Como não ser mais egoísta

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como não ser mais egoísta - Conhecimento
Como não ser mais egoísta - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Altere seu ponto de vistaVeja outras pessoas Seja atencioso

Todo mundo tende a ser egoísta de tempos em tempos. Embora muitos fatores em nossa sociedade possam nos encorajar nesse sentido, o egoísmo só machuca os outros, às vezes sem nenhum benefício pessoal. Uma pessoa egoísta também acaba perdendo amigos ou amores, porque é difícil manter um relacionamento com uma pessoa egoísta, independentemente de seu charme ou interesse. Uma pessoa verdadeiramente egoísta nunca considerará a qualificação como tal. Muitas pessoas pensam que o orgulho e o egoísmo são qualidades e que apenas os fracassos podem colocar as necessidades dos outros à frente das suas.


estágios

Parte 1 Mude seu ponto de vista

  1. Pratique ir atrás dos outros. Se você é uma pessoa egoísta, é provável que esteja pensando primeiro em si mesmo. Você deve mudar isso o mais rápido possível, se quiser ter uma vida cheia de alegria e egoísmo. Na próxima vez que você fizer algo, seja esperando a sua vez em um bufê ou encontrando um lugar no ônibus, pare de querer ir em frente e deixe que outros o atendam antes, seja comida, conforto ou um assento. Não deixe a pessoa que pensa sistematicamente eu eu assumir e exigir tudo antes dos outros. Lembre-se de que outros são tão únicos quanto você e merecem ter o que desejam.
    • Defina a meta de durar pelo menos três situações diferentes nesta semana. Veja como você se sente melhor quando não pensa constantemente em lucrar com cada situação.
    • Quando você muda de atitude, obviamente não deve pensar em si mesmo por último se se encontrar em uma situação em que possa tirar vantagem de si mesmo. Mas é um bom exercício se você estiver sempre se esforçando para a frente.



  2. Coloque-se no lugar dos outros. Passar algum tempo no lugar de outro pode mudar sua vida para sempre. Obviamente, você não pode fazer isso, mas pode fazer um esforço para pensar nas pessoas ao seu redor e adivinhar seus sentimentos em determinadas situações. Veja o que sua mãe, seu amigo, seu chefe ou uma pessoa aleatória na rua pode sentir antes de agir e você pode descobrir que o mundo não está tão claramente definido quanto você pensa. Quanto mais empatia e curiosidade você sentir sobre o que os outros estão passando, mais cedo será capaz de abandonar seu egoísmo.
    • Por exemplo, antes de gritar com a garçonete do restaurante que trouxe algo que você não pediu, pense em como ela pode se sentir. Ela pode estar cansada de ficar em pé por dez horas seguidas, sobrecarregada pelo número de mesas que ela tem para servir ou simplesmente triste por outra coisa. É realmente necessário avançar ainda mais para conseguir o que deseja?



  3. Lembre-se, você não importa mais do que ninguém. As pessoas egoístas pensam constantemente que são o centro do universo e que o mundo deve girar à sua volta. Bem, você terá que abandonar esse mau hábito. Se você é Madonna ou Dora, a cabeleireira, deve pensar que é igual aos outros e não algo melhor, porque tem mais dinheiro, mais presença ou mais talento do que a pessoa à sua frente.
    • Treine para ser mais modesto. O mundo é um lugar enorme e incrível e você é apenas uma pequena parte deste mundo. Não pense que você merece o melhor porque é sobre você.


  4. Não deixe o passado ditar o futuro. Pode ser que todos os seus amigos, colegas e vizinhos pensem que você é a pessoa mais egoísta do mundo. Você pode achar difícil mudar seus hábitos ou deixar que outras pessoas o vejam em algo diferente do que você espera. Bem, pare de pensar assim e aprenda a seguir em frente para se tornar outra pessoa. As pessoas que você conhece obviamente ficarão surpresas com sua falta de egoísmo ou com o fato de que você deixou de ser obcecado por si mesmo. Isso lhe dá todos os motivos para continuar sendo menos egoísta.
    • Você pode ser perguntado por que você está tentando ser mais altruísta. Isso deve encorajá-lo a ser mais frequentemente menos egoísta. Não desista de pensar que você nasceu egoísta e que não pode mudar.


