Como cultivar kiwis

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como Germinar Kiwi |  Germinar Semillas de Kiwi | Cultivo del Kiwi | Plantar kiwi
Vídeo: Como Germinar Kiwi | Germinar Semillas de Kiwi | Cultivo del Kiwi | Plantar kiwi

Contente

Neste artigo: Germinação de mudasTransplante de pésPlantas deslizantes24 Referências

Os kiwis são um tipo de baga comestível que cresce em alpinistas em regiões temperadas. Se cada planta pode produzir centenas de quilos de frutas, normalmente leva de 3 a 7 anos para amadurecer. Devido a esse importante investimento em tempo, certifique-se de começar com um bom estoque e cultivar suas plantas com métodos ideais.


estágios

Parte 1 Germinação de plantas



  1. Escolha um tipo de kiwi. Cultivar kiwis a partir de sementes é um projeto divertido que permitirá obter uma bela planta ornamental. Os kiwis nem sempre crescem saudáveis ​​e sua planta pode não produzir frutas comestíveis como aquela de onde ela vem. Se você deseja cultivar uma planta de kiwis para obter frutas, compre uma planta enxertada em um viveiro. Existem três tipos principais de kiwis.
    • O kiwi comum. Este é o tipo de kiwi (Actinidia deliciosa) que geralmente é encontrado em um supermercado. É uma fruta marrom felpuda, com casca grossa e polpa verde. Para um crescimento ideal, esta fruta requer cerca de 1 mês de clima frio, com temperaturas variando de -1 ° C a 7 ° C. O kiwi comum pode crescer nas zonas de resistência 7 a 9.
    • O kiwi dourado. Também um tipo popular de kiwi, o kiwi dourado (Actinidia chinensis) é mais doce e delicada do que o kiwi comum. É muito próximo do último, mas é menos fofo e mais amarelo. Esta fruta cresce melhor em áreas com temperaturas de inverno que variam de -12 a -1ºC.
    • A baga de kiwi. Esse nome geralmente se refere a duas espécies diferentes de kiwis, kiwis (Actinidia arguta) e os kiwis do Ártico (Actinidia kolomikta). Essas frutas são muito menores que os kiwis comuns e dourados e têm uma pele mais fina e suave. Como o próprio nome sugere, este kiwi é o mais resistente ao frio e pode crescer em áreas com invernos rigorosos. Às vezes, essas variedades podem produzir frutas após apenas uma estação de cultivo, diferentemente da maioria dos outros tipos de kiwis, que levam vários anos para amadurecer.



  2. Pegue algumas sementes de kiwi. Se você decidiu cultivar kiwis comuns, para obter sementes, basta ir ao supermercado e comprar uma fruta. Segundo alguns jardineiros, é mais provável que as sementes de frutas orgânicas germinem e dêem origem a plantas adultas resistentes. Para tipos mais exóticos de kiwi, você poderá comprar sementes na Internet por preços não muito caros, de diferentes vendedores.
    • Para remover as sementes de um kiwi fresco, basta cortar as frutas ao meio e extrair as sementes com uma colher ou com os dedos. Coloque as sementes em uma tigela ou xícara pequena e enxágue-as para remover a polpa. Para fazer isso, vire a água na tigela e passe para os chineses várias vezes.
    • Lembre-se de que a maioria dos produtores de kiwis prefere comprar mudas cultivadas em viveiros do que plantar sementes. De fato, as cultivares produzidas dessa maneira têm características muito mais regulares de uma geração para a seguinte. Além disso, para a maioria das variedades de kiwis, para obter uma fruta, você precisará de uma planta masculina e uma feminina. Como as flores são a única maneira de diferenciá-las e a floração geralmente ocorre apenas 3 anos ou mais após o plantio da semente, é difícil espaçar as plantas adequadamente para permitir a polinização e produção de frutas.



  3. Brotam suas sementes. Coloque suas sementes em um saco selado, com um pedaço de toalha molhada. Feche a bolsa e coloque-a em um local quente. Observe suas sementes todos os dias até que elas germinem.
    • Se você notar que o limpador secou antes de as sementes germinarem, certifique-se de umedecê-lo novamente. As sementes precisam de um ambiente úmido para germinar.


  4. Plante suas sementes germinadas. Prepare e umedeça alguns vasos de terra para vasos, um vaso para 3 ou 4 sementes. Rasgue um pedaço da toalha molhada que você usou para germinar suas sementes, nas quais estão penduradas 3 a 4 germes. Plante a essência e os germes em um dos vasos. Repita até que todos os seus germes estejam no chão.


  5. Coloque suas plantas em um local bem exposto ao sol. Os peitoris das janelas geralmente são a melhor opção, a menos que você tenha um porão equipado com uma lâmpada de cultura.
    • As plantas jovens são particularmente sensíveis ao frio do inverno. Para isso, muitos cultivadores de kiwis mantêm suas plantas dentro de casa pelos primeiros 2 anos.
    • Lembre-se de transferir suas plantas para vasos maiores, quando os vasos originais começarem a crescer muito pequenos. Neste ponto, comece a aumentar a nutrição de suas plantas com um fertilizante adequado.

