Como não se sentir deprimido pela solidão

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como não se sentir deprimido pela solidão - Conhecimento
Como não se sentir deprimido pela solidão - Conhecimento

Contente

Em um artigo publicado na revista `` Science '', o autor afirma que `` a solidão é um problema de saúde pública ''.

Em um momento ou outro, todo mundo se sente sozinho. Infelizmente, a solidão pode se tornar crônica e pode levar à depressão se você não a administrar de maneira eficaz. No entanto, é essencial tratar a solidão de maneira saudável para reduzir o risco de desenvolver uma doença a longo prazo. Existem diferentes maneiras de evitar a depressão causada pela solidão, usando técnicas de gerenciamento quando você se sentir sozinho, aumentando suas conexões sociais e explorando seus sentimentos de solidão.


estágios

Método 1 de 3: Reduzir a solidão



  1. Mude a maneira como você pensa sobre a solidão. Seus pensamentos podem mudar seus sentimentos (solidão, depressão) e seus comportamentos (como você lida com eles). Se você vê a solidão como algo negativo, provavelmente terá sentimentos negativos. No entanto, se você aceitar a solidão, você a administrará melhor e a reduzirá em geral.
    • Use auto-ajuda positiva. Por exemplo, diga a si mesmo que sua solidão é uma coisa boa. Diga a si mesmo: "Não há problema em ficar sozinho. Eu amo minha própria companhia. Isso pode ajudá-lo a melhorar sua tolerância à solidão.
    • Quando você tem pensamentos negativos sobre sua solidão, como "Eu odeio ficar sozinho", "Eu me sinto tão sozinho" ou "É horrível", pense em algo mais realista e útil. Por exemplo, você pode pensar ou dizer a si mesmo: "Eu lidarei com essa solidão. Eu me sinto sozinha e posso lidar com isso. Não é tão ruim assim. Tempo sozinho é uma coisa boa.



  2. Gerencie seus pensamentos sobre suas interações sociais. Estudos mostraram que o que você pensa de si mesmo em relação aos outros influencia o seu grau de solidão. O medo da rejeição pode desencorajá-lo a se envolver em atividades sociais e aumentar seu senso de solidão.
    • Se você se acha inferior, isso pode causar ansiedade em suas interações sociais. Lembre-se, todos são diferentes, mas todos são iguais. Você tem valor.
    • Espere resultados positivos em vez de negativos ao interagir com outras pessoas. Pense em questões alternativas para a situação. Por exemplo, o outro poderia apreciá-lo! As coisas nem sempre serão tão ruins quanto você pensa.


  3. Cerque-se de animais. A companhia de animais é a segunda melhor coisa depois dos humanos. Existem razões pelas quais os animais intervêm em certos tratamentos terapêuticos ou em certas atividades relacionadas à natureza. Pesquisas sugerem que a natureza ou os animais podem acalmá-lo e reduzir sua solidão.
    • Adote um cachorro, gato ou outro animal de estimação (um peixe, um hamster etc.). No entanto, não adote demais ou será difícil gerenciar a situação. Lembre-se de pensar nos animais que você pode cuidar (há uma grande diferença entre um peixe e um cachorro). Se você nunca teve animais de estimação antes, comece pequeno.
    • Se você não pode adotar um animal, vá a uma loja de animais e passe algum tempo com os animais. Você também pode ir ao zoológico ou manter o animal de estimação de um amigo durante o fim de semana.



  4. Leia. Quando você está sozinho, a leitura pode lhe dar uma sensação de conexão social e ajudá-lo a combater a solidão. Você pode se relacionar com o autor ou os personagens do livro. A leitura pode levá-lo para outro lugar e distraí-lo temporariamente da sensação de solidão. Leia o máximo que puder, porque a leitura ajuda a acalmá-lo e manter sua mente fresca e ativa.
    • Escolha um livro que você possa ler por diversão.
    • Escolha um gênero que você goste, como aventura, fantasia ou ficção científica.
    • Você pode até ler uma revista.
    • Você também encontrará muitos livros online.

