Como cultivar uma oliveira a partir de um núcleo

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como cultivar uma oliveira a partir de um núcleo - Conhecimento
Como cultivar uma oliveira a partir de um núcleo - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Mantenha o kernelPlan the kernelsRepeat externally7 References

Para a maioria das pessoas, as oliveiras lembram o Mediterrâneo e o sol quente que ajuda a amadurecer seus frutos. Apesar desta imagem popular, é possível cultivar oliveiras mesmo em climas moderadamente quentes, desde que as temperaturas do inverno não caiam abaixo de zero. Com um pouco de paciência e cuidado, você pode ter uma oliveira bem na frente de sua casa.


estágios

Parte 1 Mantendo o kernel



  1. Determine o tipo de árvore que você deseja. Existem centenas de variedades de oliveiras no mundo. Alguns são semelhantes e a diferença está na cor e no aroma das azeitonas. Outros são extremamente diferentes e têm preferências de cultivo que afetam o tempo necessário para amadurecer as azeitonas.
    • Por exemplo, os quatro principais tipos de oliveiras são Mission, Manzanillo, Sevillano e Ascolano. Mesmo que eles possam crescer no mesmo local, a diferença de clima e toco de azeitona pode produzir vários resultados.
    • Faça uma extensa pesquisa para determinar o tipo de oliveira que pode florescer em suas latitudes.



  2. Colete azeitonas. Pode parecer fácil, mas você precisa colher os frutos diretamente da árvore para manter o núcleo vivo. As oliveiras prosperam em climas encontrados em 8 a 10 zonas de resistência. Essas regiões têm clima subtropical e invernos amenos. Pegue-os no início do outono, quando as frutas estiverem verdes e verdes. Deixe as azeitonas pretas. Não os pegue e verifique se os que você escolheu não têm buracos cavados por insetos.
    • Você não receberá árvores comprando azeitonas comercialmente. Eles foram tratados com produtos químicos a serem consumidos. Esse processo destrói o germe no núcleo, de modo que os núcleos não são mais viáveis. Isso se aplica a todas as azeitonas que você encontra na loja.
    • Se você não tem acesso a uma oliveira, existem muitos pomares que enviam núcleos, se você solicitar.



  3. Coloque as azeitonas em um balde. Depois de pegar as azeitonas, esmague delicadamente a polpa com um martelo para amolecer as frutas ao redor do caroço. Em seguida, cubra as azeitonas com água morna e deixe de molho durante a noite. Mexa a água a cada três ou quatro horas. Você pode destacar a carne mexendo rapidamente.
    • Se você não tiver um martelo, use uma faca larga e esmague-a com o lado da lâmina.
    • Se você notar azeitonas flutuantes, colete-as e descarte-as. Provavelmente estão podres.


  4. Descarte a água. Colete as pedras e use uma esponja para remover a carne restante. Por exemplo, use o que você usa para raspar as panelas. Depois de raspar a carne, enxágüe bem os núcleos em água morna por alguns minutos.
    • Se você não tiver uma esponja de esfregar, use uma lixa.


  5. Corte as extremidades dos núcleos. Você verá um lado pontiagudo e um lado plano em cada um dos núcleos. Faça um corte com uma faca na extremidade plana. Não atravesse o núcleo completamente ou você matará o germe. Faça um buraco do tamanho de uma ponta de lápis.
    • Deixe de molho por 24 horas em água à temperatura ambiente.

Parte 2 Plante os núcleos



  1. Encha um pequeno pote de terra. Use uma panela de 7 cm para cada kernel. Encha-os com terra para vasos que drena bem a água. Você pode misturar uma medida de areia grossa e uma quantidade de composto. Você encontrará esses materiais em lojas de jardinagem. Adicione um pouco de água para que o solo fique úmido, mas não encharcado.
    • Você pode usar um pote grande, se preferir. Você transplantará os núcleos depois que eles surgirem.
    • Misture bem a mistura com uma colher, um palito ou à mão.


