Como cultivar quiabo

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
COMO PLANTAR QUIABO PASSO A PASSO
Vídeo: COMO PLANTAR QUIABO PASSO A PASSO

Contente

Neste artigo: Quiabo de plantaTome cuidado com o quiaboRecolha seu quiabo e cozinhe-o

O quiabo é uma planta que produz frutas durante todo o verão. Quando você colhe uma vagem, ela empurra outra diretamente para trás. Esta planta é da mesma família do hibisco e produz o mesmo tipo de flores decorativas. O quiabo prefere climas quentes, mas se você vive em latitudes mais frias, pode cultivar quiabo cultivando as sementes em ambientes fechados antes de replantá-las quando o clima esquentar. Leia o artigo a seguir para descobrir como.


estágios

Parte 1 Plante o quiabo



  1. Escolha a maneira que você deseja plantar as sementes. Se você mora em uma área onde o verão é quente e o inverno é ameno, é fácil plantar quiabo em seu jardim, em vez de começar a cultivar sementes em ambientes fechados. Você deve plantar as sementes de quiabo no início das EMP, após as últimas geadas do inverno, quando a temperatura noturna não descer mais de 12 graus C. Se esse não for o caso antes do final das EMP ou no início do verão, é melhor você começar a cultivar suas sementes 2-3 semanas antes da última geada. Quando os brotos são fortes e quando o tempo está mais quente, você pode transplantá-los em seu jardim.
    • Para começar a cultivar suas sementes dentro de casa, plante as sementes em uma panela cheia de turfa e regue-as bem. Coloque-os em um local quente e ensolarado ou use lâmpadas para mantê-los aquecidos durante a germinação.
    • Quando o tempo esquentar e você estiver pronto para transplantar seus brotos, siga as instruções para cultivar o quiabo diretamente ao ar livre.



  2. Escolha o lugar mais quente do seu jardim. O quiabo cresce melhor em um local ensolarado. Se você tentar cultivá-las na sombra, elas não produzirão muito fruto, se sobreviverem. O quiabo deve ser plantado em um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia. Não pense que o seu quiabo estará muito quente, eles adoram os dias quentes de verão, especialmente quando o sol está no auge e aquece todo o jardim.


  3. Corrija o pH do solo. O quiabo prefere crescer em um solo com pH entre 6,5 e 7. Teste o pH do solo para saber se é suficientemente ácido. Você pode adicionar calcário ou farinha de volta para aumentar seu pH. Se você preferir não alterar o pH do solo usando esse tipo de produto, basta adicionar muito composto, o que aumentará o pH do solo depois de um tempo.



  4. Adicione nutrientes ao solo. O quiabo floresce em solos ricos e cheios de nutrientes. Você pode enriquecer seu solo adicionando adubo, fertilizante orgânico ou fertilizante 4-6-6 de dispersão lenta. Seja qual for o método escolhido, retorne o solo a uma profundidade de 35 cm e espalhe 12 cm de fertilizante com um ancinho para espalhar bem.
    • Seu quiabo não produzirá muita fruta se você não adicionar nutrientes ao solo.


  5. Plante as sementes ou plante os rebentos. Quando está quente, é hora de plantar o quiabo em seu jardim. Plante as sementes, separando-as por 12 cm e pressionando-as 1 cm no solo. Se você cultivou suas sementes dentro de casa, tenha cuidado ao manusear as mudas e plante-as com 30 cm de distância em linhas espaçadas um metro.Cavar buracos grandes o suficiente para plantar os brotos com o solo para vasos e achatar suavemente o solo ao redor da base das plantas. Regue o jardim para que o solo permaneça no local.
    • Se você deseja acelerar a germinação de suas sementes, pode mergulhá-las durante a noite antes de plantá-las ou congelá-las para quebrar a casca.
    • Se você estiver replantando brotos, não quebre suas pequenas raízes. Se isso acontecesse, os tiros morreriam.

