Como limpar moedas

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO LIMPAR MOEDAS? NOVO MÉTODO MAIS BARATO! # Numismática 2018
Vídeo: COMO LIMPAR MOEDAS? NOVO MÉTODO MAIS BARATO! # Numismática 2018

Contente

Neste artigo: Moedas limpasColocação de moedasColecionáveis ​​limposResumo do artigo10 Referências

Com o passar dos anos, as moedas se tornam sujas, deliciosas, perdem o brilho original, às vezes até não é mais possível ler o valor nominal. Se você gosta de ter peças limpas, saiba que é fácil o suficiente. Também é possível limpar as peças desmonetizadas, as que você compra ou encontra se for um garimpeiro. Se forem peças de grande valor (por idade ou título), será necessário operar com o máximo cuidado, pois são peças que podem perder rapidamente muito de seu valor, por causa das listras ou da pátina quem teria desaparecido. Eles valerão mais do que o valor do metal que contêm.


estágios

Método 1 de 3: Limpe moedas



  1. Mantenha suas peças embaixo da torneira de água quente. Isso removerá a maior parte da sujeira. É inútil lavá-los sob pressão, com um jato, por exemplo. Segure as peças por um ou dois minutos e limpe-as cuidadosamente com um pano ou um pano limpo.
    • Todas as peças podem ser limpas com água limpa, mesmo se as de cobre tenderem a oxidar um pouco mais do que as de níquel ou prata. As peças de cobre devem ser lavadas mais rapidamente e imediatamente secas.
    • Para que uma sala não caia no cano, feche a pia com a rolha.
    • Não lave suas peças juntas, mas separadamente.



  2. Coloque suas peças em água com espuma. Pegue um recipiente adequado no qual você coloca um pouco de detergente e água. Um por um, mergulhe suas peças lá. Segure a peça pela borda entre o polegar e o dedo indicador e esfregue suavemente os dois lados.
    • Se você perceber que as concreções estão bem instaladas, deixe as moedas de molho por alguns minutos.
    • Não é necessário recorrer a um produto muito abrasivo, pois a pátina pode sofrer. Se você pode limpá-los com água destilada, é melhor. Nunca use produtos muito ácidos que possam atacar a sala.


  3. Escove as peças com uma escova de dentes macia e antiga. Você também pode usar uma toalha de papel. Pincele-os na água espumosa até encontrar um pouco de brilho. Enxágue a sala frequentemente para evitar escovar demais. De fato, se você limpar moedas que tenham um valor de coleção, saiba que qualquer arranhão diminui o valor.
    • Após a escovação, enxágue bem com água limpa.
    • Não esfregue suas peças com muita força. Limpe seus quartos por pequenas áreas.



  4. Seque bem as peças com um pano limpo. Depois guarde-os em local seco. Não deve haver vestígios de umidade em alguns metais que possam danificar o objeto. Suas peças limpas e secas devem, portanto, brilhar e expressar toda a sua beleza.
    • Se você não deseja fibra nas suas peças, não use um pano de algodão.
    • Ao esfregar as peças na vertical, você não as arranhará.

Método 2 de 3: Embebendo moedas



  1. Prepare uma solução feita de álcool isopropílico e sal. Estes dois produtos têm em comum serem ácidos e, portanto, abrasivos. Uma sala mergulhada nessa solução será praticamente limpa desses depósitos. Dissolva duas colheres de sopa de sal de mesa em um quarto de litro de álcool isopropílico (sem receita). Misture bem e mergulhe as peças. Dependendo do grau de sujeira, você pode absorver por algumas horas a uma semana.
    • O álcool isopropílico é um solvente multiuso. Geralmente limpa o que a água não conseguiu remover, como faria um composto apolar.
    • O álcool isopropílico é inflamável e tem um odor forte. Sempre trabalhe em uma área bem ventilada, por exemplo, abrindo uma janela.


  2. Lave as peças com água destilada. Fique em cima da pia e lave as peças. A água da torneira geralmente contém cloro, o que não é recomendado para as peças, pois possui ação corrosiva. Com água destilada, você não terá esse problema.
    • Água destilada é a água da qual todos os minerais e produtos químicos foram removidos.
    • A água destilada é vendida em lojas de bricolage ou supermercados.


