Como fazer um gráfico linear no Excel

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 19 Junho 2021
Data De Atualização: 24 Junho 2024
Anonim
Como fazer um gráfico linear no Excel - Conhecimento
Como fazer um gráfico linear no Excel - Conhecimento

Contente

Neste artigo: Criando um gráfico de linhas básicoAdicione outra série de dados

É muito útil criar um gráfico de linhas (ou gráfico de curvas) para processar os dados durante um período de tempo. O eixo X representa o tempo, enquanto o eixo Y representa os pontos de dados. Por exemplo, um gráfico de linhas pode ser usado para rastrear as vendas do ano, ver a evolução dos resultados dos alunos, exibir o número de acidentes ano após ano ou representar quase tudo o que pode ser expresso em função do tempo. Com um pouco de esforço, você aprenderá facilmente como criar um gráfico linear básico muito rapidamente.


estágios

Método 1 de 3: Crie um gráfico de linhas básico



  1. Digite seus dados. Um gráfico de linhas é necessariamente composto por dois eixos. Digite seus dados em duas colunas. Para sua conveniência, use a coluna da esquerda para inserir os dados do eixo X (hora) e a coluna da direita para inserir os dados para as observações. Por exemplo, se você quiser representar as vitórias de uma equipe esportiva, coloque os anos na coluna da esquerda e o número correspondente de vitórias na coluna da direita.


  2. Clique em "Inserir". Selecione "Inserir" nas guias na parte superior da janela do Excel para acessar tudo o que você pode inserir na planilha.



  3. Clique em "Gráficos curvos". No grupo "Gráficos", você deve encontrar uma opção para "Gráficos em curvas". Selecioná-lo. Um gráfico em branco aparecerá na sua planilha.
    • Dependendo da sua versão do Excel, pode não haver a opção "Gráficos de curvas". Localize o ícone que representa um gráfico de linhas e passe o mouse sobre ele para confirmar que este é o tipo de gráfico que você está procurando. Ao passar o mouse sobre ele, ele deve ser marcado como "Inserir um gráfico de curva".
    • Haverá várias opções de gráficos de curvas. Se você tiver muitos pontos de dados, escolha um gráfico de curvas padrão. Se você tiver apenas uma pequena quantidade de dados, escolha o gráfico "Curva com marcadores", pois ele exibirá cada ponto de dados no gráfico. Passe o mouse sobre cada ícone para ver uma explicação mais detalhada do que ele representa.



  4. Selecione seus dados Quando você clica no gráfico, o menu "Design de gráfico" ou "Criação" é aberto. No grupo "Dados", clique em "Selecionar dados". A janela "Selecionar fonte de dados" será aberta.
    • Selecione o campo "Gráfico do intervalo de dados". Enquanto mantém aberta a janela "Selecionar fonte de dados", selecione as células que deseja transformar em um gráfico de linhas, selecionando também os nomes das colunas.


  5. Formate seus dados. Na janela "Selecionar fonte de dados" e no campo "Rótulos do eixo horizontal (abscissa)", clique no botão "Editar". Selecione a coluna que contém os dados que você deseja colocar no eixo x (geralmente é hora). Selecione a coluna inteira clicando na letra acima. Em seguida, clique em "OK" na janela "Etiquetas do eixo". O eixo X agora será identificado com o que você inseriu no título da coluna.
    • Depois de adicionar o eixo X em "Rótulos do eixo horizontal (abscissa)", remova esta coluna do campo "Entradas da legenda (série)". Selecione e clique no botão "Excluir".


  6. Seu gráfico de linhas básico agora está completo. Você pode alterar a aparência geral do gráfico clicando com o botão direito do mouse no gráfico e selecionando "Formatar área do gráfico". Você terá várias opções para espessuras e cores de linha. Você pode proceder da mesma maneira com cada elemento do gráfico clicando com o botão direito do mouse para selecionar a opção "Formato".
    • Você pode alterar o título do seu gráfico clicando no título uma vez para selecioná-lo, e uma segunda vez para ativar o cursor de e. Por padrão, o título é o mesmo que o rótulo dos seus dados.
    • Você pode redimensionar seu gráfico clicando e segurando um canto do quadro com o mouse. Arraste o mouse para redimensionar o gráfico.


  7. Use o menu "Layout" para ajustar os elementos visuais do seu gráfico. Você poderá alterar vários aspectos do seu gráfico com este menu.
    • Você pode inserir um quadro de explicação ou colocar imagens no gráfico para focar nos pontos de dados.
    • Você pode usar o menu "Layout" para posicionar a legenda e alterar o rótulo dos eixos.
    • Você também pode escolher vários modelos de layout no menu "Criação".

Método 2 Adicione outro conjunto de dados



  1. Digite seus dados. Para criar uma segunda série, insira os dados em sua planilha, como você fez na primeira seção. Os dados devem estar alinhados com os mesmos dados de tempo da primeira série. Você deve terminar com três colunas do mesmo comprimento.

Método simples



  1. Copie os dados. Selecione as células que você deseja exibir no gráfico, incluindo o título da coluna. Então pressione Ctrl + C para copiá-los.


  2. Cole os dados. Selecione o quadro do gráfico e pressione Ctrl + V para colar os dados em uma nova linha do seu gráfico. Se você não vir a nova curva, leia a seguinte dica:
    • Certifique-se de selecionar o gráfico inteiro, não apenas o eixo X, o eixo Y ou o título do gráfico.

Método avançado



  1. Clique no seu gráfico. Em seguida, clique em "Selecionar dados" no grupo "Dados". A janela "Selecionar fonte de dados" será aberta novamente.
    • No campo "Entradas da legenda (série)", clique no botão "Adicionar".
    • No campo "Nome de série", selecione a célula que contém o título da sua segunda série de dados.
    • No campo "Valores da série", selecione as células que contêm seus novos dados. O campo deve ter o sinal "=" primeiro, caso contrário, o Excel retornará um erro.
    • Pressione OK. Você será redirecionado para a janela "Selecionar fonte de dados". Sua nova curva deve aparecer no gráfico.


  2. Selecione sua segunda entrada na caixa "Entradas de legenda (série)". Em seguida, clique no botão "Editar" na caixa "rótulos do eixo horizontal (abscissa)". Selecione a coluna que contém os dados de hora novamente. Isso evitará conflitos do eixo x para exibição no gráfico.


  3. Sua segunda curva acaba de ser adicionada e nomeada. Para homogeneizar a estética da sua planilha, formate-a usando as etapas abaixo.