Como fazer marchetaria

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO FAZER MARCHETARIA PARA GAIOLA PART  1
Vídeo: COMO FAZER MARCHETARIA PARA GAIOLA PART 1

Contente

Neste artigo: Faça um formulário simples para marchetaria Aplique um formulário complexo

A aplicação de materiais contrastantes em objetos de madeira, como molduras, caixas de jóias ou móveis, permite adicionar elementos decorativos muito impressionantes. É aconselhável começar fazendo linhas retas e dominar esta técnica antes de avançar para formas mais complexas. O método de aplicação de formulários simples não requer ferramentas especializadas, enquanto a técnica mais avançada permitirá criar belos padrões complexos com ferramentas de carpintaria, depois de adquirir a experiência e as habilidades necessárias.


estágios

Método 1 de 3: Crie uma forma simples de marcador



  1. Escolha os materiais. Pegue um objeto de madeira para decorar, como uma peça de mobiliário, uma caixa, um braço de guitarra ou simplesmente um bloco para treiná-lo. Escolha o material decorativo. Você pode marcar a madeira com qualquer material plano e fino, como folheado, madrepérola ou uma camada fina de volta ou div.
    • Se um dos materiais for escuro e o outro claro, eles formarão um bom contraste e os espaços entre os dois serão menos visíveis.


  2. Recorte o material decorativo. Recorte uma forma simples no material que será usado para decorar o objeto. É possível que você já tenha um pedaço do tamanho e forma desejados. Caso contrário, corte uma única peça com a serra.
    • Use uma máscara de poeira ao cortar nácar ou outro material que produza partículas afiadas e perigosas.
    • Você pode cortar madrepérola com qualquer serra afiada e bem conservada, mas mergulhe regularmente esse material em água para evitar que ele mostre sinais de queimadura.
    • Recorte uma forma simples à mão livre ou desenhe um pequeno padrão geométrico. Se você deseja fazer algo mais complexo, consulte o seguinte método.



  3. Anexe a forma ao objeto. Cole a peça cortada no objeto para decorar temporariamente, para impedir que ele se mova enquanto você traça e corta seus contornos. Você pode usar fita dupla face ou cola pastosa que leva muito tempo para secar.
    • Você também pode desenhar o contorno da forma em papel vegetal e colar o papel no objeto.
    • Se você tem uma peça muito simples que pode desenhar rapidamente e é grande o suficiente para segurá-la sem cortar, basta segurá-la na mão.


  4. Desenhe os contornos da sala. Use um lápis para traçar seu contorno no objeto de madeira. Preste atenção. É melhor que o formulário desenhado seja muito pequeno ou muito grande.



  5. Recorte os contornos. Use uma ferramenta como uma faca retrátil para cortar a madeira de acordo com os contornos que você desenhou.
    • Comece cortando a madeira levemente para fazer uma incisão rasa. Depois de fazer isso, você pode cortar a madeira mais fundo, com menos risco de escorregar e machucá-lo.
    • Faça apenas uma incisão profunda o suficiente para acomodar a forma decorativa que você deseja aplicar. Se a peça escavada não for suficientemente profunda, você pode simplesmente lixar a peça inserida. Se for muito profundo, você terá que lixar toda a superfície do objeto de madeira para alinhar com o material aplicado.


  6. Cavar a madeira. Remova a forma colada e cave a madeira dentro dos contornos. Remova madeira suficiente para formar uma depressão, onde você pode inserir a forma. Cuidado para não cortá-lo muito profundamente.
    • Você pode cortar um pequeno padrão simples com uma ferramenta manual, como harpa de judeu, cinzel ou faca afiada. Para cavar formas maiores ou mais complexas, o trabalho será mais fácil e rápido com uma ferramenta elétrica, como uma ferramenta rotativa, um roteador portátil ou um roteador estacionário.
    • Se você usou fita adesiva para fixar a forma na madeira, pode ser necessário deslizar uma espátula ou outra ferramenta plana e encerrá-la para decolar.


  7. Lixe a peça escavada. Depois de remover a maior parte da madeira, use um pequeno pedaço de lixa para suavizar e uniformizar o fundo e as bordas da parte cortada.


