Como exercitar seus olhos

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
MELHORAR VISÃO: EXERCÍCIO PARA FORTALECER A MUSCULATURA DOS OLHOS
Vídeo: MELHORAR VISÃO: EXERCÍCIO PARA FORTALECER A MUSCULATURA DOS OLHOS

Contente

Neste artigo: Aqueça os olhosExercite os olhos14 Referências

A visão é certamente a de nossos sentidos que procuramos mais diariamente. Como o resto do corpo, os olhos devem ser mantidos por exercícios e massagens. Essa rotina ajuda a fortalecer e relaxar os músculos oculares, melhorando os reflexos da visão. Além disso, pode ajudar a estimular o centro de visão do cérebro. Apesar da falta de evidências científicas, exercitar os olhos com movimentos adequados pode ajudar a aliviar algumas condições oculares e manter a acuidade visual.


estágios

Parte 1 Aqueça seus olhos



  1. Siga o conselho do seu oculista ou oftalmologista. Conforme declarado na introdução, os efeitos da ginástica ocular não são cientificamente documentados. Antes de iniciar uma rotina, consulte um oftalmologista ou aproveite uma consulta com seu oftalmologista para obter informações. É recomendável que você tome esta precaução se tiver problemas oculares.
    • Se você é míope, hiperópica ou astigmática, saiba que a ginástica ocular não exime da visita de rotina ao seu oftalmologista. Se algumas pessoas notaram uma melhora na situação ou até uma correção completa de seu distúrbio, lembre-se de que cada situação é diferente. É improvável que seu problema desapareça completamente apenas com os exercícios.
    • Se você não tem um distúrbio visual específico, pode fazer exercícios oculares sem contra-indicação. Por outro lado, evite o contato visual se você tiver um problema sério, como catarata, degeneração ou lesão na córnea.



  2. Pratique o palming. Essa técnica envolve isolar os olhos do ambiente externo. A aplicação de leve pressão nas pálpebras fechadas hidrata, relaxa e regenera os olhos. o palming pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer momento.
    • Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou em sua cama. Esfregue as mãos uma na outra para aquecer as palmas das mãos.
    • Relaxe e feche os olhos. Coloque as palmas das mãos nos olhos e aplique uma pressão muito leve. Não lamber os olhos ou beliscar o nariz para não bloquear a respiração.
    • Crie uma escuridão completa ao redor dos olhos para relaxá-los completamente. Aperte os dedos e bloqueie a passagem da luz nas asas do nariz e no canto externo do olho.
    • Respire devagar e profundamente. Aproveite este momento de relaxamento para relaxar seu corpo e sua mente. Imagine cenas calmas e calmantes.
    • Mantenha por pelo menos três minutos. Aqueça as mãos, se necessário.



  3. Massageie seus olhos. Essa ação estimula a circulação sanguínea ao redor dos olhos e, de maneira mais geral, ao nível do rosto. Seus olhos estarão melhor preparados para os exercícios.
    • Estimule a circulação sanguínea alternando a aplicação de um elemento quente e um elemento frio. O calor exerce uma ação vasodilatadora e drenadora, enquanto o frio exerce um efeito vasoconstritor e descongestionante. Mergulhe uma toalha limpa em água morna e coloque-a no rosto por três minutos. Certifique-se de cobrir os olhos fechados, sobrancelhas e bochechas. Pegue uma segunda toalha e deixe de molho em água muito fria. Coloque no seu rosto por um minuto. Alterne a pose das duas toalhas terminando com a compressa fria.
    • Relaxe o rosto e o pescoço. Para isso, passe delicadamente uma toalha embebida em água quente no pescoço, pescoço, testa e bochechas. Massageie sua testa com as pontas dos dedos. Em seguida, proceda à massagem das órbitas, indo do nariz às têmporas com as extremidades dos polegares. Faça movimentos circulares suaves passando sob as sobrancelhas e sob os olhos. Termine tocando levemente com as pontas dos dedos para promover a estimulação linfática.
    • Massageie as pálpebras por um a dois minutos. Lave bem as mãos e feche os olhos. Com as pontas dos dedos, aplique leve pressão nas pálpebras enquanto faz movimentos circulares. Esses gestos ajudam a estimular a circulação sanguínea.