Parte 2 Pés de transplante



  1. Encontre um local no seu jardim adequado para o seu pé de kiwi. Verifique se as condições correspondem às necessidades da planta.
    • Para que sua planta cresça, será necessário espaço suficiente.
    • A maioria das plantas de kiwis cresce melhor em pleno sol ou ligeiramente à sombra.
    • Kiwis geralmente requerem um solo levemente ácido com um pH entre 6,0 e 6,5. Se o seu solo for muito alcalino, tente acidificá-lo para que as condições sejam adaptadas ao crescimento do kiwi.
    • O solo deve estar úmido, mas bem drenado.


  2. Construa uma estrutura sólida para suas plantas. Lembre-se de que os kiwis são trepadeiras que podem crescer até 10 metros de comprimento e pesar muito. Como outras plantas trepadeiras, elas crescem melhor em estruturas verticais, o que fornecerá suporte e melhor acesso à luz.
    • As cipós de kiwi podem crescer na maioria das treliças, abrigos de jardim e cercas.
    • Os produtores profissionais usam uma malha de arame de 2 metros de altura, com barras perpendiculares espaçadas de 4 a 6 metros.


  3. transplante seus pés jovens. Transplantar um pé de kiwi será como transplantar qualquer planta. A principal diferença é que você precisa espaçar suas plantas para que todos estejam na base de sua própria estrutura de suporte. Para cada planta, basta cavar um buraco um pouco maior que o vaso atual. Remova cuidadosamente cada planta do vaso, incluindo as raízes e o solo que está ligado a ela, e coloque as raízes no buraco que acabou de cavar. Finalmente, preencha o buraco com o solo.
    • Para evitar choques, tente manipular as raízes o mínimo possível.
    • Se estiver plantando frutas, guarde o máximo de plantas possível, dependendo da quantidade de espaço disponível. Quando florescerem, o que pode levar até 5 anos, você poderá identificar plantas masculinas e femininas e cortar plantas supérfluas.

Parte 3 Curando suas plantas



  1. Proteja seus kiwis dos animais. Mesmo que todas as outras condições sejam perfeitas, suas plantas podem ser destruídas por diferentes pragas. As plantas de kiwi serão particularmente vulneráveis ​​antes de atingirem a maturidade total.
    • Às vezes, as folhas das plantas de kiwi atraem gamos. Mantenha suas plantas jovens em segurança, impedindo que os gamos entrem no seu jardim, colocando uma cerca ao redor do solo ou uma cerca ao redor das plantas.
    • Os gatos têm a mesma reação às folhas de kiwi e à catnip. Se você já tentou cultivar catnip, provavelmente sabe que os gatos locais podem facilmente destruir essas plantas. Se os gatos estiverem andando pela sua casa, tome as medidas necessárias para mantê-los longe do seu quintal. Por exemplo, você pode montar uma cerca, colocar uma cerca em torno de cada uma de suas plantas ou repelir o spray.
    • Ao contrário de muitas plantas frutíferas disponíveis comercialmente, os kiwis não têm muitos inimigos entre os insetos. O uso de pesticidas geralmente não será necessário.


  2. Para apoiá-los, amarre os brotos. À medida que suas plantas crescem, elas começarão a dar novos brotos. Você precisará ajudá-los a se prender à estrutura de suporte, prendendo-os na treliça com arame. Isso permitirá que a planta desenvolva uma haste principal forte.


  3. Podar regularmente suas plantas. Você precisará podar suas plantas de kiwi uma vez por ano. Corte lianas indesejadas (aquelas que desenvolveram pele marrom, parecendo casca) e brotos laterais que não podem ser suportados pela treliça. Quando as trepadeiras alcançam o topo da treliça, elas podem crescer horizontalmente no topo da treliça.
    • O fim do inverno é o momento perfeito para podar uma planta feminina, porque ela estará adormecida.
    • As plantas masculinas podem ser podadas mais cedo, logo após a floração.


  4. Abate as plantas masculinas. As plantas de kiwi geralmente florescem dentro de 4 a 5 anos após o plantio. Você poderá identificar as plantas masculinas com a antera amarela brilhante coberta de pólen no centro da flor. As plantas femininas têm um caule pegajoso (o estigma) no centro e ovários brancos na base da flor. Como apenas plantas femininas produzem frutos, você precisará de uma planta masculina para polinizar 8 a 9 plantas femininas e não um número igual de plantas masculinas e femininas. Remova os machos supérfluos e espace os sobreviventes a distâncias iguais entre as plantas femininas.


  5. Colha seus frutos quando maduros. Depois de alguns anos (ou mesmo o mesmo ano para kiwi e kiwi ártico), suas plantas devem começar a dar frutos. Sua primeira colheita pode ser pequena, mas você colherá mais frutos nos anos subsequentes à medida que a planta envelhece.
    • Os kiwis geralmente amadurecem em setembro ou outubro. Se geralmente esta estação congelar na sua região, você terá que colher suas frutas antes que elas amadurecem e deixá-las amadurecer na refrigeração.
    • Retire o kiwi na cauda quando a pele começar a mudar de cor (o kiwi comum ficará marrom). Outra maneira de verificar se suas frutas estão prontas para serem colhidas será procurar sementes pretas em um teste de frutas.