Como reproduzir disco

Posted on
Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 14 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Reprodução do Acará-Disco no Berçário da BH Discos
Vídeo: Reprodução do Acará-Disco no Berçário da BH Discos

Contente

Neste artigo: Incentivando o disco a se reproduzirRecuperando o disco jovem com os paisRecuperando o disco sem os pais20 Referências

É bastante difícil lidar com o disco e a reprodução, e você certamente não terá uma alta taxa de sobrevivência entre os seus jovens discos na primeira tentativa. Uma das características ausentes de outras espécies de aquário é que os jovens têm o instinto de se alimentar da pele de seus pais, de modo que a reprodução é mais fácil porque você pode permitir que as duas gerações coabitem no mesmo aquário. No entanto, se você deseja criar peixes em um ambiente controlado, longe da ameaça de canibalismo ou de doenças quando adultos estão presentes, você terá que dar suplementos para compensar os nutrientes fornecidos pelos pais. Esses métodos começam com a criação de um ambiente que incentiva a reprodução antes de ser descrito separadamente.


estágios

Parte 1 Incentive o disco a se reproduzir



  1. Mantenha vários peixes para aumentar suas chances de ter machos e fêmeas. Não existe uma maneira segura de verificar o sexo nu de um disco e é ainda mais difícil antes que o peixe termine de crescer. Os machos têm como regra lábios mais grossos e se comportam de forma mais agressiva. No entanto, se o seu aquário for amplo o suficiente, seria melhor manter quatro discos juntos para ter chances de ter pelo menos um homem e uma mulher.
    • Algumas espécies de disco têm diferentes cores e padrões que diferenciam os machos das fêmeas, mas isso nunca é uma garantia.
    • As fêmeas geralmente se reproduzem aos 9 meses de idade, enquanto os machos se reproduzem aos 13 meses.



  2. Deixe seu disco em um aquário onde eles tenham espaço. Eles não se reproduzirão se você os colocar em um aquário muito pequeno. Um aquário para disco deve ter pelo menos 40 cm de altura. Mantenha um casal em um aquário de pelo menos 190 litros. Se você tiver entre quatro e seis discos, use um aquário de 250 litros.


  3. Meça e ajuste os níveis de nitrito, nitrato e amônia. Lojas de animais também devem vender testes para medir a quantidade dessas substâncias na água do seu aquário. Se os níveis de nitrito (com um Eu) ou amônia acima de 0 ppm ou se o nível de nitrato (com um tem) estiver acima de 20 ppm, a água pode ser tóxica para o seu peixe. Execute o louro durante um ciclo, se estiver vazio, ou consulte um aquarista experiente, se este não for o caso.
    • Procure kits de aquários mais sofisticados que possuam algumas ou todas as ferramentas de verificação mencionadas na etapa anterior.



  4. Faça alguns testes para encontrar outros problemas com a água e ajuste os níveis. A temperatura do seu aquário deve ser de 27 graus C ou superior para criar um ambiente de reprodução. Os resultados dos testes de pH da água devem ser em torno de 6,5, não superiores a 7.Compre um teste eletrônico condutor para verificar os níveis minerais que devem estar entre 100 e 200 microsiemens. Se alguma dessas taxas precisar ser ajustada, proceda ajustando-as ao mínimo ou seguindo estas dicas:
    • Você também aumentará os resultados do teste de condutividade adicionando substâncias à água que aumentam ou diminuem o pH. Verifique os recursos diariamente para ajustar, se necessário.
    • Não é aconselhável adicionar água de osmose reversa, a menos que você queira atingir um nível de condutividade abaixo de 200 microsiemens. Em outras situações, pode ser suficiente colocar água na torneira.


  5. Troque um pouco da água com frequência. Troque 10% da água do aquário todos os dias e 20 a 30% da água duas vezes por semana, para que o aquário fique o mais limpo possível para incentivar o disco a se reproduzir. Limpe o fundo do tanque de sujeira que se acumula sempre que necessário. Se você precisar limpar as laterais do aquário, faça-o antes de trocar a água para evitar sujeira.


  6. Dê proteínas animais ao seu disco. Seria melhor dar aos peixes alguns dos alimentos que eles precisam para reproduzir, como larvas de mosquitos, artemia ou larvas brancas. Se você não encontrar comida viva, dê-lhes carne de boi ou, como último recurso, flocos ricos em proteínas. De tempos em tempos, você pode fornecer suplementos vitamínicos para peixes exóticos, espinafre em pó, espirulina ou flocos de boa qualidade para fornecer nutrientes extras.
    • Você aumentaria as possibilidades de transmitir doenças aos seus peixes, tirando comida dos próprios riachos. Muitos aquaristas preferem comprar alimentos de seus peixes em lojas seguras e livres de doenças antes de levar esses alimentos para casa para evitar qualquer risco de doença.


  7. Instale áreas de desova no aquário. Superfícies baixas incentivam os peixes a botar seus ovos e também será mais fácil se recuperar se você quiser separá-los dos pais. Você pode usar vasos de flores altos que você retornará, um cone de criação que você encontrará em uma loja de animais ou um pequeno tubo de PVC. Você também aumentará as chances de criar seus peixes de disco, mantendo o aquário em um local tranquilo.
    • Não se preocupe se o disco colocar seus ovos diretamente no fundo do aquário, desde que os pais os defendam contra outros peixes.