Método 2 de 3: Aumente seu vínculo social



  1. Desenvolver relacionamentos saudáveis Pessoas com bons relacionamentos e amizades têm menos probabilidade de ficar deprimidas, têm uma perspectiva mais positiva e têm uma melhor capacidade de lidar com situações e sentimentos difíceis em geral. O suporte social pode ajudá-lo a reduzir o estresse associado à solidão.
    • Você pode trabalhar em seus relacionamentos indo para terapias familiares ou individuais.
    • Concentre-se em atividades sociais que podem levar à criação maldita.
    • Afaste as pessoas cínicas e negativas que podem deixá-lo de mau humor.
    • Peça ajuda se precisar.


  2. Mantenha expectativas realistas quando socializar. Você pode se preocupar muito mais com a rejeição, se se sentir sozinho. Tente não se pressionar para fazer um novo melhor amigo ou ter uma conversa fantástica a cada interação. Em vez disso, tente aproveitar a sensação de conexão no momento.
    • Você poderá se conectar com outras pessoas sem se preocupar muito com a rejeição nas redes sociais. Tente deixar um comentário na postagem de alguém ou envie uma pequena.
    • Quando você socializa com alguém, alguém que você conhece ou conhece, tente falar sobre coisas e outras pessoas. Você pode começar com uma pergunta amigável "Como está o seu dia?" Você pode não sentir que perguntar a alguém como está indo o dia deles e iniciar uma conversa profunda, mas permite que você se conecte com as pessoas que conhece. Se isso leva a uma discussão mais profunda, tudo bem; caso contrário, você terá compartilhado um momento com essa pessoa.


  3. Bem-vindo positivamente à idéia de conhecer novas pessoas. Existem muitas maneiras de se colocar em situações que permitem conhecer novas pessoas que compartilham seus interesses, por exemplo, registrando-se em um site de namoro, ingressando em um clube, se voluntariando ou tendo aulas. .
    • Se você quiser saber mais sobre alguém que conheceu, é fácil manter contato trocando suas contas de redes sociais (por exemplo, Facebook, Instagram).
    • Lembre-se de que os relacionamentos que você forma podem não ser muito profundos no início, mas isso não é um problema. Por enquanto, concentre-se no sentimento de contato com os outros.


  4. Orgulhe-se do progresso que está fazendo. Pode ser difícil sair e socializar. Sempre que você cria um novo vínculo, seja falando de banalidades com um estranho ou convidando alguém para tomar um café, você deve se orgulhar de ter saído da sua zona de conforto.
    • Ao ter uma visão positiva de suas realizações sociais, você continuará a envidar esforços para continuar socializando com os outros.
    • Ao atender às suas necessidades de socialização, você se sentirá cada vez menos sozinho.

Método 3 de 3: Evite a depressão da solidão



  1. Participe de atividades positivas. Atividades positivas podem ajudar a reduzir o risco de depressão e é uma estratégia eficaz para regular suas emoções. A pesquisa mostrou que, concentrando-se em atividades positivas, você pode desviar sua atenção dos pensamentos de angústia. Por outro lado, você pode estar causando problemas, concentrando-se em coisas negativas.
    • Dê um passeio em um parque ou em um lugar relaxante.
    • Assista a um filme engraçado O riso pode realmente ser o melhor remédio. Também foi mostrado para melhorar sua saúde e felicidade em geral.
    • O apoio social é um fator chave para evitar a depressão. Se puder, tente passar tempo com outras pessoas para evitar a depressão. Ligue para um amigo, colega de escritório ou membro da família.


