Como germinar sementes de bordo

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 6 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como germinar a semente do Bordo Japones- Maple - Acer plamatum
Vídeo: Como germinar a semente do Bordo Japones- Maple - Acer plamatum

Contente

Neste artigo: Estratificação de sementes frias; Estratificação de frio após incubação a quente; Colocação de sementes germinadas no solo;

Existem muitas espécies de bordo que dão sementes que podem ser germinadas. As sementes de algumas espécies (aquelas que espalham suas sementes no verão e no verão) são fáceis de germinar, enquanto outras só podem ser gerenciadas por profissionais (com baixas taxas de germinação entre 20 e 50%). Neste artigo, você aprenderá como escolher uma espécie de bordo com sementes fáceis de germinar e aprenderá um método que permitirá que você germine suas sementes.


estágios

Método 1 de 3: Estratificando sementes frias



  1. Escolha este método para a maioria das espécies de bordo. Os bordos de açúcar, folha grande, Noruega, Japão e algumas espécies vermelhas ficam dormentes durante o inverno e germinam sementes à medida que as temperaturas começam a subir. O método de estratificação a frio permite taxas de germinação muito altas para a maioria das espécies de bordo.
    • Todas essas espécies soltam suas sementes no outono ou no inverno adiantado. Se você tiver bordos vermelhos que os derrubam no início ou no início do verão, leia a terceira seção deste artigo sobre como deixar as sementes germinarem no solo.
    • Se você decidiu plantar as sementes fora, inicie o processo de estratificação a frio 90 a 120 dias antes dos últimos congelamentos do inverno.



  2. Encha um saco plástico hermético (tipo zip) com materiais de alimentação. Coloque um pouco de papel em germinação, um punhado de turfa e vermiculita (mineral natural de silicato). Para obter melhores resultados, use equipamento estéril que você usará com as mãos enluvadas para evitar a contaminação do conteúdo da bolsa por fungos.
    • Uma pequena sacola selada, do estilo daqueles usados ​​para guardar o lanche, vai se sair muito bem. Sacos maiores que retêm uma quantidade relativamente grande de ar podem ser um bom ambiente para os cogumelos.
    • As sementes de bordo vermelho são particularmente sensíveis à acidez. Para isso, coloque na sacola vermiculita neutra ou básica (não ácida), mas não turfa, que é um material ácido.



  3. Adicione um pouco de água. Algumas gotas devem ser suficientes para umedecer levemente os materiais de alimentação. Se você vir uma pequena quantidade de água no fundo da sacola ou se puder extrair água do material de alimentação apertando-o, é muita água.


  4. Adicione uma pequena quantidade de produto fungicida (opcional). Isso impedirá o desenvolvimento de fungos que podem destruir suas sementes. Em geral, não é necessário adicionar e, quando terminar, deve-se tomar cuidado para não usar demais para evitar danificar as sementes. Use apenas uma pequena quantidade de fungicida seguindo as instruções na embalagem do produto.
    • Alguns plantadores enxaguam as sementes com uma solução alvejante muito diluída, em vez de usar o fungicida.


  5. Adicione sementes ao saco antes de fechar. Se você tiver muitas sementes, coloque entre 20 e 30 em cada saco. Depois de encher uma sacola, role-a por baixo para expelir o máximo de ar possível e use o zíper para fechá-la.


  6. Coloque a saqueta cheia na geladeira. Agora é o início do processo de estratificação, ou seja, a exposição das sementes ao frio para desencadear sua germinação. Para a maioria das espécies de bordo, a temperatura ideal está entre 1 e 5 ° C. É o que ele costuma fazer na gaveta mais nítida de uma geladeira.
    • Idealmente, você deve verificar esta temperatura com um termômetro. Algumas sementes podem não germinar se estiverem apenas alguns graus abaixo da temperatura correta.
    • Se possível, ajuste a temperatura para exatamente 5 ° C para sementes de espécies norueguesas e Boxelder e 3 ° C para espécies vermelhas. Não é necessário ser tão preciso para outras espécies de bordo.


  7. Deixe as sementes na geladeira por 40 a 120 dias. Verifique como as sementes mudam uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Em geral, são necessárias cerca de 90 a 120 dias para que as sementes de bordo germinem, mesmo que as sementes da folha grande (bordo de Oregon) e outras espécies possam começar a germinar após apenas 40 dias. Abaixo estão os ajustes que você pode fazer após a verificação semanal.
    • Se você notar qualquer condensação em uma saqueta, abra-a e bata para coletar as gotas de água e puxe-as para fora. Reinstale o saco na geladeira colocando-o no lado que estava voltado para cima para que as sementes molhadas possam secar.
    • Se os materiais de alimentação secarem, adicione algumas gotas de água.
    • Se você notar algumas manchas pretas ou vestígios de mofo, remova as sementes e os materiais afetados e descarte-os. Use um fungicida se todo o conteúdo da saqueta for afetado.
    • Retire as sementes da geladeira assim que elas começarem a brotar.