  5. Pergunte a si mesmo o que você quer em relação ao que você precisa. As pessoas egoístas repetem o mesmo mantra de "eu quero, quero, quero ..." o tempo todo, pensando que o universo inteiro deveria pertencer a elas e que elas deveriam receber tudo que sonhavam. Pare com tudo isso e pergunte a si mesmo se você realmente precisava dessas cinco camisas ou se realmente precisava escolher a si mesmo, o filme e o restaurante que frequentava com seu parceiro. Se você sondar bem a situação, descobrirá que a maioria das coisas que considerava absolutamente necessárias eram de fato perfeitamente inúteis.
    • Você se sentirá melhor ao simplificar sua vida e desistir de algumas coisas que julgou necessárias. Se você tiver apenas um suéter em vez de cinco, não terá medo de perder apenas um suéter.
    • Aprender a comprometer é uma habilidade importante a adquirir. Você pode estar mais disposto a ceder aos outros se perceber que o que realmente deseja não passa de um capricho.


  6. Desfrute de deixar os outros se apresentarem. Pessoas egoístas odeiam que os outros sejam valorizados porque sempre o querem por si mesmos. Se você deseja deixar de ser egoísta, precisa não apenas largar a estrela, mas também deve apreciar que os outros são. Pare de querer sempre ser a noiva em um casamento ou o mestre de cerimônias em um funeral e deixe as noivas terem seu próprio dia de glória. Orgulhe-se das realizações dos outros em vez de desejar que seja você.
    • Desista de seus rubores de ciúmes ou amargura e junte-se ao sucesso de outras pessoas. Se você quer ser constantemente a pessoa mais bem-sucedida, pergunte a si mesmo se não sente falta de algo em sua vida que o impede de ficar satisfeito com o que alcançou.


  7. Aceite as críticas. As pessoas egoístas sempre pensam que seu modo de vida é o melhor e que aqueles que tentam colocá-los de volta no lugar só querem machucá-los ou machucá-los por outras razões. Obviamente, você não pode acreditar em todas as críticas feitas a você, mas se você se concentrar o suficiente, poderá ver que muitas pessoas estão dizendo mais ou menos a mesma coisa. Você gostaria de saber como melhorar, não é? Se você se acha perfeito e não tem nada para mudar, não estaria lendo esta página, não?
    • Você pode até treinar-se para procurar o conselho de outras pessoas se tiver problemas em vez de aceitar tudo como desejar. Requer uma certa força de caráter.


  8. Faça uma lista de reconhecimento. Crie o hábito de registrar em papel pelo menos uma vez por semana pelo que você é grato. Reserve um tempo para pensar em tudo o que constitui sua vida e não gaste todo o seu tempo concentrando-se no que você não tem ou no que deseja, ou no ciúme "se apenas" que pode arruinar o seu dia. e arruinar sua vida. Pense em tudo que está indo bem para você, da sua saúde a muitos amigos e seja feliz com tudo o que tem.
    • Pessoas egoístas nunca estão satisfeitas e sempre querem mais. Se você não quer mais ser egoísta, deve sentir que já tem muitas coisas boas em sua vida. Qualquer alegria ou presente extra deve ser uma vantagem.

Parte 2 Cuidando dos outros



  1. Faça seus amigos felizes sem motivo. É egoísta agradar seus amigos com o único objetivo de receber de volta. A maneira certa de fazer isso é agradar seus amigos porque eles precisam de ajuda ou porque se sentem melhor quando prestam seus serviços. Se você não quiser ser egoísta, encontre oportunidades para ajudar seus amigos simplesmente porque eles precisam de ajuda e não por outros motivos. Você certamente não quer ser aquela pessoa que tem reputação de ajudar os outros apenas quando ela precisa dessas pessoas. É tão ruim quanto não ajudar.
    • Aproveite o tempo para ouvir seus amigos e observar suas ações. Eles podem precisar de uma ajuda, mas podem ter vergonha de pedir ajuda.


