Como usar o bom senso

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 12 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Resumo do livro - O investidor de bom senso (John “Jack” Bogle)
Vídeo: Resumo do livro - O investidor de bom senso (John “Jack” Bogle)

Contente

Neste artigo: Aplicar o bom senso às suas decisõesUtilizar o bom senso10 Referências

O senso comum é um julgamento concreto e prático que se desenvolve em geral através de experiências de vida e não segue uma certa quantidade de treinamento. Pode ser difícil desenvolver o senso comum, mas você pode praticá-lo facilmente, tornando-se consciente e pensando em situações antes de tomar decisões. Ao desenvolver seu bom senso, você poderá fazer escolhas mais inteligentes.


estágios

Método 1 de 2: Aplique bom senso às suas decisões

  1. Compare os prós e contras antes de escolher. Pense nos resultados positivos e negativos da decisão que você toma. Você pode fazer isso em sua mente para tomar uma decisão rápida ou pode fazer uma lista de prós e contras para determinar qual é a melhor coisa a fazer. Pese cada uma das opções para encontrar a que produzirá o melhor resultado.
    • Por exemplo, se alguém lhe oferecer uma bebida alcoólica, mas você for muito jovem para beber, nos lucros, poderá passar tempo com essa pessoa e tomar uma bebida grátis, mas nos riscos, poderá ter problemas com a bebida. polícia. A decisão do senso comum (e a melhor) é não aceitar beber.



  2. Confie no seu instinto para não analisar demais. Às vezes, a melhor coisa a fazer é seguir seu instinto. Sempre que você tiver que tomar uma decisão, observe de que lado você está apoiado. Pense nas consequências boas ou ruins que podem resultar da sua decisão e, se for a melhor escolha, faça isso.
    • Por exemplo, se alguém lhe oferece uma bebida e você não tem idade para beber álcool, seu primeiro pensamento é geralmente que você não deve beber, porque você terá problemas se for pego.

    Atenção: isso não significa que você precise tomar decisões por impulso. Você ainda precisa de um momento para considerar os resultados negativos da decisão que tomará.



  3. Veja a situação de outro ponto de vista. Você pode perceber que parece mais fácil aconselhar um amigo do que aplicá-lo você mesmo. Quando se deparar com uma decisão difícil, dê um passo para trás e aja como se estivesse observando alguém na mesma situação. Pergunte a si mesmo o que diria de acordo com a melhor ou mais inteligente decisão para ele. Se essa decisão não for algo que você recomendaria a seus amigos, não faça isso sozinho.
    • Por exemplo, se você encontrou uma jaqueta escolar que não é sua, mas deseja mantê-la, pergunte a si mesmo o que diria a um amigo que encontrou uma jaqueta. Você provavelmente diria a ele que ele tem que devolvê-lo e é por isso que você tem que tomar a mesma decisão.



  4. Peça conselhos a uma pessoa de confiança. Você tem o direito de não saber o que fazer diante de uma decisão difícil. Discuta com os pais, um orientador ou um amigo em quem confie e compartilhe com eles a situação em que se encontra. Considere todas as decisões possíveis com ele para obter seu ponto de vista, porque ele pode ter mais experiência e se viu em uma situação semelhante no passado.
    • Por exemplo, você pode perguntar: "Mãe, tenho dificuldade em saber qual é a melhor decisão a tomar. Podemos conversar sobre isso? "
    • Pergunte apenas às pessoas que têm uma boa influência sobre você, porque alguém que toma más decisões pode não lhe dar um bom senso.


  5. Entenda que é normal fazer más escolhas. Todo mundo comete erros e toma decisões das quais se arrepende depois, isso não significa que tudo está perdido. Se você entender que tomou uma decisão ruim, pense bem e reconheça as opções que teriam produzido um resultado melhor. Se você tiver que fazer uma escolha semelhante no futuro, poderá tomar uma decisão melhor que a anterior.
    • Por exemplo, se você optar por usar tênis na praia e colocar areia nos sapatos, na próxima vez que for à praia, usará chinelos.

Método 2 Use seu bom senso



  1. Não faça coisas obviamente ruins para você. As pessoas que fazem sentido tomam decisões com base nos resultados mais positivos. Se você tem coisas ruins para você e sabe, por exemplo, fumar ou dirigir depois de beber, não as faça porque elas terão efeitos negativos em sua vida. Considere os prós e os contras de cada opção para tomar a melhor decisão possível.
    • Por exemplo, o bom senso diria para você não comprar coisas que não pode pagar, porque isso o colocará em uma situação financeira difícil mais tarde.


  2. Observe melhor o seu ambiente. Sempre esteja ciente do que está acontecendo ao seu redor e preste atenção às reações das pessoas após determinadas ações. Use seu bom senso para tomar decisões com base no que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, se você precisar atravessar a rua, esperará até que haja mais carros para atravessar com segurança.
    • Observe os rostos e a linguagem corporal dos outros para ver como eles reagem ao que você faz. Por exemplo, se eles não olharem nos seus olhos ou se afastarem de você, seu bom senso determinará que você interrompa a discussão porque eles não estão interessados.


  3. Escolha as opções mais práticas. Ao se deparar com uma decisão, considere os prós e os contras de cada opção para determinar qual será a mais prática. Pense em todas as opções antes de reagir para fazer a melhor escolha. Use seu bom senso para tomar a decisão, para que você não precise lidar com repercussões negativas mais tarde.
    • Por exemplo, se você quiser decidir entre cozinhar ou pedir comida, a coisa mais prática a fazer é cozinhar, porque você precisa comer em casa e não precisará gastar dinheiro.


  4. Pense antes de falar para não se arrepender do que diz. Antes de dizer qualquer coisa que pareça ofensivo ou ofensivo, pense em como você se sentiria se alguém dissesse a mesma coisa para você. Se é algo que o deixa desconfortável, o bom senso sugere que você diga algo que não seja ofensivo ou que evite falar. Sempre pense nas coisas que deseja dizer para ter a melhor imagem de si mesmo.
    • Isso também inclui ossos es. Revise o que você escreveu para garantir que esteja claro e não possa ser entendido de maneira diferente.


  5. Aceite que algumas coisas não podem ser alteradas. O senso comum deve dizer que certos eventos estão acontecendo e que você não pode alterar os resultados, mas eles não devem ter um impacto negativo em sua vida. Aprenda a aceitar as conseqüências procurando lados positivos para poder ver a vida do lado certo e continuar no melhor caminho possível.
    • Por exemplo, você pode se sentir mal por não ter passado no exame, mas deve entender que haverá outros exames e que terá outras chances de melhorar. Prepare-se e estude para fazer melhor no próximo exame.
conselho



  • O senso comum pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas experiências e idade.
  • Prepare-se com antecedência. Por exemplo, se você souber que vai esfriar mais tarde, leve um moletom ou jaqueta quando sair.