  8. Plante as sementes que começaram a brotar. Eles devem ser cobertos com 0,5 a 1,5 cm de solo úmido. A maioria das espécies de bordo pode crescer em terras que não são ensolaradas, mas você ainda precisa saber quais espécies deseja plantar.
    • Para aumentar suas chances de sucesso no plantio, você pode colocar as sementes em uma bandeja que instalará no interior. Espalhe no fundo do tanque uma camada de cerca de 10 cm de um material de drenagem que pode ser uma mistura de turfa, composto ou vermiculita com areia grossa. Plante as sementes como indicado acima. Adicione água às áreas secas, se houver. Quando as sementes produziram um caule que deu um segundo grupo de folhas, você pode transferir cada planta para uma panela.

Método 2 Laminado a frio após incubação a quente



  1. Aplique a incubação quente antes da estratificação com espécies da montanha e espécies asiáticas. Responsável por folhas de videira, amor (do rio Love), Pensilvânia e casca de papel digna de atenção, porque elas têm sementes difíceis de germinar. Isso é verdade para a maioria das espécies asiáticas, bem como as das montanhas, especialmente as das Montanhas Rochosas (nos Estados Unidos).
    • Essas espécies largam suas sementes no outono e no inverno. Sem nenhuma intervenção humana, eles geralmente germinam apenas depois de passar anos no solo.


  2. Cuide da camada externa de proteção de sementes. Algumas espécies de bordo têm sementes cobertas por uma casca extremamente dura (pericarpo). Os plantadores frequentemente escarificam esse casco para facilitar a germinação. Você pode usar um dos métodos descritos abaixo para enfraquecer esse shell.
    • Esfregue a base da semente (oposta às asas) contra uma lixa de unha ou uma lixa de grão fino. Pare qualquer atrito assim que a camada sob a casca aparecer.
    • Mergulhe as sementes por algumas horas em água oxigenada e depois enxágue bem.
    • Mergulhe as sementes em água morna por 24 horas.


  3. Guarde as sementes em uma sala quente. Os silvicultores recomendam manter as sementes a uma temperatura entre 20 e 30 ° C por 30 a 60 dias. Para espécies de bordo que produzem sementes cuja germinação não foi extensivamente estudada, não existe um método preciso (com temperatura precisa) de preparação para a germinação.


  4. Aplique estratificação a frio por 90 a 180 dias. Coloque as sementes em um saco plástico com um punhado de turfa ou outro material de alimentação e feche-o com seu zíper antes de colocá-lo na geladeira. Verifique a cada duas semanas como as sementes estão mudando e veja se há vestígios de mofo, excesso de umidade ou secagem. As sementes das espécies das Montanhas Rochosas (Acer glabrum) geralmente levam 180 dias para germinar. A germinação para outras espécies leva apenas 90 dias, mas você nunca sabe quanto tempo uma semente levará para germinar.
    • Para mais detalhes, consulte o método de estratificação a frio explicado anteriormente neste artigo.
    • Não espere que brotem todas as sementes que você plantou. Não é incomum obter uma taxa de germinação de apenas 20% para algumas espécies de bordo.


  5. Plante as sementes ao ar livre. Você pode fazer isso em vez de plantá-lo em um tanque que precisa ficar dentro de casa, desde que a última geada do inverno já tenha ocorrido. Plante as sementes a uma profundidade de 0,5 a 2,5 cm. Regue-as ocasionalmente, garantindo que a água penetre profundamente no solo para que não fique seca por muito tempo.
    • Para saber exatamente como proceder, faça uma pesquisa para as espécies que você está plantando.

Método 3 Deixe as sementes germinarem no solo



  1. Colete as sementes no final do EMP ou no início do verão. Bordos de prata e alguns bordos vermelhos (não bordos vermelhos japoneses) largam suas sementes no início da estação de crescimento. Essas espécies nunca estão adormecidas e não há necessidade de tratamento especial.
    • Algumas árvores de bordo vermelho não deixam cair suas sementes antes do outono ou inverno, portanto, o método de estratificação a frio deve ser aplicado a suas sementes. Os bosques que geralmente plantam suas sementes mais cedo têm uma fertilidade muito diferente de um ano para outro (mais ou menos sementes, dependendo do ano).


  2. Plante as sementes rapidamente. As sementes que caem tarde morrem quando secam. Você deve garantir que eles não sequem durante o período de armazenamento. Lidéal é plantá-las logo após coletá-las. Eles devem germinar rapidamente.


  3. Escolha um solo úmido para sua plantação. O solo deve ser rico em matéria orgânica (folhas mortas e restos de várias plantas e animais). Você não precisará se preocupar com sementes até que o solo seque.


  4. Plante as sementes em pleno sol ou em um local semi-ensolarado. Bordos de prata crescem lentamente na sombra. Os bordos vermelhos podem crescer na sombra por 3 a 5 anos, mas eventualmente seu crescimento pára se permanecerem sob a folhagem de outras árvores.


  5. Deixe as sementes em uma ninhada (camada superior do solo) que você não modificará (opcional). Se algumas sementes não germinarem após serem semeadas, é provável que o façam no próximo ano. É interessante deixá-los no solo (sem cuidar deles por um ano) se você obteve uma baixa taxa de germinação.
    • Se a taxa de germinação for muito baixa quando as estações estiverem como de costume, é provável que as sementes tenham morrido durante o período de armazenamento. Em vez de esperar que alguns germinem, inicie uma nova planta no próximo ano.