Como ensinar diagramação de frases

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 14 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Como ensinar diagramação de frases - Conhecimento
Como ensinar diagramação de frases - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Ensinar o diagrama de sentençasUsando técnicas alternativas de ensino

A diagramação de frases é uma arte que está caindo em desuso. Então, o que já foi ensinado na maioria das aulas na Inglaterra, não é mais usado com tanta frequência agora. Muitos professores pensam que as lições de gramática são mais bem integradas às lições reais por escrito. No entanto, a diagramação pode ajudar os alunos a analisar sentenças francamente, aprendendo como eles são afetados um pelo outro. Os alunos que trabalham mais visualmente e esteticamente, em particular, provavelmente se beneficiarão desse método. Se você não tiver certeza de como iniciar esse processo, primeiro ensine o básico e continue com maneiras mais divertidas e criativas de praticar o MDL.


estágios

Método 1 de 2: Ensinar diagramação de frases

  1. Comece ensinando o básico. Fale sobre como as palavras funcionam; você não precisa se concentrar na natureza das palavras no início da lição. Ajude seus alunos a começar a ver como as palavras interagem entre si.
    • Por exemplo, você pode pedir aos alunos que juntem frases curtas para que eles vejam o que faz a ação (o sujeito / nome), qual é a ação (o verbo) e quais são as relações entre os dois.
    • Tente fazê-los tocar frases como "Kelly pula" e "Carla escreve". Depois que os alunos aprenderem isso, continue com frases mais complicadas, como "Kelly pula rapidamente sobre a mesa azul" ("Kelly pula rapidamente sobre a mesa azul") e "Carla" escreve no quadro em letras. cursivas ("Carla escreve em letras cursivas no quadro").



  2. Comece a nomear as partes do discurso. Ensine substantivos, pronomes, verbos, adjetivos, advérbios, artigos, conjunções, preposições e interjeições. Faça conexões para seus alunos entre os relacionamentos que você mencionou e os nomes formais das partes do discurso.
  3. Ajude os alunos a determinar o que é um assunto e um predicado. Este é o primeiro passo do MDL formal: antes dessa etapa, tudo se resume a lançar as bases, preparar o terreno.
    • Localize o assunto. Volte aos primeiros exemplos, desenvolvendo a natureza exata do sujeito, que é o que faz a ação na frase. Por exemplo, em "Kelly pula rapidamente sobre a mesa azul", "Kelly" é o assunto.



    • Fale sobre o predicado. Ensine aos alunos como a segunda metade da frase leva consigo, bem como modificadores para ajudar a entender o que está acontecendo, como um objeto direto. O predicado, em nosso exemplo, é "pular rapidamente sobre a mesa azul".




  4. Discuta como algumas palavras modificam outras. Neste ponto, vincule a discussão ao seu ensino anterior sobre relacionamentos na frase. Indique quais palavras na frase modificam outras.
    • Discuta como palavras como preposições, artigos e conjunções se conectam para ajudar a tornar a frase significativa.



    • Por exemplo, "rápido" muda "pula" porque ele diz como Kelly pulou.





  5. Incentive os alunos a se ajudarem. Ao fazer o diagrama, escreva a frase no quadro para que os alunos possam acompanhar todo o processo. Para reforçar as informações, peça que trabalhem em grupos para colocar suas próprias frases em um diagrama.
    • Você também pode pedir a cada grupo que aprenda parte do discurso e ensine-o ao restante da classe para ajudar a reforçar as lições. Assim, eles aprendem parte do discurso em profundidade por si mesmos e, ao mesmo tempo, também ajudam outras crianças a aprendê-lo.

Método 2 de 2: Usando técnicas alternativas de ensino

  1. Torne o processo de MDL mais interativo. Todo mundo não aprende vendo um professor desenhar um quadro no quadro. Tente colocar frases no diagrama com cada aluno representando uma palavra.
    • Escreva cada palavra de uma frase em um pedaço de papel ou papelão. Delimite uma parte do terreno para o sujeito e o predicado. Peça aos alunos que digam àqueles que têm palavras onde devem ficar.



    • Você pode pedir aos alunos que representam palavras que dependem um do outro, como as de uma frase prepositiva, de mãos dadas, para mostrar conexões físicas.





  2. Experimente jogos gramaticais divertidos, como o "Mad Libs for Class". Escreva uma história, deixando em branco palavras significativas. Depois, peça aos alunos que preencham as partes do discurso, cada uma por si, sem permitir que vejam a história da história. Os espaços deixados em branco na história devem ser acompanhados pelos nomes de partes do discurso, como um substantivo ou verbo, para que os alunos saibam que tipo de palavra usar para preencher a lacuna.
    • Incentive alguns alunos a lerem suas histórias, o que será absurdo, pois não puderam ver o original primeiro. Mesmo que isso não ensine o MDL, pelo menos ajudará as crianças a aprender as partes do discurso.


  3. Use caixas pequenas. Escreva neles, alternativamente, um número igual de verbos, substantivos e modificadores (como frases preposicionais). Dê um para cada criança. Deixe as crianças caminharem pela sala até encontrar mais duas, para que cada grupo assim formado tenha um nome, um verbo e um modificador. Depois, peça às crianças que formem frases com seus cartões.
    • Em outro jogo, peça às crianças que formem pequenos grupos. Dê a cada grupo um saco cheio de palavras escritas em cartões. Peça que classifiquem as caixas de acordo com as partes do discurso, dentro de um determinado prazo. A equipe que obtém as respostas mais corretas nesse período é declarada vitoriosa.
  4. Mantenha seu método de ensino divertido e interessante. Ao ensinar o MDL, tente tornar divertido e divertido capturar o interesse dos alunos. Além disso, não tenha medo de mudar sua técnica de ensino, de se adaptar a uma variedade maior de alunos. Todos aprendem de maneira diferente e, portanto, mudar sua abordagem ajudará mais alunos a se apropriarem do material.
conselho



  • Use estas sugestões para desenvolver seus próprios jogos para jogar com seus alunos.