Como fazer cerâmica

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 20 Poderia 2024
Anonim
Como fazer cerâmica - Conhecimento
Como fazer cerâmica - Conhecimento

Contente

Se você é arte finalista e deseja fotos em alta resolução para panfletos, receitas, anúncios, impressões com qualidade, informações nutricionais e demais iformações sobre Creme de Avelã, clique aqui

A fabricação de cerâmica é um hobby divertido e interessante para pessoas de todas as idades e níveis de habilidade. Depois de conhecer as técnicas básicas, você pode começar a criar suas próprias peças em casa. Dependendo do tipo de argila que você usar, será necessário assá-lo no forno para garantir que você possa usá-lo com segurança. Quaisquer que sejam as técnicas que você preferir, é incrível como é fácil aprender a criar suas próprias obras-primas!


estágios

Método 1 de 2: Faça um prato à mão

  1. Escolha o tipo de argila necessário para o seu projeto. Para um projeto feito à mão, é melhor usar argila padrão que você possa assar. Escolha uma cor natural como cinza ou marrom e compre uma pequena quantidade para começar e verifique se ela se adapta às suas necessidades. É ideal para pequenos projetos, porque a argila que permanecerá no final terá um risco menor de secagem.
    • Se for a primeira vez que você usa argila ou se não tem acesso a um forno, escolha o rack que seca o ar, o forno ou o polímero. Isso permitirá que você termine o projeto em casa.


  2. Pegue um pedaço de barro para trabalhar. Para um prato pequeno, como um pires ou um prato pequeno, enrole a argila para formar uma bola do tamanho de uma noz. Para itens maiores, como um prato ou tigela de salada, comece com uma bola do tamanho de uma bola de beisebol. Lembre-se de que você sempre pode remover o excesso de argila, mas será difícil adicionar depois de definir a forma desejada.
    • Se você pegar um pedaço de barro em um pedaço maior, pode ser útil usar arame para cortar o pedaço que você deseja trabalhar.



  3. Amasse bem até ficar macio. Em seguida, faça um rolo de 6 mm. Pressione os polegares para baixo para aquecê-lo, depois pressione e puxe o material para amolecê-lo. Você deve encontrar o castilo mais macio e flexível possível. Em seguida, dê a forma de uma bola e use um rolo para achatá-lo em um prato.
    • Você pode atingir uma espessura de 3 mm, mas se for muito fino, poderá ser difícil trabalhar.


  4. Dê a forma que você deseja argila. Corte a placa de argila na forma desejada usando uma faca afiada ou uma ferramenta especial para cortar argila. Por exemplo, você pode dar a ele uma forma redonda, quadrada ou abstrata. Em seguida, use as mãos para suavizar os cantos e bordas. Se você deseja criar um prato de tamanho padrão, use um que você já tenha para guiá-lo e desenhar a forma apropriada.

    Conselho: se você tiver problemas para suavizar as bordas da sala, mergulhe os dedos em um copo de água e passe-os sobre o barro para obter um acabamento suave.




  5. Elimine as bolhas de ar para evitar rachaduras no forno. Enquanto trabalha, encontre áreas onde as bolhas de ar podem ficar presas tocando nelas e faça furos com uma agulha para liberá-las. Em seguida, alise a área com os dedos e um pouco de água antes de deixá-la secar.
    • Bolhas de ar podem quebrar a cerâmica no forno ou até explodir, por isso é importante removê-las antes do aquecimento.

Método 2 de 3: Usando uma roda de oleiro



  1. Escolha uma roda de oleiro e 1 kg de argila. Para seus primeiros projetos, escolha argila úmida padrão de cor natural e uma roda de oleiro elétrica, pois elas tendem a ser mais fáceis de controlar e usar. Se você começar com um pedaço grande de argila, divida-o e pese-o antes de começar um novo pedaço. Esse é o valor padrão para começar, pois pode ser difícil lidar com uma grande quantidade de argila para iniciantes.
    • Leia as instruções da embalagem antes de trabalhar na argila, pois algumas marcas podem ter condições diferentes para secar ou cozinhar.
    • Depois de ter mais experiência com a roda do oleiro, você pode usar mais argila para criar projetos maiores.