Parte 2 Cuide do quiabo



  1. Molhe bem o quiabo. Você deve dar pelo menos 3 cm de água ao seu quiabo por semana. Regue-as todas as manhãs para umedecer o solo, exceto após fortes chuvas. O quiabo pode suportar um pouco de seca, mas eles crescem muito melhor se você der muita água durante o verão.
    • É melhor regar o quiabo pela manhã, para que a planta tenha tempo para secar antes de escurecer. Se a água permanecer nas raízes do quiabo durante a noite, a planta poderá começar a apodrecer.
    • Ao molhar seu quiabo, tente não colocar água nas folhas. Quando o sol começa a brilhar no quiabo, a água nas folhas age como uma lupa e as queima.


  2. Espaço os brotos. Depois que as sementes plantadas atingirem 10 cm de altura, limpe-as removendo os brotos mais pequenos e mantendo apenas os mais fortes. Afaste-os para que os brotos mais fortes sejam espaçados 30 cm. Se você transplantou brotos em que cresceu, poderá pular esta etapa.


  3. Rasgue as ervas daninhas e coloque a cobertura morta. Enquanto o quiabo ainda é jovem, mantenha o gramado para remover todas as ervas daninhas. Em seguida, cubra a área ao redor dos brotos com uma espessa camada de cobertura morta, como espinhos de pinheiro. Isso impedirá que outras ervas daninhas cresçam no seu gramado.


  4. Coloque composto em toda a base das plantas. Como o quiabo precisa de muitos nutrientes para crescer, você pode continuar adicionando composto durante o verão inteiro. Você deve colocar o composto em torno do quiabo três vezes: uma vez após o espaçamento dos brotos, uma vez após o surgimento das primeiras vagens e uma terceira vez no meio da estação de crescimento. Simplesmente espalhe o composto pelas plantas e espalhe com um ancinho para enriquecer o solo.
    • Você também pode substituir o composto por lengrais.
    • Não adicione adubo com muita frequência, três vezes é suficiente. Você poderia fazer mais mal do que bem às suas plantas, dando-lhes muito adubo.


  5. Monitore a população de pragas. Pulgões, insetos e vermes da torta de milho virão banquetear-se com o seu quiabo. São plantas resistentes e, em regra, não morrem, mesmo se estiverem infectadas por uma praga, mas é melhor controlar sua população para obter o máximo de frutas possível. Verifique os galhos e folhas regularmente quanto a buracos, folhas amarelas ou outros sinais de infestação. Você pode remover os insetos manualmente ou pulverizar as folhas com água e sabão para manter as pragas afastadas.

Parte 3 Colete seu quiabo e cozinhe-o



  1. Corte e volte mais tarde. Cerca de 8 semanas após o plantio do seu quiabo, as vagens começarão a crescer. Depois de ver as primeiras vagens maduras de quiabo, você pode começar a colhê-las regularmente. Com uma tesoura ou tesoura de podar, corte as vagens logo acima da tampa, onde seu caule grosso encontra os galhos da planta. Depois de cortar o pod, outro pod crescerá no mesmo local. Continue colhendo vagens de quiabo durante o verão, até que a planta diminua e pare de produzir vagens.
    • Colete as vagens com 6 a 9 cm de comprimento.
    • Colete o quiabo uma vez a cada dois ou três dias e todos os dias durante o pico da temporada, para incentivar o rápido crescimento.
    • Você pode usar luvas e mangas compridas ao escolher as vagens. As folhas e vagens são cobertas com espinhos que podem irritar a pele.


  2. Prepare o quiabo quando ainda estiverem frescos. Você saboreará o melhor sabor e uréia de quiabo se você os comer alguns dias após a colheita. Você certamente encontrará uma grande quantidade de quiabo que pode cozinhar da seguinte maneira:
    • Quiabo frito
    • O gumbo
    • O ensopado de quiabo


  3. Salmoura o quiabo. Esta é uma ótima maneira de manter o sabor e a urina do seu quiabo por meses. Você pode escolher quiabo da mesma maneira que pepinos, com salmoura salgada. Salmoura quiabo imediatamente após a colheita.


  4. Congele o quiabo. Se você tem mais quiabo do que pode comer, pode congelá-lo. Para fazer isso, escalde-os por 3 minutos, mergulhe-os em um banho de água gelada para interromper o cozimento e corte-os em pedaços pequenos. Arrume-os em uma bandeja e congele-os até ficarem firmes; em seguida, guarde-os em um saco congelador.