Como disciplinar um gato ou um gatinho

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Educar seus Gatos | Gato é Vida #gatoevida
Vídeo: Como Educar seus Gatos | Gato é Vida #gatoevida

Contente

Neste artigo: Entendendo por que um gato se comporta malSaiba como disciplinar seu gato26

Você está nervoso porque seu gato não para de arranhar os móveis, sair da caixa de areia ou produzir outros comportamentos indesejáveis? Se você está determinado a agir para impedir esses comportamentos, deve saber que existem maneiras boas e ruins de disciplinar seu gato. Você terá que aplicar um método que não apenas altere o comportamento do seu animal de estimação, mas também fortaleça o vínculo que você tem com ele.


estágios

Parte 1 Entendendo por que um gato se comporta mal



  1. Conheça os motivos médicos que fazem seu gato ter comportamentos indesejáveis. Mesmo se você acha que seu animal de estimação pode ter maus hábitos apenas por despeito, você deve saber que o problema de comportamento dele pode estar relacionado a um problema de saúde invisível. Por exemplo, seu gato pode precisar sair da caixa de areia porque seu trato urinário está infectado ou porque possui doença renal. Seu veterinário poderá determinar se um problema de saúde está causando o problema de comportamento do seu gato.
    • A pica é um distúrbio alimentar que faz com que o gato coma ou mastigue itens não comestíveis, como plástico ou papelão. Se o seu gato tem esse tipo de comportamento, ele pode estar sofrendo de uma doença dentária ou gastrointestinal.
    • Um distúrbio neuronal pode ser a causa do miado noturno do seu animal de estimação.
    • Antes de tentar resolver um problema de comportamento em um gato, é necessário considerar um problema médico.



  2. Conheça os problemas comportamentais que podem ser a fonte de maus hábitos em seu animal de estimação. Se o veterinário descartou a possibilidade de um problema médico estar causando o mau comportamento do seu gato, é hora de começar a observá-lo seriamente. Às vezes, o estresse é a causa de comportamentos indesejados. Os gatos podem lutar para lidar com uma mudança (uma mudança, a chegada de um novo animal de estimação, a chegada de um bebê), que pode levar ao estresse que os leva a arranhar móveis, urinar um pouco em toda a casa, entre outras coisas.
    • O mau comportamento do seu gato pode ser devido ao tédio. Se o seu animal de estimação não tiver brinquedos suficientes para se divertir ou se você não se importa o suficiente com ele, ele pode achar uma maneira indesejável de enganar seu tédio, por exemplo, rasgando papel higiênico. Lembre-se de que ele provavelmente não entende que ele tem um comportamento que a incomoda. Ele está apenas fazendo algo que lhe permite cuidar de si mesmo.
    • Seu gato também pode se comportar mal porque você não o lava o suficiente. Embora os gatos sejam geralmente muito inteligentes, leva tempo para ensiná-los a agir de acordo com certas regras. Se você não educou suficientemente o seu animal de estimação, ele tenderá a fazer o que gosta, sem saber o que é certo e o que é errado.



  3. Entenda como os gatos aprendem. De fato, o processo de aprendizado no gato é muito simples. Ele tende a repetir experiências agradáveis ​​e evitar aquelas com conseqüências desagradáveis. É muito importante entender quenão podemos educar um gato apenas por punição. Se você o punir por fazê-lo entender que ele agiu de maneira inadequada, ele se sentirá confuso e assustado. Ele pode tender a evitá-lo, o que enfraquecerá a conexão que você tem com ele.


