Como fazer roti (pão indiano)

Posted on
Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer roti (pão indiano) - Conhecimento
Como fazer roti (pão indiano) - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Preparar a massaFazer o rotis11 Referências

"Roti" (ou rotti) é um pão achatado, redondo e sem fermento, originário da República da Índia. A maioria dos restaurantes indianos serve a seus convidados com "naan" (ou nân), um pão achatado feito com fermento e farinha, geralmente assado no forno tandoor. O roti é preparado com farinha de trigo integral e depois cozido em uma tawa (uma panela indiana pesada e grossa). O assado é um pão fresco com chutneys, caril e outros alimentos indianos. O roti é geralmente usado como uma ferramenta para pegar comida do seu prato. O roti é delicioso e muito fácil de preparar. A receita que oferecemos neste artigo permitirá que você prepare entre 20 e 30 rotis.


estágios

Parte 1 Preparando a massa



  1. Selecione a farinha. As receitas clássicas de roti defendem o uso de farinha para chapati, também chamado de farinha de ataque. Algumas receitas mencionam apenas o ataque da farinha; também é o termo usado nos países de língua francesa, roti e chapati designam pães ázimos.
    • A farinha de ataque é uma farinha de trigo muito fina, tradicionalmente usada para fazer pão chapati ou assado.
    • Se você não conseguir encontrar farinha atacada (você pode comprá-la em lojas especializadas ou na internet), poderá substituí-la por farinha de trigo integral. Como esta farinha é mais espessa, é aconselhável misturá-la (50-50) com farinha convencional, a fim de aproximar-se da urre específica da farinha atacada.
    • Se você tiver apenas farinha comum à sua disposição, ainda poderá preparar o rotis, mas nesse caso terá que usar um pouco menos de água. Você também precisará prestar atenção especial à consistência da sua massa; explicaremos isso em detalhes posteriormente neste artigo.
    • Se, por outro lado, você usar apenas farinha convencional para preparar seu rotis, seus pães não terão a consistência macia e o leve sabor de noz da farinha atacada.



  2. Selecione um óleo. Depois que os pães estiverem cozidos, cubra-os levemente com uma escova de cozinha. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de óleo à massa de pão. É altamente recomendável usar ghee, mas você também pode usar azeite extra-virgem, óleo vegetal ou manteiga derretida.
    • Ghee é um tipo de manteiga clarificada que é feita fervendo a manteiga e removendo os resíduos. O ghee é amplamente utilizado na culinária indiana, possui um pequeno sabor a nozes e, como é fumado a uma temperatura muito alta (quase 190 ° C), é frequentemente usado para fritar certos alimentos. Você pode comprar ghee em lojas especializadas que vendem produtos exóticos ou produtos indianos, mas também pode preparar o ghee com muita facilidade. Veja o artigo do : como fazer ghee.



  3. Peneire a farinha. Comece derramando a farinha em uma tigela grande ou na tigela do processador de alimentos (com uma lâmina de amassar). Em seguida, adicione o sal e misture bem os dois ingredientes.


  4. Incorpore o ghee. Não é geralmente indicado nas receitas que você precisa adicionar ghee ou óleo à massa para preparar o rotis, mas, ao fazer isso, você dará um sabor ao pão, deixando-o mais maduro. Portanto, adicione aproximadamente 1 colher de chá de ghee (ou azeite extra-virgem) à farinha e misture a massa bem lentamente até que os flocos comecem a se formar.
    • Se você estiver preparando a massa com um processador de alimentos ou liquidificador, misture os ingredientes com a potência mínima na tigela, até que os flocos comecem a se formar. Se você preparar a massa à mão, lave as mãos e lave-as bem antes de manusear a farinha.


  5. Adicione a água. Despeje muito gradualmente 1 xícara a 1 ½ xícaras de água morna na tigela. A massa parecerá "arenosa", mas quando você adicionar água gradualmente, ela se suniformizará e formará uma bola.
    • Prossiga com moderação e não despeje água muito rapidamente na tigela ou a massa ficará pegajosa e você não poderá enrolá-la.
    • Se você usar um processador de alimentos ou um liquidificador, terá que parar de vez em quando para arranhar o interior da tigela e soltar a massa na tigela.
    • Quando a massa estiver pronta, ela deverá ficar levemente pegajosa e macia, mas você poderá manipulá-la com as mãos. Se a massa estiver muito grudenta, ela contém muita água, então você deve adicionar um pouco de farinha.


  6. Amasse sua massa. Quando sua bola de massa estiver formada, amasse a massa à mão por cerca de 5 minutos ou continue a amassar no processador de alimentos por cerca de 2 minutos. Dessa forma, você promoverá a formação de proteínas de glúten.
    • O tempo que você gasta para amassar a massa varia de acordo com a intensidade com que você amassa, sua experiência ou seu processador de alimentos. Você precisa obter uma massa macia e macia que possa esticar e espalhar facilmente.





