Como fazer um curativo de primeiros socorros

Posted on
Autor: Robert Simon
Data De Criação: 21 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
EVISCERAÇÃO no APH, como fazer o curativo? (APH e primeiros socorros)
Vídeo: EVISCERAÇÃO no APH, como fazer o curativo? (APH e primeiros socorros)

Contente

Neste artigo: Limpe a feridaEmbrulhe a ferida17 Referências

Curar uma ferida é parte integrante dos procedimentos de primeiros socorros. Você nunca saberá quando você ou seu parceiro sofrerão uma lesão que requer primeiros socorros.Embora feridas profundas que sangram muito exijam tratamento médico imediato, a maioria dos pequenos cortes e feridas podem ser tratados e enfaixados em casa. Quando o sangramento pára e a ferida está limpa, o curativo é relativamente simples.


estágios

Parte 1 Limpe a ferida



  1. Saiba quando ir a um médico. Saiba quando uma lesão requer atenção médica imediata. Embora a maioria das pequenas lesões possa ser enfaixada com fita adesiva e a maioria das pequenas lesões cutâneas possam ser enfaixadas com bandagens e curativos médicos, algumas são muito graves para serem tratadas em casa. Por exemplo, lesões na pele que envolvem fraturas ósseas graves requerem tratamento médico imediato. É o mesmo para feridas profundas que não param de sangrar. Lesões nos braços e pernas que causam insensibilidade ou perda de sensibilidade sob a lesão podem indicar danos nos nervos, o que também requer atenção médica.
    • O sangramento grave pode rapidamente causar uma sensação de fraqueza e fadiga (e possivelmente perda de consciência). Informe imediatamente as pessoas próximas a você sobre a gravidade de sua lesão ou peça ajuda.
    • No caso de uma lesão profunda no abdômen, há uma chance de que seus órgãos sejam afetados e que você tenha sangramento interno. Vá ao centro médico de emergência mais próximo o mais rápido possível, mas peça a alguém para levá-lo até lá, pois você pode perder a consciência (ou chamar uma ambulância).



  2. Pare o sangramento. Antes de limpar e curar a ferida, tente parar o sangramento. Usando um curativo limpo e seco (ou qualquer tecido absorvente limpo), aperte suavemente a ferida. Na maioria dos casos, a pressão acelera a coagulação e para de sangrar em 20 minutos, mesmo que a lesão continue a infiltrar-se por mais de 45 minutos. O curativo ou tecido impedirá que bactérias entrem na ferida e causem uma infecção. Em casos graves, um torniquete deve ser feito com uma gravata ou uma longa tira de pano amarrada logo acima da ferida.
    • Se o sangramento continuar apesar do suporte prolongado por 15 ou 20 minutos, é necessária atenção médica imediata. Continue pressionando a lesão e vá ao consultório médico, sala de emergência ou centro de atendimento de emergência.
    • Se o sangramento for difícil de controlar, há uma boa chance de que a pessoa esteja tomando anticoagulantes ou possíveis problemas de sangramento. Nesse caso, ela deve ser levada a um médico.
    • Antes de tocar na ferida, use luvas médicas estéreis, se as tiver. Se você não tiver um, envolva suas mãos em uma espécie de barreira limpa, como um saco plástico ou várias camadas de pano limpo. Use apenas as mãos nuas como último recurso para pressionar a ferida, pois o contato com o sangue pode espalhar doenças infecciosas.
    • Além disso, use água e sabão, se possível, para desinfetar as mãos antes de tocar na ferida. Isso impede a transmissão de bactérias de suas mãos para a ferida aberta.



