Como fazer um viveiro de formigas

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 14 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como construir um VIVEIRO DE FORMIGAS EM CASA
Vídeo: Como construir um VIVEIRO DE FORMIGAS EM CASA

Contente

Neste artigo: Reúna materiais e encontre formigasFazendo um viveiroSuporte a um viveiroReferências

Muitas questões existenciais geralmente permanecem sem resposta. Por exemplo, você já se perguntou o que poderia acontecer em um formigueiro? Alegrai-vos! Oferecemos neste artigo uma série de dicas para criar seu próprio viveiro, graças aos materiais do dia a dia, facilmente disponíveis. Esse projeto é fascinante, colocando você na primeira fila para testemunhar a construção desse emaranhado de túneis e passagens, que suas formigas irão viajar como se estivessem em uma missão.


estágios

Parte 1 Reúna o material e encontre formigas



  1. Obtenha dois frascos de vidro, de tamanho ligeiramente diferente, com tampas. O frasco menor deve poder entrar no frasco maior. Você colocará a terra entre as paredes dos jarros grandes e pequenos. O princípio é o seguinte: para ter uma visão direta das galerias escavadas pelas formigas, é necessário encher o centro da jarra grande. Caso contrário, as formigas naturalmente nidificam e depositam seus ovos no meio da terra que você coloca lá. Ignorar esta etapa seria um erro, porque tornaria essa experiência muito menos interessante.
    • Para alcançar este projeto, os frascos fornecidos para enlatados são perfeitos. Você é livre para criar um viveiro pequeno ou enorme, dependendo do que tiver em mãos.
    • Opte preferencialmente por jarros desprovidos de gravuras, padrões impressos ou letras em relevo. Você terá uma visão muito melhor do seu formigueiro através de frascos com paredes de vidro lisas e transparentes.
    • Se você deseja criar um viveiro horizontal, consulte a loja de animais mais próxima, provavelmente encontrará um aquário suficientemente bom. Também é possível encomendar um viveiro na internet.



  2. Prepare uma mistura de areia e terra. Formigas gostam de substratos macios. Na verdade, eles permanecem molhados e permitem que eles cavem túneis facilmente. Obviamente, seria melhor recuperar a terra do ambiente natural, se você planeja colher formigas no seu jardim ou na área circundante. Pegue solo suficiente para preencher o espaço entre as paredes dos dois frascos. Não hesite em esmagar esta terra com os dedos ou com um garfo, antes de adicionar 1 medida de areia por 2 medidas de solo. Reduza a quantidade de areia caso o solo já esteja naturalmente arenoso.
    • Se suas formigas não vierem de um lugar perto de você e a única terra disponível não parecer apropriada, vá a uma loja de jardinagem. Você encontrará todo o solo e areia necessários para fazer sua mistura.
    • Se você pedir seu kit de viveiro, também receberá a mistura ideal de solo para o tipo específico de formiga que cultivará.
    • Sua mistura deve ficar levemente úmida, mas nunca completamente encharcada. Se o substrato estiver muito seco, as formigas secarão. Se estiver muito molhado, eles se afogarão.



  3. Encontre um formigueiro. Existem diferentes espécies de formigas, mas em geral elas vivem abaixo da superfície do solo. Percorra as áreas iluminadas do seu jardim para encontrar um formigueiro. Como reconhecer um formigueiro? As pistas não enganam: um formigueiro consiste em uma pilha de pequenos grãos de terra e tem um pequeno buraco perto do topo para servir como entrada.
    • Você também pode rastrear formigas para encontrar seu ninho. Encontre uma linha de formigas e siga-a até o formigueiro.
    • Observe atentamente o formigueiro para se certificar de que não são formigas ou outras formigas que causam mordidas dolorosas. A melhor opção acaba sendo as formigas marrons encontradas no campo. No entanto, se você não quiser arriscar, encomende suas formigas na internet ao mesmo tempo que o kit vivarium.