  7. Deixe sua massa descansar. Quando terminar de amassar a massa, cubra-a levemente com ghee (ou azeite) com uma escova de cozinha e cubra-a com um pano úmido ou com algumas folhas de papel úmidas. Depois, deixe a massa descansar por cerca de meia hora (você pode descansar por mais tempo).
    • Ao deixar a massa descansar, você terá rotis mais suaves. As pequenas bolhas de ar na massa escapam e as proteínas de glúten que se formaram durante a amassamento relaxam.

Parte 2 Cozinhando rotis



  1. Pré-aqueça seu fogão. Se você não tiver um tawa tradicional, poderá usar uma panela ou frigideira de ferro fundido com um diâmetro de pelo menos 22 centímetros. Coloque a panela no fogão e aqueça em fogo médio.
    • Para descobrir se o fogão está quente o suficiente, despeje um pouco de farinha na panela. Quando a farinha ficar marrom, o fogão (ou fogão) estará quente o suficiente.
    • Na maioria das receitas de roti, é recomendável pré-aquecer a panela enquanto rola a massa para formar o rotis. Se você não está acostumado a fazer isso, certamente gastará tempo rolando rotis e seu fogão poderá estar muito quente e até começar a fumar. Nesse caso, role o rotis antes de pré-aquecer a panela.


  2. Prepare sua superfície de trabalho. Para rolar rotis, você precisa de uma superfície plana bastante grande. É claro que Lidéal seria uma bandeja de chapati ou uma placa de mármore, mas você pode rolar o rotis sobre uma bancada, um balcão ou até uma grande tábua de madeira. Polvilhe a superfície de trabalho com um pouco de farinha e mantenha uma pequena quantidade (cerca de 1/4 de xícara) de farinha na mão para trabalhar a massa. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha.


  3. Divida a massa. Pegue a massa que você deixou para descansar e amasse novamente por 1 a 2 minutos para amolecer. Separe a massa com as mãos criando bolas de massa com o mesmo diâmetro (cerca de 5 centímetros de diâmetro).


  4. Espalhe a massa. Pegue uma das bolas de massa e comece achatando-a nas palmas das mãos. Despeje uma pequena quantidade de farinha nos dois lados e alise a massa suavemente na superfície de trabalho usando um rolo.
    • Crie uma espécie de "panqueca" com a forma mais circular possível, movendo o rolo sobre a massa sem interrupção. Imagine um relógio: mova o rolo das 6 para o meio-dia e das 7 para a 1 e assim por diante.
    • Vire a massa ocasionalmente para que o lado em contato com a bancada não adira à sua superfície de trabalho. Se for necessário, não hesite em adicionar um pouco mais de farinha à superfície de trabalho e à massa.
    • Crie um "crepe" de massa com aproximadamente 15 a 20 centímetros de diâmetro. Cuidado para não criar um roti muito fino. Se a massa estiver muito fina, ela ficará presa à panela e os furos aparecerão durante o cozimento.


  5. Cozinhe seu rotis. Coloque a massa que acabou de achatar na tawa ou no fogão quente e deixe cozinhar por 15 a 30 segundos. Quando as bolhas começarem a se formar no roti, vire-o para cozinhar do outro lado. Observe também a superfície do roti, quando o lado em contato com a panela estiver suficientemente cozido, a face visível parecerá mais seca. Você pode olhar para o lado de baixo do roti levantando-o um pouco com uma espátula ou uma pinça de cozinha; se vir pontos marrons, gire o roti.


  6. Termine de cozinhar. Após a lavagem, deixe o assado cozinhar por mais 30 segundos. Seu roti inflará levemente (o que é um sinal muito bom). Pegue uma toalha limpa e aperte delicadamente o roti, concentrando-se nas áreas onde está inchado e não em contato direto com a panela. Isso permitirá uma melhor circulação na massa, permitindo que ela se infle uniformemente.
    • Para garantir que o seu assado não queime ou frite, vire-o após 15 segundos. Você o vira se for necessário dourar e terminar de cozinhar.
    • Preste atenção especial à cor do assado (e menos ao tempo de cozimento). O tempo necessário para assar perfeitamente assado varia com o calor do seu tawa ou fogão. A aparência do roti é o melhor indicador.


  7. Pegue um pano de prato. Quando o primeiro assado estiver cozido, retire-o da panela e coloque-o em uma toalha limpa e aberta. Revista a superfície do roti com um pouco de óleo de oliva extra virgem ou ghee e feche o pano no seu primeiro roti. Dessa maneira, seu roti permanecerá quente enquanto você cozinha os seguintes.


  8. Aproveite o seu rotis suculentos. Aproveite o seu rotis com um curry, frango ao curry, paneer e desfrute de um verdadeiro chai indiano.