Como administrar injeções ao seu gado

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 15 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como administrar injeções ao seu gado - Conhecimento
Como administrar injeções ao seu gado - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Prepare-se antes da injeçãoSelecione a agulhaSelecione o medicamento na seringaFaça uma injeção subcutânea (SC) Faça uma injeção intramuscular (como primário) Faça uma injeção intravenosa (IV) 10 Referências

Saber administrar injeções ou mordidas, por via subcutânea (SC, sob a pele), por via intramuscular (como primário, diretamente no suprimento sanguíneo muscular) ou por via intravenosa (IV, diretamente na veia, geralmente a jugular ), é muito importante para vacinar ou administrar vacinas ou medicamentos aos animais, respectivamente. Uma vaca, um touro, um boi ou um bezerro não precisam estar doentes para receber injeções; muitos bovinos perfeitamente saudáveis ​​devem ser submetidos a injeções ou mordidas nas vacinas anuais ou nas doses de reforço. É altamente recomendável que você consulte seu veterinário para obter mais informações sobre medicamentos e vacinas para o seu gado, bem como para verificar se está dando a injeção correta aos seus animais. É altamente recomendável que você procure o conselho de um veterinário ou assistente se uma injeção intravenosa for executada, pois esse é um procedimento muito mais difícil do que as injeções de SC ou IM.


estágios

Parte 1 Preparando-se antes da injeção



  1. Encontre o animal que precisa ser tratado ou vacinado.


  2. Bloqueie o animal em um corredor de vacinação. Verifique se a cabeça dele está presa em uma porta de cornadis (que bloqueia o pescoço dos animais). É mais fácil aplicar injeções em animais que são mantidos por uma porta que bloqueia a cabeça ou um corredor de vacinação (também chamado de corredor de contenção) ou uma porta "medina" (feita de duas grades em um trilho de ferro) que prendeu o animal contra a cerca ou contra a lateral do celeiro, apenas se você tentasse fazer uma injeção sem nenhum desses equipamentos.
    • Um corredor de vacinação ou restrição é uma passagem estreita entre duas barreiras ajustáveis ​​que são largas o suficiente para acomodar uma vaca adulta. Aqui, as barreiras laterais comprimem ou apertam os lados do animal para que ele não possa mudar de lado e isso deve ter um efeito relaxante no animal. Uma porta traseira impede que o animal se afaste e saia do corredor, e uma porta da frente tem uma abertura grande o suficiente para o pescoço, mas não a cabeça ou os ombros. Isso torna a cabeça acessível para medicação oral, espinho e pescoço facilmente acessíveis para injeções. Um beco ou caneta leva à faixa de contenção e pode conter várias vacas ao mesmo tempo.
    • Manter o animal mantém você e o gado em segurança e reduz significativamente o risco de ferimentos no animal mantido, em seus colegas e em você. No entanto, algumas fazendas (ou fazendas) não têm faixas de contenção, e talvez você precise contar com lassos e bons cavalos para manter as vacas e manter um animal em terra para que eles possam fazê-lo. injeção necessária.



  3. Leia o folheto. Sempre leia e siga as instruções no folheto informativo do medicamento ou da vacina para obter as doses e instruções necessárias para administrar o produto. O fabricante do medicamento é legalmente obrigado a imprimir as instruções no frasco do produto a ser injetado e fornecer essas informações, bem como avisos, microorganismos visados ​​e outras informações.
    • Se você pode escolher entre um procedimento de injeção intramuscular (IM) ou subcutânea (SC), sempre tome SC porque é menos invasivo, o que significa que é menos provável que danifique um pedaço de carne valiosa.
    • No entanto, alguns medicamentos devem ser injetados por IM para serem absorvidos adequadamente (consulte o Método 4 para obter informações sobre medicamentos que devem ser administrados por IM).



  4. Encontre o local para injetar. O local para a injeção, principalmente no gado, é um local chamadotriângulo de injeção ". No entanto, para vacas leiteiras, as injeções são frequentemente aplicadas na pele entre a base da cauda e os ossos da pelve (os tornozelos da pelve nos bovinos). Essa área triangular está localizada em ambos os lados do pescoço e contém poucas estruturas vitais (como vasos sanguíneos e nervos). O triângulo da injeção é mais largo no ombro e se estreita em direção à orelha.
    • O valor de venda da carne neste local é mais baixo do que na garupa, portanto, é menos provável que você perca dinheiro se pretender vender a carne.
    • Os pontos de referência para encontrar o triângulo são:
      • o limite superior, localizado sob a espinha dorsal (sob o ligamento nucal) e ao longo da linha da crista do pescoço,
      • o limite inferior ou angular, traçado ao longo e acima do sulco da jugular, situado no meio do pescoço,
      • a borda posterior (mais próxima da parte de trás do animal) segue a linha acima do ombro do ombro, que faz um ângulo em direção à crista do pescoço ou à parte superior do ombro.


