Como fazer um ventilador de papel

Posted on
Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um ventilador de papel? | Duas versões | Artesanato Fácil
Vídeo: Como fazer um ventilador de papel? | Duas versões | Artesanato Fácil

Contente

Neste artigo: Preparar o papelAlavanca do alicateFazer o punho10 Referências

Os ventiladores de papel dobrados são alguns dos objetos de origami mais simples de fazer, mas sua elegância encantadora os torna ideais para festas, crachás e pacotes de presentes. Você pode fazer qualquer tamanho, desde pequenos fãs de bonecas ou bichos de pelúcia até grandes fãs para se refrescar no verão. Personalize-os usando o tipo de papel e o padrão que você deseja. Sua versatilidade e realização simples os tornam ideais para atividades manuais para pessoas de todas as idades.


estágios

Parte 1 Preparando o trabalho



  1. Escolha o papel. O papel determinará o tamanho e a cor do ventilador. Se você é novo no origami, pode comprar papel de origami em uma loja de hobby. Papel comum e cartolina sólidos são outras opções populares. Você pode fazer lorigami com qualquer tipo de papel, desde que tenha a espessura certa.
    • O papel origami ou "kami" é o material tradicional desta famosa arte japonesa. O kami é prático porque é fino, flexível e muitas vezes já é cortado em quadrados. No entanto, como o papel origami foi projetado como uma alternativa mais barata ao papel ocidental, pode ser de baixa qualidade.
    • O papel normal da impressora é usado para muitos projetos fáceis de dorigami. Se você o usar, procure um papel muito fino, pois ele se dobra facilmente e fica mais bonito que o papel mais grosso, que não terá graça e delicadeza após ser dobrado.
    • O cartão também pode ser usado para fazer dobras. A vantagem do cartão é encontrada em todos os tipos de formatos e cores. A desvantagem é que às vezes é muito espessa e rígida, o que pode causar a formação de rachaduras no objeto dobrado.
    • A melhor maneira de saber se um papel é muito grosso é dobrá-lo rapidamente algumas vezes. Se não formar dobras regulares bem marcadas ou rasgar sob a pressão da dobra, provavelmente é muito grossa para fazer lorigami.



  2. Recorte o papel no tamanho correto. Recorte o papel no tamanho certo, de acordo com o tamanho do ventilador que você deseja fabricar. Se você deseja fazer um longo alcance, use um retângulo. O ventilador medirá cerca de dois terços do comprimento do retângulo. Caso contrário, você pode usar papel quadrado. Você terá um intervalo de cerca de dois terços do comprimento das laterais do quadrado.
    • O papel de 15 x 15 cm é útil para iniciantes. Se você deseja um intervalo maior, use um formato maior. Um quadrado de 15 x 15 cm permite fazer com que um pequeno ventilador segure à mão. Se você quiser uma maior, tente usar uma folha de papel de 20 x 20 cm.


  3. Recorte um retângulo. Se você estiver usando uma folha que já é retangular, esta etapa não é necessária. Coloque o papel no lugar, dobre um lado e marque a dobra. Desdobre e corte ao longo da dobra para obter um retângulo de papel.
    • Se possível, use um cortador de papel. Essa ferramenta permite cortar o papel de maneira organizada e rápida. Coloque o papel no suporte, alinhando bem os cantos e abaixando a lâmina com um golpe agudo. Essa é uma maneira eficaz de cortar várias folhas de papel ao mesmo tempo.
    • Tome seu tempo. Você deve cortar uma linha o mais reta possível, para que a borda do ventilador fique regular. Se você estiver com dificuldades para cortar em linha reta, tente fazer uma tesoura maior para obter uma linha mais suave.

Parte 2 Dobrando o ventilador




  1. Coloque o papel de cabeça para baixo. Você deve ver a parte de trás do papel e seu lugar (o lado decorado) deve ser colocado sobre a mesa.


  2. Dobre o terço superior do papel. Dobre o retângulo longitudinalmente para dobrar uma faixa longa e estreita. Alinhe os cantos dobrados com as laterais do papel para dobrar uma faixa de largura uniforme e marque a dobra do meio para as extremidades.
    • Quando o papel estiver dobrado, pressione-o com os dedos para marcar a dobra.
    • Pegue o papel dobrado e olhe-o de perfil, certificando-se de que o local esteja na parte inferior. A dobra deve formar um V. Isso é chamado de dobra do vale.


  3. Dobre o papel ao meio. Dobre o papel ao meio na vertical, sem desdobrar a fita dobrada na etapa anterior. Dessa vez, dobre o papel na largura, ou seja, dobrando tiras curtas e largas em vez de longas e finas. Coloque a borda esquerda do papel na borda direita, alinhe bem os cantos e marque a dobra no meio da folha para obter uma dobra limpa antes de desdobrar o papel. Você deve ver uma linha vertical nítida criada pela dobra no meio do papel.


