Como limpar manchas no papel

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
DIY | Tirando Mancha de Caneta de Livro | Artesanato | Books | Leia | Book | Improviso | Fácil
Vídeo: DIY | Tirando Mancha de Caneta de Livro | Artesanato | Books | Leia | Book | Improviso | Fácil

Contente

Neste artigo: Preparando-se para a limpezaRemove manchas de águaLimpeza de manchas de óleoRemover manchas de sangue10 Referências

Você acabou de levantar a xícara de café para ver que há uma mancha na página de um manual bastante caro. Você pode ter colocado documentos importantes na bancada da cozinha e agora está manchado com óleo de cozinha. Você pode ter emprestado um livro da biblioteca antes de cortar uma página e deixar vestígios de sangue. Não entre em pânico! Existem muitas maneiras de eliminar manchas no papel sem mais trabalho.


estágios

Método 1 de 3: Prepare-se para a limpeza



  1. Aja rapidamente. Este é o passo mais importante para limpar o papel. Quanto mais cedo você limpar, mais rápido obterá resultados. Se você não lidar com isso, os pontos terão tempo para afundar e serão muito mais difíceis de se livrar.
    • Se secou sobre um objeto precioso ou insubstituível, ainda há esperança! No entanto, os métodos a serem aplicados serão mais complicados e talvez até perigosos para o iniciante. Se as técnicas deste artigo não forem suficientes, consulte um arquivista profissional.


  2. Avalie o dano. É possível salvar sua propriedade? As técnicas de limpeza pontual são usadas apenas em áreas pequenas e descoloridas. Você pode limpar um pouco de chá, mas não há nada a fazer se você deixar cair a brochura na chaleira.



  3. Determine o tipo de mancha. Antes de fazer qualquer coisa, você deve considerar a substância no papel. O tipo de mancha que você tem determinará o método de limpeza. Você aprenderá aqui a cuidar de três dos pontos mais comuns.
    • Manchas à base de água : este é provavelmente o tipo que você encontrará com mais frequência. Isso inclui a maioria das bebidas, como café, chá e refrigerante. Esses líquidos atuam como um corante, deixando um pigmento que forma a mancha após a secagem.
    • Manchas de óleo ou gordura Como você pode imaginar, isso inclui manchas feitas por óleos, como as que você usa para cozinhar. Eles geralmente são mais difíceis de remover do que as manchas à base de água, porque a gordura deixa marcas mais claras no papel.
    • Manchas de sangue : seja porque você se corta com papel ou porque tem nariz escorrendo, muitas vezes acontece que um pouco de sangue é encontrado nas páginas de um livro. Mesmo que o sangue seja teoricamente à base de água, ele requer um tratamento especial para evitar a exibição de manchas amarelas.

Método 2 de 3: Elimine manchas de água




  1. Absorva o líquido. Tente absorver o máximo possível usando uma folha de papel toalha e seque. Se a folha estiver completamente encharcada, use uma nova para continuar. Ao tocar suavemente no líquido, você reduzirá o tamanho da mancha e evitará a descarga do líquido. Pressione suavemente para evitar danificar o papel.


  2. Limpe e seque uma superfície hermética. Espalhe a página nela. Você deve certificar-se de que sua área de trabalho esteja limpa ou precisará lidar com uma nova tarefa! Segure o papel em dois ou mais cantos com objetos limpos e resistentes à água. Esta etapa reduz a possibilidade de dobras no papel.


  3. Umedeça uma folha de papel toalha limpa. Bata suavemente na mancha. Repita com lençóis limpos até não ver mais cor nas toalhas de papel. Se a mancha de água tiver tido tempo para secar, você eliminará a maioria dos pigmentos com esse método. Se a mancha persistir, vá para o próximo passo.


  4. Prepare uma solução de vinagre diluído. Misture em uma tigela meia xícara de vinagre branco e meia xícara de água. A maioria dos outros tipos de vinagre deixará vestígios no papel, portanto, você deve ter certeza de que o que está usando é transparente. Você precisa preparar a solução longe do papel para evitar respingos.


  5. Umedeça um pedaço de algodão. Mergulhe-o da solução e aplique-o suavemente em uma palavra do documento. Observe para ver se a tinta está babando no algodão.Alguns métodos de impressão usam uma tinta que não baba, mas esse não é o caso para todos. Se esse for o caso do seu documento, faça o teste na área mais discreta possível.
    • Se você perceber que a tinta está borrando o documento, você pode estragá-lo continuando com este método.
    • Se não houver marcas de tinta no algodão, prossiga para a próxima etapa.