  2. Use a atenção plena. Se você teve uma depressão no passado por causa da solidão, a atenção plena ajuda a reduzir a probabilidade de outra depressão. Também foi demonstrado o que ajuda as pessoas a se sentirem menos sozinhas. Mindfulness é dar toda a atenção ao que você está fazendo e sentindo. Muitas vezes, você se distrai do momento presente por pensamentos do passado (arrependimentos) ou do futuro (preocupações). Pratique a atenção plena o mais rápido possível, especialmente quando estiver começando a se sentir sozinho ou deprimido.
    • Experimente a caminhada da plena consciência. Apenas desça a rua e apenas se concentre em sua caminhada. Observe os sons que você ouve, as coisas que vê, os cheiros e as sensações. Está quente ou frio? Há uma brisa ou está calmo? Você vê pássaros no céu? O céu está nublado ou ensolarado?
    • Você também pode fazer outro exercício consciente, meditando e imaginando imagens. Feche os olhos e imagine-se em um lugar seguro. Pode ser uma praia, seu quarto ou sua árvore favorita em um parque em que você se senta. Imagine que você está lá. Experimente este lugar em sua totalidade, tomando consciência de como você se sente (por exemplo, a areia sob os dedos dos pés), o que cheira (iodo, peixe), o que vê (observe os elementos do ambiente), o que você come ou bebe, o que ouve (o som das ondas). Quando você tiver passado tempo suficiente neste local seguro e quando se sentir relaxado, poderá abrir os olhos novamente.
    • Você pode praticar facilmente a atenção plena em casa prestando atenção no que está fazendo. Por exemplo, se você estiver lavando pratos, concentre-se apenas nessa experiência. Observe as sensações em suas mãos, a temperatura da água e o que você vê. Muitas vezes, sua mente pensa em outra coisa quando você faz esse tipo de atividade trivial. Observe os pensamentos que vêm à sua mente e, sem julgá-los, deixe-os ir. Aceite seus pensamentos e redirecione sua atenção para o que você está fazendo.
    • Você pode procurar outros exercícios de atenção plena na Internet ou lendo a lista de recursos deste artigo.


  3. Cuide da sua saúde. Depressão coloca sua saúde em risco porque causa problemas médicos. Sua saúde geral está relacionada à sua saúde mental e bem-estar. Problemas de saúde podem contribuir para um sentimento de depressão. Para evitar efetivamente a depressão causada pela solidão, você deve se concentrar em sua saúde física.
    • Melhore sua dieta com uma alimentação mais saudável para evitar ou reduzir problemas de saúde mental. Seu corpo precisa dos nutrientes adequados para funcionar corretamente. Jogue fora a comida lixo e concentre-se no consumo de proteínas, carboidratos complexos, frutas e legumes.
    • Certifique-se de descansar o suficiente. Isso significa que você deve dormir pelo menos 8 horas por noite. Mantenha essa programação indo para a cama no mesmo horário todos os dias e acordando todas as manhãs no mesmo horário (mesmo nos finais de semana).
    • Exercite-se regularmente. Exercícios aeróbicos podem reduzir o risco de depressão. Ande, corra, caminhe ou qualquer outra atividade que o coloque em movimento.
    • Se você tiver problemas médicos (especialmente aqueles que afetam a depressão), consulte seu médico regularmente.


  4. Considere um tratamento. Se você acha que fez tudo o que pode e ainda se sente sozinho ou se sua solidão se transforma em depressão, pode ser aconselhável consultar um especialista. Um terapeuta ou psicólogo pode ajudá-lo a implementar um tratamento para reduzir sua depressão e solidão. Algumas terapias, como terapia cognitivo-comportamental e interpessoal, mostraram-se eficazes na redução e prevenção da depressão repetida.
    • Entre em contato com o seu parceiro para descobrir se ele cobre esse tipo de tratamento e quais medicamentos você pode precisar tomar (antidepressivos, etc.)
    • Se você não tiver um relacionamento mútuo, poderá fazer uma pesquisa para encontrar uma clínica perto de você que ofereça esses serviços a uma taxa mais baixa. Muitas associações permitem consultar um terapeuta a um custo menor.
    • O psiquiatra pode prescrever medicamentos se você concordar. Pergunte ao seu médico para recomendar um.