  8. Verifique o tamanho da cavidade. Verifique se a peça decorativa se encaixa bem por dentro. No processo, ela tem que sair sem deixar espaço vazio. Se você não conseguir colocá-lo na depressão, poderá recuperá-lo batendo após aplicar cola.
    • Se desejar, lixe levemente as bordas da forma decorativa para que fique mais estreita na parte inferior do que na parte superior. Será mais fácil inserir na madeira sem deixar espaço vazio por perto.
    • Às vezes (mas é raro), a sala se encaixa tão bem que não é possível removê-la. Nesse caso, você pode simplesmente aplicar uma fina camada de cola transparente sobre ela para reforçá-la. As bordas apertadas da madeira devem manter a forma no lugar sem a necessidade de adesivo adicional.


  9. Prepare a cola. Misture bem com o pó de madeira lixada. Isso ocultará os espaços vazios, dando a impressão de que eles fazem parte da madeira.
    • Se você usar folheado para marchetaria, use qualquer tipo de cola de madeira. Se você aplicar outro material decorativo, use cola epóxi.


  10. Cole a peça. Aplique uma camada generosa de cola no interior da peça cortada na madeira e na parte inferior da peça decorativa. Insira a moeda na cavidade. Bata suavemente com a alça de uma ferramenta para apertá-la.


  11. Traga os retoques finais. Remova o excesso de cola, mas não o sulco entre a peça e a madeira. Se a forma decorativa for um pouco mais alta que a superfície do objeto, lixe-a no mesmo nível da madeira.
    • Use uma lixa de grão 220 ou mais fina para manter o material liso.

Método 2 de 3: Aplique um formulário complexo



  1. Desenhe um padrão. Coloque papel vegetal na tela ou no livro do computador para traçar uma imagem ou desenhar à mão livre diretamente no papel.
    • Evite peças muito finas e características muito complexas, desde que você não seja muito competente em marchetaria.
    • Pense nos materiais que você usará para cada peça. Para criar muito contraste e um efeito muito bonito, use vários materiais diferentes.


  2. Reproduza o padrão. Faça várias cópias do seu desenho. Cortando cada parte do padrão em sua própria folha, você terá certeza de que todas as peças terão o tamanho certo. Mantenha pelo menos um modelo principal que você não cortará.


  3. Desenhe a forma na madeira. Coloque o modelo principal em uma folha de papel carbono colocada na madeira e trace o padrão para transferi-lo para a superfície do objeto.
    • Você também pode adicionar alguns pontos de referência ao desenho para ajudá-lo a encontrar seu caminho em torno da marca.
    • Se você não tiver papel carbono, recorte um dos modelos e prenda-o ao objeto com fita adesiva e, em seguida, trace seu contorno na madeira com um lápis. Em seguida, ele recortará cada parte do padrão e amarrará na madeira para desenhar seus contornos dentro do desenho principal.


  4. Recorte as diferentes partes. Recorte cada um de um modelo individual. Se você cortá-los todos na mesma folha, alguns pedaços serão um pouco pequenos demais. Numere todas as seções cortadas e numere as peças correspondentes no modelo principal para inseri-las na madeira na ordem correta. Comece colocando os elementos mais importantes em segundo plano e progredindo para os que estão em primeiro plano.
    • Recorte os pedaços que ficarão embaixo dos outros, ligeiramente fora dos contornos pelos quais se sobrepõem. Você pode até recortar uma forma que ficará parcialmente oculta, como uma folha meio escondida atrás de outra.


  5. Faça um modelo rígido (opcional). Para ter certeza de cortar as peças com muita precisão, você pode anexar formas de papel a um MDF (Medium Density Fibreboard) e cortá-las com uma serra de mesa, serra circular, roteador ou serra de vaivém. Certifique-se de usar a técnica correta.
    • Use apenas uma lâmina de metal duro, uma lâmina de madeira laminada ou uma broca de metal duro.
    • Proteja seus olhos
    • Limpe completamente a lâmina da serra da mesa para remover quaisquer detritos que possam impedir que ela corte o painel.
    • Segure a placa de fibra de madeira no lugar com um grampo e siga o contorno do padrão com uma faca de lâmina retrátil antes de cortar o modelo.


  6. Recorte o material decorativo. Recorte a primeira peça que você irá inserir. Prenda o gabarito de MDF ou papel ao folheado ou material decorativo com fita dupla face. Desenhe contornos com um lápis. Se o lápis não deixar uma marca no material, corte a forma diretamente nele.
    • Use uma ferramenta como uma faca retrátil para cortar o verniz. Comece fazendo uma incisão superficial para impedir que a lâmina deslize e siga o grão da madeira, em vez dos contornos do padrão.
    • Se você usar um material que não possa cortar com uma faca, use uma serra de joalheiro ou outra serra para fazer um trabalho muito preciso. Sempre use uma máscara de proteção contra poeira e acenda um ventilador apontando-o à sua frente ao criar esse tipo de poeira.


