Como fazer azeite infundido

Posted on
Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
AZEITE SABORIZADO
Vídeo: AZEITE SABORIZADO

Contente

Neste artigo: Criando sabores fortesUsando ingredientes para infundir frioPreparando uma infusão quente14 Referências

Graças ao azeite infundido, leve algum sabor aos seus pratos! Você pode usar esse óleo para cozinhar ou em molho na comida. Azeite com infusão quente e fria é muito fácil de preparar. No entanto, para impedir que as bactérias cresçam na garrafa, você precisará recorrer ao processo adequado.


estágios

Método 1 de 3: Crie sabores fortes



  1. Selecione um azeite virgem de alta qualidade. No supermercado ou em uma mercearia especializada, procure uma garrafa de azeite de vidro verde escuro, que é tão colorido para proteger o sabor do óleo. Leia o rótulo para garantir que o óleo seja "extra virgem", que é o azeite de alta qualidade. Opte por uma garrafa de óleo em que a origem das azeitonas e a data da colheita estejam claramente indicadas.
    • Se você não encontrar um azeite extra virgem, poderá usar um azeite "virgem", cuja qualidade será um pouco menor. Seu sabor ainda será delicioso e você pode infundir.
    • Certifique-se de verificar a data de validade do produto, para que você tenha tempo para preparar e usar seu óleo antes que ele não seja mais bom.



  2. Brew um único ingrediente em seu óleo. Para obter um sabor pronunciado e franco, muitas pessoas preferem adicionar apenas um ingrediente ao óleo. Para uma preparação agradável e forte, prepare um azeite de alecrim, tomilho, alho, trufa, limão ou manjericão.
    • Por exemplo, se você costuma cozinhar italiano, pode preparar um azeite dolive, que você usará para cozinhar seus pratos.
    • Se você usar o azeite como tempero em suas saladas, tente infundir com limão ou gengibre.


  3. Misture dois sabores com o seu óleo. Escolha ingredientes e ervas que você costuma usar juntos em uma receita para garantir que eles se casem. Aqui estão alguns dos óleos com vários dos ingredientes mais populares: azeite com pimenta e alho, azeite com ervas da Provence e azeite com alecrim e alho.
    • Como regra geral, ao preparar seus óleos infundidos, tente manter dois ingredientes. Ao usar mais ingredientes, você geralmente obtém sabores confusos e sabores inconsistentes.
    • Se você quiser tentar preparar um óleo fermentado com mais de 2 ingredientes, prepare apenas pequenas quantidades, para poder provar a preparação. Você será capaz de garantir que os gostos se casem harmoniosamente, sem desperdiçar.



  4. Infundir ervas frescas e ingredientes naturais frios. Se seus ingredientes forem frágeis, como ervas como manjericão, orégano, coentro e salsa, ou se forem muito pequenos, como grãos de pimenta, eles liberarão facilmente seu sabor quando você os cortar ou picar. Portanto, você pode infundi-los com frio. Este método também é o mais adequado para a infusão de limão, que deve ser mantido frio para evitar ranço.
    • Se você não sabe se um determinado ingrediente deve ser fabricado quente ou frio, tente primeiro a preparação a frio. Este método é adequado para a maioria dos ingredientes e permite obter um óleo sutilmente perfumado.


  5. Infundir ervas secas e ingredientes enlatados quentes. Se você usar ervas secas, como alecrim e sálvia, uma bebida quente permitirá que os ingredientes liberem todos os sabores. Esse método também é melhor para infundir ingredientes enlatados, como cogumelos e pimentos secos.
    • Para ervas secas, como alecrim, sálvia e tomilho, você precisará de apenas alguns raminhos de ervas para preparar seu chá de ervas. Na verdade, essas ervas têm um sabor forte, e o óleo quente trará todos os sabores.

Método 2 de 3: Use ingredientes para preparar frio



  1. Lave e seque ervas frescas e ingredientes naturais. A linfusão a frio é melhor para ingredientes frágeis, como salsa, coentro, pimentão fresco ou pequenos ingredientes, como grãos de pimenta. Lave-os em água morna e espalhe-os para secá-los a noite toda, para evitar transferir água para a sua bebida.
    • Se as bactérias não crescem em azeite, elas podem crescer nos ingredientes úmidos que você adicionar.


