Como acabar com a paralisia do sono

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
O que é paralisia do sono? Como curar? | Sem Frescura
Vídeo: O que é paralisia do sono? Como curar? | Sem Frescura

Contente

Neste artigo: Gerenciando a paralisia durante o sono O que está manifestandoMelhorando e prolongando o sono Considerando os remédios fitoterápicosConsultando um médico21 Referências

A paralisia do sono é um distúrbio caracterizado pela incapacidade de se mover ou falar enquanto está consciente. O dorminhoco também pode ter dificuldade em respirar, sentir um desastre iminente ou ser observado. Pode ser uma experiência muito assustadora, mas você pode fazer algo para interromper esse fenômeno, por exemplo, dormindo mais, tomando remédios à base de plantas e até consultando um médico. Se isso acontecer com frequência ou continuar, apesar dos esforços para melhorar a qualidade do sono, você deve entrar em contato com o seu médico para obter ajuda.


estágios

Método 1 de 2: Gerenciar a paralisia durante o sono assim que ela se manifestar



  1. Tente relaxar. A paralisia do sono geralmente causa sentimentos terríveis e talvez você precise se livrar dela, principalmente se surgir com a sensação de que alguém está te segurando. Nesse caso, a melhor maneira é relaxar.Se você sentir que algo o está impedindo, não resista e não tente se libertar: deixe uma força desconhecida agir! Isso irá ajudá-lo a acordar ou voltar a dormir.
    • Tente memorizar essa frase: "Estou paralisado durante o sono, é uma situação normal e não estou em perigo. Continue repetindo a frase se isso acontecer quando você for para a cama ou se levantar.



  2. Saiba que está tudo bem. Compreender isso o ajudará a relaxar em caso de paralisia do sono: se você souber o que está acontecendo com você e entender que é apenas um fenômeno de curto prazo, será mais fácil relaxar. Embora a paralisia do sono possa ser um sinal de uma condição rara chamada narcolepsia, geralmente não está associada a nenhum problema de saúde grave. Durante o sono, você está em um estado desconfortável, ou seja, seu cérebro mantém o corpo em um estado calmo e relaxado (provavelmente é por esse motivo que você não reage ao que acontece no sonho, para não Não corra o risco de se machucar ou de outras pessoas.) A paralisia do sono ocorre quando você se conscientiza dessa condição.
    • Os pesquisadores pensam o que acontece quando você repentinamente deixa o sono paradoxal.
    • Você pode sofrer de alucinações e pensar que há alguém na sala com você ou que está te segurando. Lembre-se de que são apenas alucinações, uma parte normal desse distúrbio e que você não está em perigo.



  3. Mova os dedos dos pés, franze a testa ou cerre o punho. Alguns conseguem interromper a paralisia do sono se moverem os braços ou as pernas. Tente concentrar sua atenção nos dedos dos pés ou nas mãos e faça o trabalho de mover ou agitar o punho. Outra dica é tentar franzir o rosto, como se estivesse cheirando algo desagradável. Ao fazer isso muitas vezes, você poderá acordar bem.


  4. Converse com seu parceiro. Se você dividir a cama com um ente querido, converse com ele e conte o que está passando. Nesse caso, ele pode ajudá-lo a sair do estado de paralisia do sono. Se a pessoa perceber que você está respirando com dificuldade e irregularidade, peça para que a sacuda para acordá-lo. Nem sempre funciona: seu parceiro pode cometer um erro e interromper seu sono normal. No entanto, vale a pena tentar.
    • A maioria das pessoas não consegue falar durante um episódio de paralisia do sono, mas você pode concordar com seu cônjuge em fazer um sinal quando estiver paralisado. Por exemplo, se você se concentrar na garganta, pode sussurrar "usando" ou tossindo, dizendo ao seu parceiro que precisa de ajuda para acordar.

Método 2 de 3: Melhorar e prolongar o sono



  1. Aumente suas horas de sono. Dormir mais pode ajudá-lo a se livrar desses episódios, então tente passar mais horas dormindo à noite. Como regra geral, os adultos precisam de 6 a 8 horas de sono por noite, mas você pode precisar de mais.
    • Por exemplo, suponha que você esteja dormindo cerca de seis horas por noite e perceba que está com paralisia do sono. Faça um esforço para dormir uma hora antes para dormir sete horas. Este é realmente o número mínimo de horas que um adulto deve fazer: você deve dormir 7 a 9 horas sempre que possível.


