Como fazer um bom discurso para a escola

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Como fazer um bom discurso
Vídeo: Como fazer um bom discurso

Contente

Neste artigo: Escrevendo a palestra Fortalecendo e fazendo seu discursoO que fazer e o que não fazer14 Referências

Um discurso bem escrito lhe dará a admiração de todos, professores ou camaradas. No entanto, você provavelmente não fará o tipo de discurso que ouve nos filmes, mas também é uma coisa boa: as pessoas definitivamente preferem uma abordagem original a um discurso feito com repetições de clichês ouvidos na televisão. Da idéia principal a ser desenvolvida, para superar com sucesso o panfleto do palco, eis as etapas que você precisará seguir se desejar garantir um sucesso memorável em seu discurso.


estágios

Parte 1 Escreva o discurso



  1. Escolha um tópico ou tema. A maior parte do seu discurso deve ser sobre um assunto ou alguns tópicos relacionados a um tema. A natureza do tema dependerá, portanto, da natureza do discurso. Os discursos de final de estudo geralmente se referem à memória ou ao futuro, e o objetivo da deleção é convencer as pessoas de que você tomará as decisões corretas se elas o elegerem e os discursos a serem preparados em casa geralmente discutem um ponto controverso.
    • Se você não tiver certeza do tema que deseja escolher, escreva algumas histórias ou anedotas que gostaria de incluir em seu discurso. Escolha os melhores e veja se existe um tema que os une.
    • Veja abaixo as categorias "O que fazer e o que não fazer" para obter mais dicas sobre como escolher um tema.



  2. Escolha um tom de voz com o qual você se sinta confortável. Se você gosta de fazer as pessoas rirem, escreva um discurso engraçado. Se você é uma pessoa séria, reserve um tempo para pensar. Lembre-se de terminar com uma nota que inspire seu público, especialmente para discursos de graduação.


  3. Use frases curtas e evite palavras que seu público não entenderia. Evite frases longas e argumentos excessivamente complexos. Ao contrário do exercício clássico de escrita, será difícil aqui explicar termos técnicos ou referir-se a um ponto anterior do seu discurso. Faça com que cada frase seja fácil de seguir. Se for esperado que pessoas mais jovens estejam presentes, use palavras e conceitos que eles dominam.
    • Não interrompa um ponto no seu discurso com nenhuma cláusula ou precisão destacada por vírgulas ou parênteses. Em vez de dizer: "Nossos times de tênis e basquete, que todos sabemos venceram o campeonato regional há dois anos, precisam de fundos extras para competir", por exemplo, "nossos tênis e jogadores de basquete venceram o campeonato regional há dois anos. Agora temos que aumentar seus fundos para que eles possam continuar competindo contra outras escolas. Você evitará afogar informações em frases muito longas.
    • Você pode se referir a muitas coisas usadas em sua escola uma ou duas vezes para fazer seu público rir, mas não exagere, principalmente se houver pais presentes.



  4. Certifique-se de que suas histórias e as suas sejam sinceras. Você pode escrever um discurso em uma peça ou várias histórias separadas ou declarações inspiradoras que se encaixam no seu tema. Atenha-se às suas próprias idéias e desenvolva pontos específicos. As pessoas apreciarão e se identificarão mais facilmente com sentimentos pessoais e detalhados do que com frases genéricas como "Eu deixaria nossa escola orgulhosa" ou "Nossa classe continuará a fazer grandes coisas. "
    • Encontre um general para quem todo o público possa identificar e anexar um evento da vida deles, mas que esteja sempre conectado a uma ideia específica. Por exemplo: "Torne-se uma versão ainda melhor do seu herói favorito. Mas não leve a idéia "original" para este site!
    • Suas histórias e anedotas podem se referir a incidentes específicos em sua vida ou história, mas você precisa manter a conexão deles com uma idéia mais geral. Por exemplo, você pode contar uma visita que fez a um membro de seus irmãos no hospital e continuar e expandir o tópico de superar seus medos e dificuldades de maneira geral.
    • Se você gosta do que escreve, mas não se encaixa no tema escolhido, pode ajustar facilmente o assunto ou alterá-lo completamente. Vá de um lado para o outro entre escrever recados e procurar um tema geral, se continuar travado.