  7. Alise as bordas. Lixe ou lixe-as para que fiquem lisas e uniformes e a forma caiba bem na madeira e fique bem alinhada com as outras partes.


  8. Prenda a peça na madeira. Cole-o na superfície do objeto para decorar temporariamente. Coloque a parte inferior em um pedaço de fita dupla face e deslize a unha por cima para garantir que esteja bem colada e plana. Remova o embrulho de papel e prenda a peça ao modelo em que deseja aplicá-la.
    • Você também pode usar cola com um longo tempo de secagem. Ela deve segurar a peça no lugar enquanto você a desenha, mas você deve poder removê-la.
    • Se a fita adesiva não for forte o suficiente, tente comprar rolo de gesso adesivo em uma loja de ferragens.
    • Quando a peça estiver no lugar, corte o excesso de fita com uma faca retrátil para ver o que você está fazendo.


  9. Corte a madeira. Siga os contornos da forma com uma faca de lâmina retrátil, fazendo incisões rasas na madeira. Corte a superfície do objeto com muita leveza e depois use a faca para tornar as incisões um pouco mais profundas. Em seguida, use uma espátula ou outra ferramenta fina e plana para levantar a peça do objeto. Cuidado para não quebrá-lo ou quebrá-lo.


  10. Desenhe ao longo das ranhuras. Passe as incisões com um lápis ou giz, para que sejam melhor visualizadas, depois apague os traços na superfície da madeira ao redor. Arraste a borracha perpendicular às ranhuras e não as siga.
    • Não apague as marcas que servem como marcadores para colocar as seguintes peças.


  11. Prepare sua ferramenta de corte. Um roteador estacionário é o dispositivo mais estável para cavar madeira para marcação. Se você não tiver um, use uma ferramenta rotativa com um bit de roteador ou um roteador portátil pequeno e menos estável.
    • Defina o roteador no qual o corte deve ser 1 mm menor que a espessura da peça que você vai inserir.


  12. Cavar a madeira. Remova a camada superior com uma broca de 3 a 3,5 mm. Cavar a maior parte da forma até a profundidade necessária, mas não alinhar. Para isso, será necessária uma ferramenta mais precisa.


  13. Recorte as bordas. Substitua o cortador por um cortador menor (cerca de 1,5 mm) e remova a madeira dentro dos contornos com muito cuidado. Pare assim que chegar às incisões.
    • Quando não houver pó ou espuma de madeira aparecendo na superfície, pare imediatamente, pois isso significa que você alcançou a ranhura.
    • Será muito mais fácil ver se você tem lentes de aumento.


  14. Coloque a moeda. Arranhe o interior da depressão generosamente na madeira, certificando-se de escovar as bordas.
    • Se você estiver colando verniz, use cola de madeira. Se você estiver aplicando outro material, use cola epóxi ou outro adesivo forte especializado.
    • Se você lixar levemente as bordas da madeira primeiro, poderá misturar a poeira resultante com a cola para ocultá-la.
    • Depois de inserir a peça e ela estiver no mesmo nível (ou quase) da superfície da madeira, deslize o dedo na cola nas ranhuras para ajustá-la e igualar sua superfície.


  15. Deixe a cola secar. Coloque um objeto que a cola não adira, como um bloco de madeira coberto com fita adesiva, sobre o pedaço de marcadores. Segure-o no lugar com uma pinça e deixe a cola secar (geralmente de 4 a 6 horas).


  16. Alise a superfície. Remova o excesso de cola endurecida e use uma lixa, raspador ou plaina de acabamento com ângulo baixo para alinhar a superfície da pastilha com a superfície do objeto.
    • Se você aplicou madrepérola ou pérola, alise a peça com uma lixa de grão 300 após nivelar a superfície com um grão mais grosso.


  17. Aplique as outras peças. Pegue a segunda parte numerada do modelo e siga o mesmo procedimento para cortar e inserir esta peça. Não se esqueça de que você cortou deliberadamente a peça anterior ligeiramente fora do contorno para planejá-la, de modo que a próxima forma se sobreponha perfeitamente, sem deixar espaço vazio.
    • Corte as formas levemente fora dos contornos apenas no nível em que elas devem se juntar a outra parte. Recorte todos os outros contornos para que caibam na madeira da maneira mais perfeita possível.