  2. Durma no mesmo horário todas as noites. Ir para a cama no mesmo horário todas as noites e acordar no mesmo horário todas as manhãs também pode melhorar a qualidade e a duração do seu sono. Certifique-se de respeitar esta programação, mesmo durante o fim de semana.
    • Por exemplo, se você costuma dormir às 23:30 e acordar por volta das 6h15 nos dias úteis, tente manter a mesma programação nos finais de semana.


  3. estabelecer uma rotina de dormir e cumpri-lo. Ter uma rotina de dormir em horário fixo pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente e melhorar a qualidade do seu sono. Se você não tiver um, crie um que possa seguir sem problemas.
    • Por exemplo, você pode escovar os dentes antes de ir para a cama, lavar o rosto, usar pijama, ler um livro por 20 minutos, desligar as luzes e ir para a cama. Escolha o que melhor lhe convier.
    • Não se preocupe se você não conseguir adormecer imediatamente. Saia da cama e repita algumas ações em sua rotina. Por exemplo, você pode se levantar da cama, ler um livro por mais 20 minutos e aconchegar-se debaixo dos cobertores.


  4. Verifique se a cama e o quarto são confortáveis. Um colchão confortável, lençóis e travesseiros macios, além de uma sala limpa e agradável, pode ser de grande ajuda para dormir bem. Além disso, o quarto deve estar escuro, calmo e suficientemente fresco.
    • Se o seu quarto estiver bagunçado ou a cama desconfortável, faça alterações para tornar o ambiente mais confortável. Por exemplo, pode ser necessário comprar novos lençóis, arrumar o quarto ou comprar um colchão novo.
    • Se o seu bairro é particularmente iluminado e barulhento, considere instalar cortinas no seu quarto para bloquear a luz e o ruído.


  5. Use sua cama apenas para dormir e amar. Evite realizar outras atividades que possam impedi-lo de dormir à noite, caso contrário, poderá aumentar suas chances de sofrer de paralisia do sono. Evite assistir TV, usar seu laptop ou outros dispositivos eletrônicos e nem leia na cama.


  6. Pare de comer cerca de 2 horas antes de ir dormir. Refeições tardias podem causar distúrbios do sono e aumentar o risco de paralisia do sono. Se você está acostumado a mordiscar antes de dormir, tente fazê-lo pelo menos duas horas antes de dormir.


  7. Exercite-se um pouco mais cedo. É difícil descansar bem à noite se você estiver praticando atividade física de intensidade vigorosa à noite. Portanto, tente se organizar para treinar mais cedo, por exemplo, de manhã ou no início da tarde.
    • Se você não puder fazer o contrário, tente realizar atividades de baixo impacto, como caminhar, alongar e levantar peso moderadamente.


  8. Limite ou evite cafeína à tarde ou à noite. Cafeína interfere com o sono. Se você beber à noite, pode mantê-lo acordado. Tente reduzir bebidas como café, chá e refrigerantes dentro de algumas horas após o almoço.
    • Por exemplo, se você costuma tomar uma xícara de café às 16h, tome um café descafeinado ou uma xícara de chá verde.


  9. Relaxe antes de ir dormir. Reservar um tempo para aliviar todo o estresse do dia antes de dormir pode evitar esse problema e promover um sono reparador. Existem diferentes técnicas de relaxamento que você pode colocar em prática, eis algumas delas:
    • relaxamento muscular progressivo,
    • respiração profunda,
    • um banho
    • exercícios de ioga ou alongamento leve,
    • música relaxante.

Método 3 de 3: Considere remédios de ervas



  1. Consulte o médico antes de tomar suplementos de ervas. Muitas pessoas pensam que "natural" sempre significa "seguro", mas nem sempre é verdade. Antes de tomar qualquer remédio herbal, você deve consultar seu médico ou farmacêutico, pois isso pode interagir com outros medicamentos que você está tomando ou agravar os problemas de saúde existentes. As plantas medicinais são regulamentadas com muito menos rigor do que as drogas e sua composição pode diferir da indicada na publicidade. Em qualquer caso, consulte o seu farmacêutico.