Parte 2 Exercitando seus olhos



  1. Trabalhe o reflexo da acomodação. A acomodação é um fenômeno de adaptação do olho a diferentes distâncias. Isso permite que você veja o mais próximo possível à distância. Observe que a falta de acomodação é a causa dos distúrbios oculares mais comuns. Independentemente disso, quando você conserta um objeto, os músculos oculares estão em um estado de tensão constante e o fenômeno da acomodação enfraquece. Para manter sua acuidade visual, estimule esse reflexo.
    • Sente-se em uma cadeira ou fique em frente a uma parede lisa. Coloque o polegar a cerca de 25 cm do nariz e foque no dedo. Você também pode escolher um objeto localizado a cerca de três metros de você. Nos dois casos, concentre seu olhar por dez a quinze segundos.
    • Escolha outro objeto mais distante, idealmente de cinco a seis metros à frente. Você não precisa virar a cabeça, o que significa que esse segundo elemento está no seu campo de visão. Mova seu olhar e concentre-se no objeto distante por dez a quinze segundos.
    • Em seguida, retorne ao seu polegar ou primeiro objeto. Faça isso de um lado para o outro cinco vezes.


  2. Pratique um exercício de convergência. A convergência é um reflexo que se aproxima dos olhos ao nariz para ter uma visão mais próxima. No entanto, a fixação prolongada do olhar em um objeto localizado a uma curta distância pode causar fadiga visual. O exercício ajuda a combater essa fraqueza e reforça o reflexo da convergência.
    • Sente-se confortavelmente.
    • Estenda o braço e levante o polegar ou o índice. Fixe seu olhar no seu dedo.
    • Enquanto observa o dedo, dobre lentamente o braço em sua direção. Traga o dedo o mais próximo possível do rosto, inalando. Pare de se mover, pois sua visão fica nublada e seu dedo fica embaçado.
    • Ao expirar, estenda lentamente o braço e afaste o dedo.
    • Repita o exercício três vezes, uma vez por semana.
    • Você também pode substituir o dedo por um lápis ou caneta. Segure seu instrumento apontando para cima. Traga-o para mais perto e afaste-o dos seus olhos enquanto o olha.


  3. Fortaleça os músculos dos olhos. Descreva o número "8" ou o sinal do infinito com os olhos. Este exercício simples e eficaz ajuda a aliviar o cansaço visual.
    • Para facilitar o exercício, você pode imaginar que o letreiro é desenhado a cerca de três metros à sua frente.
    • Descreva o sinal com seus olhos. O movimento deve ser lento e fluido.
    • Faça o movimento sem parar em uma direção por alguns minutos e depois na outra.


  4. Melhore o seu senso de percepção e observação. O gesto do pêndulo solicita os músculos oculares e relaxa os nervos cranianos envolvidos na visão. Consiste em criar um contraste visual, dando a impressão de que um objeto imóvel está em movimento. Esses exercícios também melhoram a mobilidade do seu olhar, pois exigem que você se concentre no que vê, não no que deseja ver.
    • Trabalhe a visão central. Fique na frente de uma janela ou cerca para ter elementos verticais paralelos a você. Relaxe e respire calmamente. Olhe através da grade. Balance-se transferindo seu peso para um pé e depois para o outro. Deixe seus olhos seguirem o movimento do seu corpo. Faça esse exercício por dois a três minutos, piscando.
    • Fortaleça sua visão periférica girando o busto. Fique em pé, com as pernas afastadas e a largura dos ombros. Gire com o pé esquerdo girando o busto e tirando o calcanhar direito. Faça o mesmo no lado direito. Siga os movimentos do corpo com os olhos, tomando consciência do que vê. Pratique este exercício por dois a três minutos.


  5. Olhe em todas as direções. Esses exercícios aliviam os músculos tensos dos olhos e ajudam a estimular o reflexo da acomodação.
    • Sentado ou em pé, endireite as costas e olhe para a frente. Mova seu olhar para a esquerda sem virar a cabeça. Concentre-se no que vê e depois olhe para a direita. Fixe seus olhos novamente. Repita o exercício três vezes.
    • Então olhe para baixo e foque no seu campo de visão. Então olhe para o céu ou para o teto e faça o mesmo. Repita este exercício três vezes.
    • Finalmente, mova seu olhar em todas as direções em sucessão, tomando cuidado para não mexer sua cabeça. Entre cada mudança de direção, concentre-se no que vê. Olhe na sua frente e depois para baixo.Mova seu olhar para a esquerda, depois para cima e, finalmente, para a direita. Repita essa sequência cinco vezes. Faça a mesma série de exercícios alterando a ordem das orientações. Comece olhando para a frente. Mova os olhos para baixo e para a direita. Termine olhando para cima e olhando para a esquerda. Repita esta sequência três vezes.


  6. Termine sua sessão com um palming relaxante. Como um treino, conclua sua série de exercícios com uma fase de relaxamento. Coloque as mãos descascadas nos olhos para relaxá-las efetivamente.
    • Se preferir, você também pode simplesmente fechar os olhos e mergulhar na escuridão de uma sala silenciosa. Aproveite estes poucos minutos de relaxamento para descansar.