  2. Despeje suas ervas em um processador de alimentos. Pulverize-os por 30 segundos. Para cada litro de óleo, use cerca de 1 xícara de ervas frescas. Coloque os ingredientes no processador de alimentos e ligue-o por 30 segundos ou até que as ervas tenham sido pulverizadas.
    • Isso ajudará as ervas a liberar todos os sabores e a infundir o óleo, para acelerar o processo de infusão.


  3. Coloque as ervas na garrafa ou despeje o óleo sobre ela. Usando uma colher, transfira as ervas pulverizadas para uma garrafa limpa e seca. Em seguida, encha a garrafa com azeite em temperatura ambiente. Deixe o mínimo de espaço possível na parte superior da garrafa e aperte bem a tampa. Vire o frasco de cabeça para baixo várias vezes para misturar bem os ingredientes.
    • Certifique-se de que a tampa esteja fechada o mais firmemente possível, para impedir que o ar entre na garrafa enquanto o óleo estiver em infusão.


  4. Leve à geladeira o óleo por 1 a 2 semanas. A geladeira será o local perfeito para guardar o óleo com infusão a frio. De fato, a temperatura é regulada e está escura, a menos que a porta esteja aberta. A cada 2 ou 3 dias, despeje uma pequena quantidade de óleo e prove-a para controlar o processo!
    • Para evitar ficar rançoso, os óleos com infusão a frio devem ser mantidos na geladeira o tempo todo.


  5. Filtre o óleo. Depois de conseguir o sabor desejado para o seu óleo, ele estará pronto. Despeje o óleo através de um chinês, para eliminar os ingredientes sólidos. Em seguida, usando um funil, despeje o óleo em uma garrafa limpa, seca e que possa ser fechada novamente, como uma jarra Mason ou uma garrafa com cortiça. Mantenha o óleo na geladeira.
    • Os óleos com infusão a frio podem ser armazenados na geladeira por 2 a 3 semanas. Se você notar uma mudança no paladar, descarte o óleo imediatamente e prepare uma nova garrafa.

Método 3 de 3: Prepare uma bebida quente



  1. Aqueça o óleo em uma panela a 65 ° C. Despeje o óleo em uma panela de tamanho médio e coloque no fogo. Aumente gradualmente o calor até o óleo atingir 65 ° C. Em seguida, retire a panela do fogo e deixe esfriar.
    • Ao aquecer o óleo a mais de 65 ° C, seu sabor seria alterado. Para melhores resultados, tente não exceder esta temperatura.
    • Não adicione ingredientes ao óleo, para o que está aquecendo. Você usaria os ingredientes em couro, o que mudaria o sabor do seu óleo infundido.


  2. Adicione as ervas secas e os ingredientes enquanto o óleo esfria. Quando a temperatura do azeite começar a baixar, comece a adicionar os ingredientes. Você pode adicionar alecrim, tomilho, sálvia, pimentão ou cogumelos secos. Usando uma colher ou espátula, misture com o óleo. Então deixe o óleo esfriar.
    • Depois de misturar os ingredientes com o óleo pela primeira vez, deixe-os infundir o óleo sem tocá-lo. Misturando demais a sua preparação, você pode alterar o sabor do óleo e esfriar muito rapidamente.


  3. Filtrar os ingredientes infundidos. Após cerca de uma hora, o óleo deve ter caído para uma temperatura de mais ou menos 22 ° C. Espalhe o óleo em um chinês para eliminar os ingredientes sólidos. Usando um funil, despeje o óleo em uma garrafa limpa, seca e selada novamente.
    • Lembre-se de que quanto mais tempo os ingredientes permanecerem no óleo, mais sabor será pronunciado. Se você procura um sabor mais forte, deixe o óleo infundir mais uma ou duas horas antes de colocá-lo em uma peneira e engarrafá-lo.


  4. Mantenha o óleo infundido quente à temperatura ambiente ou na geladeira. Como o óleo foi aquecido e não há outros ingredientes na garrafa, você pode mantê-lo em temperatura ambiente, fora da geladeira. No entanto, se você preferir comer frio, também pode mantê-lo na geladeira.
    • O óleo infundido a quente pode ser consumido por 1 mês após sua preparação. Se você notar uma mudança de paladar, descarte o óleo e prepare um novo.