uma bebida doce ou confeitaria tarde da noite. Também o impeça de assistir a um programa de televisão perturbador que pode desencadear sua imaginação na direção errada. Quanto mais relaxado o seu filho estiver antes de ir para a cama, menor a probabilidade de ele ter medo da escuridão.
    • Dê à criança um banho quente ou fale sobre calmante, em vez de excitação.
    • Ajude seu filho a se acalmar, acariciando um gato com ele, se você tiver um.
    • Tente suavizar o tom da sua voz e fale mais baixo. Diminua o ritmo para ajudar a criança a se preparar para dormir. Comece peneirando a luz.


  3. Converse com a criança sobre seu medo. Ouça seu filho e saiba exatamente o que está acontecendo de errado. Este pode ser um medo global do negro ou pode ser o medo de um intruso, por exemplo. Quanto mais você souber sobre seus medos, mais poderá tratá-los. Além disso, seu filho se sentirá melhor depois de ter confidenciado o problema.
    • Certifique-se de que a criança não tenha vergonha do medo. Deixe claro para a criança que não há nada para se envergonhar e que todo mundo tem medo de alguma coisa.


  4. Reforce a sensação de segurança e conforto do seu filho. Certifique-se de que seu filho se sinta seguro e confortável, não antes de dormir, mas durante todo o dia. Na realidade, você nem sempre estará lá para proteger seu filho o tempo todo, mas sempre pode fazer um esforço para torná-lo confortável e confortável. Diga-lhe com frequência que você o ama e que está lá para ele e diga-lhe claramente que sua casa não pode machucá-lo. Isso pode ajudar a criança a se livrar do medo do escuro.
    • Coloque apenas objetos seguros no quarto e na cama da criança. Não há mal nenhum em dormir com seu ursinho favorito ou luz noturna. Não pense que a criança deve dormir na escuridão total e no ursinho para superar seu medo.


  5. Mostre ao seu filho que a cama é um local seguro. Seu filho deve ver a cama como um lugar confortável e seguro e não como um local de ansiedade. Leia uma história para a criança quando ela estiver deitada e verifique se o conteúdo dela está seguro. Não gaste muito tempo perto da cama para que a criança se sinta confortável e segura. Embora seja natural que você procure proteger seu filho, é muito mais importante fornecer a ele as ferramentas necessárias para que ele se sinta seguro a longo prazo.
    • Não permita que a criança durma na sua cama. Você pode pensar que isso pode tranquilizá-lo, mas é apenas temporário. Incentive a criança a dormir em sua própria cama, porque ela terá que acabar fazendo isso.


  6. Obtenha ajuda se for necessário. O que você faz para ajudar seu filho a superar o medo pode não ser suficiente. Você deve consultar um médico para conhecer e tratar a fonte de seus medos e ansiedades, se ele costuma fazer xixi na cama enquanto está limpo, se ele acorda gritando após um pesadelo ou se ele mostra regularmente maior ansiedade em outras áreas de sua vida . Não assuma que seu filho vai superar isso ao crescer e tente dar a ele a ajuda de que precisa.
    • Quanto mais você esperar antes de tratar o problema, mais difícil será para a criança superar seu medo se você achar que é algo sério.