Como fazer e usar um forno solar

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer forno solar com caixa de pizza
Vídeo: Como fazer forno solar com caixa de pizza

Contente

Neste artigo: Fazendo um forno solar leveConstruindo um forno solar sólido24 Referências

Os fornos solares são usados ​​em todo o mundo para reduzir sua dependência de madeira e carvão. Mesmo se você tiver acesso à energia, um forno solar pode ser uma solução eficaz e ecológica para cozinhar suas refeições. Você pode fazer um forno leve com uma caixa de papelão ou um forno portátil para levar quando for acampar ou em seu jardim. Se precisar de um forno solar mais forte que dure mais tempo, você pode fazer um com um barril de metal.


estágios

Método 1 de 2: Fazendo um forno solar leve

  1. Coloque uma caixa de papelão em outra maior. Retire a parte superior de cada caixa e coloque a menor na maior. Deixe um espaço de pelo menos 2 cm entre as duas caixas. Cole a caixinha no lugar, colocando cola no fundo da caixa grande antes de pressionar a caixinha nela.


  2. Preencha o espaço entre as caixas. Rasgue pedaços de jornal ou tecido para fazer tiras e empurre-os para o espaço entre as duas caixas. Certifique-se de preenchê-lo completamente para que não haja espaço vazio.
    • O papel ou tecido atuará como desorientador e manterá o calor dentro.



  3. Cubra o interior da pequena caixa de papel preto. Corte pedaços de papel kraft preto nas dimensões das paredes internas e na parte inferior da caixa pequena. Em seguida, use cola para segurá-los no lugar.
    • O preto absorve o calor com muita facilidade e mantém o interior do forno quente.


  4. Cortar trapézios em papelão. A borda mais curta do trapézio deve ter a mesma largura que um lado da caixa grande. Este é o lado que você anexará à caixa. A borda mais longa do trapézio deve ser 5 cm mais larga que a borda mais curta.
    • Use um cortador para cortar o papelão. Coloque a caixa em uma superfície que resista ao cortador, como o piso da garagem. Sempre corte a lâmina do seu corpo para evitar cortes acidentais.



  5. Cubra todos os quadrados de papelão com uma superfície reflexiva. Você pode usar papel alumínio, espelho, espelho, viseira solar para carro ou qualquer outra superfície refletora. Ela refletirá os raios do sol no forno e aquecerá sua comida. Prenda a folha ou o material de sua escolha ao papelão com tagarela ou cola. Agora, o papelão é coberto com papel alumínio que servirá como refletor.
    • Se você usar papel de alumínio, alise-o para que tenha o mínimo de rugas possível.


  6. Anexe cada refletor às bordas superiores da caixa grande. Use o Chatterton para anexar cada refletor a cada lado do contorno da caixa grande. Não se preocupe se eles fecharem novamente. Você irá buscá-los mais tarde.


  7. Eleve cada refletor em 45 graus. Você pode comprar barras de metal finas em uma loja de ferragens. Plante-os no chão sob os refletores. Depois, coloque-os nos caules e cole-os no lugar.
    • Se você usar o forno solar enquanto estiver ventando, tome precauções extras empurrando as hastes ainda mais no chão para evitar que o vento as sopre.


  8. Instale o forno em pleno sol e coloque a sua refeição lá. Para obter melhores resultados, use o forno entre 11h e 14h. É durante esse período que o sol é mais forte. Você pode usar o forno em qualquer época do ano, desde que o tempo não esteja coberto.
    • O sol mudará de posição no céu durante o dia. Se você cozinhar algo que leva várias horas, precisará garantir que o forno não fique escuro depois.


  9. Espere muito tempo. Não se surpreenda se a comida demorar muito mais para cozinhar do que em um forno tradicional. O forno solar funciona a uma temperatura muito mais baixa e cozinha sua comida lentamente, como um fogão lento.
    • Você provavelmente terá que girar a caixa várias vezes durante o cozimento para posicioná-la corretamente ao sol.
    • Meça a temperatura interna da carne com um termômetro de carne que você pode plantar na sala que estiver cozinhando. Certifique-se de que a carne esteja no mínimo a 80 ° C, pois é a temperatura que matará todos os germes.

Método 2 de 3: Construa um forno solar sólido



  1. Corte um barril de metal ao meio longitudinalmente. Um barril de petróleo funcionará melhor para este projeto. Certifique-se de usar uma serra. Quando terminar, você terá metades de barril que parecem berços.
    • Você precisará apenas da metade do seu forno. Você pode jogar o outro.


  2. Limpe o interior do barril com sabão desengordurante. Despeje um pouco de sabão desengordurante em uma escova. Esfregue bem o interior do barril com sabão e água.
    • Permaneça um pouco nos cantos e vales, onde a gordura se acumula.


  3. Recorte um retângulo em uma folha de metal. Os lados mais longos devem ter o mesmo comprimento que os lados do cano. Os outros lados devem ter o comprimento do meio diâmetro do cano. Você pode medir o semi-diâmetro com um medidor flexível antes de redefinir a medida na chapa metálica.
    • Use uma tesoura de metal para cortar a folha.
    • Sempre use luvas de proteção e óculos de segurança ao cortar metal.
    • O retângulo que você obtém deve ter um lado comprido do mesmo tamanho que o comprimento do cano e um lado curto do mesmo tamanho que o meio diâmetro do barril. Você pode medi-los com um medidor flexível.