  2. Aproveite o tempo para realmente ouvir. Pessoas egoístas são conhecidas por não saber ouvir. Porque eles estão muito ocupados conversando sobre seus próprios problemas e seus próprios contratempos para dedicar algum tempo a ouvir o que os outros têm a dizer. Se você é o tipo de pessoa que atende o telefone, conversa com alguém por meia hora e depois desliga, é porque você não tem tempo para ouvir o que os outros estão dizendo.
    • Qualquer conversa deve envolver trocas equilibradas de ambos os lados; se você monopoliza cada uma das discussões, é de seu interesse aprimorar suas habilidades de escuta na próxima vez que conversar com outras pessoas.
    • Pessoas egoístas não se importam com os outros. É por isso que eles não têm tempo para ouvi-los.


  3. Mostre interesse pelos outros. Você mostra interesse pelos outros quando os ouve. Você também pode fazer perguntas, desde a opinião deles sobre as notícias do dia até o que eles experimentaram quando eram crianças. Você não precisa necessariamente entrevistá-los para mostrar um interesse educado e informar que realmente se importa com o que eles pensam ou com o que vivem. Quando os outros estão conversando, apenas acene com a cabeça e aguarde a sua vez de falar, mas diminua o fluxo do seu discurso e faça perguntas se eles falam sobre algo pelo qual são apaixonados.
    • Você pode mostrar interesse pelas pessoas sem agarrá-las. Na próxima vez em que falar com alguém, decida falar menos e faça mais perguntas do que normalmente faria para ver a impressão de que isso a causa.


  4. Dê o seu tempo. O voluntariado pode expandir seu universo e fazer você ver que muitas pessoas ao seu redor têm menos sorte do que você. Você pode pensar que não possui todas essas coisas que considera necessárias até passar algum tempo em um abrigo para sem-teto ou em uma associação de alfabetização de adultos. Embora você não deva se voluntariar para inflar seu ego, você deve fazê-lo para criar supostos vínculos com outras pessoas e ver o que está acontecendo fora do seu casco.
    • Você pode realmente se tornar dependente da necessidade de ajudar os outros. Você irá parar rapidamente de pensar em tudo o que gostaria de ter, porque ficará imaginando como se envolver com os outros.


  5. Tenha um animal de estimação. Embora você não deva ter um animal de estimação se for o tipo de pessoa que matou seus últimos dez peixes dourados, ter um amigo de quatro patas fará com que você entenda que alguém precisa que você sua sobrevivência e você tem o poder de ajudar outra criatura. Vá ao SPA e escolha um filhote de cachorro ou gatinho fofo e faça dele o seu melhor amigo. Você descobrirá que não terá tempo para pensar egoisticamente em si mesmo quando passear com o cachorro, alimentar seu animal de estimação ou simplesmente passar um tempo acariciando e brincando com esse novo membro de sua casa.
    • Os cães exigem muitas responsabilidades. Você será decididamente menos egoísta ao assumir uma responsabilidade, especialmente se você pretende ajudar os outros.


  6. Ajude as pessoas que você conhece quando estão passando por momentos difíceis. Você deve estar lá quando seus amigos, sua família ou até seus vizinhos tiverem problemas. Seu colega pode estar de luto em sua família ou seu vizinho está doente há seis meses. Reserve um tempo para preparar uma refeição, ligue para eles ou pergunte se você pode ajudá-los.
    • As pessoas costumam relutar em pedir ajuda, mesmo que realmente precisem. Cabe a você ver se pode ajudar sem ser invasivo.


  7. Aprenda a compartilhar. Pessoas egoístas odiavam compartilhar o momento em que receberam o primeiro pato de borracha para tomar banho. Portanto, é hora de expulsar o seu organismo gênico do egoísmo. Aprenda a compartilhar suas posses, seja dando metade de seus lanches a um namorado ou deixando uma amiga passar por seu guarda-roupa para encontrar algo para vestir em seu primeiro encontro. Escolha algo que você ama tanto que não possa imaginar compartilhá-lo e depois entregue ao seu amigo. No começo, pode ser bastante assustador dar coisas, mas isso o colocará no caminho de um maior altruísmo.
    • A comida é um grande obstáculo. Pessoas egoístas odeiam compartilhar comida. Embora você deva ter o suficiente, pergunte a si mesmo se você realmente precisa deste cupcake extra ou se não seria melhor compartilhar o pacote inteiro com seus amigos ou colegas de quarto.