  5. Selecione a seringa ou pistola dosadora. As injeções devem ser administradas por seringa ou por uma pistola doseadora. A diferença entre os dois é que, com a seringa, você controla manualmente a quantidade de medicamento injetado na vaca, enquanto a pistola doseadora distribui volumes predefinidos de medicamento para tratar mais de um animal.
    • Uma seringa consiste em três partes: o corpo (que contém a droga), o êmbolo (que se fecha firmemente no barril e na agulha), as seringas são feitas de plástico e geralmente são usadas apenas uma ou duas vezes antes de serem jogadas fora. as seringas de plástico podem ser do tamanho 1, 2, 3, 5, 12, 20, 35 e 60 mL. Use o tamanho da seringa necessário, de acordo com as instruções de dose para um único animal e a dose na seringa deve ser usado apenas para um animal.
    • Uma pistola doseadora ou pistola de seringa também possui um cilindro de vidro (geralmente preenchido com várias doses) com um pistão que possui uma arruela grossa de borracha na extremidade para formar um vácuo, uma agulha e um gatilho manual semelhante ao de uma pistola calafetar. Algumas armas oferecem a opção de anexar uma garrafa. A maioria das pistolas dosadoras são de tamanho 5, 12,5, 20, 25 e 50 mL.


  6. Administre injeções diferentes em locais diferentes. Isso se aplica a você se você tiver mais de um medicamento ou vacina para administrar. A próxima injeção deve ser administrada em um local a pelo menos 10 cm (largura da palma) do primeiro local da injeção. Se você continuar a colocar o medicamento no mesmo local, o corpo da vaca terá mais dificuldade em absorvê-lo, porque os medicamentos podem reagir entre eles, tornando-os ineficazes ou provocando uma reação secundária que pode matar o animal.

Parte 2 Escolha a agulha



  1. Selecione uma agulha de acordo com o peso do animal. O tamanho das agulhas é medido em "medidores". O medidor de uma agulha é inversamente proporcional ao seu diâmetro, de modo que quanto menor o medidor, maior a agulha. Por exemplo, a pele de um bezerro é mais fina que a de uma vaca adulta, portanto, uma agulha mais fina e de maior calibre deve ser usada. Você também deve tentar usar o medidor mais fino possível para garantir que a vaca sofra o mínimo possível, mas não tão fina que não exista muito risco de quebrar a agulha.
    • Para administrar uma injeção em um bezerro com menos de 230 kg, é ideal uma agulha medidora (j) 18-20 com um comprimento de 2,5 cm.
    • Para animais mais pesados ​​com peso superior a 230 kg, você precisará de uma agulha de 16 a 18 d com 3,8 cm de comprimento.
    • As espécies animais também podem ter um papel na escolha do medidor de agulha. Por exemplo, os novilhos Black Angus tendem a ter couro mais fino que o Herefords; portanto, você não precisa de uma agulha de 16 dias para perfurar a pele mais fina de uma vaca Angus, em vez de uma pele mais grossa como a de Hereford.


  2. Escolha o comprimento da agulha de acordo com o tipo de injeção que precisa ser administrada. Geralmente, são necessárias agulhas mais curtas para injeções subcutâneas e agulhas mais longas para injeções intramusculares e intravenosas.
    • Você não precisará de uma agulha com mais de 1,3 cm e 2,5 cm para injeções de SC, porque você só precisa penetrar na pele.
    • Para injeções IM e IV, as melhores agulhas são aquelas em torno de 3,8 cm ou mais.


  3. Use uma agulha nova e estéril. Recomenda-se o uso de uma nova agulha estéril por animal. No entanto, é aceitável usar a mesma agulha por até dez injeções, desde que permaneça afiada e reta. Altere sistematicamente a agulha quando um novo soquete é fabricado com um frasco de medicamento diferente, pois o uso de uma agulha pode introduzir contaminação.
    • Nunca tente endireitar uma agulha torcida ou curva, pois há uma boa chance de que ela se quebre enquanto você faz isso ou durante o processo de injeção. As agulhas danificadas nunca devem ser endireitadas, mas simplesmente jogadas em uma lixeira de risco biológico.