  4. Dobre os lados. Dobre as laterais do papel para que as margens esquerda e direita sejam dobradas sobre a dobra central. As duas arestas devem se encontrar no meio sem se sobrepor. Você receberá duas dobras de vales e duas faixas verticais que se encontram no meio, como as portas de uma porta.


  5. Continue as dobras dos vales duplos. Dobre os lados verticais no meio do papel novamente. Faça-o duas vezes ou até obter duas faixas verticais com cerca de 1 cm de largura que se encontram na linha central. Os lados do papel devem ser dobrados sobre si mesmos até obter tiras finas. Verifique se as dobras são retas e marque-as em cada etapa.


  6. Desdobre o papel. Desfazer todas as dobras verticais. Manuseie o papel com cuidado para não rasgá-lo. Agora ele deve ser atravessado por várias dobras verticais que separam as faixas com cerca de 1 cm de largura. Não desdobre a faixa horizontal dobrada durante o segundo passo.


  7. Vire o papel. Faça um quarto de volta para que a faixa dobrada fique na vertical e fique à esquerda. As dobras verticais que você marcou agora devem estar na horizontal.
    • Dependendo da sua mão dominante, pode ser mais fácil colocar a faixa vertical dobrada do outro lado. Tente posicionar o papel dos dois modos para ver o que parece mais conveniente para as próximas etapas.


  8. Faça um vale dobrar para baixo. Dobre a parte inferior do papel para cima, fazendo um vale dobrar ao longo da dobra horizontal marcada na parte inferior. Visualizada de perfil, a dobra deve formar um V. Lembre-se de alinhar as bordas do papel para obter uma dobra organizada e regular.


  9. Dobre para baixo na próxima dobra. Mantendo a dobra da etapa anterior, dobre a parte inferior do papel sob a folha ao longo da próxima dobra horizontal. O local do papel deve estar dentro desta dobra. Isso é chamado de dobra de montanha: vista de perfil, a dobra deve formar um V invertido com a ponta para cima, como uma montanha.
    • Começando pela parte inferior do papel, você teve que fazer uma dobra em vale e depois uma dobra em montanha acima.


  10. Continue dobrando. Continue alternando entre dobras de vales e dobras de montanhas, fazendo novamente todas as dobras horizontais marcadas no quinto estágio. Você fará uma dobradura de acordeão, chamada dobrada em zigue-zague. Você deve ver imediatamente o ventilador começar a tomar forma.
    • Se você cometer um erro, seja paciente e tente novamente. Você pode se perder no começo, mas depois de algumas tentativas, o processo será fácil.

Parte 3 Fazendo a ronda



  1. Corte uma corda. Corte uma corda de bom comprimento para fazer a alça do ventilador. Cerca de quinze centímetros é um bom comprimento (o comprimento original do papel antes de dobrar). Você pode usar lã, barbante, ráfia etc. Escolha uma cor que combine bem com a do papel, mas não se sinta obrigado a se limitar aos paletes tradicionais. Dê liberdade à sua criatividade!


  2. Forme a alça. Enrole a corda na parte inferior do ventilador, ou seja, a parte que não possui a dobra horizontal.Para escolher o comprimento da alça, segure em diferentes pontos do ventilador para ver o que é mais agradável. Enquanto aperta a parte inferior do ventilador, enrole a corda várias vezes. Nó e corte o excedente.
    • Se você achar que o ventilador é muito grande, pode cortar o fundo (a borda que não está dobrada) em uma linha reta. Para fazer isso, coloque a alça do fio mais alta e corte o excesso de papel embaixo da corda.
    • Para amarrar a corda, um nó clássico de dois laços permite adicionar um toque simples, mas bonito. Se você quiser fazer algo um pouco mais robusto, tente fazer um nó duplo, amarrando os laços do nó pela segunda vez.
    • Você também pode decorar o pescoço: adicione pérolas, penas ou pequenos pingentes para decorar o barbante ou a lã simples.


  3. Use o ventilador. Anexe-o a um pacote de presentes, coloque-o na mão de uma boneca, use-o como crachá ou encontre outro uso original. Agora que você sabe como fazê-lo, pode fazer vários.
    • Se você quiser trocar o ventilador, basta remover a corda da alça e desdobrar. Depois de dobrar o acordeão, você pode adicionar decorações como glitter ou adesivos entre as dobras. Quando você dobra o ventilador, ele retoma facilmente sua forma, porque você já terá marcado as dobras.