  4. Colete algumas formigas. Depois de encontrar uma colônia de formigas, pegue uma jarra fechada por uma tampa com vários pequenos orifícios. Observe que este não deve ser um daqueles que você planeja usar para criar seu viveiro. Leve também uma colher e coloque algumas formigas dentro do seu frasco, graças a este. Para lançar sua nova colônia, 20 a 25 formigas devem ser suficientes. Aqui estão alguns detalhes a serem lembrados durante esta etapa:
    • Essas formigas provavelmente não acontecerão novamente, a menos que você pegue uma rainha. A rainha é a única formiga na colônia a pôr ovos, e os trabalhadores que você verá na superfície serão muito estéreis. É por isso que você terá que pegar uma rainha se quiser ver ovos crescendo em seu viveiro. Dito isto, é um desafio particularmente ambicioso e implicaria que você está destruindo o formigueiro natural.
    • Se seu objetivo é observar o ciclo de reprodução das formigas, seria mais sensato solicitar um kit com uma formiga rainha. Dessa forma, não é necessário cavar fundo para obter o que você está procurando e os formigueiros ao redor permanecerão saudáveis.
    • Se o seu viveiro não contiver uma rainha, as formigas desaparecerão após 3 ou 4 semanas, que é a sua vida média.

Parte 2 Criando um viveiro



  1. Feche a tampa do pote pequeno e coloque-o no pote grande. Aplique um pequeno toque de cola ou fita embaixo do fundo do pequeno frasco antes de introduzi-lo no grande. Dessa forma, ele não se moverá e permanecerá centralizado quando você derramar a terra entre as duas paredes. Além disso, para evitar que formigas caiam acidentalmente dentro da jarra pequena, verifique se a tampa está bem fechada.


  2. Despeje a mistura de terra entre as paredes dos dois potes. Para simplificar esta operação, use um funil ou colher para preencher esse espaço de terra. Para que as formigas possam se mover pela mistura, verifique se as formigas não são muito compactas. Também é preferível deixar um espaço vazio na parte superior do frasco, equivalente a cerca de 3 cm.
    • Essa camada de terra será a que servirá como um novo lar para suas formigas.
    • O espaço vazio sob a tampa impedirá que formigas escapem do frasco quando você precisar abri-lo.


  3. Transfira as formigas para a jarra, antes de fechar a tampa. Coloque as formigas na jarra com cuidado. Ajude-os a alcançar a terra, se necessário. Em seguida, feche a tampa do frasco e faça pequenas aberturas com um soco ou uma faca afiada. Esses pequenos orifícios funcionarão como um sistema de ventilação e permitirão que as formigas desfrutem de um ar fresco.
    • Esses buracos devem ser absolutamente o menor possível, caso contrário as formigas podem escapar e construir seu ninho em outro lugar.
    • Um pedaço de pano não será suficiente para fechar o frasco. De fato, as formigas são fornecidas com mandíbulas que lhes permitiriam perfurar o tecido.

Parte 3 Mantendo um viveiro



  1. Forneça comida e umidade suficiente para suas formigas. Formigas gostam de açúcar. Para fazer o seu feliz, você pode oferecer algumas gotas de mel, um pouco de geléia ou alguns pedaços de frutas de vez em quando. Para impedir a formação de mofo no seu viveiro, no entanto, limite esses suprimentos de comida. Quanto ao resto, lembre-se de que as formigas costumam receber a umidade de que precisam nos alimentos. Mas você terá que fazer algo se notar que a mistura de terra e areia fica seca. Depois passe um pedaço de algodão sob a água e coloque-o na parte superior do viveiro por alguns dias.
    • Nunca dê carne ou sobras cozidas às formigas. Isso atrairia outras pragas para o seu viveiro.
    • Nunca despeje água diretamente na jarra. Isso poderia inundar as galerias e as formigas se afogariam.


  2. Não se esqueça de cobrir o frasco quando não observar as formigas. Estes estão acostumados a cavar seus túneis no escuro. Para recriar melhor o ambiente natural, cubra o seu viveiro com um pano preto ou cartão de cada vez que terminar de analisar o comportamento deles. Se você não seguir este conselho, as formigas sofrerão um estresse incomum e serão muito menos ativas. Além disso, eles farão de tudo para evitar a luz e ficarão mais no meio da jarra.


  3. Evite agitar o frasco. Formigas são criaturas relativamente frágeis. Os túneis entrarão em colapso se você sacudir o viveiro ou transportá-lo de forma brutal, o que os matará. Pelo contrário, manuseie o frasco com o máximo cuidado.


  4. De preferência, coloque seu viveiro em uma sala com uma temperatura agradável. O ideal é um ambiente provido de temperatura constante. Evite deixar seu viveiro em um local exposto à luz solar direta. De fato, as formigas sofrem com o aumento da temperatura devido ao aquecimento desse frasco de vidro.