  6. Toque o pedaço de algodão na mancha. Os pigmentos restantes devem ser dissolvidos pelo vinagre e permanecer no algodão. Se a mancha for mais larga ou mais escura, talvez seja necessário recomeçar com um pedaço limpo de algodão embebido em vinagre até ficar sujo. O uso de algodão limpo várias vezes garante que você não espalhe a mancha no papel.


  7. Secar a área. Seque com papel toalha e seque. Deixe secar ao ar. Se você acabou de limpar a página de um livro, deixe-o aberto nesta página. Use pesos para mantê-lo aberto na página que você acabou de limpar.

Método 3 de 3: Limpe as manchas de óleo



  1. Absorva o óleo com papel toalha. Assim como as manchas à base de água, você precisa agir rapidamente. As manchas de óleo não racham da mesma maneira que as manchas de água e podem se espalhar facilmente. Lave as mãos antes de ir para o próximo passo para garantir que não haja óleo.


  2. Dobre uma folha de papel toalha. Você deve obter pelo menos duas camadas para cobrir todo o local. Coloque a folha em uma superfície limpa e dura. Escolha uma superfície que o óleo não possa danificar caso cruze o papel. Por exemplo, use a bancada da cozinha, a mesa de vidro ou a bancada de metal. Evite móveis de madeira.


  3. Coloque o papel na folha de papel toalha. Verifique se a mancha está alinhada com a toalha de papel. Seria melhor você centralizá-lo para deixar cerca de 2 cm de papel toalha e colar em cada lado da mancha. Esse espaço extra é necessário caso a mancha se espalhe.


  4. Dobre uma segunda folha de papel toalha. Coloque na mancha. Quanto ao primeiro, deve ter pelo menos duas folhas de espessura. Mais uma vez, verifique se a segunda folha está afastada, pelo menos, 2 cm nas laterais. Isso é ainda mais importante para não deixar o óleo escorrer no próximo passo.


  5. Coloque um livro grosso na segunda folha. Tente, por exemplo, com um dicionário ou diretório. Você também pode escolher qualquer objeto plano e pesado em vez do livro. Se a mancha estiver neste livro, você pode fechá-la com a mancha interna e colocar um segundo livro nela.


  6. Retire o livro após vários dias. Nesse ponto, não deve haver mais manchas. Se a mancha ainda estiver visível, tente colocar as toalhas de papel novamente e repouse o livro por mais uma noite. Se a mancha persistir, vá para o próximo passo.


  7. Use bicarbonato de sódio. Cubra a mancha completamente no papel e deixe-a funcionar durante a noite. Você tem que fazer uma pilha bastante alta de bicarbonato de sódio. Se você ainda conseguir ver o papel, coloque mais! Você também pode usar outros removedores de manchas de pó.


  8. Limpe o bicarbonato de sódio. Verifique a mancha. Repita os passos sétimo e oitavo até a mancha desaparecer completamente. Se, após várias tentativas, ainda estiver visível, você precisará levar seu documento a um arquivista profissional. No entanto, lembre-se de que esse tipo de serviço geralmente é muito caro.

Método 4 de 4: Elimine manchas de sangue



  1. Absorva o máximo de sangue possível. Use um pedaço limpo e seco de algodão ou papel toalha. Se não é o seu próprio sangue, você deve ter cuidado e usar luvas antes de fazer qualquer coisa. Alguns patógenos transmitidos pelo sangue podem permanecer contagiosos por dias fora do corpo. Descarte cuidadosamente as ferramentas de limpeza.


  2. Umedeça o algodão com água fria. Bata suavemente na mancha para molhar a área. Se possível, esfrie a água despejando-a em uma tigela com cubos de gelo. Nunca use água morna ou quente no sangue! Se o fizer, o calor o fixará permanentemente nas fibras.


  3. Absorva a mancha com algodão seco. Seque cuidadosamente a área com um pedaço de algodão seco. Não lave muito rápido. Não pressione com força ou poderá danificar o papel.


  4. Repita. Repita o segundo e o terceiro passo até não ver mais sangue no pedaço de algodão. Você provavelmente terá que começar de novo várias vezes. Se a mancha estiver fresca, pode ser tudo o que você precisa fazer para removê-la. Se persistir, vá para o próximo passo.


  5. Compre 3% de água oxigenada. Repita o segundo e o terceiro estágio com água oxigenada em vez de água normal. Repita essas etapas conforme necessário. Não use alvejante em uma mancha de sangue! Ele quebrará as moléculas que o compõem, o que deixará feias manchas amarelas.