  5. Encontre um bom gancho para iniciar seu discurso. Para começar, escolha uma história envolvente que corresponda ao tema, uma história que atraia seu público e daria o tom do seu discurso. Preste atenção especial à primeira frase.
    • Surpreenda seu público indo direto para uma história difícil. "Com dez anos, eu perdi meu pai. "
    • Faça seu público rir contando uma piada, que todos na sala poderão apreciar. "Oi pessoal. Aplaudam calorosamente quem instalou o ar-condicionado. "
    • Comece com uma declaração grandiloquente, o que faz você pensar. "Nossa galáxia contém bilhões de planetas semelhantes à Terra, estamos apenas começando a descobri-los. "
    • Provavelmente, alguém o apresenta e a maioria dos seus colegas de classe já o conhece. A menos que você tenha sido especificamente solicitado a se apresentar, você pode ir direto ao ponto.


  6. Deixe o tema claro. Seu público deve ter entendido o tema do seu discurso desde suas primeiras frases. Pergunte exatamente sobre o que você vai falar ou sugira claramente no início do discurso.
    • Para usar um exemplo usado acima, se o seu tema for "Tornando-se uma versão ainda melhor do seu herói favorito", você poderá iniciar seu discurso com algumas frases sobre o seu herói e depois declarar: "Cada um de nós tem um herói que nos inspira mas não precisamos apenas segui-lo. Podemos nos tornar ainda melhores do que as pessoas que admiramos. "


  7. Passe de uma idéia para outra naturalmente, seguindo uma ordem lógica. Não pule uma anedota humorística para a história de alguém que sobrevive a um acidente de carro. Pense nos sentimentos do público e no que eles esperam após cada seção. É uma boa coisa para surpreender o seu público, mas faça-o com suas idéias, não pulando de pau no crânio e perdendo-o de um tópico para outro.
    • Inclua frases de link. Inclua em seu discurso frases como "Agora, sobre o que eu gostaria de falar ..." e "Mas você deve se lembrar também", de uma idéia para outra.


  8. Termine com uma declaração poderosa que ecoa a ideia geral do seu discurso. Uma boa piada ou uma idéia instigante são duas boas maneiras de terminar um discurso. Este conselho deve ser adaptado de acordo com o humor geral, o tom geral do discurso. Se você argumentar em uma direção, resuma sua ideia brevemente e termine reafirmando sua posição com firmeza.
    • Você pode poupar um final bonito, lamber e finalmente encerrar seu discurso com uma piada. "E eu sei que quando você votar amanhã, estará pronto para fazer a escolha certa. Proteja seus interesses e os da sua escola lavando as mãos diretamente depois. Você sabe quantas pessoas estão tocando nessa caixa? "
    • Se você estiver fazendo um discurso de formatura, deixe seu público animado ou preocupado com o futuro. É um ótimo momento e você tem o poder de fazê-los perceber. "Em alguns anos, você será o pai ou a mãe que seus filhos tomarão como modelo. O escritor que muda a maneira como pensamos. O inventor que cria novas formas de viver. Suba ao palco e comece a ser heróis! "


  9. Organize e refine sua fala o máximo possível. Parabéns, você terminou seu primeiro rascunho. Aguarde, porque o trabalho ainda não está concluído! Para escrever um bom discurso, você terá que trabalhar nele, pensar e provavelmente reescrevê-lo por completo.
    • Verifique os erros gramaticais e peça um retorno a um professor, um amigo de confiança ou um membro da sua família. A ortografia não é muito importante porque você dirá esse discurso ao oral.


  10. Considere usar recursos visuais. O uso de mapas, imagens ou outros materiais é útil para discursos proferidos em apresentações, porque você terá algo para escrever sem precisar transportar seu material de fora da sala de aula. Na graduação, você não precisará disso.
    • Se o assunto envolver a manipulação de muitos números, planeje escrevê-los no quadro para que os membros da platéia possam retê-los.