  8. Junte-se a uma equipe. Fazer parte de uma equipe é ótimo, não é mais egoísta, seja um projeto para o trabalho, seja parte da equipe de discussão da escola ou você faz parte do clube de petanca da comunidade. Você pode aprender a perceber que é importante abandonar seu egoísmo apenas fazendo parte de um grupo e aprendendo a equilibrar as necessidades de cada membro com as de toda a equipe.
    • Mesmo estar no comando de uma equipe pode ajudá-lo a se tornar menos egoísta. Você verá que as necessidades do grupo têm precedência sobre as necessidades de cada indivíduo e que é necessário fazer compromissos para satisfazer a todos.


  9. Pare de falar de si mesmo. Pessoas egoístas continuam falando sobre suas necessidades, preocupações e desejos. Na próxima vez que conversar com um amigo, resuma mentalmente quantas vezes você falou sobre si mesmo e apenas sobre si mesmo. É hora de mudar seu comportamento, se você sentir que tudo o que você disse foi sobre você, e não o mundo ao seu redor, e que seu amigo mal foi capaz de dizer uma palavra.
    • Não há mal nenhum em pedir conselhos, falar sobre o seu dia e mencionar o que você deseja na medida do razoável, mas não é uma coisa boa se você souber se colocar em todos os lugares. situação social. Em particular, você será atualizado e não desejará sair com você se tiver a reputação de falar apenas de si mesmo.


  10. Faça um pequeno presente. Faça um pequeno presente para seus amigos, para a pessoa com quem você gosta e para os membros de sua família como um sinal de carinho e cuidado com eles. Pessoas egoístas odeiam gastar dinheiro com outras pessoas, oferecer algo ou reconhecer a existência de outras pessoas em geral. E você deve parar de acreditar que, se não fizer nada por si mesmo, também não poderá fazer nada pelos outros. Mesmo que não seja o aniversário do seu melhor amigo e não haja nenhuma ocasião especial no horizonte, você sorrirá para ele se der um presentinho. Na realidade, um presente inesperado pode trazer mais alegria do que o esperado.
    • Dê a si mesmo o objetivo de oferecer um pequeno presente por mês para mostrar aos outros que você os aprecia. Também fará bem a você!

Parte 3 Seja atencioso



  1. Aprenda a se comprometer. Se você não quer mais ser egoísta, precisa aprender a se comprometer. Significa ser feliz e não conseguir o que deseja, que outras pessoas também têm necessidades e que nem sempre você pode ter tudo o que deseja. Você provavelmente não quer ter a reputação de uma pessoa tão teimosa que nem se atreve a abordá-lo em uma situação difícil. Aprenda a ouvir os outros, pesar os prós e os contras em qualquer situação e ser capaz de ver a situação do ponto de vista de outra pessoa.
    • Não se mobilize cegamente para conseguir o que deseja. Tente entender a situação de um ponto de vista diferente.
    • Pergunte a si mesmo: "Quem quer isso? Você realmente quer isso em particular ou simplesmente segue os princípios? Nem tudo é devido a você.


  2. Agradeça aos outros. Pessoas egoístas pensam que merecem o melhor tratamento possível e merecem ser estragadas, mas esse não é absolutamente o caso. Se fizermos algo de bom para você, seja um elogio ou você deixar para algum lugar, você deve ser grato e agradecer a essas pessoas pelo gesto, em vez de reagir como se fosse normal que estamos fazendo um favor a você. Não espere até que você esteja sempre gentil e compreensivo com você e seja grato, se for.
    • Pessoas egoístas pensam que sempre merecem o melhor tratamento possível. É hora de parar com isso e pensar em todas aquelas pessoas que realmente facilitaram sua vida.


  3. Pare de querer dominar tudo. Os egoístas pensam que precisam escolher os filmes que desejam assistir, os destinos de suas férias e que devem assumir o controle de todo o trabalho coletivo em sala de aula ou no trabalho. Agora é hora de dar um passo atrás e deixar os outros decidirem também. É claro que poderia ser assustador visitar este novo restaurante tailandês em vez do seu italiano habitual e nem é preciso dizer que Mary não tem o direito de supervisionar seu último relatório profissional. Mas você deve confiar e admitir que os outros sabem o que estão fazendo e deixá-los decidir também.
    • Soltar o lastro pode ajudá-lo a relaxar e ficar mais satisfeito com o seu lote. Pense na sua vida que será muito mais fácil se você não estiver obcecado em planejar algo pequeno, para que tudo corra na sua direção.