  3. Remova todos os detritos visíveis. Se houver grandes pedaços de sujeira, vidro ou outros objetos na ferida, remova-os com uma pinça limpa. Limpe a pinça com álcool isopropílico com antecedência para evitar a propagação de bactérias e outros micróbios. Cuidado para não agravar a lesão empurrando as pinças muito longe.
    • Se você estiver lidando com um ferimento de bala, não atropele o ferimento para tentar recuperar o projétil. Deixe essa tarefa para profissionais médicos.
    • Se você não conseguir remover os grandes detritos da ferida, deixe que os médicos o façam em vez de tentar fazer você mesmo. Puxar detritos espalhados pelos vasos sanguíneos pode piorar o sangramento.
    • De acordo com os profissionais de primeiros socorros, é melhor esperar até que a ferida esteja limpa para remover qualquer resíduo. Se houver apenas pequenos pedaços de sujeira ou sujeira visíveis, essa opção é sem dúvida a melhor, pois a limpeza ajuda a remover pequenos detritos na ferida.


  4. Retire as roupas dos feridos. Quando o sangramento estiver sob controle, remova ou corte as roupas e as jóias da pessoa ferida para facilitar o acesso à ferida. Se a lesão for inflada, roupas ou jóias não afetarão a circulação sanguínea. Por exemplo, se você estiver tratando uma lesão na mão, primeiro remova o relógio sobre a área afetada. Para roupas, se você não puder removê-las, corte-as com uma tesoura de ponta romba (se possível). Por exemplo, se você estiver tratando uma lesão na coxa, remova ou corte a calça da pessoa ferida na área afetada antes de limpar e curar a ferida.
    • Se você não conseguir controlar o sangramento, use roupas rasgadas ou um cinto para fazer um torniquete e pressione as artérias acima da lesão. No entanto, os torniquetes só devem ser usados ​​quando a vida da vítima estiver ameaçada e somente a curto prazo, porque o tecido morre em poucas horas se não for fornecido sangue.
    • Depois que as roupas forem removidas para limpar e curar a ferida, use-as como um cobertor para cobrir a pessoa ferida e mantê-la aquecida.


  5. Enxágüe bem a ferida. Idealmente, lave a ferida com solução salina por pelo menos alguns minutos até que não haja detritos visíveis ou sujeira. A solução salina é perfeita porque diminui a carga bacteriana eliminando bactérias e é estéril se comprada embalada. Se você não tiver solução salina, use água limpa ou água da torneira limpa. Execute-o na ferida por alguns minutos. Você também pode usar uma garrafa ou colocar a lesão embaixo da torneira, se possível. Não use água quente, mas água morna ou fria.
    • Soluções salinas estão disponíveis comercialmente.
    • Alguns especialistas recomendam o uso de sabão neutro, como detergente para marfim, para uma limpeza ideal da ferida, mas às vezes o sabão irrita os tecidos lesionados.
    • Se você limpar uma ferida no rosto, tome cuidado para não colocá-la nos olhos.


  6. Limpe a ferida com um pano. Limpe a ferida com um pano ou outro pano macio. Ao pressionar suavemente, aplique um pano macio na ferida para garantir uma limpeza perfeita após a limpeza com solução salina ou água corrente. Não pressione demais e não esfregue vigorosamente, mas verifique se não há mais detritos na ferida. Saiba que, mesmo que você não esfregue demais, o sangramento pode retomar. Nesse caso, pressione a ferida novamente após a limpeza.
    • Aplique um creme antibacteriano (se houver) na ferida antes de se vestir. Cremes ou pomadas antibacterianas, como Neosporin ou Polysporin, impedem o risco de infecção. Eles também impedem que o tecido grude na ferida.
    • Outra solução é aplicar um desinfetante natural na ferida. Pode ser uma solução iodada, peróxido de hidrogênio ou prata coloidal (a única que provavelmente não morde).
    • Examine a ferida após a limpeza. Algumas feridas requerem pontos para cicatrizar adequadamente. Se você vir algum dos seguintes sinais, procure um médico em vez de tentar curar a ferida: a ferida parece profunda o suficiente, as bordas são irregulares ou não para de sangrar.