  4. Conheça as medidas disciplinares que não são eficazes com um gato. Como mencionado anteriormente, a punição não é a solução certa para corrigir o comportamento do seu gato. Você nunca deve bater ou gritar com seu animal de estimação para tentar discipliná-lo. Você também deve evitar usar um spray para borrifar água em seu gatinho quando ele tiver um comportamento indesejado, mesmo que esse método seja frequentemente usado pelos donos de gatos.
    • Se você acha que jogar água no seu gato pode impedi-lo de fazer algo errado, saiba que você o pressionaria para se adaptar. De fato, ele poderia aprender a produzir esses maus comportamentos somente quando você não estiver presente. Ele também pode desconfiar de você e até começar a ter medo de você se você usar o pulverizador com frequência.
    • Esfregar o focinho de seu gato na urina depois que ele sai da cama é uma medida disciplinar totalmente ineficaz e até contraproducente. Isso poderia realmente fortalecer seu condicionamento para fazer suas necessidades em um só lugar.
    • Não castigue seu gato tomando-o pela pele do pescoço. Você pode fazer isso para interromper temporariamente o mau comportamento, mas não é uma maneira eficaz de educar.

Parte 2 Aprenda a disciplinar seu gato



  1. Reforce o vínculo que você tem com seu gato se divertindo e recompensando-o. De fato, não é o fortalecimento dos vínculos com seu gato que ajudará a corrigir seus maus hábitos, mas é o tempo que você gastará para brincar com ele que o desviará de atividades ou ações indesejáveis. Ao fortalecer os laços que você tem com seu animal de estimação, você certamente terá menos necessidade de repreendê-lo e puni-lo no trabalho da educação. Quanto mais o seu gato se sentir confortável com você e confiar em você, menor a probabilidade de ele se comportar de maneira inadequada por causa do tédio ou do estresse.
    • Você pode fazer pequenas massagens no seu gato para reforçar a conexão que você tem com ele.


  2. Faça seu animal de estimação entender que algumas de suas ações são indesejáveis ​​ou totalmente proibidas. Como o gato se encaixa em evitar experiências que tenham consequências negativas para ele, você deve garantir que cada um de seu mau comportamento esteja associado a uma consequência negativa. Por exemplo, se ele tende a fazer garras no sofá, você pode ajudar a corrigir esse comportamento, tornando mais difícil arranhar esse móvel. Você pode proteger o sofá usando papel alumínio ou fita adesiva dupla face.
    • "Punição ambiental" é tornar o ambiente menos atraente para o gato enquanto você estiver ausente.
    • Se o seu gato gosta de pular em mesas ou no balcão da cozinha, coloque uma assadeira na borda de cada superfície. Quando o gato pula, o prato cai no chão e faz um barulho alto que o perturba. Ele terá a sensação desconfortável de ficar desequilibrado quando o prato estiver escondido sob seus pés e ele não apreciará o barulho. Depois, ele entenderá que não deve pular nessas superfícies.
    • Se o seu gato continuar mastigando suas plantas e o solo no chão, reduza a atratividade da planta pulverizando suco de maçã ou laranja amarga nas folhas. Você também pode cobrir a terra na panela com papel alumínio ou cascalho.
    • Existem impedimentos disponíveis comercialmente que se destinam a impedir que um gato tenha certos comportamentos ruins. Por exemplo, você pode comprar uma ratoeira fictícia que pula no ar quando tocada ou um dispositivo eletrônico que produz um jato de ar comprimido quando é detectado movimento. Você pode encontrar esses dispositivos em lojas on-line ou na loja de animais mais próxima. Eles são muito eficazes para impedir o seu gato de ir a áreas que você o proíbe.


  3. Combine bons hábitos com grandes recompensas. Quanto mais você reforça positivamente o bom comportamento do seu gato, maior a probabilidade dele repeti-lo. Por exemplo, quando você o vê usando sua árvore de gatos em vez de agarrar uma peça de mobiliário, recompense-o jogando um pouco mais de tempo com ele, elogiando-o ou dando-lhe um presente. Certifique-se de recompensá-lo da mesma maneira que ele faz a coisa certa, em vez de fazê-lo um pouco mais tarde, quando ele não puder estabelecer a conexão entre recompensa e bom comportamento.