  3. Passe as peças com um pano limpo. Então deixe secar ao ar. Faça a mesma coisa do outro lado. Nunca tenha pressa de arrumar as peças antes que estejam completamente secas. A umidade é um dos inimigos dos quartos por causa da oxidação.
    • Temperaturas extremas podem alterar a pátina de uma sala. Evite usar ar quente em um ambiente climatizado.
    • Se, após a limpeza, você notar um fio de algodão ou poeira, não use ar comprimido: basta soprar nele até sair.


  4. Guarde suas peças corretamente. Armazene-os à temperatura ambiente em álbuns, adquiridos de um especialista, que contêm folhetos especiais. Não compre nada. Não os coloque em folhetos de papel, papelão ou alguns plásticos como PVC. Todas essas mídias foram fabricadas com muitos produtos químicos que podem atacar suas peças a longo prazo. Da mesma forma, as peças são sensíveis ao calor e ao frio. É por isso que eles devem ser armazenados em temperatura ambiente, de preferência em ambientes com baixa umidade.
    • Não guarde suas peças em um móvel do qual elas possam cair, como uma prateleira solta.
    • Se você quiser admirar os dois lados de suas peças, coloque-os, cada um, em bolsos duplos (tamanhos diferentes possíveis) em poliéster (PET), eles são projetados especialmente para esse uso.

Método 3 de 3: Limpe os itens colecionáveis



  1. Vá ver um numismata. Se você é iniciante, não hesite em encontrar um especialista para aprender a lidar com itens de colecionador. Para esse tipo de peça, a limpeza é sempre uma operação delicada quando sabemos que qualquer ataque à peça pode reduzir significativamente seu valor. O valor de uma sala nem sempre é uma função de seu brilho. Peças muito antigas e muito patinadas costumam ser mais valiosas do que peças idênticas que foram despidas. Você precisa ter muito cuidado com essas peças antigas (peças antigas, por exemplo).
    • Ao manusear peças antigas, sempre leve-as pela borda. De fato, os dedos costumam estar molhados ou cobertos com sebo, o que pode eventualmente atacar o metal da sala. O valor da moeda do coletor pode então diminuir bastante.
    • Cada peça contém uma porcentagem precisa de metal fino (título). Portanto, qualquer marca tem um impacto no valor de mercado da moeda.


  2. Aplique uma película fina de vaselina. Pegue um pano sem fiapos (que você manterá para este trabalho) e esfregue delicadamente a peça para remover a vaselina. Assim, você removerá, sem perigo para a peça, qualquer poeira. Não se apresse e, eventualmente, pegue uma lupa para ver o que está fazendo.
    • Para aplicar vaselina, use um cotonete ou uma pequena escova de cerdas macias.
    • Não gaste muito vaselina. O último truque é colocar apenas um filme muito fino.


  3. Mergulhe suas peças em um banho de acetona. Não deixe de molho por mais de cinco segundos; caso contrário, a reação química atacará suas peças, deixando um depósito acastanhado. Seus valores sofreriam muito. Antes de colocar sua moeda para secar, ela deve ser completamente limpa de lacetona com água destilada. O enxaguamento é feito sem esfregar ou escovar. Sendo a lacetona um solvente e não um ácido, o metal da peça não será atacado, a menos que você deixe o produto por muito tempo.
    • Lacetona é inflamável e corrosivo. Use luvas de látex ou neoprene.
    • Se você limpar as peças em uma jarra, não se esqueça de colocar um pedaço de tecido na parte inferior para que a sala não seja danificada esfregando o vidro.
    • Use lacetona pura. Não tome esses produtos de limpeza que contenham apenas uma parte de acetona, pois os outros componentes costumam ser perigosos para as peças. Proibir se você não deseja que sua coleção perca seu valor.


  4. Guarde suas peças como profissional. Coloque suas peças em estojos colecionáveis ​​de plástico rígido, que por sua vez serão armazenados em caixas especialmente projetadas para esse fim. Com esse tipo de armazenamento, você pode admirar os dois lados das suas peças sem tocá-las. O plástico é mais adequado para proteger suas peças de possíveis choques. O mais importante é que seus quartos estejam o mais próximo possível do ar circundante.
    • Os colecionadores nunca usam PVC para guardar seus tesouros, porque esse material, por sua composição, tende a tempo de interagir com as peças metálicas. Em vez disso, adote proteções de poliéster (PET).
    • Nunca deixe objetos de metal perto de seus itens colecionáveis.
    • Não use papel. De fato, muitos deles contêm enxofre, que escurece as partes metálicas.