Parte 2 Ferir a ferida



  1. Procure um curativo adequado. Procure um curativo estéril (ainda em sua embalagem) adequado ao tamanho da lesão. Se for um corte pequeno, basta um curativo autoadesivo (como fita de gesso). No entanto, se a lesão for maior e não puder ser coberta com fita adesiva, você precisará de um curativo maior. Corte ou dobre o curativo para cobrir apenas a ferida. Cuidado para não tocar a parte em contato com a pele para reduzir o risco de infecção. Se você não tiver um curativo adesivo e planeja usar a fita para prendê-lo, deixe algum tecido nas bordas para impedir que o adesivo toque diretamente a ferida.
    • Se você não tiver ataduras ou ataduras à mão, use qualquer peça de pano ou roupa limpa disponível.
    • Aplique uma fina camada de creme antibiótico na ferida, não apenas para reduzir o risco de infecção, mas também para evitar que o curativo ou curativo grude diretamente na pele. Se o curativo ou curativo grudar na pele, o ferimento poderá sangrar novamente quando chegar a hora de removê-lo.
    • Os curativos de borboleta ajudam a manter a ferida fechada. Se você os tiver, coloque-os acima do corte (e não no comprimento) e aproxime as bordas da ferida.


  2. Conserte o curativo. Coloque o curativo e cubra-o. Use uma fita adesiva não elástica e resistente à água para manter o curativo no lugar. Certifique-se de que ele esteja preso à parte incólume da pele. Não use um catterton ou fita de eletricista, pois pode arrancar a pele removendo-a. Depois que o curativo estiver fixado acima da ferida, cubra-o completamente com um rolo ou faixa elástica para proteção extra. Verifique se não está muito apertado e não bloqueia o fluxo sanguíneo para a ferida ou outras partes feridas do corpo.
    • Prenda a faixa elástica externa com um alicate, alfinetes ou fita.
    • Insira uma camada de plástico entre o curativo e a faixa externa, se achar que a ferida pode estar molhada. O plástico fornece proteção adicional contra bactérias e outros agentes infecciosos.
    • Se a lesão estiver em sua cabeça ou rosto, prenda o curativo como um bandana e aperte o suficiente para mantê-lo no lugar.


  3. Troque o curativo diariamente. Substitua o curativo antigo diariamente por um novo para manter a pele limpa e promover a cicatrização. Se o curativo externo permanecer limpo e seco, você poderá reutilizá-lo. Se você usar um emplastro, troque-o também todos os dias. Se o curativo ou curativo ficar molhado durante o dia, troque-o imediatamente sem esperar pelo dia seguinte. Curativos úmidos aumentam o risco de infecção e você deve sempre mantê-los limpos e secar. Se o curativo ou fita grudar em uma cicatriz recém-formada, mergulhe-a em água morna para amaciar a crosta e removê-la mais facilmente. Para evitar esse problema, use um curativo não adesivo, se você tiver um.
    • Os sinais de cura incluem diminuição da inflamação e inchaço, perda total ou diminuída da dor e crostas.
    • A cicatrização da maioria das lesões de pele leva algumas semanas, mas as feridas mais profundas levam mais de um mês para cicatrizar completamente.


  4. Procure sinais de infecção. Apesar de seus esforços para manter sua pele limpa e seca, é possível que sua lesão ainda esteja infectada. Isso ocorre especialmente no caso de ser cortado por um objeto enferrujado ou sujo ou mordido por um animal ou pessoa. Os sinais de infecção incluem: aumento de inchaço, dor, corrimento, pus amarelado ou esverdeado, pele que fica vermelha e muito quente ao toque, febre alta e sensação de enjoo. Se você vir algum destes sinais nos dias seguintes à sua lesão, procure um médico imediatamente. Ele prescreverá antibióticos ou outros tratamentos para combater a infecção.
    • Traços de vermelhidão na pele ao redor da ferida indicam uma infecção do sistema linfático (o sistema que drena o fluido do tecido). Esta infecção (linfangite) é potencialmente fatal e requer tratamento médico imediato.
    • Seja vacinado contra o tétano. O tétano é uma infecção bacteriana grave que se desenvolve a partir de uma ferida infectada, especialmente se a lesão foi causada por um objeto sujo. Se você não recebeu um reforço de tétano nos últimos 10 anos, procure um médico para atualizar suas vacinas.