  2. Pegue a raiz de valeriana. A raiz de valeriana tem um efeito calmante, ajuda a alcançar mais rapidamente e a dormir por mais tempo. Os suplementos à raiz de valeriana estão disponíveis na maioria das farmácias ou lojas de alimentos naturais. Antes de tomar a raiz de valeriana, não deixe de consultar o seu médico.
    • Essa raiz pode interagir com certos medicamentos, como lalprazolam, fexofenadina e lorazepam.
    • A dose padrão é de 400 a 900 mg, tomada duas horas antes de dormir por um período máximo de 28 dias.


  3. Experimente a flor da paixão. Esta planta pode ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Também está disponível em farmácias e lojas de alimentos naturais, mas consulte seu médico antes de decidir se deve ou não tomá-lo.
    • Isso pode reduzir a pressão; portanto, se você estiver tomando um medicamento para pressão alta, verifique primeiro com o seu médico.
    • As mulheres grávidas não devem tomar esta erva porque causa contrações uterinas.
    • A dosagem ideal é geralmente 90 mg por dia.


  4. Beba chá de camomila. De fato, a camomila alivia a ansiedade e melhora a qualidade e a duração do sono. Tente beber todas as noites antes de dormir 1 ou 2 xícaras de chá de camomila. Para prepará-lo, basta colocar uma saqueta de camomila em um copo e despejar 250 ml de água fervente. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos, remova a bolsa e aguarde a bebida esfriar um pouco antes de consumir.
    • O chá de camomila pode interagir com vários medicamentos, por isso consulte seu médico primeiro. Por exemplo, pode causar interações medicamentosas com medicamentos para diabetes e hipertensão, anticoagulantes e sedativos.


  5. Considere tomar erva-cidreira. Erva-cidreira acalma e também melhora o sono. Além disso, o efeito desta planta é reforçado se você a utilizar com raiz de valeriana ou camomila, o que significa que você pode combinar essas plantas para fazer um chá de ervas.
    • Consulte seu médico com antecedência. Mulheres grávidas ou pessoas que sofrem de hipertireoidismo não devem tomar este remédio.
    • A dosagem usual é entre 300 e 500 mg, tomada três vezes ao dia.


  6. Use óleo de lavanda nas palmas das mãos e pulsos. Massageie as mãos e o pulso por alguns minutos com este óleo essencial para ajudá-lo a se acalmar e melhorar a qualidade do seu sono.
    • Misture algumas gotas deste óleo com 15 ml de óleo base, como óleo de amêndoa ou óleo de coco. Em seguida, cubra as mãos e os pulsos com esta mistura e massageie-os enquanto respira profundamente.

Método 4 Consultar um médico



  1. Marque uma consulta com o médico se o problema persistir. Se você dorme mais e toma outras medidas para melhorar a qualidade do seu sono sem obter resultados satisfatórios, consulte um médico para encontrar um tratamento. Lembre-se de que o problema pode ser o sintoma de uma patologia mais séria, como a narcolepsia.


  2. Aprenda sobre antidepressivos tricíclicos. Para tratar o distúrbio, o médico pode prescrever esses medicamentos, como a clomipramina. Os antidepressivos tricíclicos afetam a química do cérebro e evitam esse problema aumentando a duração da fase paradoxal do sono. Peça mais informações sobre esta solução e os possíveis riscos e efeitos colaterais. Os antidepressivos tricíclicos podem ter os seguintes efeitos colaterais:
    • uma boca seca,
    • constipação,
    • dificuldade em urinar,
    • suores,
    • uma visão embaçada,
    • sonolência.
    • Em caso de overdose, você pode ver sinais como sono induzido (sedação), convulsões, pressão arterial anormal e arritmia cardíaca. Todos esses sinais podem ser fatais.


  3. Considere tomar melatonina. É um hormônio do sono produzido naturalmente pelo organismo, mas em quantidades insuficientes em algumas pessoas. A melatonina pode ser comprada sem receita médica, mas você deve primeiro consultar seu médico.
    • Comece com doses baixas, principalmente se for uma pessoa idosa. Geralmente, para melhorar o sono, basta tomar 0,1 a 0,3 mg. Se não conseguir encontrar uma formulação com uma dose tão baixa, tome metade ou quarto de um comprimido.


  4. Considere os efeitos colaterais de outros medicamentos. Se você estiver tomando medicamentos, consulte seu médico se alguns deles forem responsáveis ​​pelo seu problema. Alguns ingredientes ativos causam distúrbios do sono. Você pode tentar reduzir a dosagem ou alterar o tipo de medicamento para ver se a situação melhora.