Como memorizar

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 21 Junho 2024
Anonim
Cómo Memorizar y Aprender más Rápido
Vídeo: Cómo Memorizar y Aprender más Rápido

Contente

Neste artigo: Usando estratégias eficazes de memóriaRecuperando informações por muito tempoPreparando seu cérebro para memorizaçãoResumo do artigo21 Referências

Se você deseja memorizar uma longa lista de palavras para um exame, um e para uma peça de teatro ou qualquer outra coisa, existem várias maneiras de facilitar o processo. Comece preparando estratégias para aumentar sua memória. Em seguida, use técnicas eficazes para lembrar os elementos em questão. Você também pode usar estratégias adicionais para dominar as informações que você retém.


estágios

Método 1 de 3: Use estratégias eficazes de memorização



  1. Escreva um resumo de cada parágrafo. Ao ler o material que você precisa lembrar, escreva um resumo de cada parágrafo. Use suas próprias frases para ajudá-lo a se lembrar melhor das informações. Isso o ajudará a obter um entendimento básico do que lê, enquanto ajuda a reter palavras e conceitos-chave.
    • Por exemplo, depois de ler um parágrafo sobre como o coração bombeia sangue, você pode explicá-lo em uma ou duas frases.


  2. Divida as informações em pequenos grupos. Será difícil lembrar longas sequências de números e letras, como números de identificação ou frases de uma peça. Se você precisar memorizar muitas coisas, divida-as em partes mais fáceis de gerenciar para facilitar. Aqui estão várias maneiras de fazer isso.
    • Use um código de cores para suas anotações por assunto.
    • Memorize três a quatro palavras ou três a quatro números de cada vez.
    • Concentre-se nos termos principais de um parágrafo ou página de um manual.



  3. Associe uma imagem ao material para memorizar. Vincular uma imagem a uma palavra ou conceito é uma ótima maneira de colocar algo em sua memória. Tente encontrar uma imagem interessante e assista-a com frequência enquanto lê o material a ser lembrado. Essa técnica também pode ser útil para lembrar os nomes das pessoas.
    • Se você precisar se lembrar dos nomes dos cinco colegas que acabou de conhecer, pense em uma imagem que possa ser associada ao nome de cada um deles.
    • Por exemplo, você pode associar Charles a Carlos Magno, Michel a Mont Saint-Michel, Marie a Marie Curie, Claude a Claude François etc.


  4. Use um acrônimo para itens solicitados. Um acrônimo é um tipo de técnica de memorização que envolve pegar a primeira letra de cada palavra ou frase para compor uma palavra que permita que você se lembre dela. Você pode criar seu próprio acrônimo para lembrar de uma determinada sequência ou grupo de palavras.
    • Por exemplo, "Eu Tartarugas Velhas São Na verdade Ninja". Esta frase é frequentemente usada para lembrar a ordem dos planetas no sistema solar. Na ordem certa: "Escuridão, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno".
    • Também usamos o nome "Não coma onde eu queime sua barba" para lembrar a ordem das cores de resistência elétrica (preto, marrom, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, cinza, branco).
    • "Mãe é bebê chorando" pode lembrar a ordem dos cinco primeiros grupos alcanos (metano, etano, propano, butano, pentano).



  5. Experimente geada para lembrar as coisas. Seu cérebro pode se lembrar de alguns fatos mais facilmente se você os colocar em rima. Escolha uma data, fato ou outro detalhe importante que você precise lembrar. Em seguida, escolha uma palavra que rima e crie uma pequena frase rítmica. Aqui estão alguns exemplos populares.
    • "Em mil e seiscentos e quarenta e três, Luís catorze é rei. "
    • "Trinta dias contam setembro, abril, junho e novembro. "


  6. Escreva a informação várias vezes. A escrita manual é uma ferramenta poderosa para memorizar e é mais eficaz se você repetir várias vezes. Encontre um lápis e papel e escreva as coisas que deseja lembrar. Você pode escrever uma peça teatral, definições de palavras-chave ou o que precisar gravar em sua memória.
    • Se desejar, você também pode gravar a si mesmo lendo as informações em voz alta antes de ouvi-las repetidamente. Essa é uma boa opção se você tiver que gastar algum tempo em transporte público ou se aprender melhor ouvindo o que precisa se lembrar.


  7. Fale em voz alta enquanto estuda. Lendo as informações em voz alta, explicando-as para si mesmo ou até comentando de tempos em tempos, você aprenderá mais sobre o que está aprendendo. Tente conversar consigo mesmo enquanto estuda para ajudá-lo a memorizá-lo.
    • Se você estuda na biblioteca, deve certificar-se de estar em uma área onde tenha o direito de fazer barulho.


  8. Faça seus próprios flashcards e revise todos os dias. Flashcards são uma ferramenta clássica para memorizar. Escreva o conceito, palavra ou assunto de um lado do mapa e escreva a definição, frase ou outros detalhes que você precisa memorizar do outro lado. Certifique-se de que todos os flashcards estejam voltados para a mesma direção e passe-os um após o outro. Leia o conceito ou palavra na frente e tente se lembrar da definição ou frase no verso. Se você não chegar, leia-o várias vezes para lembrar. Então vá para o próximo cartão.
    • Passe por todas as cartas da pilha da mesma maneira para lembrar as informações anotadas nela.