  8. Preste atenção na aparência de casais. Se você vê alguns discos que passam algum tempo juntos em um canto do aquário limpando uma área de desova ou que se comportam agressivamente na frente dos outros, é certamente porque eles estão prestes a se reproduzir. Se o casal começar a se tornar agressivo demais, você terá que separá-lo do resto do peixe.


  9. Adicione o azul de metileno ao aquário. Algumas gotas de azul de metileno na água ajudam a proteger os ovos contra bactérias e fungos. Obtenha essas coisas em uma loja de animais ou na Internet e adicione-a à água do aquário com um conta-gotas.


  10. Escolha criar jovens discus com ou sem os pais. Se tudo correr bem, você aumentará significativamente a taxa de sobrevivência dos jovens, deixando-os com os pais. No entanto, alguns pais podem comer seus ovos ou jovens ou transmitir doenças a eles. Também é possível que os discos criados por seus pais se tornem melhores pais; isso pode ser útil se você quiser continuar sua criação por várias gerações. Consulte a seção correspondente depois de tomar sua decisão.
    • Se você ou alguém que você conhece tem experiência em reprodução de disco, você pode usar esse casal como pais adotivos.


  11. Substitua os filtros elétricos por filtros de esponja ou pedras de ar. Os aquários que contêm disco jovem devem ser equipados apenas com métodos leves de filtragem e oxigenação para evitar sugá-los ou esgotá-los, lutando constantemente contra a corrente. Substitua seus filtros depois de decidir em qual aquário você colocará seu disco jovem.

Parte 2 Criando jovens discus com seus pais



  1. Cuidado para chocar ovos. Após dois ou três dias, os ovos eclodem. No entanto, os peixes jovens geralmente permanecem ligados ao local de nidificação por algum tempo. Se você notar que os pais comem os ovos enquanto você espera, tire-os do aquário e siga as instruções na próxima seção.


  2. Reduza o nível da água antes que os peixes jovens se soltem (opcional). Alguns dias após a eclosão, os peixes jovens devem sair e se refugiar perto de seus pais, onde podem se alimentar de suas peles. Você ajudará seus peixes jovens a encontrar seus pais mais facilmente, reduzindo o nível da água em cerca de 25 cm.
    • Será mais difícil para os peixes jovens encontrar seus pais se eles tiverem cores claras.
    • Remova os ovos aos quais os peixes jovens foram presos, se eles tentarem se alimentar.


  3. Alimente jovens discus com bebês com artemia 4 ou 5 dias após o início da natação. Quando os peixes jovens começarem a nadar sozinhos, espere quatro dias e dê suplementos à dieta como camarão vivo, quatro vezes ao dia.
    • No mesmo dia, limpe a artemia morta que não foi consumida para manter a água limpa.
    • Se você não possui ácaros vivos, também pode usar os congelados. Coloque a pedra do ar em um fluxo médio, para que os bebês congelados de Artemia entrem no aquário ou os discos jovens não os reconheçam como alimento.


  4. Mude sua dieta após seis semanas. Uma vez que os peixes jovens atingem seis semanas, eles podem consumir uma variedade maior de alimentos. Tente dar a eles uma grande variedade de proteínas animais e vegetais. Muitos criadores de discos concordam em compartilhar sua receita para patê de disco, que contém todos os seus elementos misturados e preparados de uma maneira que permanece simples de consumir para o peixe.
    • Você poderia mover os peixes jovens para outro aquário na época, longe dos pais. Isso pode ser necessário para evitar que haja muitos peixes no mesmo aquário.

Parte 3 Criando discus sem os pais



  1. Despeje a água que contém os ovos em outro aquário. Certifique-se de que a água no novo aquário tenha as mesmas características do aquário anterior, mas use um aquário menor para aumentar suas chances de sucesso. Se os ovos forem depositados no fundo do aquário, em vez de serem colocados em um tubo ou no cone de reprodução, você deverá levar os adultos primeiro.
    • Continue trocando a água com frequência, conforme descrito na seção de reprodução.


  2. Aguarde até que os peixes jovens nadem livremente. Depois de alguns dias, os ovos eclodem, mas você terá que esperar alguns dias para que o peixe jovem se solte dos ovos e nade livremente.


  3. O ideal seria dar a eles rotíferos de uma fonte limpa. Rotíferos são microorganismos encontrados na água da lagoa. No entanto, os rotíferos que você colhe na natureza podem transmitir doenças. Por isso, é melhor comprar rotíferos de uma fonte segura, por exemplo, em uma loja de animais.
    • Os rotíferos podem se multiplicar por conta própria, o que pode tornar as instruções para alimentar o disco pouco claras. Lideal seria administrar pequenas quantidades (o equivalente à ponta de uma caneta esferográfica) ao seu disco dez vezes por dia ou mais ou seguir as instruções da embalagem dos rotíferos.


  4. Caso contrário, prepare sua própria mistura de gemas ou outros alimentos. Muitos criadores exibem gema de ovo nas laterais do aquário para que os peixes possam se alimentar. Pode não crescer tão rapidamente quanto os rotíferos, mas provavelmente é mais barato e mais fácil. Você pode trazer ainda mais nutrientes misturando os bebês Spirulina ou Artemia na gema de ovo. Você pode misturar gema de ovo crua e cozida para preparar uma pasta que grude nas laterais do aquário.
    • O disco pode então mudar para alimentos comuns após seis semanas, embora seja recomendável continuar alimentando-os com uma receita limpa à medida que crescem.