  2. Amasse e role em um cone redondo. Aperte, puxe e role o material para retirar as bolhas de ar que podem criar rachaduras quando você o coloca no forno. Em seguida, use as mãos para criar uma forma suave de cone e pressione a ponta do cone para torná-lo mais redondo. Isso lhe dará uma base mais firme e mais grossa para colocar na roda do oleiro.

    Atenção: as bolhas de ar na argila podem causar rachaduras ou até explodir a peça no forno, e é por isso que você deve amassar bem para eliminar todas elas antes de trabalhar na roda do oleiro.



  3. Deite-se firmemente no torno, aponte-o. Verifique se o torno está desligado e completamente seco. Posicione o cone de argila colocando a ponta arredondada no centro da roda e pressione firmemente sobre ela para segurá-la no lugar. O largile deve ceder facilmente sob pressão, se for macio o suficiente para trabalhar.
    • Se não estiver bem posicionado no volante, poderá escorregar quando você tentar dar forma.
    • Se parecer difícil, continue amassando até ficar macio e maleável.


  4. Defina o colo a uma velocidade lenta e toque em argila. Coloque a roda do oleiro em baixa velocidade e use as mãos secas para alisar e centralizar no meio da roda. Dessa forma, você garantirá que a sala permaneça simétrica na base. Preste atenção em como ele se move quando você reposiciona as mãos e verifique se não há solavancos na superfície.
    • Evite girar a roda muito rápido antes de umedecer o barro. Isso pode criar lacunas na argila que serão difíceis de suavizar.


  5. Umedeça as mãos e coloque-as na argila rotativa. Mergulhe as mãos na água em temperatura ambiente e coloque-as no barro. Alise a superfície do material e tenha uma boa idéia de sua forma e peso. Quando estiver pronto para iniciar a sala, empurre a frente da sala com a palma das mãos.
    • Sempre mantenha uma tigela ou balde cheio de água à mão ao trabalhar com argila na roda de oleiro. Se secar, ficará oca ou mais áspera e será mais difícil dar a forma desejada.


  6. Aumente a velocidade para formar argila. Depois de pressionar largamente, aumente a velocidade de rotação da roda. Puxe para cima para criar um vaso ou tigela ou pressione-o para fazer pratos. Ao modelá-lo, mantenha os cotovelos próximos ao corpo e use as mãos para segurar o barro. Lembre-se de que cada peça de cerâmica é única, portanto não há maneiras "boas" de criar a sua!
    • Entre as técnicas populares para modelar a argila, a técnica do cone é puxar para cima e usar as mãos para suavizar as bordas e dar uma forma de cone ao achatar.
    • Se você quiser fazer uma tigela, dê a forma de um cone puxando-a para cima e pressione-a para obter um disco. Em seguida, use os polegares para criar um buraco no meio do disco e estique-o com os dedos e polegares enquanto gira a roda. Isso criará uma abertura no meio da sala, bem como paredes grossas e sólidas.


  7. Remova a frente da roda para concluir o projeto. Raspe o máximo de argila possível no fundo da sala. Em seguida, desligue a roda do oleiro e espere que ele pare de girar. Quando a peça não se mover, corte a base com um fio fino e levante a peça.
    • Pode ser útil pedir a alguém para cortar a base do volante enquanto você levanta a peça para evitar que ela grude.
    • Certifique-se de cortar o mais próximo possível da roda com o fio para evitar ter uma base angular!

Método 3 Adicione o toque final e o verniz



  1. Crie uma urna com impressões, carimbos ou outros. Se você quiser dar mais espaço à sala, adicione um pouco enquanto a argila ainda estiver macia para obter o melhor efeito possível. Use objetos diferentes como folhas, agulhas ou carimbos de borracha para imprimir uma variedade de cores diferentes. Você deve sempre prestar atenção usando ferramentas ou tampões, pois eles podem furar ou danificar o barro.
    • Se você criou uma urna da qual não gosta, mergulhe os dedos na água e esfregue-os suavemente na superfície para alisá-la.