    Conselho: Ao estudar, certifique-se de variar as informações que você está tentando lembrar. Por exemplo, você pode estudar o vocabulário por 20 minutos antes de prosseguir com os problemas de matemática por 20 minutos e terminar de ler o livro. É uma estratégia eficaz para manter seu foco.

Método 2 de 3: Mantenha as informações por muito tempo



  1. Combine informações com algo que você já entende. Escolha um tópico que lhe interessa e que você entenda. Em seguida, encontre uma maneira de associar as informações necessárias para memorizar com o assunto que você já entende.
    • Por exemplo, você pode combinar o material que precisa aprender para um exame de matemática com as regras do futebol, se gosta de esportes ou pode encontrar uma analogia com a cozinha para lembrar de um conceito em química.


  2. Memorize as informações por vários dias ou semanas. Quanto mais cedo você for, melhor! Leva tempo e repetição antes que você possa memorizar alguma coisa. Organize-se para começar a aprender com pelo menos uma semana de antecedência ou até mais cedo. Tire algum tempo todos os dias para trabalhar no seu equipamento. O tempo que você precisa depende de quanto você precisa se lembrar.
    • Por exemplo, se você precisar se lembrar de 20 novas palavras de vocabulário para um exame, basta estudar meia hora por dia durante uma semana.
    • No entanto, se você precisar memorizar um e para o papel principal de uma peça, comece a trabalhar três a quatro semanas mais cedo e se organize para estudar pelo menos uma hora por dia.


  3. Faça testes. O material pode lhe parecer familiar quando você o ler novamente e dirá a si mesmo que o lavou. No entanto, não é um método preciso verificar se a lavagem é bem memorizada. Em vez disso, você deve fazer pequenos testes para garantir que esse seja o caso. Tente se lembrar de informações sem observar suas anotações. Se você consegue se lembrar exatamente sem ajuda, você o selecionou.
    • Por exemplo, se você precisar explicar a fotossíntese para um exame de ciências, tente fazê-lo sem examinar suas anotações.
    • Se você deve conseguir recitar um poema de cor, tente fazê-lo.


  4. Ensine aos outros o que aprendeu. Uma das melhores maneiras de gravar algo em sua memória é ensinar aos outros. Depois de estudar o material e sentir que o entendeu bem, tente explicá-lo a um amigo ou membro da família. Se você pode fazer isso sem olhar para suas anotações, sabe que está memorizado.

    Conselho: se você gosta de ensinar aos outros, considere se tornar um tutor. É uma ótima maneira de ajudar outras pessoas a aprender e, ao mesmo tempo, solidificar os conceitos em sua mente.

Método 3 de 3: Prepare seu cérebro para memorização



  1. Exercício regularmente para estimular sua memória. Tente fazer meia hora de exercício pelo menos cinco dias por semana para manter sua mente afiada. Você pode até tentar fazer exercícios antes de estudar para estimular ainda mais seu cérebro.
    • Não há necessidade de longas sessões para colher os benefícios do exercício físico. Mesmo uma curta caminhada de um quarto de hora pode ajudá-lo a revisar melhor.
    • 20 minutos de yoga antes de estudar também podem ajudar a estimular o funcionamento do seu cérebro.


  2. Beba uma xícara de chá verde antes das suas revisões. Sabe-se que o chá verde estimula o funcionamento cognitivo mais do que qualquer outra bebida. Prepare uma xícara de chá verde sem cafeína e beba enquanto estuda. O teor de cafeína do chá verde padrão também pode ser benéfico.
    • Você também pode beber quente ou frio.


  3. Crie um ambiente sem distrações. Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ao tentar lembrar informações, como consultar seus sites de redes sociais ou enviar mensagens para amigos. Isso interferirá na sua capacidade de se concentrar no que você deve fazer. Coloque o telefone de lado, desligue a televisão e peça às pessoas da casa para não incomodá-lo enquanto estuda.
    • Se você está lutando para manter o foco, tente estabelecer objetivos pequenos e se recompense com uma pequena pausa cada vez que atingir um. Por exemplo, você pode se concentrar em seus estudos por 25 minutos antes de recompensá-lo com um intervalo de cinco minutos.

    Conselho: encontre um aplicativo para evitar distrações. Você pode baixar um aplicativo que o recompensará por não ter visto suas redes sociais ou outros aplicativos no telefone, por exemplo, criando uma animação interessante se você esperar o suficiente.



  4. Trabalhe à tarde, em vez de manhã ou noite. A tarde é geralmente a hora do dia em que você se sente mais acordado, mas também foi demonstrado que é um ótimo momento para exercícios de memorização. Se estiver com problemas para reter informações sobre um determinado tópico, tente revisar a tarde em vez de fazê-lo pela manhã ou à noite.
    • Por exemplo, você pode revisar em torno de 14 ou 15 horas.


  5. Durma bem à noite antes de revisar. Você se lembrará melhor do material que precisa memorizar se se sentir bem descansado. Para colocar as probabilidades do seu lado, você precisa ir dormir cedo, pelo menos oito horas por noite.
    • Tente dormir um pouco mais cedo do que o habitual, por exemplo, por volta das 22 horas, se for dormir às 22h30.
    • Faça do seu quarto um lugar relaxante que você só usa para dormir. Não trabalhe, coma ou faça outras atividades no seu quarto.