  2. Plante os grãos. Pressione suavemente cada um dos núcleos para empurrá-lo para o solo, mas não completamente. Cubra o núcleo cerca de três quartos. Ele deve sempre ter acesso à luz do sol, porque isso encoraja sua germinação. Repita com todos os núcleos.
    • Seria melhor se você plantar uma semente por vaso. Dessa maneira, os núcleos não competirão pelos nutrientes disponíveis.


  3. Coloque as panelas em sacos. Coloque cada frasco em um saco de polietileno transparente. Isso mantém um certo nível de umidade, criando um efeito estufa. Mantenha a panela em um local bem iluminado e quente. A borda de uma janela é uma ótima solução, mas lembre-se de que a luz solar direta pode ser prejudicial a princípio.
    • Em vez de usar uma sacola, você pode colocar o pote em uma espátula, se tiver uma.
    • Observe a germinação após um mês.


  4. Molhe as pedras. Você deve manter os 5 cm de solo por cima permanentemente úmidos. Você pode verificar pressionando o dedo de vez em quando. Somente regue se o solo estiver seco cerca de meio centímetro acima. Se você regar com muita frequência, poderá incentivar o crescimento de fungos e bactérias que matam as plantas.


  5. Retire os vasos quando os núcleos tiverem brotado. Você pode mantê-los no parapeito da janela ou em uma zona quente de sua escolha até o momento de replantar os germes. Continue a regar como de costume.

Parte 3 Derramando ao ar livre



  1. Plante no outono. Agosto e setembro são estações ideais na maioria das regiões. Isso permite que a árvore assente no chão antes que as temperaturas comecem a cair. Aguarde até que a filmagem tenha pelo menos 45 cm de altura.
    • Como você precisa se preocupar com o efeito da geada nessas plantas, aguarde o calor se as temperaturas puderem ficar abaixo de zero.


  2. Cavar um buraco. Escolha um local que receba muita luz solar direta para incentivar a planta a crescer. Você só precisa cavar um buraco a alguns centímetros de profundidade. Em geral, basta cavar um buraco cuja profundidade é igual à altura do vaso em que você cultivou o núcleo.
    • Você pode usar uma pequena pá ou a mão para cavar o buraco.
    • A vantagem das oliveiras é que elas toleram quase qualquer tipo de solo. Isso também inclui solos rochosos e arenosos. A única coisa que você precisa prestar atenção é a drenagem do solo, ela deve ser capaz de evacuar a água ou a oliveira morrerá por causa do excesso de água. Os solos que acumulam água causam doenças diferentes e causam podridão das raízes. A área ao redor da árvore não deve ser enlameada, apenas um pouco úmida.


  3. Plante a árvore. Retire-o da panela delicadamente, tomando cuidado para não perturbar demais as raízes. Verifique se a árvore e o buraco estão bem regados antes de transplantar a árvore. Coloque-o no buraco, deixando-o ligeiramente acima do solo, e cubra com cerca de 2 cm de solo.
    • Evite usar grandes quantidades de terra orgânica, adubo ou fertilizante. Isso criará um ambiente de crescimento artificial.
    • Se você planta várias árvores, deve separá-las em pelo menos um metro. Caso contrário, eles competirão por nutrientes no solo.


  4. Água como de costume. A mesma regra se aplica à rega de árvores ao ar livre. Verifique a área ao redor para ver se está molhada e somente água até que o solo esteja molhado no primeiro meio centímetro. Evite colocar muita água. A natureza assumirá o controle e garantirá que a árvore floresça.
    • As oliveiras são bastante resistentes, não necessitam de cuidados especiais ou rega adicional durante os meses mais frios. No entanto, se o clima em sua área for muito seco, você poderá regá-los normalmente para manter a camada superior úmida.


  5. Espere ver azeitonas depois de três anos. Lembre-se de que, devido à grande variedade de árvores, é difícil saber quando a sua começará a produzir frutos. Algumas variedades como Arbequina e Koroneiki não produzirão frutas até o terceiro ano. Outros podem até fazer você esperar entre cinco e doze anos.


  6. Corte a árvore. As oliveiras crescem muito lentamente, por isso geralmente não é necessário podá-las. No entanto, você pode cortar galhos mortos, doentes ou moribundos.Você também pode podá-los um pouco para deixar entrar a luz no interior da árvore. Corte de vez em quando quando for absolutamente necessário.