Como produzir oxigênio e hidrogênio a partir de moléculas de água por eletrólise

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como produzir oxigênio e hidrogênio a partir de moléculas de água por eletrólise - Conhecimento
Como produzir oxigênio e hidrogênio a partir de moléculas de água por eletrólise - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparando uma eletrólise da águaEngenharia da eletrólise da água9 Referências

A operação de obtenção da água (H2O) de hidrogênio e oxigênio por meio de uma corrente elétrica é chamada eletrólise. Essa experiência de separação de dois gases pode ser feita em casa, com pouco equipamento sofisticado. Pode ser montado e conduzido por crianças sob a supervisão de um adulto. No entanto, não espere salvar o planeta com oxigênio liberado no ar e hidrogênio produzido como combustível: as quantidades produzidas como parte desse experimento são pequenas, mas o efeito ainda é espetacular e a edição instrutiva.


estágios

Parte 1 Preparando uma eletrólise da água



  1. Despeje 350 mL de água morna em um recipiente adequado. Como a água não precisa chegar ao topo, leve um recipiente, de preferência de vidro, maior (500 mL, por exemplo). O experimento funcionará melhor com água quente, mas a água fria também funcionará.
    • Quanto à água utilizada, você pode levar água da torneira e água engarrafada.
    • A água quente tem uma viscosidade bastante baixa, para que os íons que carregam as cargas possam circular mais facilmente sem serem muito lentos.



  2. Despeje uma colher de sopa (17 g) de sal na água. Despeje gradualmente enquanto mistura com uma colher para que a mistura fique bem homogênea. Você obtém uma solução salina eletrolítica (ou seja, carregada com íons positivos e negativos).
    • O cloreto de sódio (na verdade, o sal de mesa) é um bom eletrólito, ou seja, melhora a condutividade da água, a reação química é melhor.
    • A corrente que emanará da bateria circulará com menos resistência entre os dois pólos que serão as hastes eletrolíticas. Você terá uma melhor liberação de gás.


  3. Corte as duas pontas dos seus lápis. O objetivo é ter em cada lado do lápis um pedaço de grafite no qual você poderá fixar, sem quebrá-lo, um clipe de crocodilo, sendo a grafite condutora. Use um apontador simples para limpar um pedaço meu.
    • As duas minas de grafite de fato servirão como eletrodos para o experimento, é através delas que a corrente gerada pela bateria circulará.
    • A grafite é à prova d'água e não se quebra durante o experimento, você pode até usar seus lápis de cor para desenhar (depois de secar).



  4. Recorte um retângulo em uma caixa de papelão dura. Você pode levar, por exemplo, uma caixa de sapatos ou qualquer outra caixa de papelão grossa. Corte-o suficientemente largo e longo o suficiente para caber no recipiente. Como você fará dois furos para a passagem de lápis, certifique-se de pegar um papelão grosso o suficiente para manter sua rigidez.
    • O papelão existe apenas para manter os lápis em uma determinada posição, a saber, que os lápis devem estar parcialmente na água e longe das paredes do recipiente.
    • O papelão não é condutor, por isso repousará sem inconvenientes no topo do recipiente: não interferirá na experiência.


  5. Faça dois furos para os lápis. Esses furos não devem ser muito largos, porque os lápis serão presos pelo papelão. O melhor é fazer um pequeno entalhe com um cortador e arrastar o lápis da força. Tente fazer tudo de uma vez, caso contrário, o buraco será muito largo e o lápis não segurará. Depois que os lápis são pressionados no mesmo nível, eles não devem se tocar ou tocar na parte inferior ou nas laterais do recipiente.

Parte 2 Iniciar uma eletrólise da água



  1. Conecte seus dois cabos aos dois terminais da bateria. A bateria é aqui a fonte de eletricidade e os dois cabos, equipados com clipes de crocodilo nas duas extremidades, permitirão a lavagem na água através das minas. Um cabo está conectado ao terminal positivo e o outro ao terminal negativo.
    • Você pode usar uma bateria de 6 V e uma de 9 V, a reação será nos dois casos.
    • Essas baterias estão à venda em superlojas ou lojas de bricolage.


  2. Conecte cada um dos cabos a uma das canetas. A dificuldade é ter o fórceps mordido na grafite e eles não se movem mais. Se a mina não for longa o suficiente, tente limpar um pouco mais de madeira com um cortador. A conexão deve estar limpa.
    • Com este conjunto, a corrente é enviada para a água, os íons do meio aquoso são ativados e se movem em direção às hastes (eletrodos) e o circuito é fechado pela segunda haste conectada ao terminal negativo.


  3. Mergulhe os lápis em sua solução salina. Coloque o papelão perfurado dos dois lápis na borda do recipiente. As pontas dos lápis devem estar embaixo d'água e o mais reto possível. Remova o papelão delicadamente para evitar mover os lápis.
    • Se você deseja que o experimento funcione bem, certifique-se de que os lápis não toquem nem as paredes de vidro do recipiente. Se necessário, levante ou abaixe suavemente os lápis.


  4. Observe o resultado. Você ativou um redox materializado por bolhas que se formam nos dois pontos do lápis. No lápis conectado ao terminal positivo (ânodo), o oxigênio é formado e, no outro lápis (cátodo), o hidrogênio, ambos separados na forma gasosa, da qual as bolhas.
    • A reação começa no momento em que você mergulha seus lápis na solução salina ... e os cabos estão conectados à bateria.
    • O cátodo libera mais bolhas, porque há simplesmente o dobro de átomos de hidrogênio que oxigênio na água, sendo a fórmula H2O.