  4. Gaste tempo com pessoas altruístas. Junte-se a outras pessoas que são gentis e que dão a bondade que recebem. Você não se tornará uma pessoa melhor se persistir em namorar egoístas. Nós nos definimos muito em relação às pessoas a quem vamos. Você não será uma pessoa muito atenciosa se passar todo o seu tempo com pessoas egoístas. Mas se você passa tempo com pessoas entusiasmadas e compartilhando, você será motivado a agir de maneira menos egoísta.


  5. Não interrompa os outros. Deixe-os terminar sua frase. Lembre-se de que seu ponto de vista pode esperar. Desculpe-se se for urgente (se você precisar sair, por exemplo). Pessoas egoístas muitas vezes pensam que o que dizem é importante, que as palavras dos outros são insignificantes e que podem expressar suas opiniões quando são cantadas. Obviamente não é esse o caso. Na realidade, sua opinião será muito melhor recebida se você esperar a sua vez. Além disso, você pode mudar de idéia se realmente se importar em ouvir os outros até o fim.


  6. Lembre-se de aniversários. Você pode se sentir magoado se esquecer aquele dia muito especial. Felizmente, você sempre pode reparar sua falta de jeito se tiver esquecido. Lembrar um aniversário é mais do que apenas um lembrete de um dia em particular. Isso é para admitir que essa pessoa é única, você faz com que ela entenda o quanto isso vale para você.
    • Por outro lado, não seja a pessoa que fica com raiva toda vermelha se você esquecer o aniversário dele. São coisas que acontecem e não há razão para nos lembrarmos de tudo que você faz.


  7. Mantenha contato com seus amigos, familiares e entes queridos. Pessoas egoístas facilmente perdem os outros porque sabem que os outros sempre voltarão para eles. Não pense que seu tempo é tão importante que você não pode ligar para sua própria avó ou almoçar com um amigo e esperar que outras pessoas estejam ao seu serviço e ligar quando você precisar. Seja cuidadoso o suficiente para ouvir os outros sem nenhuma razão específica.


  8. Elogie os outros. Não se ache ótimo. Reserve um tempo para fazer com que os outros entendam que também o são, seja admirando suas roupas, sua personalidade ou as excelentes decisões que tomaram recentemente. Ou simplesmente elogie um completo estranho se você estiver em uma fila e amar o casaco dessa pessoa. Não faça elogios banais apenas para fazer você ver bem os outros. Dê elogios porque essas pessoas realmente os merecem.


  9. Não tente dobrar outras pessoas em uma fila. Da mesma forma, dê uma mãozinha à pessoa que anda com uma bengala ou que está em uma cadeira de rodas em vez de cortá-la. Nada é importante o suficiente para você estar sempre à frente. Aguarde a sua vez e deixe os outros irem sem se comportar como se o que você tivesse que fazer não pudesse esperar mais cinco minutos em uma fila.


  10. Seja pontual. Avise, se possível, se souber que vai se atrasar. Sabe-se que pessoas egoístas deixam os outros à espera e não se preocupam em perder tempo com ninguém. Paradoxalmente, consideram que seu tempo é tão importante que está fora de questão fazê-los esperar. Seja educado e dê aos outros o respeito que eles merecem quando chegarem a tempo.
conselho



  • Console aqueles que precisam. Não segure suas lágrimas ou suas emoções por causa do seu ego.
  • Vai levar tempo para mudar, mas já é muito se você reconhecer que tem um problema com seu comportamento.
  • Aprenda a parar de julgar e tente entender os outros.
  • Incentive os outros porque todos precisam.
  • Não se odeie porque você acredita que não pode mudar. Você chegará lá.
  • Não espere se tornar um santo da noite para o dia.
  • Use menos palavras como "eu" ou "eu".
  • Se houver apenas uma xícara no set em uma festa e se alguém quiser, deixe-a com essa pessoa ou corte o bolo ao meio.
avisos
  • Não se orgulhe de suas boas ações. O voluntariado não é obter fama, mas sim fazer o bem ao seu redor.
  • Não seja muito abrupto com as pessoas, porque você está chateado.