  11. Coloque seu discurso em cartões e pratique! Ninguém quer ouvir você ler um ensaio em voz alta. Você precisará estar familiarizado o suficiente com o que escreveu para poder dizer isso naturalmente, observando sua audiência. É realmente um bom idéia de fazer anotações em pequenas folhas para treiná-lo para memorizar seu trabalho.
    • Suas anotações estão lá para lembrá-lo do que você deve dizer a seguir e de alguns fatos importantes. "Continue com a história da luta contra o passado (o nome da pessoa é Paul Bunyan)": este é um exemplo do nível de detalhe que deve aparecer em suas anotações.

Parte 2 Sentrainer e faça seu discurso



  1. Pense no movimento e no aspecto material do discurso. Você estará sentado ou em pé? Você tem espaço para circular um pouco ou precisará permanecer estático? Você manterá suas anotações, um auxílio visual ou outro suporte material? O que você fará quando o discurso terminar?
    • Pratique seu discurso em uma situação o mais próximo possível de onde você estará no grande dia.
    • Em geral, tente ficar relativamente quieto durante o seu discurso. É bem possível fazer alguns gestos com as mãos, desde que sejam ocasionais e fazer algumas viagens curtas, especialmente se isso ajuda você a se sentir e parecer seguro.


  2. Pratique falar alto. Se você estiver conversando com uma sala cheia de pessoas, aprenda a projetar sua voz e a não murmurar ou gritar. Fique em pé, com as costas retas, pernas na mesma distância que os ombros. Tente falar usando o diafragma, empurrando o ar da parte inferior do peito.


  3. Tempo você mesmo enquanto você fala em voz alta. Use as posições e técnicas descritas acima. Se você já memorizou seu discurso, use seus cartões com apenas um índice. Caso contrário, leia também diretamente na página em que você escreveu.
    • Se o seu discurso for muito longo, você precisará reduzi-lo para encurtar as histórias ou as idéias mais longas. Se você fizer um discurso de formatura, faça-o durar de 10 a 15 minutos no máximo. Um discurso de deleção não deve durar mais do que alguns minutos e seu professor deve fornecer um prazo para o seu tempo de conversação para uma apresentação oral.


  4. Fale devagar e faça intervalos entre suas idéias. É fácil mexer quando você está nervoso. Faça uma pausa no final de cada frase. No final de uma seção, antes de passar para a próxima idéia, faça uma pausa mais longa e assista seu público à sua frente, capturando algumas pessoas.
    • Se você não conseguir acalmar seu fluxo, anote quanto tempo deve gastar em cada seção e escreva o número de minutos na parte superior do seu cartão ou parágrafo. Treine perto de um despertador para poder verificar se você está no ritmo certo.


  5. Faça seu discurso na frente de um espelho até que você possa fazê-lo sem precisar lê-lo. Comece lendo seu discurso em voz alta, depois tente olhar cada vez menos para sua página e obter mais e mais reflexos no espelho. Preste atenção ao seguinte.
    • Use palavras ligeiramente diferentes sempre que abordar uma idéia principal. Tente não se trancar em um coração. Seu discurso parecerá muito mais natural se você variar as frases que transmitem a mesma idéia.


  6. Quando estiver satisfeito com seu conteúdo, preste mais atenção a outros detalhes. Quando você se lembrar de cada idéia e conectá-las de maneira natural, olhe para o seu espelho com mais cuidado e corrija as falhas que você vê lá.
    • Se seu rosto parece fixo e rígido, um pouco mecânico, pratique para variar suas expressões.
    • Tente variar o tom da sua voz também. Evite ter o tom de alguém que recita toda a sua cabeça, imagine que você age como se tivesse uma discussão regular.


  7. Prática diante de um "público falso". Reúna familiares ou amigos e peça-lhes que o pratiquem. Você provavelmente se sentirá nervoso, mas o treinamento lhe dará confiança no discurso "real".
    • Tente manter contato visual com diferentes membros do público durante seu discurso. Não conecte uma pessoa completamente.
    • Resista à tentação de se esconder de pé em um canto ou atrás de um objeto grande.
    • Não se mova nervosamente, pise ou outras ações nervosas. Tente andar devagar de um lado e do outro lado do palco para se livrar da sua energia nervosa.