Parte 3 Puxe o medicamento para a seringa



  1. Pegue uma seringa e coloque uma agulha nela. A agulha terá uma ponta quando você a colocar no final da seringa ou, em qualquer caso, deverá ter uma se for uma agulha nova e limpa. Empurre a agulha para dentro da seringa para que a agulha permaneça no lugar e não caia.


  2. Retire a ponta da agulha. Retire a tampa da agulha e prepare-a para aspirar líquido para a seringa. Você não poderá colocar o medicamento na seringa se a ponta permanecer na agulha.


  3. Pegue uma garrafa nova e remova a tampa de alumínio. A tampa de alumínio protege a camada de borracha na abertura da garrafa e evita que o líquido saia da garrafa se derramar. Use as unhas para remover a tampa, use sempre uma faca ou um objeto afiado, pois você pode danificar a camada de borracha e causar contaminação.


  4. Faça um furo na camada de borracha com a agulha. Antes de fazer isso, no entanto, você deve aspirar a mesma quantidade de ar para a seringa que deseja extrair da garrafa. Isso deve ser feito para facilitar a ingestão do medicamento, pois pode ser muito difícil tentar aspirar líquidos quando o vácuo é formado pela seringa e pela garrafa de cada vez. Você pode fazer um buraco na camada de borracha com a agulha.
    • A camada de borracha age como um vácuo e evita que o ar entre na garrafa e, quando a agulha a atravessar, o vácuo não será quebrado.


  5. Puxe o medicamento para a seringa. Depois de empurrar a quantidade de ar que você tem para dentro da garrafa, levante o frasco para que fique quase vertical acima da seringa e puxe lentamente o êmbolo em sua direção, o que puxará o fluido na seringa até a quantidade desejada. É importante levantar o frasco sobre a seringa para permitir que a gravidade ajude a baixar o fluido e certifique-se de não deixar entrar ar.


  6. Abaixe o frasco e remova lentamente a agulha. Abaixar a garrafa move o líquido para baixo (graças à gravidade) e introduz o componente "ar" da garrafa. Em seguida, remover a agulha permite garantir que o líquido não flua.


  7. Coloque a garrafa no lugar certo, em um local seguro para uso futuro. Armazene a garrafa em algum lugar fresco e seco e onde não seja danificada, como uma geladeira ou uma caixa de ferramentas para armazenar seu equipamento de tratamento de animais.


  8. Aponte a agulha para cima para deixar as bolhas de ar flutuarem na superfície. Movimente o cilindro se houver bolhas que não flutuam automaticamente para cima. Pressione devagar e com cuidado o pistão para ejetar as bolhas de ar presentes. Isso é especialmente importante se você for administrar injeções IM ou IV.

Parte 4 Administre uma injeção subcutânea (SC)



  1. Use a técnica da "tenda". Para fazer uma injeção de SC, é utilizada uma técnica chamada barraca. Se você é destro, segure a seringa na mão direita (e vice-versa se for canhoto). Identifique o triângulo da injeção (conforme descrito no Método 1) e escolha um ponto no centro desse triângulo imaginário. Usando a mão esquerda, aperte um pouco da pele do animal entre dois dedos e o polegar e levante esse pedaço de pele diretamente em sua direção e longe do pescoço para formar uma "tenda". A barraca deve ser feita perpendicular ao pescoço.


  2. Aponte a agulha em um ângulo de 30 ou 45 graus com a superfície do pescoço. A ponta da agulha pode ser colocada sob o polegar, embora o local em que você colocou a ponta da agulha dependa do que lhe parecer mais confortável e de onde você não corre o risco de se machucar. Cuidado para não tocar no êmbolo (se estiver usando uma seringa) ou no gatilho (se estiver usando um dispositivo de dosagem).


  3. Guie a agulha para o local da injeção. Usando o dedo indicador da mão segurando a seringa, guie a agulha para o centro de um lado da barraca que você formou com a outra mão na etapa anterior. Isso garante que você insira a agulha apenas até a metade, em vez de totalmente, na dobra da pele e reduz o risco de tocar um músculo ou vaso sanguíneo.


  4. Administre a dose. Depois que a agulha estiver inserida no comprimento necessário, solte a pele e pressione o êmbolo ou aperte a alça da seringa com a mão. Pressione lenta e firmemente o êmbolo.Quando a injeção estiver completa, remova a agulha, tampe-a e coloque a seringa em uma superfície limpa e seca para uso futuro (se você planeja injetar mais de um animal).


