Como limpar pisos de madeira velhos

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO LIMPAR E DEIXAR O PISO DE MADEIRA OU LAMINADO UM BRILHO! | Organize sem Frescuras!
Vídeo: COMO LIMPAR E DEIXAR O PISO DE MADEIRA OU LAMINADO UM BRILHO! | Organize sem Frescuras!

Contente

Neste artigo: Limpe regularmente seus pisosReviva seus pisos de madeira velhaPisos de madeira velha polonesa18 Referências

Pisos de madeira velhos costumam ser tão robustos quanto sublimes. Com um pouco de manutenção, podemos devolvê-los seu brilho dantan. Raspe materiais como tinta seca, cera e carpetes que possam cobri-lo. Use um limpador de madeira ou álcool mineral para remover manchas. Tente Peróxido de Hidrogênio para eliminar os fortes odores de seus animais de estimação. Se necessário, polir, renovar o acabamento e evitar lixar, a menos que seja extremamente necessário. Depois de dar uma nova vida ao seu piso antigo, varra, aspire e esfregue regularmente para mantê-lo em suas melhores condições.


estágios

Método 1 de 3: Limpe seu chão regularmente



  1. Varrer seus pisos todos os dias. Sua manutenção diária ajuda a mantê-los em suas melhores condições. Varra ou limpe-os diariamente para se livrar de sujeira, poeira, pêlos de animais e outros detritos. Mas não deixe de fazê-lo na direção do grão de madeira. Ao fazer isso, você evitará que a sujeira e a sujeira se esfarelem entre as tábuas.
    • Para remover a poeira, você também pode usar uma toalha de microfibra.


  2. Pulverize o vácuo toda semana. Mas, use a configuração adaptada ao chão vazio. Ao passar o vácuo no seu piso de madeira, você eliminará a poeira e a sujeira presentes entre as tábuas. Uma configuração para o chão nu evitará arranhá-los. A conexão da mangueira com uma escova de cerdas macias também é eficaz contra arranhões.



  3. Pulverize a esfregona todos os meses. Use um esfregão de pano felpudo e um limpador de pisos de madeira para fazer isso. Evite usar produtos como vinagre, amônia e produtos químicos agressivos. Pulverize uma pequena quantidade de limpador diretamente no chão e limpe com um pano macio.
    • Lembre-se de usar espíritos minerais também se o acabamento do seu piso não estiver em perfeitas condições. E nessas mesmas condições, evite produtos de limpeza à base de água.
    • Evite usar um esfregão úmido e use o mínimo de umidade possível para a limpeza.


  4. Limpe os derramamentos imediatamente. Café, tinta e fezes de animais são todos elementos que podem criar manchas duradouras. Limpe todos esses e outros derramamentos o mais rápido possível para evitar manchas. Use um pano levemente úmido e não sature demais o piso.

Método 2 de 2: Revivendo pisos antigos de madeira




  1. Determine o acabamento do seu piso. Se você acabou de adquirir uma nova casa, tente descobrir com o corretor de imóveis ou ex-proprietário para obter mais informações sobre o piso de madeira usado. Se você não conseguir encontrar essas informações, poderá fazer um teste para determinar seu acabamento.
    • Verifique a resistência do acabamento aplicando algumas gotas de água em uma superfície gasta. Se o grânulo de água por alguns minutos, o acabamento está em perfeitas condições. Se, por outro lado, a água entra na madeira, ela está com defeito. E, neste caso, você deve evitar produtos de limpeza à base de água para limpar o chão.
    • É mais provável que os acabamentos sólidos em perfeitas condições sejam mais novos e que aqueles em estado defeituoso sejam mais antigos.


  2. Raspe-los. Faça isso para remover tintas secas, goma de mascar e qualquer outro elemento que tenha se solidificado ao longo do tempo. Os pisos de madeira velha costumam ser incrustados com materiais petrificados e endurecidos, como tinta seca, depósitos de cera e chiclete. Se o piso estiver coberto de linóleo ou carpete, essa cobertura poderá deixar detritos e materiais adesivos.Raspe esses detritos manualmente ou usando uma espátula de plástico ou uma espátula.
    • Se você não conseguir, encha um saco plástico com pedaços de gelo e coloque-o na goma de mascar ou no depósito de cera. Deixe descansar por alguns minutos antes de tentar novamente raspar os detritos.


  3. Limpe um acabamento em perfeitas condições com um limpador de madeira. Se o seu piso antigo não estiver muito danificado, basta limpá-lo, polir e recobri-lo. Remova todos os móveis e revestimentos de piso. Separe os sapatos ou proteja-os com galochas. Pulverize o chão com uma pequena quantidade de limpador. Finalmente, limpe com uma esfregona seca ou uma toalha felpuda.