  8. Use o retorno de seus entes queridos para treiná-lo novamente. Os membros da audiência podem apontar para problemas que você não viu, nem em suas declarações nem no estilo que você usa para falar. Aceite seus conselhos com elegância: eles fazem um favor dizendo o que você ainda precisa melhorar.


  9. Prepare-se para ter certeza de si mesmo no dia do discurso. No dia anterior à conversa, vá para a cama cedo e faça refeições completas e agradáveis ​​para o estômago. Divirta-se com outras atividades algumas horas antes do discurso.
    • Vestir-se bem aumentará sua auto-estima e ganhará o respeito e a atenção do seu público.

Parte 3 O que fazer e o que não fazer



  1. Escolha um tema apropriado (para um discurso selecionado). Gaste pouco tempo com suas habilidades ou habilidades pessoais, mas concentre-se no que planeja mudar ou fazer se for eleito. Se puder, tente agrupar seus argumentos em categorias fáceis de lembrar ou contundentes.


  2. Escolha um tema apropriado (para um discurso de formatura). Aqui estão alguns exemplos de tópicos frequentes, embora você deva tentar fazer o melhor para organizá-los e torná-los tópicos mais personalizados e originais.
    • As lembranças que sua turma compartilha e as lembranças pessoais com as quais muitas pessoas podem se relacionar, como seu primeiro dia na escola.
    • Superando obstáculos Fale sobre como seus colegas de classe superaram a área acadêmica, financeira, de saúde e como todos estão orgulhosos de estar lá.
    • A diversidade de seus colegas de classe e a apreciação das experiências variadas, pessoais e interessantes que você teve na escola. Descreva algumas das muitas maneiras pelas quais as pessoas fazem o bem no mundo.


  3. Use técnicas para tornar seu discurso impactante. Mesmo se você não for um grande escritor, aqui estão algumas opções retóricas que você pode fazer para tornar qualquer discurso mais atraente.
    • Fale diretamente com seu público. Faça perguntas, mesmo que você não esteja respondendo, para que você possa pensar sobre o seu público.
    • Opere em grupos de três. O cérebro humano adora repetição, especialmente os trios. Comece três frases no mesmo começo, falando cada vez mais alto.
    • Brinque com as emoções. Tente provocar uma forte resposta emocional do seu público, não apenas mostre a eles uma lista de fatos.


  4. Agradeça às pessoas em particular, mas não demore muito. Se isso entrar em seu assunto, você pode agradecer a professores, pais ou outras pessoas que influenciaram sua vida. Mas não entre em detalhes, a menos que seja uma oportunidade para discutir uma história interessante: você pode facilmente ficar entediado ou perder seu público.


  5. Faça referências compreensíveis para o seu público e evite todos os outros. A inclusão de algumas referências a um filme famoso ou a um evento marcante em sua escola permitirá que você se concentre no público, mas isso só será válido algumas vezes. Não abuse dessa técnica e use-a apenas algumas vezes.
    • Acima de tudo, não discuta histórias que apenas alguns amigos entenderão. Mesmo as referências que toda a turma pode entender devem ser usadas com moderação, se houver pais na sala.


  6. Evite clichês. As mesmas coisas antigas surgem frequentemente, especialmente em discursos de graduação. Aqui estão algumas frases que, por serem usadas, tornaram-se lugares comuns nos discursos de graduação e deleção.
    • Vamos mudar o mundo!
    • Hoje não é o último dia da sua educação, mas o primeiro.
    • O futuro pertence a você.
    • Se eleito, serei a voz dos alunos.
    • Está na hora da mudança!


  7. Não insulte ou ofenda ninguém. Um discurso não é a oportunidade de mexer com outro aluno, nem mesmo de brincar. Mesmo se for uma eleição, você ganhará respeito concentrando-se apenas em suas habilidades ao atacar seu oponente.
    • Se você estiver fazendo um discurso de formatura, lembre-se de que nem todos na sua turma irão para a faculdade. Além disso, não brinque com o fato de que seus diplomas poupariam um emprego "ruim"; há uma boa chance de que os pais estejam realizando um desses trabalhos "ruins".