  5. Lembre-se de qualquer sangramento que possa ocorrer. Pressione e esfregue o local da injeção com a mão por alguns segundos, para que o local não sangre muito e para garantir que o fluido injetado não vaze muito. Uma injeção de SC não deve sangrar tanto quanto uma injeção de IM ou IV, ou de modo algum, mas é mais provável que o fluido injetado flua, às vezes em profusão se a pele estiver muito esticada ou se for injetado muito líquido em um só lugar.

Parte 5 Fazendo uma injeção intramuscular (como primário)



  1. Ajude o gado a reduzir a dor. Como as injeções intramusculares são mais dolorosas que as injeções de SC, devem ser feitos esforços para reduzir a dor que a vaca sofrerá quando a agulha retornar. Para reduzir a dor neste momento, a maioria dos veterinários martela firmemente o pescoço da vaca com a palma da mão duas ou três vezes antes de inserir a agulha. É altamente recomendável que você siga este procedimento.
    • Tocar o pescoço da vaca com a mão deixa os nervos sem resposta, de modo que, quando a agulha é inserida, é menos provável que ela sinta a entrada da agulha e fique assustada.


  2. Selecione um local para administrar a injeção IM. Segure a seringa na mão dominante (à direita, se você é destro). Identifique o triângulo da injeção e selecione um ponto próximo ao centro e esteja pronto para segurar a agulha perpendicular à superfície da pele.


  3. Coloque a agulha no pescoço da vaca. Enquanto mantém a agulha perpendicular à superfície da pele e com um gesto firme e seguro, empurre a agulha através da pele para dentro do músculo. Isso deve ser feito imediatamente após o pescoço ter sido martelado várias vezes. Nesse ponto, a vaca pode reagir, portanto, esteja preparado para um pequeno movimento no corredor (especialmente se ela não estiver acostumada ao contato humano).
    • Observe se você tocou uma veia ou artéria. Para fazer isso, puxe um pouco o êmbolo da seringa e veja se o sangue está subindo. Se você vir sangue entrando na seringa, atingiu um vaso sanguíneo. Você terá que se retirar e tentar um local diferente.


  4. Administre o medicamento. Depois de verificar que não tocou em um vaso sanguíneo, você pode administrar o medicamento. Pressione lentamente o êmbolo até a vaca receber a dose correta. Se você fizer um IM de mais de 10 ml, tome cuidado para não administrar mais de 10 ml por local de injeção.
    • Após remover a seringa, pressione com os dedos direito por alguns instantes para evitar sangramentos.

Parte 6 Injeção intravenosa (IV)



  1. Consulte um veterinário. A injeção intravenosa requer muita experiência e know-how, sendo muito raramente realizada pelo proprietário do animal. Se você não souber como proceder ou nunca recebeu injeção intravenosa, é melhor procurar os serviços de um veterinário que o fará com segurança.


  2. Localize a veia jugular. Você pode fazer isso escaneando com os dedos o lado do pescoço da vaca (ele estará abaixo de onde deveria estar o triângulo invisível da injeção) acima da barbela. Você sentirá a veia jugular pulsar. Depois de localizado, pressione a parte inferior da veia para destacá-la. Isso o ajudará a localizar melhor a veia ao administrar a dose.


  3. Verifique se não há bolhas na sua seringa. As bolhas de ar, se injetadas na veia jugular, podem ser a causa de um risco significativo para a saúde, se não a morte. Se houver ar na seringa na qual o medicamento foi injetado, segure a seringa no ar e bata com os dedos até que as bolhas de ar subam. Polvilhe as bolhas ainda mais pressionando levemente o êmbolo até ter certeza de que as bolhas de ar se foram. Um pouco de líquido sairá da agulha fazendo isso.


  4. Insira a agulha em um ângulo de 30 a 45 graus com a superfície do pescoço. Lentamente, mas com firmeza, insira a seringa na veia jugular inflada. Você saberá que tocou a veia jugular porque, puxando um pouco o êmbolo, o sangue entrará na seringa e se misturará com seu conteúdo. Este é um bom sinal, ao contrário das injeções de SC e IM.


  5. Administre o medicamento. imprensa muito devagar no pistão para que o fluido seja ejetado gradualmente na veia da vaca. Depois de fornecer a quantidade necessária de produto, remova cuidadosamente a agulha. Coloque a mão no local e aperte-a por alguns momentos para reduzir o sangramento que ocorrerá quando você administrar esse tipo de injeção.