  4. Recorte dois semicírculos para o interior do barril. Corte uma corda do tamanho do raio no final do barril. Amarre um marcador no final da corda. Segure a corda em uma folha de metal e gire o marcador ao redor para desenhar um círculo. Em seguida, corte o círculo e corte-o ao meio.
    • Use uma tesoura de metal usando óculos de segurança e luvas de proteção.


  5. Prenda as folhas de metal dentro do barril. Faça furos nas chapas de metal e no barril com uma broca de 3 mm e instale rebites de 3 mm com uma pistola de rebite.
    • Instale o rebite no bico da pistola. Coloque o rebite no buraco que você acabou de perfurar e aperte o gatilho da pistola.


  6. Pinte o interior do forno com uma tinta refletiva para churrasco. Isso aumentará a temperatura dentro do forno. Você pode comprar esse tipo de tinta em lojas de bricolage ou online.
    • Certifique-se de usar luvas e roupas velhas enquanto pinta e em uma área bem ventilada, de preferência ao ar livre.


  7. Crie uma borda nas três bordas superiores do forno. Eles manterão no lugar o vidro que você instalará e removerá pela abertura lateral. A maneira mais fácil de criar as arestas é obter seis lampejos de metal.
    • Crie um "sanduíche" de piscar, colocando dois luas um em cima do outro para poder deslizar o copo no meio em vez de deslizá-lo sobre as bordas irregulares do forno.
    • Instale um pedaço grosso de papelão entre as duas mangas para mantê-las separadas enquanto perfura as duas camadas e prenda as mangas no cano com rebites.
    • Remova o papelão e repita as mesmas etapas até que os três lados da bateria estejam equipados com piscando.


  8. Vire o forno e aplique um spray isolante por fora. Use luvas e faça-o fora porque o isolamento é muito pegajoso! Aplique uma camada fina e uniforme sobre todo o forno.
    • O spray clareador inflará, e é por isso que você deve começar com uma camada fina e esperar até que seque antes de aplicar novamente.


  9. Prenda a base do forno para evitar que caia. Perfure e parafuse o barril em uma prancha de madeira ou estrutura de alumínio com rodas, dependendo se você deseja um forno que permaneça no lugar ou móvel.
    • Se você está no hemisfério norte, deve seguir para o sul.
    • Se você estiver no equador, direcione-o diretamente para o céu.


  10. Faça furos de drenagem na parte inferior. Faça um pequeno orifício aproximadamente a cada 8 cm em linha reta ao longo do fundo do forno. Certifique-se de passar pela camada de dissolução.
    • Os pequenos orifícios permitirão que a condensação escape.


  11. Instale o painel de vidro temperado na borda. O vidro temperado é mais forte que o vidro comum e é vendido com bordas lixadas. Isso significa que você pode usá-lo sem precisar lixar as bordas.
    • O vidro deve ter pelo menos 5 mm de espessura para ser forte o suficiente.
    • Você terá que solicitar um produto personalizado de acordo com as dimensões do seu forno solar.


  12. Adicione um termômetro no forno, se quiser. Um termômetro de forno a lenha fará o trabalho porque possui um suporte magnético e pode suportar altas temperaturas. Como o barril é feito de metal, o termômetro assa em qualquer parte do forno.
    • Você pode dar uma olhada para verificar a temperatura no forno, mas se quiser garantir que sua comida esteja cozida corretamente, use um termômetro de carne.


  13. Coloque grades de alumínio na parte inferior. Instale uma ou duas grades retangulares no forno para poder colocar sua comida, como em um forno elétrico. Isso pode ser útil porque, sem a grade, o fundo do forno sendo curvado, pode ser difícil colocar a louça que você deseja cozinhar.
    • Você não precisa segurar as grades no lugar. Você pode simplesmente colocá-los no fundo do forno.


  14. Cozinhe em um dia ensolarado. Coloque os alimentos no forno e deixe por várias horas. Para cozinhar carne, siga um método semelhante ao de cozinhar em uma panela lenta ou em um método de cozimento lento. Por exemplo, se você quiser assar uma galinha, terá que esperar cerca de cinco horas. Teste a temperatura interna da carne com um termômetro de carne para garantir que seja pelo menos 80 ℃, porque é a temperatura que mata os germes.
    • A maioria dos fornos solares atinge uma temperatura entre 120 e 180 ℃. No entanto, o tamanho, os materiais e o isolamento do seu forno determinarão a temperatura que ele pode atingir.
    • Dependendo da sua área, você precisará dirigir o forno em direções diferentes para aproveitar ao máximo a luz do sol.



Para fazer um forno solar leve

  • Duas caixas de papelão, uma menor que a outra, que permite deixar 2 cm de espaço entre as duas, uma vez empilhadas
  • Papel de jornal ou tecido rasgado
  • Papel kraft preto
  • Quatro pedaços de papelão
  • Um cortador
  • Superfície reflexiva, como mylar, viseira solar para carro, plástico bolha de alumínio, balões mylar, cobertores de sobrevivência, espelhos ou metal polido
  • Fita ou cola forte
  • Oito hastes de metal (opcional)
  • Cola forte (opcional)

Para construir um forno solar sólido

  • Um barril de metal (por exemplo, um barril de petróleo)
  • Uma serra
  • Uma folha de metal ou outra superfície refletora
  • Tesouras de metal
  • Um metro
  • Corda
  • Um marcador
  • Broca com broca de 3 mm
  • Rebites de 3 mm
  • Tinta reflexiva para churrasco
  • Flashings de metal
  • Isolamento expansível do vaporizador
  • A base de sua escolha (por exemplo, uma moldura de madeira retangular) e parafusos
  • Janela de vidro temperado de 5 mm feita sob medida