    Adicionar urres


    Selos: compre carimbos de borracha de uma loja de artesanato e pressione-os firmemente contra o barro para deixar uma marca. Essa é a ferramenta ideal para criar um padrão de repetição ou uma "assinatura" no objeto.


    Ferramentas: escolha ferramentas que você já tem em casa, como garfos, agulhas de tricô ou pentes. Pressione-os na superfície macia da argila ou passe-os suavemente sobre a superfície para criar uma urre geométrica interessante.


    Pegadas: escolha objetos naturais como folhas, galhos e pedras que você pressiona contra a argila. Isso deixará uma impressão sutil e delicada no item antes de cozinhar.



  2. Deixe secar durante a noite para obter uma cor mais clara. Se a sala for feita de argila que seca ao ar, verifique as instruções para saber quanto tempo você deve deixar secar antes de manusear. Se você precisar cozinhá-lo no forno, verifique se está seco ao toque, o que pode levar de 12 a 24 horas, dependendo do tipo de argila que você usa e do tamanho do item. Em seguida, leve-o com cuidado ao forno.
    • Para secadores que secam no ar, você pode usar uma lixa fina, por exemplo, um calibre de 80 ou 120 para eliminar pequenas imperfeições e suavizar a superfície antes de pintar.


  3. Tinta de barro seco com tinta acrílica ou látex. Escolha um tipo de tinta adequado para argila que não precise ser assada, pois a argila que seca ao ar não pode suportar altas temperaturas. Aplique a tinta com pincéis, esponjas ou outras técnicas e deixe secar ao ar de acordo com as instruções da embalagem.
    • Se você quiser usar sua cerâmica para beber ou comer, escolha uma tinta de qualidade alimentar e aplique um revestimento de qualidade alimentar na peça depois que a tinta secar.


  4. Acenda o forno para a argila que não seca ao ar. Você pode alugar um forno em alguns centros comunitários, espaços de arte ou bibliotecas e bloquear um momento da sua agenda para preparar seu quarto. Instale-o cuidadosamente no forno e feche a tampa. Verifique se o forno está ajustado na temperatura correta em "biscoito", o primeiro passo para cozinhar a cerâmica. Quando terminar, remova cuidadosamente o item do forno para adicionar o verniz.
    • Se você não tiver certeza da temperatura correta, verifique as instruções na embalagem. Se você não tiver mais a embalagem, pesquise o tipo de argila para encontrar a temperatura ideal para cozinhar.


  5. Aplique o polidor de acordo com as instruções. Mergulhe o item no esmalte ou aplique com um pincel. Se você quiser adicionar mais cores, use pincéis e esponjas para aplicar vernizes, pois eles geralmente se misturam no forno. Se você preferir manter a cor natural da argila, aplique um verniz transparente para protegê-la.
    • Lembre-se de que a cor do verniz pode ser diferente entre quando você o aplica e quando o coloca no forno. Certifique-se de escolher o seu de acordo com a cor final desejada!
    • Evite colocar verniz na base, pois isso pode grudar a peça no forno.


  6. Cozinhe o item pela segunda vez no forno. Coloque a peça no forno, segurando-a pela base para evitar a remoção do verniz. Verifique as instruções no esmalte e ajuste o forno para a temperatura adequada que normalmente deve ser menor que a temperatura do biscoito. Verifique também se a peça de trabalho não toca em outras partes do forno e feche a tampa antes de ligá-la. Quando terminar de cozinhar, retire a parte do forno cuidadosamente!
    • Uma vez aceso, você pode tocar e manusear com segurança o forno sem afetar o verniz, pois ele deve estar completamente seco e duro.
    • Se você não tiver certeza da temperatura correta, verifique on-line e encontre tabelas mostrando as diferentes temperaturas de acordo com o verniz.



  • De barro
  • Um rolo (opcional)
  • Uma ferramenta para cortar
  • Roda de oleiro (opcional)
  • Forno de cerâmica (opcional)
  • Verniz (opcional)