  4. Use bebidas espirituosas minerais. Use este produto para limpar o acabamento em condições defeituosas. A melhor maneira de limpar o acabamento de um piso quando estiver com defeito é fazê-lo usando álcool mineral inodoro. Molhe uma toalha felpuda para limpar a superfície do piso. Use uma esponja ou lixa para remover manchas difíceis.


  5. Molhe manchas importantes e comuns. Molhe essas manchas de seus animais de estimação com água oxigenada. Então deixe o produto funcionar a noite toda. Vai levar algum trabalho para se livrar de manchas e odores se o seu piso de madeira estiver em uma sala que costumava ser uma caixa de areia. Despeje peróxido de hidrogênio nas partes afetadas e cubra-as com panos embebidos na mesma solução. Então deixe descansar a noite toda. Limpe qualquer excesso de produto no dia seguinte. Depois, faça o polimento ou lixe e passe o último revestimento no chão.
    • Se for apenas uma mancha leve, cubra-a com um pano embebido em água oxigenada, mas verifique a cada 10 minutos. Em seguida, limpe qualquer excesso de produto assim que a mancha acabar.
    • Em casos extremos de maus odores, o subpiso também pode estar contaminado. Nesse caso, você precisará remover o piso de madeira para limpar o subpiso.

Método 3 de 3: Polir os velhos pisos de madeira



  1. Verifique a presença de cera. A menos que seja informado que seu piso não está polido, será necessário testar a cera para ver a melhor forma de mantê-lo. Molhe um pedaço de lã de aço muito fino para poder esfregar as partes que parecem enceradas.
    • A cera aparecerá como uma mancha cinza pálida ou deixará uma marca na lã de aço.
    • Os pisos que remontam a 1930 geralmente têm várias camadas de cera com consistência pastosa no acabamento com óleo de dabrasina ou goma-laca. Você pode polir e encerar o chão novamente ou usar um decapante químico para remover a cera e aplicar um acabamento de poliuretano moderno.


  2. Polir o chão com um polidor. A maneira mais simples e apropriada de dar um brilho antigo a um piso antigo é polindo-o com um polidor, que você pode alugar na maioria das lojas de ferragens. Após limpar o chão, use uma tela de lixar portátil para rugear as bordas e os cantos da sala que o polidor não pode alcançar. Use um polidor com um disco de lixa de 150 ou 120 grãos para lixar o piso ou lixar o acabamento existente.
    • Os esfregões são codificados por cores, preto, roxo e marrom, sendo esfregões abrasivos. Os verdes e azuis são abrasivos de nível médio, enquanto os bege e brancos são almofadas de polimento macias.
    • Como o disco de lixar pode ser usado, serão necessários pelo menos três para lixar um pedaço de tamanho convencional.
    • O polimento não elimina arranhões e danos profundos. No entanto, restaurará o brilho da madeira velha e removerá os riscos superficiais.


  3. Renove seus pisos. Quando o polimento estiver concluído, limpe os peitoris das janelas e outras superfícies e aspire cuidadosamente para remover toda a poeira. A escolha do acabamento para o seu piso dependerá do que o seu teste de cera revelar.
    • Para pisos encerados, aplique cera com consistência pastosa. Se o acabamento do seu piso for feito com um selador moderno, use poliuretano. Você não pode usar um se começar pelo outro. Em outras palavras, você deve evitar associar a cera a um acabamento à base de poliuretano e vice-versa.


  4. Evite lixar pisos de madeira velhos. Você terá que levitar a menos que seja absolutamente necessário. Se tiver mais de 50 anos, não será necessário lixá-lo. Há um limite para a quantidade de madeira que pode ser removida sem danificar o piso. Ao limpar e reformar um piso antigo, ele deve ser lixado apenas se as manchas forem tão importantes que o simples polimento ou decapagem com produtos químicos não funcionem.


  5. Consulte um especialista em renovação experiente. Procure ajuda de um profissional se o seu piso antigo estiver realmente desgastado ou danificado ou se você tiver dúvidas sobre sua composição. O boca a boca é geralmente a melhor maneira de encontrar um empreiteiro. Procure alguém com experiência nessa área e que não o aconselhe a remover o piso inteiro, a menos que seja absolutamente necessário.
    • Por exemplo, se você precisar consertar seu piso, peça a um empreiteiro experiente para remover o piso de uma área oculta, como um armário, e substituir peças gastas ou danificadas.